Colégio Unesc

Mesa redonda debate sociedade inclusiva no Colégio Unesc

Mesa redonda debate sociedade inclusiva no Colégio Unesc
Evento encerrou 3ª Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Para debater diversidade, acessibilidade e aceitação, os alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc participaram, nesta sexta-feira (27), de uma roda de conversa com o tema "Colégio Unesc: Diálogos e Reflexões por uma sociedade inclusiva". O evento ocorreu durante a aula de Atualidades dos estudantes, ministrada pela professora Wânia Ramos, e encerrou a 3ª Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc, que se iniciou no último sábado (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Durante o evento, os estudantes puderam conhecer as histórias de vida de colaboradores da Unesc e que possuem deficiência. Uma destas histórias foi a da Elizabeth Barbosa. Pessoa com deficiência visual, ela, que atua como psicóloga do Sama, acredita que discutir o tema é de grande importância para a erradicação do preconceito que o assunto levanta. “O preconceito é uma impressão prévia de algo que a gente não conhece, como tudo na vida, e isso inclui as deficiências”, disse a psicóloga.

Para ela, a recompensa pelo debate é o entendimento e a aceitação por parte da sociedade. “Quanto mais se fala, mais conhecemos as pessoas e retiramos os preconceitos. Passamos a ver a todos como as pessoas que realmente são”, comentou Elizabeth.

Os convidados também compartilharam experiências de vida relacionadas a acessibilidade, aceitação social e dificuldades relacionadas às deficiências. “Quando eu estava no colégio, por exemplo, tinha que transcrever livros e apostilas em braile, e precisava que alguém me ditasse o que estava escrito”, relatou Elizabeth. Porém, com os avanços da tecnologia, algumas questões acabaram por serem facilitadas. “Agora, existem aplicativos que realizam a leitura de textos automaticamente”, exemplificou.

Para aproximar pessoas

Mesmo com os avanços tecnológicos ajudando a superar barreiras, a maior dificuldade encontrada por quem possui uma deficiência é a barreira social. E é aí que entra o diálogo. “É a partir da socialização de experiências que nos aproximamos uns dos outros e a fala nos permite romper barreiras e vivermos em uma sociedade ‘de’ e para ‘todos’”, argumentou a professora de Atualidades do Ensino Médio do Colégio Unesc, Wânia Ramos.

A atividade surgiu após discussão entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio, em sala de aula, sobre as dificuldades de mobilidade em Criciúma. “Uma de nossas alunas trabalha com a interpretação de sinais (LIBRAS) e trouxe a ideia de estarmos refletindo nesta sexta-feira, bem como utilizando vestimentas azuis em referência ao Dia Nacional do Surdo (26 de setembro)”, explicou Wânia que, em parceria com a professora do AEE do Colégio Unesc, Daiana Gobbo, organizou o evento. 

 Inicialmente, o encontro abordaria apenas os surdos. “Resolvemos ampliar para toda e qualquer deficiência, visto que a luta por acessibilidade e compreensão é ampla e aborda muito além da deficiência auditiva”, pontuou Daiana.

Foi ela quem conduziu a mesa redonda. “Encerramos a 3ª edição desta semana especial na Unesc com este debate com os alunos, que buscaram dialogar e entender mais sobre o tema”, apontou Daiana, parabenizando o interesse dos estudantes. Ainda durante o evento, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc apresentaram uma canção em LIBRAS, bem como intérpretes da língua de sinais.

Com foco na formação integral

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas, o evento concretiza o objetivo do Colégio, que é a formação humana dos estudantes. “A mesa redonda proporcionou debates que contribuem para a formação integral dos alunos”, explicou Carina. O encontro também é uma forma de explorar conteúdos além da sala de aula. “Com o diálogo, podemos abordar temáticas sobre o respeito, a empatia, o amor. Ver a alegria dos alunos do 2º ano cantando em Libras foi emocionante, bem como todo o evento”, completou.

A abordagem da Educação Inclusiva apresenta extrema importância no contexto escolar. “O Colégio tem em seu planejamento pedagógico, ações que buscam a superação do preconceito e do desrespeito. As pessoas que hoje participaram deste diálogo mostraram pelo exemplo de vida, que são capazes de realizar qualquer ação ou atividade, e que as barreiras, são de origem social”, enfatizou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

Ela também parabenizou as professoras envolvidas na atividade, além dos alunos por demonstrarem interesse no assunto e se dedicarem a combater o preconceito, bem como os pequenos do 2º ano pela apresentação em LIBRAS.

A 3ª Semana da Pessoa com Deficiência na Unesc é um evento realizado pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação), pela Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, pelo Colégio Unesc e pelo Sama, em parceria com o Codec (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Criciúma.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Gregório Dos Santos 27 de setembro de 2019 às 18:15
Compartilhar Comente

Palco do Quintas Culturais recebe atrações na 3ª Semana da Pessoa Com Deficiência

Palco do Quintas Culturais recebe atrações na 3ª Semana da Pessoa Com Deficiência
Fim da tarde desta quinta-feira (26/9) foi marcado por atividade especial alusiva ao evento (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A programação da 3ª Semana da Pessoa Com Deficiência na Unesc contou com atividades especiais nesta quinta-feira (26/9). Foram realizadas, no espaço do projeto Quintas Culturais, uma Roda de Conversa e apresentações de música, dança e teatro por meio de instituições convidadas. O evento é uma promoção do CER (Centro Especializado em Reabilitação), da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, do Colégio Unesc e do Sama (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), em parceria com o Codec (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma).

A Roda de Conversa levantou a temática “Deficiência adquirida nos acidentes de trânsito” e deu espaço a relatos e reivindicações por parte da comunidade acadêmica e da comunidade externa sobre políticas públicas e comportamentos da própria sociedade que poderiam facilitar a vida da pessoa com deficiência.

No momento voltado as apresentações culturais, o evento contou com a participação de alunos de primeiro e segundo ano da Escola Acácio Alfredo Villain. O grupo apresentou a coreografia “Um sonho de paz”. Em seguida alunos do Instituto de Educação Especial Diomício Freitas trouxeram ao público uma performance de Hip Hop.

As apresentações musicais ficaram por conta da Adivisul (Associação dos Deficientes Visuais do Sul) com direito a música gospel e música “tocada” utilizando um copo plástico como instrumento.

Quem finalizou o momento cultural foram alunos no Caps (Centro de Atenção Psicossocial). O grupo apresentou uma performance teatral seguida de uma coreografia.

A programação do evento segue até a manhã desta sexta-feira (27/9), quando o Colégio Unesc receberá uma Mesa Redonda sobre a importância do protagonismo da pessoa com deficiência. A atividade é aberta ao público e será realizada a partir das 10h no Bloco P Sala 105.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de setembro de 2019 às 21:12
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para aulões do Prepara Enem Unesc

Os alunos interessados em participar dos aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio, na Unesc, já podem se inscrever para os encontros que serão realizados dias 17, 19 e 26 de outubro. Os encontros serão realizados no campus da Unesc, com aulas ministradas pelos professores do Colégio Unesc. As inscrições podem ser feitas no link www.unesc.net/preparaenem

Os aulões são gratuitos e abertos a qualquer aluno que tenha se inscrito no Enem  2019. Os interessados podem se inscrever em todos os três dias, para ter uma visão geral dos conteúdos de todo o exame. O primeiro encontro vai abordar “Dicas de Redação e Inteligência Emocional na prova do ENEM”, no dia 17 de outubro, Bloco P, sala 105, das 19 às 21 horas. O segundo encontro, dia 19 de outubro, acontece das 8h30 ás 12 horas, no auditório Ruy Hulse, com aulão de Matemática + Ciências da Natureza e suas tecnologias (Física)”. À tarde, das 13h30 às 17 horas aulão voltado para preparação da prova de ciências da natureza e suas tecnologias com foco nas disciplinas: química e biologia. O terceiro encontro, dia 26 de outubro, terá a temática voltada à preparação para a prova de ciências humanas e suas tecnologias com foco nas disciplinas: história, geografia e atualidades, das 8h30 ao meio dia. No período da tarde, das 13h30 às 17 horas aulão voltado para preparação da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias com foco nas disciplinas: língua portuguesa e literatura, além do foco na redação.

Preparação anual

Os aulões programados para o mês de outubro fazem o fechamento de um trabalho anual, realizado pela equipe da Unesc com foco na preparação dos alunos do ensino médio para enfrentarem o Enem. A coordenadora do Prepara Enem na Unesc, Eloisa da Rosa Oliveira, explica que durante o ano a Unesc realiza a parceria com o curso pré-vestibular Navegar, que oferece aulas gratuitas a alunos de escolas públicas e baixa renda. E, além disso, também são realizados os laboratórios de revisão, sempre aos sábados, com encerramento no dia 5 de outubro, organizado pelos estudantes voluntários dos cursos de Licenciatura.

A estudante Yasmin Rodrigues Santiago cursa o terceiro ano do ensino médio no Colégio Cedup, em Criciúma, e aproveita as aulas de revisão para aprimorar os conhecimentos com vistas à prova do Enem. “Esse tempo me ajuda a estudar e está sendo muito bom. Não tenho muito tempo durante a semana e esses encontros me ajudam muito”, explica a aluna do ensino médio. “Aprendi coisas que eu nem imaginava. Só tenho essa possibilidade de fazer o reforço e pretendo também aproveitar os aulões”, conta Yasmin. João Vitor Rocha Firmino também garantiu sua vaga para o laboratório de revisão. Ele pretende cursar arquitetura e conta que as aulas têm sido bastante importantes para conseguir melhorar a performance no Enem. 

O Projeto Institucional Prepara Enem, foi criado em 2013 e é realizado pela articulação entre Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Diretoria de Ensino de Graduação e Colégio Unesc, que disponibiliza toda a equipe de professores integrantes do projeto. Em 2019 também participaram do projeto alunos voluntários dos cursos de licenciatura da Unesc, tanto acadêmicos, bolsistas quanto egressos. “Além da revisão de conteúdo, o projeto também disponibiliza no último encontro um momento para discutir escolha de carreira e conhecer melhor as possibilidades da Universidade, além de ajudar nesse momento de dúvida para grande parte dos adolescentes”, explica a coordenadora Eloisa.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 26 de setembro de 2019 às 18:57
Compartilhar Comente

Reunião Pedagógica do Colégio Unesc discute processo de formação integral de alunos

Reunião Pedagógica do Colégio Unesc discute processo de formação integral de alunos
Encontro abordou Teoria Histórico-Cultural e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Colégio Unesc segue preparando seus professores para ensinar de maneira humana e efetiva. Buscando formar alunos de maneira integral, os docentes do Colégio participaram, no último sábado (21), de uma reunião pedagógica que abordou a Teoria Histórico-Cultural, bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta quais os conteúdos essenciais para os ensinos Infantil, Fundamental e Médio

A reunião foi conduzida pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc, professor Dr. Rafael Rodrigo Mueller, professor Dr. Ademir Damazio e o coordenador do PPGE, professor Dr. Carlos Renato Carola, e destacou a importância desta parceria entre PPGE e Colégio Unesc, tendo em vista o propósito do Colégio em acompanhar as pesquisas em andamento sobre o atual cenário educacional e fortalecer a identidade da instituição, como Colégio que dialoga com a Universidade referência na região.

Durante o encontro, os docentes puderam interagir de maneira descontraída com os palestrantes. “Foi uma mesa-redonda muito produtiva, onde abordamos questões pertinentes à concepção de ensino do Colégio, que tem por base a Teoria Histórico-Cultural. Esta teoria evidencia a apropriação do conhecimento teórico em detrimento ao empírico, a elaboração de aulas que visem a compreensão do conceito científico, com a perspectiva da formação humana integral”, explicou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

A Teoria Histórico-Cultural é o que embasa o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Unesc. “É nesta perspectiva que preparamos nossas aulas, buscando os assuntos da atualidade, qual o papel da escola, a interação da escola com a família, e que este conhecimento apropriado, proporcione aos nossos estudantes uma postura ética, inclusiva e que saibam se posicionar, e ajudar a melhorar a sociedade em que eles se encontram”, comentou a coordenadora geral.

A reunião também abordou as mudanças propostas para o Novo Ensino Médio. “Estamos encaminhando as mudanças para que possamos nos adequar aos requisitos da Base Nacional, como previsto em lei para escolas públicas e privadas”, garantiu Marlene. A BNCC impõe que todas as escolas do país devem concluir adequação para a Educação Infantil e Ensino Fundamental até o ano de 2020, já o Ensino Médio se estende até 2022.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 24 de setembro de 2019 às 06:00
Compartilhar Comente

Semana da Pessoa com Deficiência traz debates sobre o mundo do trabalho

Semana da Pessoa com Deficiência traz debates sobre o mundo do trabalho
Roda de conversa reuniu representantes de setores e estudantes da Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Semana da Pessoa com Deficiência na Unesc, teve nesta segunda-feira (23/9) uma roda de conversa sobre o mundo do trabalho para as pessoas com deficiência após o percurso acadêmico. O encontro reuniu estudantes com deficiência e representantes de setores da Universidade e levantou desafios e dificuldades das pessoas com deficiência para se inserirem no mercado de trabalho de maneira adequada. Além disso, foi dialogado sobre as iniciativas em prol destas pessoas, como o programa Potencial, em fase de desenvolvimento pela Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc.

O evento iniciou sábado (21/9), no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e  segue até esta sexta-feira (27/9), com diálogos sobre “Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista”, “Deficiência Física”, “Deficiência Adquirida nos Acidentes de Trânsito”, “Cuidador/a das pessoas com deficiência: O cuidado em saúde mental” e “Reflexões para uma sociedade inclusiva”.

A Unesc está iniciando um programa novo em 2019, o Potencial, que tem como objetivo incluir as pessoas com deficiência no quadro de colaboradores da Universidade. Segundo a assistente social e historiadora da Secretaria de Diversidade, Priscila Schacht Cardozo, o programa ainda está em construção, mas algumas ações já estão acontecendo.

Assim, a Semana da Pessoa com Deficiência também será um espaço para debates que vão alimentar esse projeto em construção. “Para pensar a inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho é preciso pensar que as pessoas são únicas e que cada uma merece um tratamento que valorize as suas potencialidades e não as fragilidades. Não podemos ter as mesmas métricas para todos sempre”, salienta.

Debates baseados em dados


Durante a roda de conversa, a equipe da Secretaria de Diversidades da Unesc apresentou dados relacionados ao mundo do trabalho para pessoas com deficiência. A partir disso, os debates foram realizados.

Algumas das informações estiveram relacionadas a estudos, como o do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que afirma que no Brasil, quase 24% da população se autodeclara com deficiência e deste universo, 7,7% está em Santa Catarina.

Outro dado que suscitou reflexões foi a lei de cotas, que institui em 1991 quais os percentuais de pessoas com deficiência que cada empresa tem que ter. Considerada uma ação afirmativa, a lei tem como objetivo reconhecer a capacidade produtiva das pessoas com deficiência.

A roda de conversa contou ainda com as contribuições das coordenadoras da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Rita Guimarães e Janaína Damásio Vitório e a coordenadora do Sama (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem) da Unesc, Zélia Medeiros Silveira.

O evento

A 3ª Semana da Pessoa com Deficiência na Unesc é um evento realizado pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação), pela Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, pelo Colégio Unesc e pelo Sama, em parceria com o Codec (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Criciúma.

O evento surgiu em 2017, quando o CER mobilizou internamente setores e serviços para dialogar sobre os temas relacionados às pessoas com deficiência.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore (21/9), representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Saiba mais

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de setembro de 2019 às 15:45
Compartilhar Comente