Colégio Unesc

Ministro do Trabalho manda um recado para alunos do Pronatec: “aproveitem”

Ministro do Trabalho manda um recado para alunos do Pronatec: “aproveitem”
Manoel Dias falou com alunos do Ensino Médio e Técnico (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, esteve na Unesc na manhã desta sexta-feira (26/9) e mandou um recado para os estudantes do Pronatec: “Aproveitem. O mundo, cada vez mais, vai ser dominado pela inovação, pelas tecnologias de ponta. Não haverá mais lugar no mundo para quem não tiver qualificação e dominar essas tecnologias”. O ministro foi palestrante da Aula Magna dos cursos técnicos do Colégio Unesc deste semestre, com tema “Pronatec: Desafio e Contribuições para a Sociedade Brasileira”, que ocorreu no Auditório Ruy Hülse da Universidade.

“Temos que capacitar os trabalhadores brasileiros não só para competirem, mas também para terem acesso à tecnologia de ponta, afim de que eles não sejam apenas os artífices (criadores) da construção da riqueza, mas partícipes (participantes) da riqueza. Aí surge o Pronatec, que busca atingir alunos de escolas públicas, pessoas oriundas de programas sociais, trabalhadores que precisam de capacitação”, destaca Manoel Dias

O ministro lembrou que o Brasil vive o melhor momento da sua história, em que o mundo está em crise e desempregado, decorrente de uma política recessiva. “E nós tivemos em agosto o menor índice de desemprego desde 2002. Quem está em crise é o mundo, não o Brasil”, aponta.

Aula Magna

A Aula Magna marcou a abertura do curso técnico em Segurança no Trabalho e do módulo II dos técnicos em Agrimensura, Design de Interiores, Informática, Logística, Móveis e Podologia, realizados pelo Colégio Unesc. A abertura do evento contou com a presença do reitor Gildo Volpato; pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira; coordenadora do Pronatec e Colégio Unesc, Normelia Ondina Lalau de Farias, e coordenadora pedagógica do Pronatec na Universidade, Rose Duarte.

“A partir do momento que vocês decidiram fazer um curso técnico na Unesc, vocês não serão mais os mesmos. Vocês são seres de escolhas e essas escolhas transformam vocês a cada dia. Aproveitem essa oportunidade, pois nem todos têm”, afirma o reitor da Unesc. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, e oferece cursos técnicos gratuitos para pessoas que já concluíram o Ensino Médio e tenham entre 16 e 59 anos.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 26 de setembro de 2014 às 13:36
Compartilhar Comente

Ministro do Trabalho estará na Unesc sexta-feira

Ministro do Trabalho estará na Unesc sexta-feira
Manoel Dias fará uma Aula Magna aberta ao público (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebe nesta sexta-feira (26/9) o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, para a Aula Magna com o tema “Pronatec: Desafio e Contribuições para a Sociedade Brasileira”. O evento ocorre às 10 horas, no Auditório Ruy Hülse, e será aberto ao público em geral.

A Aula Magna marcará a abertura do curso técnico em Segurança no Trabalho e do módulo II dos técnicos em Agrimensura, Design de Interiores, Informática, Logística, Móveis e Podologia, realizados pelo Colégio Unesc.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, e oferece cursos técnicos gratuitos para pessoas que já concluíram o Ensino Médio e tenham entre 16 e 59 anos.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 23 de setembro de 2014 às 17:22
Compartilhar Comente

Estudantes depositam sonhos em cápsula do tempo

Estudantes depositam sonhos em cápsula do tempo
A caixa só será aberta daqui a onze anos (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Sorrisos e expectativa iluminaram o rosto dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. “Vamos enterrar a carta”, cantavam os pequenos durante o caminho da escola até o Horto da Universidade. Cartas, foto e um jornal foram revestidos de plástico e colocados em uma caixinha, servindo como uma “cápsula do tempo”. Junto à caixa, os alunos plantaram uma muda de ipê. Os itens serão desenterrados daqui a 11 anos, quando os pequenos estiverem no Terceirão.

Em sala de aula, a turma está aprendendo sobre meio ambiente. Na carta, eles escreveram suas expectativas sobre o planeta para daqui a alguns anos. Segundo a professora Ana Karen Rosado Teixeira, a ação desenvolve a esperança das crianças perante o futuro. “Espero que quando desenterrarmos a carta o nosso mundo esteja melhor, que as pessoas se respeitem e estejam mais próximas”, comenta.

De acordo com Ana Karen os alunos estão tão envolvidos com o tema, que ficam tristes só de ver alguém jogar lixo no chão. “O Colégio Unesc tem como projeto de ensino formar cidadãos. Alcançar a consciência deles e transformar a ideia em atitude é realizar nosso trabalho com eficácia”, ressalta.

A outra carta foi revestida de assinaturas da turma. Dentre as 15 crianças envolvidas na ação, estava Alan Ferreira Caciatori. O pequeno de seis anos estava radiante com o processo de enterrar a caixa.  Para ele, cuidar do meio ambiente já virou rotina. “Eu rego as plantas todos os dias, além disso, já plantei árvores de laranja e manga. Nós precisamos da natureza para viver e por isso sempre que posso ensino meu pai o quanto é importante gostar do meio ambiente. Depois que conversei com ele, meu pai molha a plantinha do trabalho dele todos os dias”, garante.

O ipê que não queria ser poste

Em uma das aulas, a professora Ana Karen contou aos alunos uma história que aconteceu em Porto Velho. Lá foi cortada uma árvore de ipê para transformar em poste. O ipê amarelo floresceu novamente, mesmo após ser arrancado. “A história virou símbolo da natureza para nós e em conjunto combinamos de enterrar uma muda de ipê amarelo, igualzinho o de Porto Velho, junto à nossa caixinha”, comenta a professora. Uma foto da árvore de Porto Velho foi colocada dentro da caixa.

Mudas são entregues a estudantes   

Também alusivo ao tema meio ambiente, os estudantes da turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em parceria com o Horto da Unesc, entregaram 115 mudas a alunos da escola. “Mesmo que pequeno, o gesto reflete em uma boa ação entre os estudantes, despertando a consciência ao plantar a mudinha em suas casas”, comenta a professora Mônica Milano Alves.

Em grupos, os estudantes foram até as salas de aula do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para, junto com a entrega de mudas, realizar uma pequena palestra sobre a importância da natureza. Para Arthur Pinheiro Zanoni, de nove anos, é importante levar a mensagem ao maior número de pessoas. “Nós precisamos das plantas para respirar. É necessário explicar a importância disso”, comenta.

Para Maria Eduarda Raicik de Medeiros, de 11 anos, além de plantar também é preciso adotar alguns hábitos. “Temos que cuidar para nunca jogar lixo no chão, economizar água e sempre que possível explicar o quanto é importante cuidar do mundo para aqueles que ainda não sabem”, afirma.

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 22 de setembro de 2014 às 20:28
Compartilhar Comente

Representante da ACIC apresenta 1º Prêmio de Matemática à Unesc

Representante da ACIC apresenta 1º Prêmio de Matemática à Unesc
Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da ACIC até 22 de setembro Mais imagens

O assessor da presidência da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), Joselito Pizzetti, apresentou o 1º Prêmio de Matemática à pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, e à coordenadora do Colégio Unesc, Normelia Farias, na manhã desta quarta-feira (10/9). Promovido pela Associação, o prêmio se destina aos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais e particulares de Criciúma.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da ACIC (www.acicri.com.br) até 22 de setembro. Os cinco primeiros colocados receberão os seguintes prêmios:
1° lugar: IPad e medalha
2° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas
3° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas

A direção e o professor responsável pelo ensino de matemática das escolas contempladas receberão menção honrosa e premiação. A entrega dos prêmios será realizada em evento comemorativo, em data, horário e local a serem definidos.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 10 de setembro de 2014 às 18:07
Compartilhar Comente

Colégio Unesc: pais e estudantes participam de desfile cívico

Colégio Unesc: pais e estudantes participam de desfile cívico
Alunos do Ensino Médio, Fundamental e Pronatec participaram (Foto: Divulgação) Mais imagens

Natação, xadrez ou tênis. Além de apresentar a bandeira do Brasil no desfile da Independência, na manhã de ontem (7/9), os alunos do Colégio Unesc mostraram ao público as atividades e esportes que os estudantes praticam na escola. A apresentação foi realizada no Parque das Nações, em Criciúma, e contou com a participação de alunos do Ensino Médio e Fundamental, do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e pais dos estudantes.

Segundo a coordenadora do Colégio, Normélia Lalau de Farias, as roupas são uma forma de contar a história e mostrar um pouco das atividades realizadas. “Cada peça tinha um significado, assim, as ações e esportes que o Colégio Unesc realiza foram mostradas”, conta.

O tema do desfile do Colégio Unesc foi “Pluralidade Cultural de Criciúma” e buscou mostrar a diversidade e o respeito às culturas da região.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 08 de setembro de 2014 às 17:54
Compartilhar Comente