Colégio Unesc

Aluna do Colégio Unesc conquista vaga momentânea para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo

Aluna do Colégio Unesc conquista vaga momentânea para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo
Seu próximo objetivo é a classificação para os Jogos Pan-Americanos (Foto: Arquivo Pessoal) Mais imagens

Atleta e aluna do Colégio Unesc, Luísa Lummertz Lopes superou seus próprios limites e está momentaneamente classificada para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo. A conquista veio no salto em altura, com a marca de 1,72 cm durante o Festival Catarinense de Atletismo. A competição foi disputada em Timbó, no Vale do Itajaí, neste final de semana (17 e 18/4). 

Em 2019, o melhor salto da atleta, registrado em competições, havia sido 1,67 cm. Agora, a estudante, que é atleta da equipe “Mampituba/FME Criciúma/DME Nova Veneza”, se prepara para duas competições em maio, com o objetivo de melhorar sua marca em dois centímetros, o que vai habilitá-la aos  Jogos Pan-Americanos. 

No momento, Luísa lidera, aos 16 anos, o ranking nacional sub-18 e tem a segunda melhor marca do sub-20. “Começar o ano com este resultado é muito gratificante e traz um grande incentivo. Quando consegui ultrapassar minha própria marca já foi uma conquista gigante, e saber que fiquei apenas dois centímetros de conquistar o índice Pan-Americano foi melhor ainda”, destacou.

As categorias do Campeonato Sul-Americano de Atletismo serão disputadas em datas e países diferentes: o sub-18 está marcado para setembro, no Paraguai. Já o sub-20 ocorre no Peru, em junho.

O Festival Catarinense de Atletismo reuniu os 10 melhores colocados no ranking estadual de cada prova. O técnico da equipe de Luísa é o profissional Roberto Carlos Bortolotto. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de abril de 2021 às 16:20
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc conhecem rotina e atribuições da Câmara de Vereadores

Alunos do Colégio Unesc conhecem rotina e atribuições da Câmara de Vereadores
Encontro virtual foi realizado na disciplina de História e Sociologia (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A rotina na Câmara de Vereadores, as atribuições dos eleitos, o funcionamento da casa legislativa e muitas outras curiosidades sobre o assunto foram tema da aula de História e Sociologia do Terceirão do Colégio Unesc nesta quarta-feira (24/3). A escola recebeu de forma virtual a colaboradora da Câmara de Vereadores de Criciúma, Gizella Fabíola Perucchi. 

O convite à Gizella surgiu a partir das reflexões realizadas nas aulas da disciplina em torno de assuntos como poder e Estado e as atribuições das diferentes esferas dos poderes no país. Ao perceber o interesse da turma, o professor responsável pela aula, Vanderlei da Silva Mendes, resolveu trazer uma profissional que vive o dia a dia do Legislativo para sanar as dúvidas e curiosidades dos estudantes.

O resultado, conforme o professor, foi um rico debate com muita participação da turma. "É importante a reflexão política em sala de aula, pois desperta nos alunos as noções de cidadania, a autonomia e o protagonismo juvenis, na busca por direitos e no exercício dos deveres como cidadãos", destacou.

Com a aproximação, de acordo com Vanderlei, os alunos se entusiasmaram a acompanhar as sessões da Câmara e conhecer pessoalmente a sede do Legislativo em Criciúma.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de março de 2021 às 10:25
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc são desafiados a produzir álcool 70%

Alunos do Colégio Unesc são desafiados a produzir álcool 70%
Estudantes experimentaram na prática em laboratório a teoria aprendida nas aulas de Química (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O Laboratório de Química da Universidade foi especialmente preparado para uma aula especial. Soluções, equipamentos e um desafio esperavam pelos estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Unesc: produzir álcool 70%. Além de vivenciar toda uma experiência de aprendizagem, a manhã desta quinta-feira (11/3) também marcou o reencontro destes alunos com as aulas práticas em laboratório, paralisadas em março de 2020 por decorrência da pandemia.

Para a estudante Caroline Dagostim Zechin, que ingressou no Colégio Unesc em 2020, esta foi a primeira vez em um laboratório como espaço de aprendizagem, e fez toda a diferença. “Foi uma aula interessante e diferente. Assim como eu, muitos colegas entraram no primeiro ano, agora estão no segundo, e não tivemos a oportunidade de estar aqui. Se torna um momento especial, que nesta oportunidade, tanto tempo depois, também nos aproxima como colegas. É um tipo de aula que gostaríamos de ter cada vez mais”, destacou. 

O grupo de 19 alunos foi dividido em dois laboratórios para garantir o distanciamento. Outros estudantes, que optaram pela aula síncrona de casa, também puderam acompanhar a aula. Todos eles receberam parte do passo a passo de como produzir o álcool 70%. A partir daí tiveram de desenvolver habilidades de resolução de problemas, por meio do ensino investigativo.

Os trabalhos foram desenvolvidos sempre com a supervisão da professora Michele Coral Dutra, que elaborou a dinâmica para ser uma extensão da sala de aula. “Este é um ambiente onde eles vivem a ciência e conseguem praticar aquilo que viram em sala. Os conteúdos, apenas da cadeira, podem parecer não aplicaveis. Então trazê-los para pensar nos cálculos que executam dentro do laboratório traz mais significado para o aprendizado”, enfatizou.

A preparação do álcool 70% foi uma conexão do conteúdo programado e do que os estudantes estão vivendo no dia a dia, reforçando a didática. “Eles entenderem como é feito, quais são os cálculos que podem aplicar e como preparar o produto deixa de ser algo distante”, completou Michele.

Gabriel Lobato Gomes, aluno do Colégio, foi um dos estudantes que conseguiu concluir o desafio por meio do resultado final correto do cálculo, objetivo da aula, empregando aquilo que já havia aprendido. “Conseguimos fazer na prática o que aprendemos em sala. Foi desafiador, porque é o primeiro contato com esta experiência, mas foi muito produtivo. Vai contribuir bastante para a formação”, frisou.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de março de 2021 às 11:40
Compartilhar Comente

Colégio Unesc retoma aulas presenciais seguindo protocolos de biossegurança

Colégio Unesc retoma aulas presenciais seguindo protocolos de biossegurança
Alunos como Patrícia Pereira Pagani afirmam se sentir seguros com a retomada das atividades no colégio (Fotos: Paula Darós) Mais imagens

Após meses encontrando professores e colegas de maneira remota, em virtude da matriz de risco da pandemia de Covid-19, os estudantes do Colégio Unesc tiveram a primeira aula presencial nesta quinta-feira (18/2). A escola iniciou oficialmente o ano letivo de 2021 com uma recepção aos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e um diálogo sobre todas as normas para a garantia do retorno seguro de alunos, professores e funcionários às atividades presenciais. 

Para os alunos da terceira série do Ensino Médio, a quinta-feira foi também para receber a camiseta que marca a passagem de cada aluno pelo último ano no Colégio Unesc e a preparação para o início da jornada no Ensino Superior. Desde a primeira série do Ensino Médio no Colégio Unesc, Patrícia Pereira Pagani, iniciou nesta quinta-feira o Terceirão e só pensa em aproveitar o retorno das aulas presenciais e se preparar para decidir o curso de graduação que vai fazer. “Achei muito bom poder voltar às aulas depois de um período longe fisicamente dos colegas, amigos e professores. Estamos aqui estudando com distanciamento e todas as normas de biossegurança. Por isso me sinto segura e feliz em estar aqui no Colégio Unesc podendo fazer o terceirão de maneira presencial”. 

Biossegurança e planejamento pedagógico em primeiro lugar 

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, afirma que a preparação para receber os alunos contou com o apoio da Sala de Situação para os protocolos de biossegurança, e da Assessoria Pedagógica para a realização das aulas híbridas. “Nossa expectativa é conseguir manter as aulas presenciais e híbridas com excelência, conforme a escolha dos alunos e dos pais. Para 2021, o Colégio Unesc têm várias novidades. Estamos implantando o novo Ensino Médio e todos os estudantes desta fase estarão com uma carga horária maior, passando de 800 horas para 1.000 anuais. Estamos também ampliando o atendimento pedagógico, para sanar as dúvidas e dar um suporte ainda maior aos nossos estudantes. Voltamos também as atividades 100% presenciais do Integral com Imersão Bilíngue, oferecido aos alunos e alunas do primeiro ao quinto ano. A procura pela escola cresceu muito e já temos várias turmas sem vagas”, afirma. 

A preparação para receber os estudantes de maneira híbrida (presencial e remotamente), também se deu por meio da Formação Continuada, que ocorreu nos dias 11 e 12 de fevereiro e abordou temas como a volta às aulas, a segurança de alunos e professores, as metodologias de avaliação, a organização dos espaços de aprendizagem, ensino híbrido, educação inclusiva e o planejamento das atividades.

Durante o evento, Giselle apresentou o resultado da pesquisa realizada com pais e responsáveis e estudantes do Colégio Unesc no fim de 2020. Mais de 95% dos participantes da pesquisa consideraram de bom a excelente a organização das atividades no período da pandemia, a comunicação do colégio com os pais e alunos e a qualidade das atividades desenvolvidas pelos professores ao longo do ano. 
 

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de fevereiro de 2021 às 16:03
Compartilhar Comente

Colégio Unesc oferta bolsas de estudos de 50 e 100%

Colégio Unesc oferta bolsas de estudos de 50 e 100%
Auxílio é concedido por meio do programa Nossa Bolsa (Fotos: ArquivoUnesc) Mais imagens

A oportunidade do ingresso no Colégio Unesc em 2021 está ainda mais acessível. Os interessados podem ser contemplados pelo Programa Nossa Bolsa – Colégio Unesc, que oferece descontos de 50 e 100% nas parcelas. As inscrições para concorrer às bolsas devem ser realizadas até 25 de novembro.

O programa, conforme a diretora do Colégio, Giselle dos Passos Vieira, é uma oportunidade concedida aos candidatos de acordo com o perfil socioeconômico e demais requisitos expostos em edital. As vagas serão distribuídas entre o 1ª ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, de acordo com a disponibilidade em cada turma.

A oportunidade vai além de um subsídio estudantil, oportunizando experiências em um colégio com estrutura de Universidade. “Temos uma dinâmica de aprendizagem que já é referência no Sul de Santa Catarina. Além disso, trabalhamos para implantar novas iniciativas extracurriculares, que propiciarão mais atividades aos alunos”, explica a diretora.

Mais informações podem ser consultadas no edital. As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), das 13h às 19 horas, pelo telefone (48) 3431.2545 ou pelo e-mail bolsacolegiounesc@unesc.net com o título “Inscrição”.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de novembro de 2020 às 16:15
Compartilhar Comente