Colégio Unesc

Alessandra aproveitou um dos Aulões da Unesc para se preparar para o ENEM

Alessandra aproveitou um dos Aulões da Unesc para se preparar para o ENEM
Aulas itinerantes percorrem escolas da região (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alessandra Florêncio é um dos candidatos, que nos dias 5 e 6 de novembro, vão fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Com o resultado da prova, ela quer conseguir uma bolsa de estudos para o curso de Ciências Biológicas e assim concretizar um desejo antigo de fazer um curso superior. E na noite desta segunda-feira (26/9), Alessandra deu um impulso em sua preparação. Ela participou de um dos Aulões Itinerantes gratuitos para o ENEM que a Unesc oferece em setembro e outubro para escolas da região. “Nunca havia participado de um aulão como este e gostei porque tirei dúvidas importantes”, afirmou.

A aluna do curso técnico em Análises Clínicas do Cedup Abílio Paulo, mora em Turvo e comentou que quer fazer um curso superior na Unesc. “Atualmente já trabalho e estudo e sei que vou ter que me dedicar mais ainda. Mas tudo vai valer a pena. Gosto muito de análises clínicas e de trabalhar com o meio ambiente. No curso de Ciências Biológicas vou conseguir ter várias áreas de atuação”, comentou.

A coordenadora Pedagógica dos Aulões Itinerantes, a professora da Unesc Andréia Rabelo, deu as boas-vindas aos alunos do terceiros ano do Ensino Médio e do Ensino Técnico do Cedup e entregou aos participantes do Aulão um kit com o roteiro de estudos, elaborado por professores do Colégio Unesc e da Universidade e publicado pela Editora Unesc, pasta e demais materiais didáticos.

O Aulão do Cedup abordou Matemática e suas Tecnologias, com o professor Adriano Paulo da Silva e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com as professoras Mainara Cascaes e Normélia Lalau de Farias. Os participantes ainda conheceram as possibilidades de saber mais sobre os cursos pretendidos, por meio de Aulas Experimentais, realizadas pelos Programas de Relacionamento, vinculados ao Secom (Setor de Comunicação Integrada da Unesc).

Os Aulões Itinerantes ocorrem sempre das 19 às 22 horas, na própria escola. Após o Cedup, a próxima a receber a iniciativa da Universidade é a Escola Coronel Marcos Rovaris, de Criciúma, nesta quinta-feira (29/9). Entre setembro e outubro, cerca de mil alunos de sete escolas de Criciúma, Morro da Fumaça, Içara e Orleans vão participar dos Aulões da Unesc.

A ação é desenvolvida pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), com apoio do Colégio Unesc e da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). As atividades integram o projeto de extensão  “Curso Preparatório Enem”, dentro da  campanha da UNA HCE “Professor, Orgulho de Ser", uma iniciativa de valorização da profissão e do papel de transformação que o professor tem na sociedade.

Confira a programação dos Aulões

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2016 às 22:07
Compartilhar Comente

Seja um Papa Lacre, seja solidário

Seja um Papa Lacre, seja solidário
Lacres arrecadados serão trocados por cadeiras de rodas, que serão doadas Mais imagens

Ajudar o próximo, ser solidário e pensar coletivamente para o bem-estar de todos. O projeto Reciclando Atitudes: os 5 Rs em ação (Reciclar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Repensar) vem despertando um pensamento ecologicamente saudável dento da Universidade e, agora, foi a vez do Colégio Unesc lançar seu projeto, o Papa Lacre. O projeto ocorre até outubro e também busca despertar a solidariedade nas pessoas.

Faça sua parte

As latas de refrigerante que vão para o lixo não estão vazias. Elas estão cheias de solidariedade e possibilidade de cuidar do próximo. Tudo isso na tampinha, nos lacres de latas de metal, como as de refrigerante. Traga o lacre para os pontos de coleta nas salas de aula, cantinas da Unesc e na Secretaria do Colégio. Seja um multiplicador de boas ações e faça um cadeirante feliz. Informações sobre o projeto no telefone 3431-2530 ou pelo e-mail colegiounesc@unesc.net.

Solidariedade

A ação, coordenada pela professora Maianara Figueiredo Cascaes, vai muito além da preservação. Em pról da solidariedade, os alunos do colégio, do fundamental ao terceiro ano, estão trabalhando para arrecadar lacres de latas de metal. Ao fim do processo, todo material será revertido em cadeiras de rodas. “O projeto já é um sucesso, estamos conseguindo engajar todos os alunos neste espírito solidário. Nosso objetivo é arrecadar no mínimo de 120 garrafas cheias, que equivalem a uma cadeira”, explicou Daiana Silveira Colombo Dieter, coordenadora do Colégio.

Pensamento solidário desde pequenos

Pensando no futuro, as crianças do Ensino Fundamental também foram inseridas no projeto. Durante as aulas, elas produziram os cartazes e recipientes nos quais as doações serão coletadas.

Além da ação Papa Lacre, o Colégio está organizando outros encontros para promover o pensamento coletivo. A gincana Cultural vai arrecadar agasalhos para serem doados a pessoas carentes. 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de setembro de 2016 às 11:54
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc doam alimentos para Casa Guido

Alunos do Colégio Unesc doam alimentos para Casa Guido
Cerca de 50 quilos de mantimentos foram entregues hoje (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Unesc entregaram na manhã de hoje (16/5), cerca de 50 quilos de alimentos não perecíveis para a Casa Guido (Grupo pela Unidade Infanto Juvenil de Onco-Hematologia), em Criciúma, que atende mais de 50 crianças com câncer. As doações foram levadas pelos integrantes da equipe Amarela, que venceu a 1ª Olimpíada Cultural do Colégio Unesc, que ocorreu em 2 de maio, na instituição.

Os alunos do Colégio Unesc foram acompanhados pela coordenadora Pedagógica Andréa Rabelo Marcelino e pela professora de Biologia, Mainara Figueiredo Cascaes. Além de entregarem os donativos, os estudantes conheceram os diferentes espaços da entidade.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 16 de maio de 2014 às 16:23
Compartilhar Comente

Colégio Unesc entrega brinquedos do Pedágio do Brinquedo à RBS TV

Colégio Unesc entrega brinquedos do Pedágio do Brinquedo à RBS TV
Brinquedos serão doados aos Centros de Educação infantis da Afasc Mais imagens

O Colégio Unesc fez a entrega dos brinquedos arrecadados durante a Campanha do Pedágio do Brinquedo à RBS TV nesta quarta-feira (23/10). A campanha se desenvolveu ao longo dos últimos dois meses, com o tema “Traga um sorriso de volta”, dando ênfase a ação solidária com a participação dos alunos, pais, professores e familiares do Colégio, bem como da comunidade acadêmica.

Os 715 brinquedos arrecadados serão doados aos Centros de Educação Infantis da Afasc, às crianças carentes.

A ação estendeu-se à Praça Nereu Ramos com a participação da comunidade em diversas atividades.

 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 23 de outubro de 2013 às 17:11
Compartilhar Comente

Pedágio do Brinquedo vai movimentar a Nereu Ramos neste sábado

Pedágio do Brinquedo vai movimentar a Nereu Ramos neste sábado
Colégio Unesc vai propiciar um momento de solidariedade e diversão (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Pedágio do Brinquedo vai parar a Praça Nereu Ramos neste sábado (5/10), das 9h30 às 15 horas. O Colégio Unesc, em parceria com a RBS TV, vai propiciar um momento de solidariedade, paralelo a diversas atividades.

No local estará instalado o Brinquedômetro. O equipamento, com 1,2 metro de largura e 2,1 metros de comprimento, criado e montado pela Unesc, irá computar a quantidade de doações, que poderão ser feitas na hora ou em algum ponto de coleta.

Quem passar pela Praça poderá aproveitar também diversas atividades, principalmente as crianças. No local haverá pintura de rosto, espaço de produção de desenhos, jogos digitais em computadores, animação com o Mascote dos 20 anos do Colégio Unesc e brincadeiras de rua.

O Pedágio do Brinquedo tem como tema “Traga os sorrisos de volta - Doe um brinquedo” em 2013. O evento tem como objetivo adquirir e doar brinquedos para as crianças carentes de entidades educativas municipais, que realmente não têm condições de comprar.

As doações podem ser feitas até segunda-feira (7/10) no Colégio Unesc. A campanha na instituição de ensino será encerrada na noite da abertura dos Jogos do Colégio, com início às 19 horas, no Ginásio da Universidade. O ingresso para assistir ao evento, que terá apresentações artístico-culturais, será um brinquedo.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 04 de outubro de 2013 às 13:55
Compartilhar Comente