Colégio Unesc

Ideias, prática e pesquisa no projeto Empreendedorismo Social do Colégio Unesc

Ideias, prática e pesquisa no projeto Empreendedorismo Social do Colégio Unesc
Ferramentas tecnológicas foram utilizadas durante todas as etapas do projeto Empreendedorismo Social (Foto: Fagner Santos) Mais imagens

Um dos problemas enfrentados por estudantes de todas as idades é o peso dos materiais na mochila. Dores na coluna e problemas na postura são apenas alguns dos resultados que o sobrepeso na mochila pode acarretar. Pensando nisso, a aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, Cristine Juliani Mariano, desenvolveu, ao lado de dois colegas, o projeto Armário Sustentável.

A ideia, que surgiu durante o andamento do projeto Empreendedorismo Social, do Colégio Unesc, estrutura os passos de captação de recursos, criação e implantação de armários para que os alunos do colégio possam deixar suas mochilas. “A proposta envolve colocar um armário em cada sala de aula. Isso reduziria muito o peso que carregamos nas mochilas, e evitaria dores na coluna e futuros problemas de postura por conta do peso”, explicou a estudante.

O Armário Sustentável é apenas uma das diversas ideias que o projeto Empreendedorismo Social fomentou. Realizada em três encontros, a iniciativa buscou capacitar os estudantes do Colégio Unesc para que possam desenvolver, por conta própria, soluções para necessidades encontradas no ambiente escolar. “Aprendemos a estruturar uma ideia, vende-la”, disse Cristine. “Também conhecemos as necessidades do Colégio, levantamos soluções e aprendemos a empreender em cima das nossas ideias, botá-las em prática”, completou.

Agora, com os projetos prontos, os estudantes se preparam para a apresentação final das ideias, às 13h30 do dia 2 de agosto, na sala de Metodologias Ativas (103) do Bloco XXI-B da Unesc. “Teremos uma apresentação oficial para a Reitoria, que vai avaliar as ideias e, que sabe, botar em prática aquilo que os alunos desenvolveram durante o projeto”, colocou o professor dos cursos de Engenharia de Produção e Design, Haron Cardoso Fabre, que conduziu os três encontros do projeto. A apresentação é aberta a todos os públicos.

Base prática para a construção de ideias

Para preparar as apresentações, os estudantes aprenderam, ao longo dos encontros, a levantar as necessidades do Colégio, bem como idealizar e planejar soluções. “Utilizamos ferramentas que eles conhecem, como os smartphones e a internet, para que eles pudessem trabalhar com algo que já conhecem”, expôs Fabre.

O objetivo era de que os alunos criassem empresas fictícias que apresentassem produtos ou serviços que solucionem as necessidades do Colégio. “Já estão finalizando tudo, incluindo o logotipo das empresas, afunilando as pesquisas de campo que realizaram, tudo para que a ideia seja devidamente apresentada e fortalecida na apresentação final para a Reitoria”, revelou o docente.

Entre os processos realizados pelos estudantes encontram-se pesquisa de mercado, levantamento de público alvo, idealização e estruturação de uma empresa, além de diversos outros, todos com foco prático. “Alguns dos projetos obtiveram mais de 150 respostas na pesquisa de mercado”, exemplificou Fabre. Os alunos também participaram de uma palestra ministrada por dois empreendedores da região.

Projeto garante desenvolvimento pedagógico

Todo o processo de aprendizado proporcionado pelo projeto Empreendedorismo Social garante proximidade com as vivências dos empreendedores. “É um contato muito importante, pois os alunos estão pensando em soluções para necessidades do Colégio, aprendendo a tirar a ideias do papel e até analisando viabilidade para que tudo funcione”, disse a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas.

De acordo com ela, os encontros proporcionam proximidade com o mercado de trabalho. “Ainda podemos ver saindo daqui uma empresa, um produto, quem sabe grandes empreendedores, pois a criatividade deles é ilimitada”, continuou Carina.  

A coordenadora Geral do Colégio Unesc, Marlene Pires, concorda. “É um projeto inovador, que oferece espaço para que possam desenvolver seu imenso potencial criativo e que vai auxilia-los a identificar necessidades em qualquer ambiente que frequentem”, argumentou.

Marlene também agradeceu a parceria da reitora da Unesc, Luciane Ceretta. “Ela abraçou a ideia desde o princípio, e acreditamos que vai se surpreender com os projetos desenvolvidos pelos nossos estudantes”, pontuou a coordenadora, referindo-se à apresentação dos projetos para a Reitoria, no dia 2 de agosto.   

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 24 de julho de 2019 às 16:40
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc conhecem história inspiradora e enviam cartas à Malala

Alunos do Colégio Unesc conhecem história inspiradora e enviam cartas à Malala
Atividade foi realizada em conjunto entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglês (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O livro "Malala, a menina que queria ir para a escola", da jornalista e escritora Adriana Carranca Corrêa, serviu como inspiração para uma atividade com a turma de 8º ano do Colégio Unesc que foi muito além das paredes da sala de aula. A obra conta a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, que foi baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. Ao conhecer a história da corajosa garota, os alunos foram instigados a fazer outras pesquisas sobre o assunto e se empolgaram com tudo o que conheceram.

A responsável pelo contato com o livro foi a professora de Língua Portuguesa Katiana Possamai. Conforme ela, o interesse da turma foi tão grande que lhe rendeu a ideia de levar o projeto para além do colégio. “Vi a maneira como eles se envolveram com a história e tive a ideia de tentar entrar em contato com a personagem real do livro. Assim, conheci a Malala Fund, fundação que fica em Washington (EUA), que recebe os contatos enviados para ela e os convidei a escreverem cartas para enviarmos”, comentou.

De acordo com a professora, a empolgação dos alunos com a possibilidade de ter contato com a personagem real do livro, foi o grande diferencial do projeto. “Eles se comoveram em estar lendo algo que de fato aconteceu com uma menina que segue viva, é jovem e continua realizando trabalhos. Isso fez com que esse contato fosse muito significativo para a turma”, destacou Katiana, que fez questão de informar os alunos sobre cada passo dos contatos com a fundação internacional, trazendo cada vez mais empolgação e esperança para eles.

O andamento do projeto contou com atividades nas aulas de Inglês, já que cada aluno escreveu sua carta direcionada à personagem e depois traduziu-a para encaminhar ao destinatário. Junto com as palavras de cada um da turma, foram enviadas fotos para que Malala possa conhecer um pouco de quem a estudou.

Entre os aprendizados obtidos, para a professora responsável, estão especialmente a valorização da educação e da oportunidade de estudos. “É uma realidade distante da nossa, até pela imposição dada à personagem, mas que foi muito bacana de os alunos conhecerem”, completou.

A fundação de Malala Yousafzai já sinalizou positivamente sobre uma resposta à turma e está aguardando a chegada das cartas enviadas.

Mais informações: d

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de outubro de 2018 às 15:58
Compartilhar Comente