Colégio Unesc

Volta às aulas: música, diversão e fantasia no Colégio Unesc

Volta às aulas: música, diversão e fantasia no Colégio Unesc
Em festa, estudantes retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (29) (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

“Nossa escola é mais feliz quando você está aqui”. Estas foram as palavras que receberam os alunos do Colégio Unesc durante a volta às aulas desta segunda-feira (29). E elas não vieram sozinhas. A recepção também contou com muita música, dança, fantasia, doces, amor e carinho. A mascote do Colégio, o Unesquinho, também esteve presente durante todo o dia.

E, após a calorosa recepção, os estudantes estão prontos para iniciar o segundo semestre. “Adorei o primeiro dia de aula. Dancei com meus amigos, brinquei e corri, e agora vamos voltar a estudar e aprender todos os dias”, contou a pequena Thalia Francisco Vitorino. Ela é aluna do 2º ano do Ensino Fundamental.

Como todas as crianças, Thalia adora férias. Mas, mesmo voltando à rotina de estudos, não tirou o sorriso do rosto. “Eu já estava com saudades do Colégio, dos meus amigos e das professoras”, revelou a estudante. Empolgada, ela aproveitou para descontrair com os colegas durante o primeiro dia de aula do segundo semestre. “É muito legal estar aqui e sentir que todos gostam de brincar comigo, de aprender junto comigo todos os dias”, completou.

Thalia também elogiou a receptividade das professoras e funcionários do Colégio. “Todas as professoras estavam vestindo fantasias, e eu adorei a bruxinha e a Branca de Neve”, comentou a menina, rindo.

E não foi só a Thalia que aproveitou a volta às aulas para descontrair e se preparar para o segundo semestre. A colega dela, Isabela Ronconi Soares da Silva, também brincou, correu e dançou com as amigas. Além da diversão e dos estudos, a Isabela também está com foco em outro assunto. “Estou muito ansiosa para conhecer a nossa nova colega de classe, que vai começar a estudar com a gente ainda essa semana”, revelou, extasiada.

Acolhida calorosa

As professoras também entraram na brincadeira. Fantasiada de Cinderela, a professora do 4º ano do Ensino Fundamental, Paula Justi Vassoler, participou das brincadeiras e danças com os estudantes. “Sempre esperamos a volta de maneira receptiva, prontas para iniciar o novo semestre. A espera pela volta das férias é muito longa, são duas semanas de muita saudade deles e, por isso, recebemos todos com os braços abertos”, garantiu a docente.

Em meio a brincadeira, a empolgação da Thalia, da Isabela e dos outros alunos do Colégio Unesc demonstra a ligação que possuem com o ambiente escolar, os professores e coordenadores. “Nosso objetivo é que eles queiram estar aqui, brincando, aprendendo e descobrindo o mundo”, disse a coordenadora pedagógica do Colégio, Carina de Freitas.

As músicas, lembrancinhas, fantasias e diversão durante a recepção dos alunos objetivam proporcionar um ambiente amigável, leve e divertido para que o sentimento de aprender no Colégio Unesc seja nutrido e cresça cada vez mais. “De maneira lúdica, fortalecemos o sentimento de paz, união e alegria dentro do Colégio”, continuou Carina.

Além da recepção, o segundo semestre guarda outras surpresas para os estudantes. Ainda em agosto, as comemorações do Dia do Estudante também trarão diversão e acolhimento para os alunos. “É gratificante ver que eles voltaram com ainda mais vontade de aprender e, por isso, é de suma importância que mantenhamos um calendário repleto de eventos e atividades que aumentem o afeto que os nossos alunos sentem pelo Colégio Unesc”, relatou a coordenadora geral do Colégio, Marlene Pires.

A festa do Dia do Estudante ocorre no dia 9 de agosto. Outros eventos e comemorações incluem a Mostra Cultural do Colégio Unesc, que ocorre em outubro, bem como os Jogos Escolares, reuniões com professores, discussões sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Colégio, o projeto “Uma Noite, Muitas Histórias”, entre outros.


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 30 de julho de 2019 às 14:25
Compartilhar Comente

Ideias, prática e pesquisa no projeto Empreendedorismo Social do Colégio Unesc

Ideias, prática e pesquisa no projeto Empreendedorismo Social do Colégio Unesc
Ferramentas tecnológicas foram utilizadas durante todas as etapas do projeto Empreendedorismo Social (Foto: Fagner Santos) Mais imagens

Um dos problemas enfrentados por estudantes de todas as idades é o peso dos materiais na mochila. Dores na coluna e problemas na postura são apenas alguns dos resultados que o sobrepeso na mochila pode acarretar. Pensando nisso, a aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, Cristine Juliani Mariano, desenvolveu, ao lado de dois colegas, o projeto Armário Sustentável.

A ideia, que surgiu durante o andamento do projeto Empreendedorismo Social, do Colégio Unesc, estrutura os passos de captação de recursos, criação e implantação de armários para que os alunos do colégio possam deixar suas mochilas. “A proposta envolve colocar um armário em cada sala de aula. Isso reduziria muito o peso que carregamos nas mochilas, e evitaria dores na coluna e futuros problemas de postura por conta do peso”, explicou a estudante.

O Armário Sustentável é apenas uma das diversas ideias que o projeto Empreendedorismo Social fomentou. Realizada em três encontros, a iniciativa buscou capacitar os estudantes do Colégio Unesc para que possam desenvolver, por conta própria, soluções para necessidades encontradas no ambiente escolar. “Aprendemos a estruturar uma ideia, vende-la”, disse Cristine. “Também conhecemos as necessidades do Colégio, levantamos soluções e aprendemos a empreender em cima das nossas ideias, botá-las em prática”, completou.

Agora, com os projetos prontos, os estudantes se preparam para a apresentação final das ideias, às 13h30 do dia 2 de agosto, na sala de Metodologias Ativas (103) do Bloco XXI-B da Unesc. “Teremos uma apresentação oficial para a Reitoria, que vai avaliar as ideias e, que sabe, botar em prática aquilo que os alunos desenvolveram durante o projeto”, colocou o professor dos cursos de Engenharia de Produção e Design, Haron Cardoso Fabre, que conduziu os três encontros do projeto. A apresentação é aberta a todos os públicos.

Base prática para a construção de ideias

Para preparar as apresentações, os estudantes aprenderam, ao longo dos encontros, a levantar as necessidades do Colégio, bem como idealizar e planejar soluções. “Utilizamos ferramentas que eles conhecem, como os smartphones e a internet, para que eles pudessem trabalhar com algo que já conhecem”, expôs Fabre.

O objetivo era de que os alunos criassem empresas fictícias que apresentassem produtos ou serviços que solucionem as necessidades do Colégio. “Já estão finalizando tudo, incluindo o logotipo das empresas, afunilando as pesquisas de campo que realizaram, tudo para que a ideia seja devidamente apresentada e fortalecida na apresentação final para a Reitoria”, revelou o docente.

Entre os processos realizados pelos estudantes encontram-se pesquisa de mercado, levantamento de público alvo, idealização e estruturação de uma empresa, além de diversos outros, todos com foco prático. “Alguns dos projetos obtiveram mais de 150 respostas na pesquisa de mercado”, exemplificou Fabre. Os alunos também participaram de uma palestra ministrada por dois empreendedores da região.

Projeto garante desenvolvimento pedagógico

Todo o processo de aprendizado proporcionado pelo projeto Empreendedorismo Social garante proximidade com as vivências dos empreendedores. “É um contato muito importante, pois os alunos estão pensando em soluções para necessidades do Colégio, aprendendo a tirar a ideias do papel e até analisando viabilidade para que tudo funcione”, disse a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas.

De acordo com ela, os encontros proporcionam proximidade com o mercado de trabalho. “Ainda podemos ver saindo daqui uma empresa, um produto, quem sabe grandes empreendedores, pois a criatividade deles é ilimitada”, continuou Carina.  

A coordenadora Geral do Colégio Unesc, Marlene Pires, concorda. “É um projeto inovador, que oferece espaço para que possam desenvolver seu imenso potencial criativo e que vai auxilia-los a identificar necessidades em qualquer ambiente que frequentem”, argumentou.

Marlene também agradeceu a parceria da reitora da Unesc, Luciane Ceretta. “Ela abraçou a ideia desde o princípio, e acreditamos que vai se surpreender com os projetos desenvolvidos pelos nossos estudantes”, pontuou a coordenadora, referindo-se à apresentação dos projetos para a Reitoria, no dia 2 de agosto.   

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 24 de julho de 2019 às 16:40
Compartilhar Comente

Brincadeiras, guloseimas e alegria no encerramento do primeiro semestre de 2019 do Colégio Unesc

Brincadeiras, guloseimas e alegria no encerramento do primeiro semestre de 2019 do Colégio Unesc
Estudantes comemoraram final do primeiro semestre e início das férias de julho (Fotos: Fagner Santos; Carina de Freitas) Mais imagens

A última sexta-feira (12) foi de festa para os estudantes do Colégio Unesc. Princesas, super-heróis, piratas e diversos outros personagens da fantasia circulavam pelos corredores da instituição. “Eu sou um unicórnio”, afirmou Thalia Francisco Vitorino. Assim como todos os outros estudantes do Colégio, ela pode comparecer fantasiada às aulas de sexta-feira, dia que marcou o encerramento do primeiro semestre de 2019 para o Colégio Unesc e o início das férias de julho.

Ela é aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, e escolheu se fantasiar com peças que remetem ao animal lendário. “Gosto muito de unicórnios, e eu que escolhi a fantasia, mas minha mãe me ajudou a montar”, contou a pequena. E a oportunidade de vestir uma fantasia para comemorar o encerramento do semestre agradou aos estudantes. “Eu estou gostando. A gente também pode se divertir bastante com os amigos, com os colegas, a gente pode escutar várias músicas e dançar, tem lanche e muitas brincadeiras”, comemorou Thalia, empolgada.

Comemorar um semestre de muito aprendizado, experiências e integração foi o principal motivo para a sexta-feira livre oferecida aos alunos do Colégio. “Este é um momento de alegria. Após tanto estudo, dedicação e superação de desafios, os alunos merecem esse momento de se divertir, comemorar com os amigos”, pontuou a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas.

Os professores também utilizaram fantasias durante a comemoração. “É uma oportunidade para brincadeiras, integração e felicidade. Também oferecemos uma lembrancinha para cada aluno, para que saiam felizes e sintam prazer em retornar”, completou Carina. Toda a comemoração do encerramento do primeiro semestre de 2019 é resultado de um projeto pedagógico que trabalhou respeito, harmonia e paz no ambiente escolar.

Volta às aulas também trará comemoração

E não é apenas o encerramento das aulas que será uma data especial para os estudantes. A volta às aulas, no dia 29 de julho, também será marcada por muita diversão, música e alegria. “Estamos preparando surpresas, e vamos aguardar eles com bastante carinho”, comentou a professora do 2º ano do Ensino Fundamental, Ana Karen Rosado. “Vamos voltar cheios de vontade de ensinar e contribuir para que eles sejam pessoas felizes e com a autoestima lá em cima, porque a gente acredita muito no potencial de cada um”, acrescentou a docente.

E, justamente para demonstrar o carinho e a confiança do Colégio Unesc aos alunos, a volta às aulas, no dia 29 de julho, será animada. “Queremos que se sintam alegres neste ambiente e que sintam vontade de retornar para a escola, aprender e brincar com os amigos”, expôs a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires. “Primeiro, encerramos um semestre de muitos projetos e ações, e esperamos voltar com tudo no dia 29, com mais projetos pedagógicos e chances de oferecer conhecimento e preparação para a vida”, completou Marlene.

Algumas das próximas ações a serem desenvolvidas após a volta às aulas serão a gincana cultural do Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, semana de jogos escolares em outubro, mostra cultural e o projeto 'Uma Noite, Muitas Histórias', no final do ano. “Ainda temos muito pela frente, incluindo reuniões com professores, discussões sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Colégio, enfim, pensar o Colégio Unesc do amanhã e prepara-lo para que nossos estudantes possam ter uma base para o mundo acadêmico, sempre presente graças à Unesc, além de prepara-los para a vida”, disse a coordenadora geral.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 14 de julho de 2019 às 06:30
Compartilhar Comente

Música, cultura e emoção na 27ª Festa de Inverno do Colégio Unesc

Música, cultura e emoção na 27ª Festa de Inverno do Colégio Unesc
Diversão, música e comidas típicas do inverno marcaram presença na 27ª Festa de Inverno do Colégio Unesc (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

O período escolar é importante para que o caminho futuro do estudante seja pavimentado pelo conhecimento e por experiências que preparam para a vida. Esta é a proposta do Colégio Unesc que, todo ano, realiza a Festa de Inverno.

Criada a partir de um projeto pedagógico interdisciplinar, a celebração é uma oportunidade para que o conhecimento visto em sala de aula se transforme em diversão, dança e cultura, bem como as experiências vividas com os amigos se tornem momentos de alegria, união e companheirismo.

Assim foi a 27ª Festa de Inverno do Colégio Unesc: um ambiente alegre, plural e acolhedor para alunos, professores, coordenação, pais e visitantes. Contando com mais de 15 apresentações artístico-culturais das turmas do Colégio e da Companhia de Dança Unesc, a celebração ocorreu no último sábado (06). Além das apresentações, uma bicicleta e um tablet foram sorteados durante o evento, bem como diversos alimentos típicos do inverno, como pinhão, quentão e cachorro quente, puderam ser apreciados nas variadas barraquinhas da festa.

Já no palco, a celebração ofertou espaço para que os estudantes pudessem expressar o que sentem sobre os assuntos abordados em sala de aula referentes ao tema principal da festa; 'Diversidade Cultural Latino-Americana: Soy loco por ti América'. O tema foi selecionado com a participação dos estudantes. Todas as apresentações referenciaram algum aspecto de um dos vários países da América Latina, como o tango argentino, o Dia de los Muertos mexicano e Carmen Miranda, musa do samba brasileiro.

Emoção: sempre presente na Festa de Inverno

Quem se divertiu dançando foi a Julia Borges Cechella. Aluna do 3º ano do Ensino Médio, ela aproveitou a festa para comemorar o tempo que passou com os amigos que fez durante sua passagem pelo Colégio. “Estar no último ano do é algo muito louco. Sabemos que teremos toda a vida pela frente, mas o ensino médio é uma parte da nossa vida que marcou demais, e participar da nossa última Festa de Inverno fez com que trabalhássemos demais para que tudo fosse perfeito”, disse a estudante

A participação dela refletiu muito ensaio e preparação. “Me dediquei muito nos ensaios e na apresentação, pois queria que fosse memorável para todos os envolvidos e espectadores e, principalmente para mim. Essa festa é o jeito de garantir que tudo que vivi no Colégio fique guardado na memória para sempre”, revelou Júlia.

E a turma do 3º ano do Ensino Médio é a representação perfeita do que a Festa de Inverno busca trazer para o Colégio. “Somos uma turma muito unida, e é como se essa festa e a nossa apresentação fosse o ápice da nossa união. A nossa dança foi a nossa diversão, focando na integração da nossa turma. E isso é o mais legal, pois estamos nos despedindo do Colégio e da turma, mas tive a chance de me divertir com meus amigos”, relatou Júlia da Luz Zilli, colega de turma da Júlia Borges.

Uma festa para agradar a todos

E a festa de inverno não é uma experiência calorosa apenas para os estudantes. “Estava tudo lindo, muito bem organizado e divertido”, elogiou Carla Monteiro, mãe de dois alunos do Colégio Unesc. “É visível o empenho da comunidade escolar nas apresentações, além de todo o cenário da festa, as comidas muito diversificadas e saborosas, tudo devidamente no seu lugar para garantir a melhor experiência para quem vem assistir”, completou.

Tudo o que Carla viu na celebração foi cuidadosamente planejado, de maneira pedagógica, pelos professores e coordenação do Colégio. A preparação também contou com a participação dos estudantes. “Acompanhei os ensaios das apresentações, o empenho e a dedicação de cada aluno foi fundamental para que tudo desse certo. E deu, eles arrasaram. Foi um espetáculo incrível, emocionante”, pontuou a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas.

O caráter pedagógico da Festa de Inverno também foi enfatizado pela coordenadora geral do Colégio, Marlene Pires. “Esta celebração mostra como um trabalho pedagógico bem planejado e organizado resulta em uma manifestação de alegria e espetáculo, comentou. “Nossos alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao ensino médio ensaiaram e se dedicaram ao máximo, e os professores se dedicaram desde o planejamento das aulas envolvendo a temática até a preparação da decoração da Festa e barracas de alimentação”, complementou.

A coordenadora do Colégio também agradeceu à reitora da Unesc, professora Luciane Ceretta, a pró-reitora da universidade, Indiana Toreti, e o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, bem como parceiros, colaboradores e patrocinadores do evento. “Todos nos apoiam sempre e acreditam no nosso trabalho”, finalizou Marlene.   
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 08 de julho de 2019 às 17:40
Compartilhar Comente

Produções artísticas de alunos do Colégio Unesc expostas na sala Edi Balod

Produções artísticas de alunos do Colégio Unesc expostas na sala Edi Balod
Exposição fica Mais imagens

Desenhos, fotografias, montagens, cerâmica em argila, figurinos e diversas outras peças artísticas fazem parte do acervo dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Produzidas ao longo dos três primeiros meses de 2019, as criações surgiram nas aulas de artes dos estudantes, com toques pessoais de cada artista, bem como em outras disciplinas que envolvem a descoberta artística, tanto atual quanto de dias remotos, tais como a pré-história ou o período colonial da Região Carbonífera.

E chegou a hora de compartilhar as produções artísticas dos estudantes do Colégio com o mundo. Por este motivo, a exposição ‘Criatividade Sem Portas’ foi criada. Aberta para visitações na noite da última terça-feira (2), a mostra permanece na sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais, no Bloco Administrativo da Unesc, até o dia 25 de julho, entre 14h e 18h.

Quem já conferiu as obras foi a Larissa Bombazaro, acadêmica do curso de Artes Visuais da Unesc. “Está incrível! Os jovens artistas demonstraram muito conhecimento e reflexão sobre o mundo a nossa volta, política e outros assuntos em alta”, comentou.

Empolgada com a mostra, Larissa conferiu cada uma das mais de 30 peças expostas na sala Edi Balod. “Gostei muito de uma fotografia que discute a política atual, mostrando que o assunto não é só para adultos e é necessário se pensar desde cedo”, disse a acadêmica. “A exposição está sensível e tocante pelo visível empenho que os artistas trouxeram para as obras, além de diversas referências a Van Gogh e outros artistas famosos”, completou a acadêmica.

Abrindo as portas para a criatividade

Com o objetivo de apresentar o potencial criativo dos alunos do Colégio Unesc, a exposição foi totalmente montada em conjunto com os estudantes. “O próprio título foi sugerido por eles, e tudo foi construído através da troca de experiências entre professor e aluno”, explicou a professora de artes do Colégio Unesc e do curso de Artes Visuais da Unesc, Juliana Pereira Guimarães, ressaltando a autonomia oferecida aos alunos, bem como a relação entre as diferentes áreas do conhecimento aplicadas nas produções.

“Ainda valorizamos as obras e proporcionamos uma experiência única para os alunos de poderem ver suas obras expostas”. Completou Juliana. A docente foi quem criou a exposição, com o auxílio das professoras Wânia Ramos e Helena Marcado Luciano, de História e Língua Inglesa, respectivamente.

A mostra possibilita com que os visitantes possam conhecer a capacidade criativa dos estudantes do Colégio Unesc. “É uma honra expor a criatividade dos nossos alunos, que são muito criativos e trazem ideias maravilhosas para as obras. Parabéns às professoras responsáveis e obrigado a sala Edi Balod pelo espaço”, pontuou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

“O Colégio precisa dessa vitalidade dos estudantes, dessa criatividade liberta com tanto potencial. É uma honra acompanhar os passos deles e ver que culminaram nesta exposição linda em um espaço tão acolhedor que é a Sala Edi Balod”, emendou a coordenadora pedagógica, Carina de Freitas.

A coordenadora da Sala Edi Balod e professora do curso de Artes Visuais da Unesc, Daniele Zacarão, ressaltou a importância do espaço para exposições artísticas e outros tipos compartilhamento cultural realizados na sala. “É uma sala de aula. Temos disciplinas que acontecem neste espaço, mas também é um local para mostras de cinema, oficinas e exposições, como esta do Colégio Unesc, que integra o Colégio com a própria Unesc e aproxima saberes”, finalizou Daniele.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 04 de julho de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente