Colégio Unesc

Jogo da Velha como prática de aprendizagem

Jogo da Velha como prática de aprendizagem
Museu da Infância da Unesc promoveu mediação e confecção do jogo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Por meio de jogos e brincadeiras também é possível aprender, e no Colégio Unesc, os alunos mergulham em um universo de possibilidades de aprendizagem, afinal, ele está inserido em uma das maiores universidades de Santa Catarina, com inúmeros estudos, experiências e pesquisas voltados ao ensino. Nesta semana, em mais uma oportunidade de interação, o Museu de Infância da Unesc promoveu uma mediação e confecção do Jogo da Velha com os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental.

A mediadora Aline Delavechia Rodrigues apresentou aos alunos uma breve fala sobre a origem do Jogo da Velha e suas regras. “Em um mundo totalmente digitalizado, as crianças perderam o hábito de praticar jogos de tabuleiro e outras brincadeiras tradicionais. Nesta atividade, eles puderam conhecer pessoalmente o Jogo da Velha, um dos jogos que faz parte do acervo do Museu da Infância da Unesc”, comentou.  

Além de conhecer a atividade, os alunos puderam confeccionar o próprio jogo, estimulando a criatividades de diferentes maneiras na utilização de retalhos de tecido, palito de picolé, tampinhas de garrafa pet e guache.

Para a professora Sinara Sombrio, a brincadeira não desenvolve apenas a criatividade. “Propomos essas atividades com os alunos para desenvolver raciocínio lógico, concentração e atenção, estimulando assim as crianças a se relacionarem entre si obedecendo as regras”, explicou.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2021 às 21:21
Compartilhar Comente

Mampituba é sede de jogos amistosos de vôlei feminino neste final de semana

Mampituba é sede de jogos amistosos de vôlei feminino neste final de semana
Mais imagens

É hora de colocar em prática tudo o que está sendo treinado. Para isto, a equipe de vôlei feminino da Sociedade Recreativa Mampituba/Radar/FME Criciúma/Unesc, vai promover neste final de semana, um quadrangular amistoso, com mais três times de Santa Catarina. Participam dos confrontos Caçador, AABB Florianópolis e Florianópolis/Sulamericana/Fucas.

As partidas acontecem no ginásio de esportes da SR Mampituba durante o sábado e na manhã de domingo, sem a presença de público, respeitando os protocolos de biossegurança em vigor pelo Governo Estadual. Os jogos servirão para o aprimoramento das equipes em situação de disputa.

Para o treinador Luciano Iribarrem Carvalho, os amistosos tem suma importância para as meninas que vêm treinando há apenas quatro meses. “É nestes amistosos que a gente consegue ter algumas visões, algumas situações que a gente não tem no treinamento. Além da motivação, estamos nos preparando todos os dias  para jogar, é isso que gostamos de fazer” analisou o técnico que completou, “Eu acho que vai ser muito interessante para nós. No próximo dia 10 de julho começa o Estadual sub-18, e dia 17, o sub-20, então é uma ótima preparação e oportunidade para essas meninas começarem bem nos campeonatos”, avaliou Carvalho.

A aluna/atleta do Colégio Unesc, Eduarda dos Santos Leite, a Duda, convocada recentemente pela Seleção Brasileira Sub-18 Feminina, já retornou, e tem presença garantida nos amistosos. Ela ficou uma semana sendo observada pelo treinador Hylmer Dias, nos treinamentos no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). Das 32 jogadoras que estiveram no Rio de Janeiro, apenas 12 serão convocadas para defender em setembro a Seleção sub-18 no Mundial do México.

Jogos:

Sábado                                                                                                             Domingo

09:30 - Mampituba X AABB Florianópolis                              09:30 - Mampituba X Caçador

11:00 - Caçador X Florianópolis

13:00 - Mampituba X AABB Florianópolis (Sub 18)

14:30 - AABB Florianópolis X Caçador

16:00 - Mampituba X Florianópolis

18:00- Florianópolis X AABB Florianópolis

19:30 - Mampituba X Caçador

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2021 às 19:33
Compartilhar Comente

Aluna do Colégio Unesc é vice-campeã no Festival Catarinense da Juventude de Xadrez

Aluna do Colégio Unesc é vice-campeã no Festival Catarinense da Juventude de Xadrez
Atleta tem uma trajetória vitoriosa no esporte de tabuleiro(Fotos: Arquivo Pessoal) Mais imagens

Sina de ser campeã. Esta é a trajetória de mais uma aluna/atleta do Colégio Unesc que está se destacando no xadrez. No último final de semana, a jovem enxadrista Maria Clara da Silveira Senger, foi a vice-campeã na categoria sub-16, entre 15 competidoras, no Festival Catarinense da Juventude de Xadrez (FECAJ).

A competição foi realizada pela Federação Catarinense de Xadrez, nos dias 18, 19 e 20 de junho na Sociedade Musical de Rio Negrinho, no Norte do estado. O festival envolveu 128 enxadristas e campeões de quatro cidades diferentes.

Com cinco vitórias e uma derrota, Maria Clara só não conquistou o título devido a sua derrota no confronto direto para a campeã. “Me preparei muito bem, foi uma disputa bem acirrada até a última rodada e o título não veio por detalhes”, desabafou a enxadrista.

Para os pais da atleta, Marcelo Senger e Flávia da Silveira Senger, a filha é um orgulho para a família. “É um grande orgulho como pai e mãe, ver ela progredindo em um esporte tão competitivo como o xadrez. Sabemos que estamos dando o mais importante para ela, que é uma educação de qualidade para enfrentar os desafios futuros”, disse o pai emocionado.

A aluna tem 15 anos e frequenta o primeiro ano do ensino médio no Colégio Unesc. Sua trajetória no esporte teve início aos cinco anos por iniciativa do seu pai, que também é enxadrista da Associação Sul Catarinense de Xadrez. A primeira competição oficial foi aos seis anos, quando jogou o estadual sub-8, e desde então vem acumulando diversos títulos.

Atualmente a atleta é treinada pelo técnico Claudionor Pirola, de Içara, e pelo pai. Com vários títulos em sua história, Maria Clara é um destaque no esporte. Suas maiores conquistas foram o título de campeã no Brasileiro de Xadrez Escolar Blitz, em Blumenau, no mês de setembro de 2017, e o campeonato estadual sub-14, conquistado em abril de 2019, em Lages, no planalto catarinense. Em dezembro do mesmo ano, esteve participando do Sul Americano na cidade de Luque no Paraguai.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de junho de 2021 às 21:15
Compartilhar Comente

Atleta da equipe de vôlei do Mampituba é convocada para treinos da Seleção Brasileira Sub-18

Atleta da equipe de vôlei do Mampituba é convocada para treinos da Seleção Brasileira Sub-18
Eduarda Leite participa dos treinamentos que visam a convocação para o Mundial, em setembro, no México(Foto: Divulgação) Mais imagens

A atleta Eduarda dos Santos Leite, da equipe de voleibol Mampituba/Radar/Unesc/FME Criciúma, foi convocada pela Seleção Brasileira Sub-18 Feminina. Ela já está no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), para um período de treinamentos. A convocação foi feita pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e visa a preparação para o Campeonato Mundial da categoria, que será realizado em setembro, no México.

A relação da CBV inclui 32 atletas. O grupo é comandado pelo treinador Hylmer Dias e conta com o apoio de uma comissão técnica formada por profissionais das áreas de esporte e saúde. As jogadoras serão observadas e treinadas, sendo que apenas 12 serão convocadas para defender a Seleção no Mundial.

Eduarda afirma que “representa um sonho, para mim é uma conquista enorme só de ter sido convocada, nunca imaginei que fosse chegar até aqui. Agora tenho que focar e dar o máximo de mim para merecer essa vaga”.

O técnico da equipe Mampituba/Radar/Unesc/FME Criciúma, Luciano Iribarrem Carvalho, ressalta que a convocação de Eduarda é merecida, tendo em vista a sua dedicação ao grupo do Sul catarinense e o desempenho em times que ela defendeu anteriormente.

“(A convocação) é fruto dessa dedicação dela nos clubes em que passou e, desde que chegou ao Mampituba, estamos tentando aprimorar esses fundamentos que ela já tinha. Esperamos que ela aproveite da melhor maneira possível esse período de treinamento junto com a Seleção e esperamos que ela fique entre as 12 melhores que irão ao Mundial, mas só de ser lembrada e levada entre as 32 já é uma vitória para ela”, comenta Carvalho.

O diretor de Formação de Atletas do Mampituba, Reginaldo Kanarek, acrescenta que “termos a Eduarda na Seleção é uma grata surpresa para o clube. Temos um projeto (de vôlei) jovem e já estamos colhendo frutos. Isso reforça a confiança para todo o grupo de trabalho em continuar se preparando incansavelmente para as competições que estão por vir”.

As Empresas Radar, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma são parceiras da equipe de voleibol do Mampituba, a qual é integrante do projeto de formação de atletas que o clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

O Cantinho da Massa, Urc Diagnósticos, Bistek Supermercados, Med Sul, Hotel Bormon, Trenare, Construtora Locks, Librelato e Strike são apoiadores do projeto de vôlei do Mampituba.

Texto: Vanessa Amando | Assessoria de Imprensa S.R. Mampituba
Fotos: Divulgação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de junho de 2021 às 14:30
Compartilhar Comente

Integração e compartilhamento marcam aulas no Colégio Unesc

Integração e compartilhamento marcam aulas no Colégio Unesc
Alunos do sexto ano e do Período Integral com Imersão Bilíngue aprendem sobre fábulas por meio de teatro (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“As fábulas são histórias curtas que sempre ensinam a gente. Elas têm como personagens animais com comportamento de seres humanos”. Quem ensina é Giovanna Mufatto, de sete anos, que mostra ter entendido bem o que a professora explicou durante um dos encontros do Período Integral com Imersão Bilíngue do Colégio Unesc. E na manhã desta terça-feira (8/6), a pequena e seus colegas puderam ampliar o seu conhecimento sobre as fábulas, assistindo às apresentações de histórias clássicas da Literatura, encenadas pelas turmas do sexto ano do Colégio Unesc.

A iniciativa da professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Beatris Pizzoni, mobilizou os estudantes do sexto ano I e II para a montagem e apresentação das fábulas: “A Cigarra e a Formiga”; “O Rato do Campo e o Rato da Cidade”; “Festa no Céu”; “Os Três Porquinhos” e “A Assembleia dos Ratos’. As apresentações ocorrem desde 1º de junho durante as aulas de Língua Portuguesa e são feitas de maneira híbrida, para que os alunos que estão participando das aulas de maneira remota possam participar, seja no “palco” ou na plateia.

A professora do Período Integral com Imersão Bilíngue, Suzana Mangili dos Reis, conta que a turma aprovou a experiência. “Quando a professora Beatris falou sobre esta atividade, logo quisemos participar. Foi uma oportunidade de troca muito interessante entre as crianças do Integral e os alunos do sexto ano. Os pequenos do Integral estavam aprendendo sobre fábulas e as apresentações reforçaram a importância das fábulas e das mensagens atuais que elas passam. Eles adoraram as apresentações!”, comenta Suzana.

Segundo a professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, os alunos do sexto ano foram responsáveis por todas as etapas da montagem das apresentações, desde a produção textual, até ensaios, cenário e figurino. “Sabemos como é desafiador dar aula durante a pandemia e da importância de reavivarmos a contação de história neste período. Sabemos também que vários alunos ficaram e outros ainda estão em casa, sem ver pessoalmente professores e colegas e pensamos em trazer a magia das histórias para a sala de aula, de maneira que todos pudessem participar. Esta atividade trouxe a fábula não apenas pela questão moralizante, mas pela atualidade destas histórias”, afirma Beatris.

O resultado, foi aprovado não apenas pela Giovanna e pelos colegas do Período Integral, mas pelos alunos do sexto ano. Cauan Vieira Pereira, que fez o papel de Lobo Mau em “Os Três Porquinhos”, conta que a experiência foi agregadora. “Nos divertimos, aprendemos e adoramos poder passar para os outros alunos, através do teatro, um pouco do que aprendemos”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de junho de 2021 às 16:32
Compartilhar Comente