Colégio Unesc

Ensino no Colégio Unesc será retomado com atendimentos presenciais

Ensino no Colégio Unesc será retomado com atendimentos presenciais
Estudantes poderão optar pela presencialidade considerando suas demandas pedagógicas Mais imagens

Os alunos do Colégio Unesc contarão, a partir do dia 9 de novembro, com atendimentos pedagógicos presenciais, com o objetivo de proporcionar a ampliação do aprendizado desenvolvido em 2020. A ação pode ser aderida por estudantes conforme suas demandas pedagógicas, sobretudo por aqueles que obtiveram resultados abaixo da média necessária para a conclusão da etapa escolar ou que necessitem fortalecer conhecimentos específicos.

A proposta foi pensada ao considerar um retorno gradual da presencialidade, de acordo com a matriz de risco da região e em contato com as famílias, por meio do diálogo com professores e direção escolar. “Estamos desde o início da pandemia nos preparando para um possível retorno presencial. Em junho já tínhamos um Protocolo Interno para retorno. Desta vez, conforme as últimas portarias publicadas, o Colégio formou uma Comissão Interna e elaborou um Plano de Contingências, devidamente aprovado pelo Comitê de Gerenciamento para o Retorno às Aulas Presenciais. Durante esta semana, realizamos uma reunião com as famílias para esclarecer as dúvidas e apresentar os cuidados necessários. É importante ressaltar que pais e responsáveis têm total liberdade de optar ou não pela presencialidade. É mais um momento novo, de aprendizado para todos. Um ano que foi construído até aqui com a forte parceria entre Colégio, famílias e estudantes", explica a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira.

Diante de um cenário mais positivo, a oportunidade da presencialidade será ofertada para todas as turmas e séries, do ensino Fundamental ao Médio. “No Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, no período da manhã as aulas seguem mediadas por tecnologia, enquanto a tarde será dedicada ao atendimento pedagógico. São grupos pequenos, que serão atendidos conforme suas demandas prioritárias”, ressalta a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes. No Ensino Fundamental Anos Iniciais o atendimento ocorre após o horário das aulas regulares.

Mainara lembra que a oportunidade de um momento presencial pode ser caracterizada como uma nova etapa, que surge de forma significativa. Em meio a um ano desafiador, agora as dinâmicas de ensino e aprendizagem podem ir além do conteúdo. “Muitos alunos diminuíram suas interações com seus colegas, deixaram de sair de casa e ter qualquer outro contato social. Para além da formação curricular, poder olhar para cada aluno dentro do processo de ensino é bem significativo. Parece que temos pouco tempo, mas esses dias serão de grande importância para o novo normal que virá”, destaca.

Atenção redobrada para a biossegurança

A possibilidade de iniciar uma retomada gradual está relacionada com a diminuição de infecção no Sul do estado. A matriz de risco da região deixou a categoria grave, oportunizando novas propostas de presencialidade controlada. Assim, para dar ainda mais segurança aos momentos no Colégio, todas as turmas terão menos de 20 alunos e serão organizadas em salas que permitem o distanciamento.

Todos os protocolos de biossegurança da Unesc, desenvolvidos por especialistas em Saúde Coletiva, foram adaptados para os espaços e público do Colégio Unesc e desde a última semana os professores estão passando por capacitações, com ênfase em segurança e prevenção dentro e fora da sala de aula, considerando o Plano de Contingências, aprovado pelo Comitê Municipal.

Além disso, os estudantes que optarem por seguir estudando de casa terão o contato facilitado com o professor e com os colegas em salas híbridas, que permitem o ensino presencial e remoto ao mesmo tempo. Os espaços de aprendizagem do Colégio foram adaptados e contam com equipamentos de laboratório, microfones, câmeras, quadro e projetores multimídia.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de novembro de 2020 às 13:07
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc estão na final do Inova Jovem

Alunos do Colégio Unesc estão na final do Inova Jovem
Mais de 250 estudantes participaram do desafio (Foto: Divulgação) Mais imagens

O protagonismo estudantil desenvolvido no Colégio Unesc está em evidência mais uma vez. A equipe GDESC (Grupo do extremo sul catarinense), formada pelos estudantes Igor Ghisi e Marco Antônio Dagostim Heleodoro e pela professora de Biologia, Gabriela Thomaz, está entre as equipes finalistas do Inova Jovem. Eles foram desafiados a buscar soluções para o questionamento “Como a inovação pode transformar a educação?” e construíram um projeto que soma inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e a atitude capaz de transformar o mundo.

O grande dia será a terça-feira (3/11). A partir das 17 horas, a equipe do Colégio Unesc vai, junto das outras nove finalistas, apresentar o resultado das semanas de dedicação: uma plataforma que facilitará o ensino e a aprendizagem, solucionando o desafio proposto pelo Inova. “Está sendo muito interessante o fato da nossa iniciativa ser baseada num problema real, de conexão entre aluno e professor”, destaca Gabriela. “Para desenvolver a ideia, aprendemos a trabalhar com criação de persona, idealização de soluções, construção de pesquisas, mapas conceituais, gerenciamento e redes sociais, com o objetivo de desenvolver competências para inovar”, completa.

Além de cumprir com o desafio do Inova Jovem, Ghisi explica que a ideia nasceu para contribuir com o dia a dia em sala de aula dos próprios estudantes no Colégio. “O professor vai poder ressaltar elementos em sua aula e na matéria aplicada que tragam a atenção do estudante para o conteúdo compartilhado, assim como desenvolver experiências com mais dinamismo e até a inclusão da gamificação em suas propostas”, explica.

O estudante também chama atenção que a plataforma pode despertar a ideia de inovação para outros momentos, por parte do professor e dos alunos. Para a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, é este estimulo do protagonismo juvenil e o trabalho coletivo que tornam o Inova uma experiência tão enriquecedora, ao mesmo tempo que vem desafiar os alunos a propor respostas para os desafios da sociedade. “Estas ideias estão muito alinhadas com a proposta pedagógica do Colégio Unesc, que busca a formação integral dos nossos estudantes. Atividades assim marcam a trajetória acadêmica e contribuem na formação de indivíduos atuantes na sociedade”, enfatiza.

Para chegar à final, os alunos da Unesc dividiram o protagonismo com 250 participantes, colocados em mais de 20 equipes de escolas públicas e particulares interessadas no desenvolvimento de competências de seus estudantes.

O Inova Jovem é desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade, e participam adolescentes que estejam cursando o ensino médio ou que já tenham encerrado o terceiro e ainda não tenham ingressado no Ensino Superior.

Além de todo o conhecimento adquirido, a participação no projeto vale para os estudantes a possibilidade de garantir prêmios e bolsas de estudos na Universidade. Após todas as fases do projeto e seus objetivos cumpridos, a equipe vencedora do Inova Jovem será premiada com bolsas de graduação, um Apple iPad 7ª Geração para cada integrante, além de um troféu destaque de 1º lugar. Já as equipes que ficarem em segundo e terceiro lugar serão contempladas com bolsas de estudo e troféus de destaque.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 20:15
Compartilhar Comente

Colégio Unesc com matrículas abertas para 2021

Colégio Unesc com matrículas abertas para 2021
Escola oferece proposta pedagógica diferenciada para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental a Terceira série do Ensino Médio Mais imagens

O ano de 2020, mesmo que desafiador, foi marcado pela inovação e transformação do ensino no Colégio Unesc, que modificou sua estrutura e proposta pedagógica. Para 2021, as expectativas são ainda maiores e os pais já podem garantir as matrículas dos filhos.

Além da dinâmica de aprendizagem, que já é referência no Sul de Santa Catarina do primeiro ano do Ensino Fundamental a terceira série do Médio, a escola implantou iniciativas extracurriculares, que propiciarão mais atividades aos alunos, com a possibilidade de aulas de dança, judô, futsal e natação.

Além desta nova proposta, a escola ampliou o modelo em período integral com imersão bilíngue na Língua Inglesa do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, proposta já iniciada em 2020, mas que foi pausada devido à pandemia. De acordo com a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, os alunos que optarão pelo ensino integral participarão de atividades desenvolvidas no contraturno e que vão muito além da sala de aula.

Segundo ela, as ações do ensino integral, que são sempre acompanhados de uma professora, possibilitam aulas especiais na horta, na piscina, no Museu de Zoologia e em muitos outros espaços dentro da estrutura da Universidade, que também pertence ao Colégio. “E não são apenas ações de ensino, também há o desenvolvimento de competências socioemocionais, como resolução de conflitos, trabalho em equipe, integração entre diferentes idades e muitas outras propostas”, enfatiza a diretora.

Novo modelo para o Ensino Médio

Os alunos do Ensino Médio também terão mudanças na proposta pedagógica. O objetivo, conforme a diretora, é desenvolver habilidades para a vida. “A nova proposta vem sendo desenvolvida com a formação específica de professores e envolvimento dos pais. A ideia do Colégio Unesc é ir além do ensino comum e propor uma progressão de aprendizagem para desenvolver todo o potencial do aluno, com momentos para pensar sobre empreendedorismo, projetos de vida e outras experimentações formativas para a vida adulta”, explica.

A ideia de um novo Ensino Médio, dentro das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, vai ser alinhada ao projeto pedagógico já existente no Colégio, que valoriza o diálogo criativo e a problematização, estimulando cada aluno a evidenciar suas competências pessoais, construindo conhecimento de forma autônoma. “Haverá uma progressão do modelo de estudos que iniciará com a turma de primeira série. O objetivo é construir um itinerário formativo que o aluno almeja. Quando atingir o terceiro ano, o aluno terá seu dia a dia na escola com um maior desenvolvimento de suas aptidões”, ressalta Giselle.

Experiência de Universidade

No Colégio Unesc o uso de cada espaço da Universidade é inserido na rotina de professores e alunos, expandindo as possibilidades de aprendizagem para além do habitual.

O Colégio Unesc fica dentro da Universidade e possui um espaço seguro, fechado e totalmente monitorado por câmeras, com salas climatizadas e tecnológicas, preparadas para um modelo híbrido de ensino, necessário nos últimos meses diante da pandemia, e que possibilita que o aluno possa assistir aula, tanto de forma presencial (quando necessário), como de casa. Além disso, a instituição dispõe de um amplo estacionamento.

A escola oferece uma grande infraestrutura com Complexo Esportivo, com piscina aquecida, quadras poliesportivas fechadas, pista de atletismo, campo de futebol, salas de dança; laboratórios de ciências; Museu de Zoologia, com o maior número de animais taxidermizados de Santa Catarina; uma Biblioteca com mais de 170 mil exemplares; uma Brinquedoteca equipada com brinquedos e materiais educativos, além de ateliês de arte, pintura e fotografia.

Matrículas abertas

Para matricular seu filho no Colégio Unesc basta procurar a secretaria da escola ou entrar em contato no telefone (48) 3431-2530 ou, ainda, pelo WhatsApp (48) 99974.0741.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 17:09
Compartilhar Comente

Estudantes do Colégio participam de mais uma ação do projeto Prepara Unesc

Estudantes do Colégio participam de mais uma ação do projeto Prepara Unesc
Iniciativa busca trabalhar assuntos extracurriculares para o desenvolvimento de competências (Fotos: Colégio Unesc) Mais imagens

Entre as aulas do semestre, estudantes do Colégio Unesc têm experienciado momentos formativos para além do currículo. Nesta sexta-feira (23/10) aconteceu a primeira aula sobre educação financeira, gestão de patrimônio e investimentos. Uma nova troca de conhecimentos sobre os temas será realizada no dia 30 de outubro.

Conforme a coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Mainara Figueiredo Cascaes, o Prepara é uma ação desenvolvida para trabalhar questões extra currículo, conectadas ao conhecimento presente na Universidade e que podem proporcionar novas competências. “Já desenvolvemos ações sobre profissões, carreira, mercado de trabalho, autoconhecimento, orientação profissional. O projeto tem sido bem especial. Os alunos propõe as temáticas e nós vamos articulando. Os feedbacks são muito positivos”, comemorou. 

Este primeiro momento foi ministrado para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, pelas professoras Ana Paula Silva dos Santos e Mila Lúcia Ferreira Guimarães, do curso de Ciências Contábeis da Unesc, e pelos funcionários do Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) Francielle Cisenski e Vandiclei Luiz. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2020 às 16:15
Compartilhar Comente

Colégio Unesc auxilia estudantes nas etapas de transição

Colégio Unesc auxilia estudantes nas etapas de transição
Alunos do quinto e nono ano, que passarão por mudanças de segmento em 2021, recebem atenção especial dos professores Mais imagens

A inovação no Colégio Unesc vai além das ferramentas tecnológicas, e se consolida no planejamento didático-pedagógico a cada ano que passa. Em 2020 um ano marcado pela superação, houve espaço para continuidade de ações em momentos pontuais na formação do estudante. Durante o Ensino Fundamental, mudanças para além da rotina escolar acontecem na vida do aluno, e uma iniciativa tem buscado auxiliar neste momento tão pontual.

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, explica que ações diferenciadas para os estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais são inseridas no plano estratégico. Este momento é marcado pelo fim do quinto ano e o ingresso no sexto, bem como o fim do nono ano e o ingresso no Ensino Médio, uma etapa em que pode trazer uma sensação de ruptura por parte do aluno, e o objetivo da proposta é deixar os alunos mais seguros, trazendo o sentimento de continuidade.

Sandra Tramontin, professora do quinto ano, explica que nos anos iniciais o dia a dia em sala de aula é acompanhado por mais de um professor em disciplinas específicas, como Artes, Língua Inglesa e Educação Física. Na maior parte das vezes, um único docente titular é quem participa da rotina na escola. É no sexto ano que mudanças acontecem, como um professor para cada componente curricular, troca de turno e novas dinâmicas no ensino.

Além do impacto na escola, Giselle também chama atenção para mudanças na vida dos pequenos alunos. “Consideramos uma transição complexa, em uma fase de mudanças físicas e de entendimento do mundo. Geralmente no quinto ano, é quando há o início da adolescência. Diante disso, o Colégio Unesc proporciona a experiência de transição tranquila, potencializando também cada aprendizado”, enfatizou Giselle.

A dinâmica da proposta ultrapassou o âmbito escolar com ações envolvendo os estudantes e as famílias. Rodas de conversas, diálogos sobre os novos processos, palestras sobre temas pontuais e a inserção dos professores do sexto ano e ensino médio, em aulas especiais, marcaram o ano. “Essas aulas são planejadas em conjunto com a regente da turma, adaptando os conteúdos de forma significativa para o quinto ano. As propostas foram de excelente qualidade, e a turma tem se mostrado muito animada e tranquila”, comemorou Sandra.


Assim, mais do que conhecer os professores do ano seguinte, cada estudante tem a oportunidade de expandir seu entendimento sobre o que vai descobrir  no futuro, com menos ansiedade e mais segurança. “As expectativas são imensas, um novo ciclo se inicia abrindo caminhos para novas possibilidades. Embalados nesse clima de inovação e expectativas, professores do Ensino Médio, a partir da próxima semana, estarão atuando nas turmas dos nonos anos com propostas de integração dos componentes curriculares unindo as áreas do conhecimento”, ressalta a coordenadora pedagógico do Ensino Fundamental, Wânia Inácio Ramos.

Matrículas abertas para 2021

As matrículas do Colégio Unesc para 2021 já estão abertas. A Escola possui turmas do primeiro ao nono Ano do Ensino Fundamental e da primeira a terceira série do Ensino Médio.

A instituição, que fica junto da Unesc, partilha de toda a estrutura da universidade, como laboratórios, ateliês, biblioteca, brinquedoteca, ginásios e quadras, piscina, horta e horto florestal e o Museu de Zoologia. 

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (48) 99974.0741 ou pelo telefone (48) 3431.2530.


Leonardo Ferreira- Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de outubro de 2020 às 13:21
Compartilhar Comente