Colégio Unesc

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Alunos do Colégio Unesc são eleitos no projeto Câmara Mirim

Alunos do Colégio Unesc são eleitos no projeto Câmara Mirim
Eles vão representar seus colegas no Plenário da Câmara de Vereadores de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto Câmara Mirim está inserindo as crianças desde cedo na política e nesta edição dois alunos do Colégio Unesc foram eleitos para representar os estudantes no Plenário, levando a realidade da escola, promovendo discussões e propondo ideias. A apuração dos votos ocorreu na sexta-feira (20/4) e comprovou a eleição dos estudantes André Manoel Nogueira Alves Albano e Yasmin Manenti.

Nesta edição o projeto contou com 13 escolas inscritas, mobilizando mais 4.500 eleitores e 52 candidatos. Além dos eleitos, o Colégio Unesc também contou com a participação dos alunos Luan Alves Cardoso e Ana Beatriz Gonçalves 

Projeto

O Câmara Mirim envolve crianças, do oitavo ao quinto ano, de Criciúma e os insere no mundo da política desde cedo, para que no futuro tenha um voto mais consciente. A inciativa ocorre anualmente e a posse dos eleitos vai ser realizada no dia 9 de maio.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Criciúma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de abril de 2018 às 21:44
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc escolhem representante no projeto Câmara Mirim

Alunos do Colégio Unesc escolhem representante no projeto Câmara Mirim
Apuração dos votos ocorre na noite desta sexta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do Colégio Unesc estão participando do projeto Câmara Mirim e apendendo sobre a política na prática. Nesta quinta-feira (19/4) os estudantes escolheram seu representante, que vai atuar na Câmara dos Vereadores de Criciúma e trazer os debates para dentro do Colégio.

Nesta edição o projeto contou com 13 escolas inscritas, mobilizando mais 4.500 eleitores e 52 candidatos. O papel do vereador mirim será levar até a Câmara a realidade da escola, promovendo discussões e propondo ideias, que serão votadas e encaminhadas ao executivo.

A apuração dos votos ocorre na sede do Legislativo de Criciúma, nesta sexta-feira (20/4), às 18 horas. A contagem será transmitida ao vivo pelo Facebook (facebook.com/camaracriciuma). O IPC (Instituto de Pesquisas Catarinense) é quem ficará responsável pela apuração dos votos.

Os candidatos do Colégio Unesc são: Ana Beatriz Gonçalves - 5º ano/EF; André Manoel Nogueira Alves Albano -  7º ano/EF; Luan Alves Cardoso  - 6º ano/EF; Yasmin Manenti -  8º ano/EF. "A participação nas eleições para a Câmara Mirim proporciona aos alunos a oportunidade de exercerem, de forma legítima, a sua cidadania. Os nossos alunos se empenharam muito em suas propostas e acreditam na concretização visando o melhor para as pessoas", afirma a coordenadora Geral, Marlene Pires.

Projeto

O Câmara Mirim envolve mais de cinco mil crianças, do oitavo ao quinto ano, de Criciúma e os insere no mundo da política desde cedo, para que no futuro tenha um voto mais consciente. A inciativa ocorre anualmente e a posse dos eleitos vai ser realizada no dia 9 de maio.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Criciúma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de abril de 2018 às 13:25
Compartilhar Comente

Uma noite diferente para finalizar o ano letivo do Colégio Unesc

Uma noite diferente para finalizar o ano letivo do Colégio Unesc
Durante toda a noite os alunos vão participar de atividades na escola (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

O brilho era visível nos olhos da Tatiane Macarini, a mãe do Yudi de oito anos. Ela foi levar o pequeno até o Colégio Unesc para participar do “Uma noite, muitas histórias", evento que já é tradição da escola por 12 anos. Durante a noite desta terça-feira (5/12), os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental vão participar de diversas atividades na escola, como caça ao tesouro, brincadeiras folclóricas, entre outras. Os pequenos também vão participar do “Uma noite no Museu”, em que o conhecimento e a fantasia transformam a visita em uma grande aventura.

Tatiane comentou que esse é o evento mais esperado pelo Yudi. “É uma vivência extremamente diferente pra ele, que fica contando as horas. A ansiosidade já começa ao fazer a mala, separar os brinquedos, o irmãozinho Theo ajudou ele a preparar tudo. Nós pais, participarmos desse encontro, também é importante para aproximar ainda mais a família da escola”, comentou a mãe, que também é funcionaria da Universidade. 

A diretora do Colégio Unesc, Daiana Silveira Colombo, também ressaltou a importância dos pais na escola. “Nos outros anos, os pais deixavam as crianças e iam para casa. Mas hoje fizemos diferente. Preparamos apresentações e presentinhos pra família, com o intuito de fortalecer esse laço”, contou. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 05 de dezembro de 2017 às 21:34
Compartilhar Comente

Unesc leva atividades ao público da Feira do Livro de Criciúma

Unesc leva atividades ao público da Feira do Livro de Criciúma
Diversos setores da Universidade participaram do evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A 12ª Feira do Livro de Criciúma movimentou o município nas últimas semanas e a Unesc fez parte deste evento com setores, serviços e os cursos que levaram informações e atividades ao público, no período de 4 a 11 de outubro.

A programação da Unesc na Feira do Livro contou com o lançamento de “Pintado, o Mascote do Museu”, uma obra da Editora Unesc, resultado da parceria entre o Museu e a Polícia Militar Ambiental, escrito pela coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, com ilustração de Vamber Cabral; contação de história e Oficina de Marca Página com os funcionários da Biblioteca Professor Eurico Back; dicas de preservação de livros e restauração de obras com o Cedoc (Centro de Memória e Documentação); atividades para o público infantil com o Colégio Unesc e apresentações musicais com o Setor de Arte e Cultura.

A Editora Unesc deu orientações de como publicar uma obra e realizar o “Desapega Literário” e a Livraria Unesc realizou momentos de leitura.

Já os Programas de Relacionamento esclareceram sobre os processos seletivos para ingresso na Unesc e para obtenção de bolsas de estudo. E para quem quis saber mais sobre os cursos e oportunidades no ensino, na pesquisa e na extensão que a Universidade oferece, professores e alunos dos diversos cursos estiveram disponíveis para conversar e tirar dúvidas.

A Feira do Livro ocorre na Praça Nereu Ramos até o dia 14 de outubro e é organizada pela Câmara Catarinense do Livro, em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 16:52
Compartilhar Comente

Aos estudantes, com carinho

Aos estudantes, com carinho
Programação especial marcou o Dia do Estudante na Unesc (Fotos: Mayra Lima e Milena Nandi) Mais imagens

Um campus decorado e um dia pensado para reverenciar os protagonistas do campus. Assim foi o Dia do Estudante na Unesc. Nesta sexta-feira (11/8), os alunos encontraram a Universidade com música e atividades culturais, além de receber o abraço da Reitoria e uma programação especial no Colégio Unesc. Ah, e sem esquecer uma pipoca quentinha e o Pic Nic. 

Para comemorar a data e estreitar laços, os acadêmicos foram convidados a participar de um café com a Reitoria, que ocorreu no fim da tarde de sexta-feira. Segundo a reitora, Luciane Ceretta, essa é uma proposta da nova gestão. “Os alunos são o coração da Unesc. Aproximá-los ainda mais da Reitoria torna a Universidade muito mais participativa e democrática. Temos o objetivo de apoiar o movimento estudantil, com o intuito de fortalecer a representatividade de nossos estudantes”, afirma. O encontro teve ainda a presença do vice-reitor, Daniel Preve e da chefe de gabinete da Reitoria Gisele Coelho Lopes.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Marcos Machado, comenta que essa aproximação auxilia a nova gestão a solucionar problemas. “Somos nós quem sabemos quais as principais necessidades do dia a dia. Esta é uma forma eficaz de encontrar diversas soluções”, comenta.

Colégio Unesc

Para comemorar o dia, o Colégio Unesc desenvolveu uma gincana de jogos cooperativos, não competitivos. Os estudantes do Ensino Fundamental se divertiram e desfrutaram de um lanche. “É importante comemorarmos este dia, eles são o nosso principal foco e nós fazemos essas atividades para que eles aprendam a cooperar, participar, interagir, além de integrar uma turma com a outra. Foram feitas brincadeiras divertidas e também um Quiz, com questões que foram aprendidas em sala de aula”, conta a coordenadora geral do Colégio Unesc, Daiana Dieter Colombo.

Sarau Cultural

Para animar a sexta-feira, o DCE organizou uma programação cultural que contou poesias, batalhas, microfone aberto, bate papos, entre outras atividades. O intuito foi o de disseminar uma ação de cultura pelo campus, para aproximar a arte de rua da Universidade. A ação teve a parceria do Coletivo Nossa Classe, de Criciúma, com a presença do seu presidente, Luca Quagli, e do selo musical SLF Records, com a presença de Cal Will e Samuel MKA e a presença de artistas da região.

Pic Nic

O Setor de Arte e Cultura também promoveu o Pic Nic na Praça, que nos intervalos da manhã e da tarde, trouxe para a Praça do Estudante apresentações culturais, plantação de árvores, varal de imagens e poesias, grafite, mosaico e quitutes.

Biblioteca

A Biblioteca Professor Eurico Back entregou durante a sexta-feira tsurus para os estudantes. Feitos de papel, os tsurus representam uma ave sagrada do Japão e são  símbolos da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2017 às 21:23
Compartilhar Comente (1)