Colégio Unesc

Alunos do Colégio Unesc se preparam para contribuir com o Legislativo do Estado

Alunos do Colégio Unesc se preparam para contribuir com o Legislativo do Estado
Estudantes concluíram mais uma etapa antes da viagem Florianópolis (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O que é política? Os alunos do Colégio Unesc aprenderam sobre os princípios dela e conheceram os trabalhos dos poderes Legislativos de Santa Catarina e de Criciúma. A atividade, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (30/8), é uma etapa da 23ª edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense, em que o Colégio representa os municípios do Sul do Estado.

Além de conhecimento, os participantes receberam uma cartilha com explicações de como se organiza e como funciona os poderes públicos, a democracia, as administrações públicas e outros setores relacionados ao tema.

O aluno do terceiro ano do Ensino Médio Lucas da Silva Boff conta que o aprendizado compartilhado com ele hoje vai fazê-lo votar de forma mais consciente na próxima eleição. “Viemos para aprender sobre política. Apesar da grande crise e de ser um assunto muito comentado ainda não temos consciência do que realmente é. Aprendendo, em 2018 vamos poder votar e fazer a diferença”, destacou o estudante.

O programa se divide em quatro etapas: socialização de conhecimentos, formações técnicas com deputados, visita de representantes do parlamento ao Colégio e a Semana da Jornada, que ocorre de 26 de novembro a 1º de dezembro, na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis.

A coordenadora geral do Colégio Unesc, Daiana Colombo Dieter, ressalta que é importante a parceria do Estado com a escola para pensar no agora. “É um senso comum pensar que o jovem é o nosso futuro, enquanto devíamos investir no jovem de agora, para que criem consciência e que saibam desde cedo que a política faz diferença”, ressaltou.

Durante as atividades em Florianópolis, os alunos vão poder sugerir suas ideias de mudanças, trabalhando em conjunto com os deputados estaduais. Já passaram pelo programa 836 jovens, com 27 projetos de leis protocolados.  “Reclamamos muito e conhecemos pouco. Para reclamar de algo devemos primeiro saber a real situação. É o motivo de eu me interessar polo projeto, quero saber como funciona o Parlamento e poder contribuir”, comentou a aluna do primeiro do Ensino Médio, Catarina Bortolotto.

Os estudantes ainda vão passar por mais uma formação, com a presença de deputados. Esta é a segunda vez que o Colégio Unesc participa do encontro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 31 de agosto de 2017 às 16:03
Compartilhar Comente

Colégio Unesc representa a região Sul em projeto parlamentar estadual

Colégio Unesc representa a região Sul em projeto parlamentar estadual
Alunos vão levar suas ideias e trabalhar com os deputados estaduais (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os alunos do Colégio Unesc vão aprender sobre política, representar os municípios do Sul de Santa Catarina e contribuir com o poder Legislativo na 23ª edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense. O programa se divide em quatro etapas: socialização de conhecimentos, formações técnicas com deputados, visita de representantes do parlamento ao Colégio e a Semana da Jornada, que ocorre de 26 de novembro a 1 de dezembro, na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis.

A coordenadora geral do Colégio Unesc Daiana Colombo Dieter, destaca a oportunidade de aprendizado e de formação como cidadão. “É muito importante a parceria entre os órgãos públicos e a escola. Ações como esta fortalecem o futuro cidadão, estimulam um voto mais consciente, uma escolha coerente e também auxilia no questionamento da importância do voto”.

Ela afirma ainda que o projeto pode reafirmar a esperança de um país justo. “Dentro do momento político que vivemos é importante que as novas gerações conheçam a política e acreditem que é possível um país mais justo e com qualidade de vida”, afirma.

Durante as atividades em Florianópolis, os alunos vão poder sugerir suas ideias de mudanças, trabalhando em conjunto com os deputados estaduais. Já passaram pelo programa 836 jovens, com 27 projetos de leis protocolados.

A próxima etapa do projeto é a formação com o tema “O que é política? ”, que vai apresentar os processos aos alunos, que estão aptos a se candidatarem, e reforçar os conhecimentos na área. O encontro ocorre no dia 29 de agosto, às 8 e às 14 horas, e vai contar com a presença de representantes dos parceiros políticos na região, a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), a Gered (Gerência Regional de Educação), a Câmara de Vereadores e a Secretaria de Educação de Criciúma. As eleições para a escolha dos representantes do Colégio ainda não têm data definida e aguardam pelo Legislativo.

Os estudantes ainda vão passar por mais uma formação, com a presença de deputados. Esta é a segunda vez que o Colégio Unesc participa do encontro. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 23 de agosto de 2017 às 19:57
Compartilhar Comente

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades
Nesta sexta-feira é comemorado o dia de quem busca aprendizado (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Ah, aquele frio na barriga que dá no primeiro dia no mercado de trabalho, quando você está prestes a conhecer na prática a profissão que escolheu. O estagiário é muito mais do que buscar café ou fazer cópias. Ele contribui produtivamente em troca de conhecimento, buscando viver da melhor forma possível esta importante experiência. Nesta sexta-feira (18/8) é comemorado o dia dele. Então chama o estagiário para ler esta matéria com você.

Amor pelo que faz

O estagiário do Colégio Unesc Alexandre Pacheco, quer ajudar no aprendizado de outras pessoas e está vivendo um pouco deste sentimento durantes as aulas de Matemática. “Eu busco auxiliar os alunos com deficiência no aprendizado, o que é muito gratificante. Meu desejo é ser professor e estou vivendo aqui um pedacinho da prática, e reafirmando que é o que quero”, comentou o aluno da quarta fase de Licenciatura em Matemática.

Ele conta ainda sobre a satisfação do seu papel junto aos alunos. “Há dois meses estou aqui e trabalho com duas crianças. Ver elas apreendendo é uma grande recompensa, é o que nos move”, destacou.

Crescimento

Muitas vezes conciliar trabalho com a graduação pode ser cansativo, mas a recompensa vem. Os conhecimentos e a socialização com quem entende do assunto se tornam fundamentais para você crescer, na vida pessoal e profissional. Às vezes, as relações extrapolam âmbito profissional e criam-se amizades, uma interação que agrega ao conhecimento e proporciona uma melhor vivência no dia a dia.

A contribuição do estagiário reflete em todo o processo. Normalmente ele recebe aquelas missões que destravam, que vão otimizar o trabalho de outras pessoas, facilitando assim o trabalho de todos. É uma contribuição que se percebe ao final, nos resultados.

Um exemplo disso é o estagiário Lucas Nunes, acadêmico do curso de Direito, que está aproveitando a possibilidade de aprender e contribuir com o CPJ (Centro de Práticas Jurídicas) da Universidade. “O estágio contribui para o setor e para meu conhecimento. Aqui auxilio, faço agendamentos e tenho a vivência da área, me preparando melhor para o futuro, principalmente por ainda estar na primeira fase da graduação. É uma oportunidade de crescimento e me sinto peça importante aqui”, afirma Nunes.

Para aproveitar ao máximo

O assistente de web do Secom (Setor de Comunicação Integrada) da Unesc, Guilherme Possenti, é aluno do curso de Ciência da Computação e iniciou como estagiário na Universidade. Após um ano e dez meses ele foi efetivado, e hoje, já faz parte do quadro de funcionários da Instituição há um ano e dois meses. Para ele, a melhor forma de aproveitar o estágio é aprender com a experiência dos colegas. “O estágio pode e deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado. É o momento em que podemos usufruir da experiência e conhecimentos dos colegas de trabalho que estão ali, muitas vezes ampliando até novas áreas. É o melhor jeito de se preparar para a futura área de atuação profissional. O conhecimento está ali, é só ir buscar”, destaca.

Um processo de amadurecimento e conhecimento


Na Unesc, os estudantes ocupam 2.207 vagas de estágios e contribuem em aproximadamente 500 empresas e instituições da região. Além disso, a Universidade dá 71 oportunidades de trocas de conhecimentos aos seus acadêmicos no campus. “É a preparação para a etapa profissional da vida do estudante. O estágio pode ser entendido como o período de focar na prática e estimular os conhecimentos adquiridos no ambiente de ensino. É a oportunidade de familiarizar o acadêmico com o meio de trabalho, contribuindo assim para sua formação profissional e pessoal”, ressalta a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade da Unesc, Camila Casagrande Preve.

*A matéria especial para homenagear os estagiários foi feita por quem entende do assunto. O Leonardo Ferreira é estudante de Jornalismo da Satc e estagiário do Secom. Parabéns ao Léo e a todos os estagiários!

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 18 de agosto de 2017 às 14:25
Compartilhar Comente

Aos estudantes, com carinho

Aos estudantes, com carinho
Programação especial marcou o Dia do Estudante na Unesc (Fotos: Mayra Lima e Milena Nandi) Mais imagens

Um campus decorado e um dia pensado para reverenciar os protagonistas do campus. Assim foi o Dia do Estudante na Unesc. Nesta sexta-feira (11/8), os alunos encontraram a Universidade com música e atividades culturais, além de receber o abraço da Reitoria e uma programação especial no Colégio Unesc. Ah, e sem esquecer uma pipoca quentinha e o Pic Nic. 

Para comemorar a data e estreitar laços, os acadêmicos foram convidados a participar de um café com a Reitoria, que ocorreu no fim da tarde de sexta-feira. Segundo a reitora, Luciane Ceretta, essa é uma proposta da nova gestão. “Os alunos são o coração da Unesc. Aproximá-los ainda mais da Reitoria torna a Universidade muito mais participativa e democrática. Temos o objetivo de apoiar o movimento estudantil, com o intuito de fortalecer a representatividade de nossos estudantes”, afirma. O encontro teve ainda a presença do vice-reitor, Daniel Preve e da chefe de gabinete da Reitoria Gisele Coelho Lopes.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Marcos Machado, comenta que essa aproximação auxilia a nova gestão a solucionar problemas. “Somos nós quem sabemos quais as principais necessidades do dia a dia. Esta é uma forma eficaz de encontrar diversas soluções”, comenta.

Colégio Unesc

Para comemorar o dia, o Colégio Unesc desenvolveu uma gincana de jogos cooperativos, não competitivos. Os estudantes do Ensino Fundamental se divertiram e desfrutaram de um lanche. “É importante comemorarmos este dia, eles são o nosso principal foco e nós fazemos essas atividades para que eles aprendam a cooperar, participar, interagir, além de integrar uma turma com a outra. Foram feitas brincadeiras divertidas e também um Quiz, com questões que foram aprendidas em sala de aula”, conta a coordenadora geral do Colégio Unesc, Daiana Dieter Colombo.

Sarau Cultural

Para animar a sexta-feira, o DCE organizou uma programação cultural que contou poesias, batalhas, microfone aberto, bate papos, entre outras atividades. O intuito foi o de disseminar uma ação de cultura pelo campus, para aproximar a arte de rua da Universidade. A ação teve a parceria do Coletivo Nossa Classe, de Criciúma, com a presença do seu presidente, Luca Quagli, e do selo musical SLF Records, com a presença de Cal Will e Samuel MKA e a presença de artistas da região.

Pic Nic

O Setor de Arte e Cultura também promoveu o Pic Nic na Praça, que nos intervalos da manhã e da tarde, trouxe para a Praça do Estudante apresentações culturais, plantação de árvores, varal de imagens e poesias, grafite, mosaico e quitutes.

Biblioteca

A Biblioteca Professor Eurico Back entregou durante a sexta-feira tsurus para os estudantes. Feitos de papel, os tsurus representam uma ave sagrada do Japão e são  símbolos da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2017 às 21:23
Compartilhar Comente (1)

Sorrisos e aprendizados na 4º Olimpíada Cultural do Colégio Unesc

Sorrisos e aprendizados na 4º Olimpíada Cultural do Colégio Unesc
Evento foi alusivo ao Dia do Estudante (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A diversão foi medalha de ouro na 4º Olimpíada Cultural do Colégio Unesc. Com muitos sorrisos e competições sadias as crianças se divertiram nesta quarta-feira (9/8), no Ginásio do Colégio e comemoram antecipadamente o Dia do Estudante (11 de agosto).

Reforçando a amizade e o conhecimento

A atividade buscou criar laços entre alunos e professores para tornar o dia a dia de aprendizado na escola mais prazeroso, e também colocou em prática o que foi desenvolvido em sala de aula. “Queremos aproximar alunos e os professores, por meios de atividades planejadas para aplicar os conhecimentos compartilhados em sala de aula. Elas requerem trabalho em equipe e podem até reforçar o ensino por meio das brincadeiras”, afirmou a diretora do Colégio Unesc, Daiana Colombo Dieter.

Tarefas com solidariedade

A competição iniciou dias antes da gincana, com a criação do grito de paz e a coleta de alimentos para doação. A instituição que vai receber o auxílio será escolhida pós evento, e vai passar por uma análise. No ano anterior as crianças do Bairro da Juventude receberam doações de agasalhos para aquecer o inverno.

No dia das Olimpíadas, os alunos encontraram atividades como o Quiz Cultural, com o tema “25 anos do Colégio Unesc”, “Qual é a música?”, atividades relâmpagos e a caça ao tesouro, quando as crianças invadiram as dependências da Universidade em busca dos itens.

Competição com amizade

Os estudantes do sexto ano, Caio Carola e Eliel Santana, ambos com 11 anos, estavam em times diferentes, mas não deixaram a amizade de lado e sentaram juntos na hora do lanche para conversar. “Já ganhamos duas provas e estamos na frente, acho que vamos ser campeões da gincana esse ano”, comentou Caio. “Calma que a minha equipe também venceu, fomos mal em algumas provas, mas ainda estamos aí, dá para ganhar”, respondeu Eliel. “Mesmo se vocês virarem eu já me diverti muito, na corrida do ovo não consegui segurar as risadas, acho que vamos ganhar, mas se não ganharmos, já fiquei muito feliz hoje”, completou Caio.

As ações do dia de hoje contaram com o apoio da APP (Associação de Pais e Professores), que presenteou os participantes com uma camiseta comemorativa pelos 25 anos do Colégio e um lanche. Nesta sexta-feira (11/8), durante a tarde, os alunos vão participar de uma gincana cooperativa, também para celebrar o Dia do Estudante.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2017 às 16:30
Compartilhar Comente