Colégio Unesc

Trilha ambiental e piquenique com os alunos do Colégio Unesc

Trilha ambiental e piquenique com os alunos do Colégio Unesc
Após apresentação sobre educação inclusiva, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental conheceram o IFSC (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

A fotossíntese é um processo natural utilizado pelas plantas para converter energia solar em energia química. Quem explica é o pequeno Pedro Esteves Boing. “As flores fazem a própria comida e não passam fome por causa do sol”, disse o aluno do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc.

Junto de seus colegas, ele está estudando a vida no Planeta Terra, e aproveitou para colocar os conhecimentos em prática na tarde desta quarta-feira (28), durante um passeio pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Criciúma. Guiados por professores do instituto, os estudantes do Colégio Unesc conheceram a trilha florestal do IFSC.

Em meio a árvores e pássaros, as crianças aprenderam sobre as plantas nativas da região e do Brasil, bem como espécies com origens internacionais, além da vida natural em meio a floresta e a importância da preservação ambiental e da reciclagem. “Conheci o bambu e a banana veludo, que veio da Ásia para o Brasil, vi várias borboletas e gostei muito da trilha”, garantiu Letícia Rufino, também aluna do 2º ano.

Inclusão e conhecimento durante o passeio

A trilha fez parte das atividades propostas pelo IFSC para os estudantes do Colégio, além de alunos e servidores do instituto, relacionadas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada anualmente entre 21 e 28 de agosto.

A turma da professora Ana Karen Rosado foi convidada a participar do evento, pois a o Pedro, a Letícia e seus colegas entendem muito de educação inclusiva. Durante o evento, os pequenos apresentaram três canções, incluindo uma em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), aprendidas durante as aulas com foco na educação inclusiva.

Após a apresentação, a professora discursou sobre o tema para estudantes e servidores do IFSC presentes no evento. “Foi uma troca de saberes, compartilhamos o que aprendemos diariamente sobre educação inclusiva na perspectiva de uma educação transformadora”, comentou Ana Karen, ressaltando o foco na cooperação, compreensão e amizade que as aulas oferecem às crianças do Colégio Unesc.

Após a apresentação e a trilha, um piquenique garantiu a alegria das crianças, encerrando o passeio pelo IFSC. Os pequenos também receberam brindes pela presença no instituto e performance no palco. A professora Juliana Guimarães, da disciplina de artes, também acompanhou a turma durante o passeio.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 29 de agosto de 2019 às 16:30
Compartilhar Comente

O papel do Grêmio Estudantil no ambiente escolar é tema de debate no Colégio Unesc

O papel do Grêmio Estudantil no ambiente escolar é tema de debate no Colégio Unesc
Alunos puderam questionar representantes de setores da Unesc e da União Catarinense dos Estudantes (Fotos: Carina de Freitas) Mais imagens

Qual o papel do estudante no ambiente escolar? Quais seus direitos deveres? Quando o protagonismo a democracia e cidadania do aluno entram em ação? Para solucionar estas e outras dúvidas, o Grêmio Estudantil Professor João Monteiro, do Colégio Unesc, realizou, nesta quinta-feira (22), mais uma atividade em alusão ao Dia do Estudante, comemorado em 9 de agosto.

Desta vez, os estudantes puderam debater os temas com a coordenação do Colégio, bem como representantes da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unesc, da União Catarinense dos Estudantes (UCE) e professores da Unesc.

Comunidade escolar engajada

E os estudantes se mostraram interessados em saber mais sobre o Grêmio e suas atribuições, bem como o papel de cada aluno no ambiente escolar. “O que motivou a participação dos presentes no Grêmio Estudantil?”, questionou o aluno do 2º ano do Ensino Médio, Bruno Carola.

Além da participação no Grêmio, outro tópico abordado foi a diversidade. “Teremos mais espaço para discutir questões relacionadas a diversidade”, perguntou Maria Luiza Nobre, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental.

O engajamento durante o encontro demonstra sucesso na forma como o Colégio incentiva a participação dos estudantes nas atividades do Grêmio. “Este tipo de diálogo é muito importante para que os alunos consigam refletir e discutir sobre seus direitos e deveres, compromissos e até a inserção de outros estudantes no Grêmio Estudantil, que serve como ferramenta para melhorar o ambiente escolar ao nosso redor”, colocou a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas.

A experiência também serve para direcionar os estudantes para causas sociais importantes, tais como a inclusão, respeito e compartilhamento de pensamentos. “Esta troca de ideias faz parte do processo de ensino e aprendizado do Colégio Unesc, auxiliando na formação de adultos críticos, responsáveis e do bem”, completou Carina.

A coordenadora geral do Colégio, Marlene Pires, agradeceu a presença dos estudantes e dos representantes dos setores da Unesc e da UCE. “Muito obrigado pelo empenho de todos em participar deste debate esclarecedor e tão importante para que nossos alunos entendam sua função em relação ao Grêmio Estudantil”, pontuou.

Para ela, o interesse dos estudantes é fundamental para que o Grêmio consiga realizar seu trabalho de maneira eficiente e inclusiva. “Eles questionaram e compreenderam a real função do estudante dentro do ambiente escolar e quais as oportunidades que o Grêmio oferece para transformar este meio em estão inseridos”, finalizou Marlene, colocando a coordenação do Colégio Unesc à disposição do Grêmio e demais estudantes para apoiar ideias e dialogar possíveis soluções para eventuais necessidades.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 23 de agosto de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Festa no encerramento do projeto do Colégio Unesc “Dá licença que meu boi quer passar”

Festa no encerramento do projeto do Colégio Unesc “Dá licença que meu boi quer passar”
Estudantes realizaram apresentação na Unesc (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Herança cultural dos povos que colonizaram Florianópolis, a história do Boi-de-Mamão já encantou crianças e adultos das mais diversas gerações. Quem tem a história do Boi-de-Mamão na ponta da língua é a Thalia Francisco Vitorino. Junto com seus colegas do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, ela participou do projeto “Dá licença que meu boi quer passar”. “Um projeto muito alegre e divertido que realizamos sobre a colonização açoriana de Santa Catarina e suas tradições culturais”, comentou a menina, empolgada.

Encerrada nesta terça-feira (20), às vésperas do Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, a atividade ganhou uma festa de conclusão à altura: uma apresentação final na Unesc, em meio a alunos do Colégio Unesc, pais de alunos, professores, acadêmicos da Unesc e representantes da Reitoria.

Abordando o folclore de maneira lúdica

Recheado de dança, música, cultura e confecção de personagens tradicionais da história, o projeto buscou repassar o conto do Boi-de-Mamão para os estudantes de forma prática e lúdica. “Eu dancei e interpretei a personagem médica que ressuscita o boi quando ele morre”, comentou Thalia. Vestida à caráter, ela explicou que toda a coreografia foi criada pelos próprios alunos do 2º ano.

E a liberdade oferecida aos pequenos se mostrou produtiva. “Eu ajudei a criar alguns passos, mas também fiz parte dos detalhes que foram colocados no boi”, contou Letícia Rodrigues Rufino, também aluna do 2º ano do Ensino Fundamental.

A iniciativa surgiu nas aulas de artes dos pequenos, conduzidas pela professora Juliana Guimarães, e contou com a parceria das professoras Ana Karen Rosado e Bruna Guedes. "Desde pequena tenho contato com essa manifestação artística, ainda quando morava em Jaguaruna", lembrou a professora, que soube da importância de se repassar o Boi-de-Mamão para as crianças durante seus anos de graduação. "É uma manifestação cultural muito importânte para a nossa região e estado", reiterou.   

As professoras Ana Karen Rosado e Bruna de Bona também auxiliaram no projeto. “A turma realizou uma atividade sobre a colonização açoriana na região, já aproveitando para criar a coreografia, os figurinos e personagens do Boi-de-Mamão, peça folclórica muito presente em Santa Catarina”, explicou Ana Karen.

Atividade interdisciplinar e participativa

A concepção do visual das apresentações da história do Boi-de-Mamão envolveu mais de uma disciplina, e os pequenos acabaram aproveitando os conhecimentos da aula de artes para montar o boi, a dona Maricota, os vaqueiros e outras personagens. “Contamos com a participação de pais e familiares dispostos a nos ajudar a criar e encenar toda uma história de fantasia e cultura presente nas nossas raízes catarinenses”, completou Ana Karen.

O projeto também proporcionou a integração entre alunos e familiares. “Ajudei na confecção do boi e dos cavalos dos vaqueiros, e foi incrível poder trabalhar ao lado de crianças tão criativas e animadas e de uma equipe de professoras e coordenadoras tão atenciosa como a do Colégio Unesc”, disse Renata Wadocha, acadêmica do curso de Artes Visuais da Unesc e mãe de uma das alunas que participou do projeto. “Acho que é muito importante que eles tenham esse contato com uma peça cultural tão presente e importante para a nossa região”, continuou.

Tal contato acaba por evidenciar a prática pedagógica do projeto. “Por meio dele, os alunos se apropriaram do conhecimento de forma criativa e lúdica, sobretudo, foram protagonistas em todas as ações”, afirmou a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas. “Fico muito emocionada cada vez que assisto, é algo mágico que remete a minha infância. Momentos felizes e de muito aprendizagem é o que temos e queremos cada vez mais propiciar aos nossos alunos no Colégio Unesc”, seguiu a coordenadora pedagógica.

O projeto “Dá licença que meu boi quer passar” também é motivo de orgulho para a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires. “O Boi-de-Mamão tem uma importância cultural muito grande para a nossa região, e é gratificante ver os nossos alunos se esforçando e querendo saber mais sobre a história do boi, querendo ajudar na confecção dos personagens e se divertindo durante as apresentações”, comemorou Marlene.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 20 de agosto de 2019 às 19:00
Compartilhar Comente

Matemática: Classificados para a segunda etapa da OBMEP, alunos do Colégio Unesc se preparam para nova prova

Matemática: Classificados para a segunda etapa da OBMEP, alunos do Colégio Unesc se preparam para nova prova
Alunos seguem preparação para próxima etapa da OBMEP 2019 (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Dividendos, números primos, fórmulas e cálculos dos mais variados permeiam o ainda temido mundo da matemática. Mas, no Colégio Unesc, são poucos os alunos que não buscam se aventurar pelos mares do conhecimento numérico. Prova disso é que nove estudantes do Colégio se classificaram para participar da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019.

Um deles é o Vinicius de Paula. Aluno do 6º ano do Ensino Fundamental, ele utilizou simulados disponibilizados no site da OBMEP para se preparar. “Resolvi as questões em casa e me preparei muito para a primeira fase”, garante o estudante.

Mesmo com o conhecimento em dia, ele segue no ritmo dos estudos para a segunda etapa da competição. “Continuo estudando muito e tenho o apoio dos professores do Colégio”, diz Vinicius, que espera bons resultados na segunda fase, e sonha em seguir no caminho da matemática. “Gosto muito de matemática e pretendo ir ainda mais além no futuro. Quero trabalhar com física ou química”, revela o menino, com olhar radiante.

No Colégio, apoio para os estudantes

Além do Vinícius, os outros oito estudantes também se preparam para a segunda etapa da OBMEP, que ocorre no dia 28 de setembro. Para auxiliar, o Colégio montou um grupo de estudos com os professores de matemática da instituição, Adriane Uggioni, Louise Roloff e Adriano da Silva. “O foco é prepará-los ainda mais para os desafios que estão por vir, exercitando e desenvolvimento o conhecimento matemático em todos os nove classificados”, completa a coordenadora pedagógica do Colégio, Carina de Freitas.

Somado a vontade de ajudar nos estudos, o orgulho pelos aprovados também permeia os corredores do Colégio Unesc. “Temos muito orgulho de todos os nossos alunos que se esforçaram e se dedicaram para conquistar sua vaga na próxima fase da competição, e esperamos que consigam avançar para a etapa nacional da prova”, parabeniza Carina.

Estigmatizada, a matemática é uma das disciplinas que menos desperta interesse nos estudantes. “É um preconceito que vem de décadas, pois sempre foi e segue sendo desafiadora, que requer comprometimento e entendimento por parte do aluno”, coloca a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires, que possui formação na área.

Porém, a OBMEP auxilia no processo de aproximação entre disciplina e estudantes. “A prova estimula o desenvolvimento matemático, pois requer que os participantes estudem para se saírem bem, e é algo que fazem já que gostam de matemática, pré-requisito essencial para a disciplina”, continuou a coordenadora geral. “Esperamos que todos conquistem bons resultados na próxima etapa da prova e que sigam aprendendo e desenvolvendo o conhecimento matemático”, finalizou Marlene. Os resultados finais da OBMEP 2019 serão divulgados no dia 3 de dezembro.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 15 de agosto de 2019 às 16:01
Compartilhar Comente

Dia do Estudante: diferentes histórias e um olhar para o futuro

Dia do Estudante: diferentes histórias e um olhar para o futuro
Convidamos estudantes de diferentes gerações para dialogar sobre a vida Mais imagens

O dia 11 de agosto é marcado pelo Dia do Estudante. Uma data especial, que compartilha diferentes trajetórias até a Universidade. Diariamente, mais de 13 mil histórias se encontram no Colégio Unesc, na graduação e na Pós-Graduação, com seus sonhos, batalhas e protagonismos.

“Ser estudante é ser forte, dedicado, comprometido e com uma grande missão: ser o futuro do mundo. Seu dia é comemorado com alegria pela Unesc. Vocês são a razão de ser da Universidade, no ensino, na pesquisa e na extensão. Neste mês a mensagem que queremos deixar é de alegria, com uma gincana especial e atividades culturais. Olhe para o horizonte e saiba que todo sonho é possível. Busque sua felicidade”, deseja a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Para celebrar a data convidamos estudantes de diferentes gerações para dialogar sobre a vida e sobre o futuro do mundo.

Confira:


Durante o mês do estudante a Unesc promoverá ações especiais para homenagear e integrar seus alunos. Confira a programação:

•          9 de agosto - recepção dos calouros do EaD;

•          12 de agosto - inauguração do bicicletário;

•          15 de agosto - palestra Autismo e os gatilhos de superação - com Marcos Petry;

•          16 de agosto - Mostra de Talentos Acadêmicos e da comunidade externa.

•          29 de agosto - II GincaUnesc

Produção: Gregori Flauzino e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de agosto de 2019 às 11:40
Compartilhar Comente