Colégio Unesc

Mirins participam de primeira Sessão Ordinária

Mirins participam de primeira Sessão Ordinária
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A manhã de quarta-feira (22/7) foi especial para os 17 Vereadores Mirins de Criciúma. Eles começaram a participar efetivamente do projeto, que tem o intuito de formar cidadãos ativos e conscientes. A primeira Sessão Ordinária debateu temas como educação, meio ambiente, acessibilidade, cuidado com os idosos e esportes, foram mencionados por eles, que tiveram três minutos e meio cada, para abordar o assunto desejado.

A aluna do Colégio Unesc Esther Maria Pacheco Rocha falou da educação, segurança e meio ambiente durante a sessão. “É incrível fazer parte do projeto para melhorar a sociedade do nosso jeito, ou tentar, pelo menos. No meu Bairro, o Metropol, tem uma nascente que abastece diversas casas, porém tem muita gente jogando lixo. Muitos dizem que vão resolver, mas até agora nada”, reclamou.

*Com colaboração da Câmara de Vereadores de Criciúma/Daniela Savi

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 22 de julho de 2015 às 20:40
Compartilhar Comente

Do baião ao tradicionalismo gaúcho na Festa de Inverno do Colégio Unesc

Do baião ao tradicionalismo gaúcho na Festa de Inverno do Colégio Unesc
Ritmos e movimentos foram tema de evento desta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Baião, dança gaúcha, rock anos 80, dança cigana e reggae foram alguns dos ritmos que deram o compasso da edição de 2015 da Festa de Inverno do Colégio Unesc, que ocorreu nesta sexta-feira (17/7), nos espaços da escola. As turmas dos primeiro ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio apresentaram danças dentro do tema “Brasil: Ritmos e Movimentos” e os visitantes ainda puderam participar de brincadeiras e degustar quitutes como pipoca, maçã do amor, algodão doce, pinhão e quentão, além de carreteiro, pão com entrevero e cachorro-quente.

“É com muita honra que apresentamos mais uma edição da nossa Festa de Inverno, feita com muito carinho e esforço por professores, alunos e pelos nossos parceiros de caminhada, vocês, pais”, comentou a diretora geral do Colégio Unesc, Normélia Lalau de Farias.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2015 às 21:35
Compartilhar Comente

Ritmos brasileiros dão o compasso da Festa de Inverno do Colégio Unesc

Ritmos brasileiros dão o compasso da Festa de Inverno do Colégio Unesc
Dança, brincadeiras e muitas guloseimas esperam os visitantes (Foto: Arquivo) Mais imagens

Alunos, pais e professores do Colégio Unesc estão em contagem regressiva para a edição de 2015 da Festa de Inverno, que ocorre nesta sexta-feira (17/7), a partir das 19 horas, nos espaços do Colégio. Os últimos retoques estão sendo dados nas fantasias e coreografias, que este ano têm como tema “Brasil: Ritmos e Movimentos”.

As turmas dos primeiro ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio apresentarão danças baseadas nos diferentes ritmos da cultura brasileira e os visitantes ainda poderão participar de brincadeiras e degustarem quitutes como pipoca, maçã do amor, algodão doce, pinhão e quentão, além de carreteiro, pão com entrevero e cachorro-quente.

O evento é aberto ao público em geral.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de julho de 2015 às 17:56
Compartilhar Comente

Colégio Unesc: vereadores Mirins tomam posse

Colégio Unesc: vereadores Mirins tomam posse
Encontro ocorreu nesta quinta-feira (Foto: Amanda Farias) Mais imagens

Os alunos do Colégio Unesc Esther Maria Pacheco Rocha e Pedro Lucas Barbosa de Oliveira tomaram posse como vereadores mirins durante a Sessão Solene de instaçação, que ocorreu na noite desta quinta-feira (8/7), no Auditório Jayme Zanata, na ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Criciúma). Eles e mais os outros 15 vereadores mirins vão levar até a Câmara, durante dois anos de mandato, a realidade da escola, promovendo discussões, indicações e requerimentos, que inclusive serão votados e encaminhados ao executivo.

O encontro contou com a presença de vereadores, pais, professores, autoridades locais e estaduais, entre outras lideranças. “O sonho não para, imagina nesta geração, e estamos dando uma contribuição. Nesta etapa já encontramos talento e espírito de liderança. Nossa esperança é de que vocês mostrem para a cidade de que é possível a política do bem, a política saudável, sem ataques e pensando no futuro de Criciúma”, enfatizou o presidente da Câmara, Ricardo Fabris (PDT).

O deputado estadual Ricardo Guidi, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio, ressaltou a importância da dedicação de cada um. “Esse é um momento muito importante. Sempre tive orgulho de transformações. Esses jovens podem se preparar, e esperamos muito trabalho. Esperamos muito trabalho, dedicação”, comentou.

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, que representou o governador Raimundo Colombo, mencionou que se hoje a política merece tanta atenção não há melhor remédio do que o Câmara Mirim. “O Vereador Mirim é um excelente exercício de cidadania. A Câmara Mirim, com certeza, fará um excelente papel”, comentou ele, que também foi prefeito de Blumenau, cidade referência no projeto Mirim no Estado.

Em seu pronunciamento o prefeito Márcio Búrigo enalteceu o ‘gol de placa’ que o Legislativo deu com o projeto. “É uma ação que vai ficar para a história da cidade. Nada é mais forte do que transformar uma pessoa com a educação. Não faltarão esforços do prefeito para que as ações de vocês (Vereadores Mirins) possam se transformar”.

O conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas, Julio Garcia, o deputado estadual José Nei Ascari, Arão Jesuino que foi Vereador Mirim em Blumenau, o secretário nacional de articulação Acélio Casagrande, também estiveram presentes.

*Com colaboração da Câmara de Vereadores de Criciúma/Daniela Savi

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de julho de 2015 às 17:46
Compartilhar Comente

Exposição “Vias” recebe visita de estudantes do Colégio Unesc

Exposição “Vias” recebe visita de estudantes do Colégio Unesc
Mostra de Melina Resende fica na Universidade até 15 de agosto (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A exposição “Vias”, da artista de São Paulo, Melina Resende, recebeu a visita nesta segunda-feira (6/7) de alunos do quinto e nono ano do Colégio Unesc. A mostra traz fotografias que retratam o cotidiano de moradores e trabalhadores, feitas entre 2011 e 2012 no Sul do Brasil e fica até 15 de agosto no Espaço Cultural “Toque de Arte”, no hall do Bloco Administrativo. Os interessados em realizar visitas mediadas podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade pelo e-mail cultura@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2622.

Os alunos foram acompanhados pelo professor da disciplina de Artes do Colégio Unesc, Luan Aléssio. Além do quinto e do nono ano, a turma do quarto ano já visitou a mostra. As mediações foram realizadas por Ana Paula Gallas Fernandes e Letícia Pereira Vieira, acadêmicas da Unesc e bolsistas dos projetos do Setor Arte e Cultura: Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte" e Acervo Artístico Cultural da Unesc, respectivamente.

Segundo a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, ao realizar uma exposição é fundamental se preocupar com o trabalho de mediação. “A pessoa que faz a mediação busca estabelecer um canal de comunicação entre o público visitante/apreciador e as obras ali apresentadas”, comenta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de julho de 2015 às 19:55
Compartilhar Comente