Colégio Unesc

Aluna do Colégio Unesc participa dos Jogos Escolares da Juventude 2017

Aluna do Colégio Unesc participa dos Jogos Escolares da Juventude 2017
Isabely disputa a edição voltada para atletas dos 12 aos 14 anos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma aluna do Colégio Unesc vai representar a região e buscar um lugar no pódio dos Jogos Escolares da Juventude 2017. Isabely Guimarães Casagrande tem apenas 13 anos e vai participar da competição pela segunda vez. A atleta vai disputar o pentatlo na edição dos Jogos voltada para atletas dos 12 aos 14 anos. A competição inicia na próxima terça-feira (12/9) e segue até 21 de setembro, em Curitiba, no Paraná.

Isabely participou da competição em 2016, e nesta edição sabe que pode chegar ainda mais longe. “Foi cansativo e ao mesmo tempo muito gratificante. Eu consegui um quinto lugar no salto em distância, e agora, no pentatlo, treino três vezes por semana e sei que dá para vencer”, afirma.

A aluna do Colégio Unesc se classificou para disputar o título nacional após vencer as etapas municipais, regionais e estaduais, em Mafra, Santa Cataria. “Ficamos muito felizes com as conquistas. É de grande importância incentivar o jovem no esporte e na educação. Assim que a Isabely voltou de Mafra a recebemos com festa para reafirmar nossa torcida por ela”, conta a coordenadora do Colégio, Daiana Colombo Dieter.

Isabely é a primeira aluna a levar o nome do Colégio Unesc à competição nacional.

A prova


A modalidade pentatlo consiste em cinco provas e será disputada durante dois dias. A aluna Colégio Unesc vai participar das provas de 80 metros com barreira e arremesso  de peso no primeiro dia e salto em distância, salto em altura e 800 metros no segundo dia.

A competição

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas. Atualmente, é tida como referência internacional.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 07 de setembro de 2017 às 09:30
Compartilhar Comente

Colégio Unesc representa a região Sul em projeto parlamentar estadual

Colégio Unesc representa a região Sul em projeto parlamentar estadual
Alunos vão levar suas ideias e trabalhar com os deputados estaduais (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os alunos do Colégio Unesc vão aprender sobre política, representar os municípios do Sul de Santa Catarina e contribuir com o poder Legislativo na 23ª edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense. O programa se divide em quatro etapas: socialização de conhecimentos, formações técnicas com deputados, visita de representantes do parlamento ao Colégio e a Semana da Jornada, que ocorre de 26 de novembro a 1 de dezembro, na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis.

A coordenadora geral do Colégio Unesc Daiana Colombo Dieter, destaca a oportunidade de aprendizado e de formação como cidadão. “É muito importante a parceria entre os órgãos públicos e a escola. Ações como esta fortalecem o futuro cidadão, estimulam um voto mais consciente, uma escolha coerente e também auxilia no questionamento da importância do voto”.

Ela afirma ainda que o projeto pode reafirmar a esperança de um país justo. “Dentro do momento político que vivemos é importante que as novas gerações conheçam a política e acreditem que é possível um país mais justo e com qualidade de vida”, afirma.

Durante as atividades em Florianópolis, os alunos vão poder sugerir suas ideias de mudanças, trabalhando em conjunto com os deputados estaduais. Já passaram pelo programa 836 jovens, com 27 projetos de leis protocolados.

A próxima etapa do projeto é a formação com o tema “O que é política? ”, que vai apresentar os processos aos alunos, que estão aptos a se candidatarem, e reforçar os conhecimentos na área. O encontro ocorre no dia 29 de agosto, às 8 e às 14 horas, e vai contar com a presença de representantes dos parceiros políticos na região, a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), a Gered (Gerência Regional de Educação), a Câmara de Vereadores e a Secretaria de Educação de Criciúma. As eleições para a escolha dos representantes do Colégio ainda não têm data definida e aguardam pelo Legislativo.

Os estudantes ainda vão passar por mais uma formação, com a presença de deputados. Esta é a segunda vez que o Colégio Unesc participa do encontro. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 23 de agosto de 2017 às 19:57
Compartilhar Comente

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades
Nesta sexta-feira é comemorado o dia de quem busca aprendizado (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Ah, aquele frio na barriga que dá no primeiro dia no mercado de trabalho, quando você está prestes a conhecer na prática a profissão que escolheu. O estagiário é muito mais do que buscar café ou fazer cópias. Ele contribui produtivamente em troca de conhecimento, buscando viver da melhor forma possível esta importante experiência. Nesta sexta-feira (18/8) é comemorado o dia dele. Então chama o estagiário para ler esta matéria com você.

Amor pelo que faz

O estagiário do Colégio Unesc Alexandre Pacheco, quer ajudar no aprendizado de outras pessoas e está vivendo um pouco deste sentimento durantes as aulas de Matemática. “Eu busco auxiliar os alunos com deficiência no aprendizado, o que é muito gratificante. Meu desejo é ser professor e estou vivendo aqui um pedacinho da prática, e reafirmando que é o que quero”, comentou o aluno da quarta fase de Licenciatura em Matemática.

Ele conta ainda sobre a satisfação do seu papel junto aos alunos. “Há dois meses estou aqui e trabalho com duas crianças. Ver elas apreendendo é uma grande recompensa, é o que nos move”, destacou.

Crescimento

Muitas vezes conciliar trabalho com a graduação pode ser cansativo, mas a recompensa vem. Os conhecimentos e a socialização com quem entende do assunto se tornam fundamentais para você crescer, na vida pessoal e profissional. Às vezes, as relações extrapolam âmbito profissional e criam-se amizades, uma interação que agrega ao conhecimento e proporciona uma melhor vivência no dia a dia.

A contribuição do estagiário reflete em todo o processo. Normalmente ele recebe aquelas missões que destravam, que vão otimizar o trabalho de outras pessoas, facilitando assim o trabalho de todos. É uma contribuição que se percebe ao final, nos resultados.

Um exemplo disso é o estagiário Lucas Nunes, acadêmico do curso de Direito, que está aproveitando a possibilidade de aprender e contribuir com o CPJ (Centro de Práticas Jurídicas) da Universidade. “O estágio contribui para o setor e para meu conhecimento. Aqui auxilio, faço agendamentos e tenho a vivência da área, me preparando melhor para o futuro, principalmente por ainda estar na primeira fase da graduação. É uma oportunidade de crescimento e me sinto peça importante aqui”, afirma Nunes.

Para aproveitar ao máximo

O assistente de web do Secom (Setor de Comunicação Integrada) da Unesc, Guilherme Possenti, é aluno do curso de Ciência da Computação e iniciou como estagiário na Universidade. Após um ano e dez meses ele foi efetivado, e hoje, já faz parte do quadro de funcionários da Instituição há um ano e dois meses. Para ele, a melhor forma de aproveitar o estágio é aprender com a experiência dos colegas. “O estágio pode e deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado. É o momento em que podemos usufruir da experiência e conhecimentos dos colegas de trabalho que estão ali, muitas vezes ampliando até novas áreas. É o melhor jeito de se preparar para a futura área de atuação profissional. O conhecimento está ali, é só ir buscar”, destaca.

Um processo de amadurecimento e conhecimento


Na Unesc, os estudantes ocupam 2.207 vagas de estágios e contribuem em aproximadamente 500 empresas e instituições da região. Além disso, a Universidade dá 71 oportunidades de trocas de conhecimentos aos seus acadêmicos no campus. “É a preparação para a etapa profissional da vida do estudante. O estágio pode ser entendido como o período de focar na prática e estimular os conhecimentos adquiridos no ambiente de ensino. É a oportunidade de familiarizar o acadêmico com o meio de trabalho, contribuindo assim para sua formação profissional e pessoal”, ressalta a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade da Unesc, Camila Casagrande Preve.

*A matéria especial para homenagear os estagiários foi feita por quem entende do assunto. O Leonardo Ferreira é estudante de Jornalismo da Satc e estagiário do Secom. Parabéns ao Léo e a todos os estagiários!

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 18 de agosto de 2017 às 14:25
Compartilhar Comente

Sorrisos e aprendizados na 4º Olimpíada Cultural do Colégio Unesc

Sorrisos e aprendizados na 4º Olimpíada Cultural do Colégio Unesc
Evento foi alusivo ao Dia do Estudante (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A diversão foi medalha de ouro na 4º Olimpíada Cultural do Colégio Unesc. Com muitos sorrisos e competições sadias as crianças se divertiram nesta quarta-feira (9/8), no Ginásio do Colégio e comemoram antecipadamente o Dia do Estudante (11 de agosto).

Reforçando a amizade e o conhecimento

A atividade buscou criar laços entre alunos e professores para tornar o dia a dia de aprendizado na escola mais prazeroso, e também colocou em prática o que foi desenvolvido em sala de aula. “Queremos aproximar alunos e os professores, por meios de atividades planejadas para aplicar os conhecimentos compartilhados em sala de aula. Elas requerem trabalho em equipe e podem até reforçar o ensino por meio das brincadeiras”, afirmou a diretora do Colégio Unesc, Daiana Colombo Dieter.

Tarefas com solidariedade

A competição iniciou dias antes da gincana, com a criação do grito de paz e a coleta de alimentos para doação. A instituição que vai receber o auxílio será escolhida pós evento, e vai passar por uma análise. No ano anterior as crianças do Bairro da Juventude receberam doações de agasalhos para aquecer o inverno.

No dia das Olimpíadas, os alunos encontraram atividades como o Quiz Cultural, com o tema “25 anos do Colégio Unesc”, “Qual é a música?”, atividades relâmpagos e a caça ao tesouro, quando as crianças invadiram as dependências da Universidade em busca dos itens.

Competição com amizade

Os estudantes do sexto ano, Caio Carola e Eliel Santana, ambos com 11 anos, estavam em times diferentes, mas não deixaram a amizade de lado e sentaram juntos na hora do lanche para conversar. “Já ganhamos duas provas e estamos na frente, acho que vamos ser campeões da gincana esse ano”, comentou Caio. “Calma que a minha equipe também venceu, fomos mal em algumas provas, mas ainda estamos aí, dá para ganhar”, respondeu Eliel. “Mesmo se vocês virarem eu já me diverti muito, na corrida do ovo não consegui segurar as risadas, acho que vamos ganhar, mas se não ganharmos, já fiquei muito feliz hoje”, completou Caio.

As ações do dia de hoje contaram com o apoio da APP (Associação de Pais e Professores), que presenteou os participantes com uma camiseta comemorativa pelos 25 anos do Colégio e um lanche. Nesta sexta-feira (11/8), durante a tarde, os alunos vão participar de uma gincana cooperativa, também para celebrar o Dia do Estudante.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2017 às 16:30
Compartilhar Comente

Novos gestores da Universidade são empossados

Novos gestores da Universidade são empossados
Portarias foram entregues nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Reitoria da Unesc empossou na tarde desta segunda-feira (3/7) os novos gestores da Instituição. A solenidade teve a participação de funcionários e professores e marcou o início das atividades da nova gestão, que tomou posse na última sexta-feira (30/7) e ficará à frente da Universidade nos próximos quatro anos.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, lembrou que neste início de um novo ciclo há muito desafios e que contará com a colaboração de todos. “É preciso lealdade à Instituição e gratidão às pessoas. Ter respeito às opiniões diferentes, à diversidade, à cultura, à arte e ao conhecimento. A Unesc que a gente quer está na mão de cada um de nós”, afirmou Luciane.

O vice-reitor, Daniel Preve, agradeceu aos empossados pelo aceite ao convite e chamou a atenção para o cenário atual, que pediria novas condutas, mas sem perder o principal norteador das atividades da Unesc, que é o ser comunitária. “Trabalho, democracia, diálogo e transparência são alguns dos principais pontos para fortalecermos ainda mais a nossa Universidade”.

Durante a solenidade, a reitora convidou os colaboradores para participar nesta quarta-feira (5/7), às 9 horas, no Auditório Ruy Hülse, de uma reunião na qual será apresentada e discutida a proposta de reformulação administrativa da Instituição.

Na cerimônia, a professora Indianara Becker, que assumiu a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, falou em nome dos pró-reitores empossados. Já o professor Marcelo Feldhaus, diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), representou os diretores das UNAs e a professora Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor de Arte e Cultura, falou em nome dos gestores de setores da Instituição.

A cerimônia desta segunda-feira teve ainda a presença do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc, Marcos Machado e do diretor da UCE (União Catarinense dos Estudantes), Lucene Magnus.

Empossados:

Indianara Reynaud Toreti Becker – Pró-Reitora de Ensino de Graduação;
Oscar Rubem Klegues Montedo – Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
Thiago Rocha Fabris – Pró-Reitor de Administração e Finanças;
Gisele Silveira Coelho Lopes – Chefe de Gabinete da Reitoria;
Valdemira Santina Dagostin – Diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde);
Miguelangelo Gianezini – Diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas);
Evanio Ramos Nicoleit – Diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologia);
Marcelo Feldhaus – Diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação);
João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior – Procurador Jurídico;
Patricia Luciano Maria – Ouvidora;
Lorete Tasca Marcos – Secretária Acadêmica;
Elenice Padoin Juliani Engel – Coordenadora do Setor de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão;
Graziela Fátima Giacomazzo – Coordenadora do Setor de Educação a Distância;
Thiago Henrique Almino Francisco – Coordenador do Setor de Avaliação Institucional;
Janaina Damasio Vitório – Coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante);
Amalhene Baesso Reddig – Coordenadora do Setor de Arte e Cultura;
Camila Milioli Casagrande Preve – Coordenadora do Setor de Estágio e Empregabilidade;
Elisângela Justi Steiner – Coordenadora da Biblioteca Central Professor Eurico Back;
Daiana Silveira Colombo Dieter – Coordenadora do Colégio Unesc;
Dimas de Oliveira Estevam – Coordenador da Editora Unesc/Editor Chefe/Presidente do Conselho Editorial;
Rogério Antônio Casagrande – Gerente do Departamento de Tecnologia da Informação;
Hélio da Silva – Gerente do Departamento de Patrimônio e Suprimentos;
Grasiela de Espíndola Goulart Nuernberg – Gerente do Departamento de Projetos e Infraestrutura;
Janir de Quadra Paim – Gerente do Departamento de Finanças e Contabilidade;
André Pais Topanotti – Gerente do Departamento de Desenvolvimento Humano;
Morgana Cirimbelli Gaidzinski – Coordenadora do Museu de Zoologia;
Édina Regina Baumer   - Coordenadora do Museu da Infância;
Lisiane Tuon Generoso Bitencourt – Coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação);
Valéria de Araujo – Coordenadora do Escritório de Processos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 03 de julho de 2017 às 18:58
Compartilhar Comente