Colégio Unesc

Alunos trocam experiências internacionais em disciplina de Espanhol

Alunos trocam experiências internacionais em disciplina de Espanhol
Mais imagens

Os alunos do 7º e 8º ano do Colégio Unesc começaram a semana recebendo uma “visita internacional” em casa. A espanhola Veronica Villaverde Yapari, da Província de Málaga, na Espanha, participou, nesta segunda-feira (15/06), da aula síncrona de Espanhol.

Na conversa com os alunos, Veronica partilhou informações do país em que mora, um dos primeiros epicentros da Covid-19 na Europa.

A espanhola também apresentou a cultura linguística e culinária do local.

Os estudantes do Colégio Unesc puderam, desta forma, aprender mais a língua com uma nativa, melhorando a escuta e pronúncia das palavras.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de junho de 2019 às 14:30
Compartilhar Comente

Uma viagem pelo mundo da Engenharia Civil

Uma viagem pelo mundo da Engenharia Civil
Estudantes conheceram laboratórios do curso de Engenharia Civil (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Misturar ciências, tecnologias, engenharia e matemática em uma única atividade parece uma tarefa complicada. Mas, com a ajuda da STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics), é possível integrar conhecimento destas quatro áreas, proporcionando a resolução de desafios de forma colaborativa.

E foi com a ajuda da perspectiva STEM que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc realizaram, na última quinta-feira (27), diversas atividades práticas dentro e fora da sala de aula. Primeiro, tiveram que responder questões como: quais materiais, técnicas e estratégias mais pertinentes para a construção de uma torre, de uma ponte, um viaduto, de um alicerce, entre outros?

Após o conteúdo visto em sala, os estudantes visitaram o Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, onde, de capacete e jaleco, conheceram os laboratórios de Materiais de Construção Civil, Mecânicas de Solos e Experimental de Estrutura do curso de Engenharia Civil. “Vi muitas arquiteturas, coisas científicas e coisas legais que quebraram para experimentos científicos, mas o que mais achei legal foram as maquetes”, comentou a estudante Thalia Francisco Vitorini, referindo-se às maquetes arquitetônicas apresentadas durante o passeio.

Ainda no Iparque, os pequenos puderam produzir argamassa em conjunto. “Cada um colocou um pouquinho de areia e cimento, depois misturamos”, completou a colega, Helena Minotto Rodrigues. Para ela, este foi o ponto alto da viagem. “Usamos capacete e jaleco, e foi divertido misturar tudo, fazer os experimentos e aprender como os engenheiros trabalham”, disse.

A utilização da STEM busca alinhar o Colégio Unesc com o que há de mais moderno em processos educativos. “As atividades práticas conduzem a uma aprendizagem criativa aliada ao empenho em desenvolver planos de ação, o que gera grande motivação aos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc”, colocou a professora do 2º ano do Ensino Fundamental, Ana Karen Rosado.

Iparque oferece estrutura para aulas práticas

O Colégio Unesc não fica atrás quando se trata de oferecer conteúdo prático e moderno para os estudantes. “Temos toda a estrutura da Unesc à disposição para que as crianças possam utilizar no cotidiano, então são muitas aulas práticas nos laboratórios”, pontuou a docente. “Hoje, visitamos o Iparque, que é uma excelente oportunidade para que eles descubram o mundo que nos rodeia de maneira vívida, real e inesquecível”, acrescentou Ana Karen.

Para auxiliar na visita, os estudantes contaram com a ajuda das engenheiras e professoras do curso de Engenharia Civil da Unesc, Daiane dos Santos da Silva e Elaine Guglielmi Pavei Antunes. “Guiamos eles através de atividades, como a dosagem de argamassa, misturaram solos e ainda conheceram os corpos de prova utilizados em experimentos”, colocou Elaine.

Após a visita, os estudantes receberam atividades ligadas ao curso de Engenharia Civil, incluindo desenhar estruturas que podem ser construídas por meio da engenharia civil. “É uma forma de fixar o conteúdo visto, além de possibilitar que despertem interesse pela área, o que pode gerar novos engenheiros no futuro”, finalizou Daiane.  


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 28 de junho de 2019 às 17:17
Compartilhar Comente

Turminha do Futuro: o conhecimento vai de ônibus

Turminha do Futuro: o conhecimento vai de ônibus
Estudantes conheceram escritório da Casan na Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Quais são as necessidades de um município? “Saúde e educação”, disse um estudante. “Estradas”, completou outro. E quem administra tudo isso? “O prefeito”, emendou um terceiro. As respostas vieram após questionamentos sobre infraestrutura, tema da 4ª viagem da “Turminha do Futuro”. E o que é infraestrutura? “É tudo o que faz o município ser feliz”, completou outra aluna.

Na busca por aprofundar as respostas destas e de outras perguntas sobre infraestrutura e abastecimento de água, aproximadamente 35 estudantes dos colégios Unesc e Rogacionista visitaram, na última quarta-feira (19/6), a área administrativa da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis. Durante o passeio, eles também conheceram a estação meteorológica da Barragem, uma ferraria e as taipas, muros de pedra construídos de maneira artesanal durante o período de colonização da região.

E o passeio trouxe muito conhecimento para os pequenos. “Agora sei como a água vem da barragem até a minha casa”, garantiu Isabella Feltrin Fernandes, aluna do 3º ano do Colégio Unesc. “Também aprendi a separar o lixo em cada lixeira, vi como funciona a reciclagem e coleta seletiva e até entendi como eram feitas as ferramentas antigas”, completou a menina, referindo-se à parada na ferraria, onde os estudantes acompanharam o processo de criação de uma lâmina para facas. “Adorei”, exclamou a criança.

De acordo com a professora de Isabella, Elaine Ugioni Urbano, as viagens da Turminha ofertam facilidade na absorção do conhecimento visto em sala de aula. “São aulas vivas, participativas, que forçam o raciocínio deles a trabalhar de maneira ativa e com maior facilidade, pois a aula fora da sala é mais chamativa”, garante a docente. Após as viagens, o conteúdo é reforçado em sala de aula. “É um aprendizado lúdico e concreto que vem da viagem para a sala, onde revisamos e reforçamos o que foi aprendido em campo com a ajuda do material fornecido pela Turminha do Futuro”, explicou Elaine.

Ainda mais viagens pela frente


O projeto Turminha do Futuro, iniciativa das empresas do Transporte Coletivo Urbano de Criciúma (Auto Viação Critur, Expresso Coletivo Forquilhinha, Expresso Rio Maina e Zelindo Trento & Cia – ZTL), oferece sete viagens para as turmas participantes. Cada viagem aborda um tema diferente. “Desta vez, falamos de infraestrutura e conhecemos o caminho da água até a nossa casa. Os alunos ficaram encantados com a grandiosidade da Barragem e maravilhados com a natureza ao redor”, comentou a pedagoga do projeto, Marlene Marcos Larangeira. A próxima viagem da Turminha acontece em agosto.


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 20 de junho de 2019 às 19:00
Compartilhar Comente

Empreendedorismo social e novas tecnologias são base para projeto do Colégio Unesc

Empreendedorismo social e novas tecnologias são base para projeto do Colégio Unesc
Série de dinâmicas auxiliaram estudantes a pensarem no bem-estar coletivo (Fotos: Fagner Santos e Carina de Freitas) Mais imagens

A aparição de eventuais problemas exige soluções eficientes, rápidas e concretas. A solução destes problemas é um dos objetivos do empreendedorismo, que os trata como necessidades. Para entender e iniciar o pensamento coletivo para a solução de tais necessidades, mais de 35 estudantes do Colégio Unesc iniciaram, nesta sexta-feira (14/6), a primeira fase do projeto Empreendedorismo Social. Além da aula inicial, a execução da iniciativa se dará em outras duas sextas-feiras de junho e julho, totalizando três aulas.

Criado pelo Colégio Unesc, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDS) e o Curso de Ciência de Computação da Unesc, o projeto leva como tema “Ideias Empreendedoras: a tecnologia a serviço do bem-estar coletivo”. O café dos estudantes foi oferecido pela Cafeteria Via Pian, do Rio Maina.

O objetivo, segundo o professor de Design de Produtos e das engenharias da Unesc, que ministra as aulas do projeto, Haron Cardoso Fabre, é de promover a interdisciplinaridade e articular a teoria e a prática, além da motivação para desenvolver melhorias para o ambiente em que os estudantes se encontram: o Colégio Unesc e a própria Universidade.

“Questões educacionais, técnicas, estruturais, entre outras, são a base das necessidades de todos os ambientes. No Colégio não seria diferente”, explicou o docente. “Por isso, executaremos dinâmicas que busquem aflorar o espírito empreendedor dos alunos, para que eles sintam a vontade de buscar estas melhorias por si próprios, engajando os estudantes no bem-maior que é a coletividade”, acrescentou o professor responsável, que também elogiou a criatividade e proatividade dos alunos participantes do projeto.

Além da busca pela melhoria do ambiente em que vivem, os estudantes podem encerrar o projeto com iniciativas maiores e para a vida. “Daqui, podem surgir futuras empresas, estímulos para guiar o futuro deles, enfim, algo maior para que os alunos possam garantir um melhor direcionamento para a vida”, completou Haron. Para que as ideias possam ter base real, novas tecnologias, como aplicativos para smartphones, ganharam destaque durante a aula.

Para o bem da coletividade


Para a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas, os futuros resultados a serem apresentados trarão ideias benéficas para o ambiente escolar. “É uma oportunidade para que os alunos apliquem seus conhecimentos com base em situações reais, da vivência deles no Colégio, e proponham soluções inovadoras, bens e serviços que busquem o melhor para a coletividade”, pontuou.

A liberdade que os estudantes ganham para propor estas soluções, segundo a coordenadora geral do Colégio, Marlene Pires, facilita que coloquem em prática as ideias desenvolvidas ao longo do projeto. “Eles vão buscar melhorar o ambiente em que convivem diariamente, bem como a comunidade acadêmica e escolar como um todo, pois o empreendedorismo social traz muito desta questão. Aqui, eles são o núcleo da geração das ideias, garantindo a participação de todos igualmente”, comentou a gestora. “Também é importante agradecer o apoio da nossa magnífica reitora, Luciane Bisognin Ceretta,  que idealizou este projeto e lançou o desafio à coordenação deste, bem como do PPDGS e dos professor Haron e Luciano Antunes”, finalizou Marlene.


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 15 de junho de 2019 às 07:30
Compartilhar Comente

Multiculturalismo, história e Igualdade Social pautam aula de Atualidades no Colégio Unesc

Multiculturalismo, história e Igualdade Social pautam aula de Atualidades no Colégio Unesc
Acadêmicas da Unesc palestraram sobre direitos humanos e igualdade social para alunos do 3º ano do Colégio Unesc (Fotos: Wânia Ramos) Mais imagens

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc conhecem mais sobre o mundo que os cerca a cada dia. Desta vez, a lição focou na igualdade social. Na última semana, os estudantes assistiram, durante a aula de Atualidades, uma palestra sobre “Direitos Humanos e Promoção à Igualdade Social”. O diálogo foi comandado pelas acadêmicas da Unesc, Maria Eduarda Delfino das Chagas e Tatiane Beretta, dos cursos de Psicologia e História, respectivamente.

A professora de Atualidades do Colégio Unesc, Wânia da Silva Ramos, parabenizou o conteúdo apresentado pelas acadêmicas. “A palestra veio para falar da África e dos afrodescendentes e trouxe à tona contradições, verdades e mentiras incutidas ao longo do tempo na História, pois existe uma sonegação em relação ao estudo desses povos, sendo que, muito da História da África, dos afrodescendentes, nos foi omitido, sendo repassado por muito tempo uma história pautada em uma visão eurocêntrica”, explicou a docente.

Wânia também lembrou da importância da identidade cultural e do multiculturalismo, assuntos abordados pelas acadêmicas. “A identidade cultural de uma nação é constituída por meio das inter-relações culturais. A preocupação com o multiculturalismo leva ao interesse pelas diferenças e ao conhecimento das contribuições das diversas culturas na formação de um povo”, disse. “A palestra veio contribuir com o estudo desses povos e sobretudo provocar a reflexão do racionalismo "camuflado" existente na nossa sociedade. É preciso reescrever e redescobrir a história da África e dos afrodescendentes, e isso só será possível se este estudo se fizer presente no cotidiano da sala de aula.”, completou a professora.

As acadêmicas são bolsistas do projeto de extensão “Direitos Humanos e Epistemologias Negras em Movimento: saberes compartilhados, formação e lutas pela cidadania” e integrantes do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismos. Ambas as atividades são orientadas pela professora doutora Fernanda Lima e pela professora doutoranda Lucy Cristina Ostetto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 12 de junho de 2019 às 12:10
Compartilhar Comente