Colégio Unesc

O bem-estar como aliado do saber

O bem-estar como aliado do saber
Atividades de relaxamento e concentração auxiliam na apropriação do conhecimento pelos alunos do Colégio Unesc (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

A busca pelo alinhamento do conhecimento com o bem-estar físico e mental. Este foi o objetivo do acadêmico de Psicologia da Unesc, Cleyton Laudelino Demétrio, ao ensinar técnicas de relaxamento para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. O acadêmico é orientado pelo professor do curso de Psicologia da Unesc Zolnei Vargas

Com foco em desenvolver integralmente os alunos, o Colégio Unesc já realiza atividades semelhantes desde o ano passado. “Auxilia na formação integral, além de acrescentar na apropriação do conhecimento”, coloca a diretora da instituição de ensino, Marlene Pires.

Com foco na formação integral

A importância de atividades semelhantes se encontra na contribuição às crianças e aos adolescentes em fase de desenvolvimento cognitivo, de caráter e construção de personalidade. “O psicólogo é um profissional muito importante. A psicologia pode aquecer as relações e pode auxiliar na resolução de conflitos. Também pode fortalecer emocionalmente as crianças e todos que fazem parte dessa construção”, coloca Demétrio, responsável pelo desenvolvimento do relaxamento com os estudantes.

Ainda para 2019, o Colégio Unesc objetiva continuar desenvolvendo um projeto que envolva a utilização de ioga e outros métodos de relaxamento dos estudantes, tais como músicas próprias para meditação. “É uma inovação que complementa o conhecimento com o sentir-se bem”, coloca Marlene.

A coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas, ressalta a boa aceitação do projeto. “As crianças e os pais nos dão um retorno muito positivo dessa atividade, pois percebem o avanço no desempenho escolar de seus filhos”, finalizou.

Fagner Santos - Agência Novo Texto/Aicom Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de março de 2019 às 17:47
Compartilhar Comente

Três chapas inscritas para eleições do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc

Três chapas inscritas para eleições do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc
Alunos do colégio Unesc encaminharam pedido de homologação nesta sexta-feira e o resultado será divulgado na segunda-feira (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Representantes de três chapas, que devem concorrer à direção do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc, encaminharam pedido de homologação à Coordenadora Geral, Marlene Pires, ao longo desta sexta-feira (29/3), data final para o ato.

As chapas são “Voz Estudantil”, “Nova Geração” e “Chapa da Renovação”. O resultado da homologação será divulgado na próxima segunda-feira (1º/4). As eleições, que ocorrerão no dia 16 de abril, selecionarão os novos gestores do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc.

No aguardo para conhecer as propostas das novas chapas, a atual presidente do Grêmio, Hellen Aparecida Manenti, do 3º ano do Ensino Médio, deseja uma boa gestão para os vencedores. “Acredito que o caminho está pavimentado para que as necessidades dos alunos sejam debatidas com a direção do Colégio”, comentou a estudante.

Atual presidência buscou conciliar interesses

Eleita para comandar o Grêmio Estudantil no ano de 2018, a chapa Professor João Monteiro estreitou os laços entre alunos e direção do Colégio. “Foi uma gestão marcada pela forma com que conseguimos apresentar os requerimentos dos alunos, agradando a todos e expondo os pontos para a direção”, disse a vice-presidente da atual chapa, Celeste Rodrigues Ribeiro, também do 3º ano do Ensino Médio.

Conquistas como uma sala própria para o Grêmio, celebração de final de ano, participação dos alunos na escolha do tema do projeto Interdisciplinar “Festa de Inverno”, entre outras, marcaram a atuação da equipe gestora. “Foram muitas outras conquistas, além de arrecadações do Grêmio”, contou Celeste. “Obtivemos a verba através de diversas rifas e apoio da APP do Colégio”, explicou Hellen.

Pioneiros na atuação política do Colégio Unesc

Contando com mais de 30 integrantes, a atual chapa no comando do Grêmio foi quem pavimentou o caminho para que a diversidade de chapas aparecesse para as próximas eleições. “Era tudo muito novo, nós não sabíamos como proceder e fomos aprendendo à medida que a atuação política exigia”, revelou Hellen.

O alto número de participantes trouxe também a diversidade de ideias para o debate. “Tivemos que aprender como conciliar todas as ideias de todos os participantes”, lembrou a presidente. “Seguimos uma linha de respeitar a todos e colocar em prática o que se discutia, sendo viável para todos os envolvidos”, completou a vice.

A chapa foi a única registrada para as eleições do último ano. O nome foi escolhido como homenagem ao professor João Monteiro. 

Fagner Santos - Agência Novo Texto/Aicom Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de março de 2019 às 17:38
Compartilhar Comente

É brincando que se aprende

É brincando que se aprende
Alunos do Colégio Unesc recebem palestra interativa “Energias Renováveis” (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Tímida, Nicole Aguiar Cavaler, de sete anos, contou o que aprendeu recentemente sobre geração de energia renovável. “Existe a energia do vento (eólica), da água (hidrelétrica) e do sol”, explicou. A menina é aluna do 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, turma que recebeu na tarde desta quinta-feira (28/03) uma palestra interativa sobre energia e meio ambiente.

Ao lado dos colegas, Nicole explorou novas possibilidades de conhecer o mundo que a rodeia. “Agora eu sei de onde vem a energia e para que serve. A energia renovável é melhor, ela não prejudica o nosso planeta”, argumentou. A turma conta com 21 estudantes.

Conhecer o amplo de maneira lúdica

A iniciativa de apresentar um tema complexo aos pequenos partiu da professora do 2º Ano, Ana Karen Rosado Teixeira, que convida pais de alunos para compartilhar seus conhecimentos profissionais. “Esta é apenas uma das atividades que os alunos realizam em parceria com pais de colegas. Os pais prontamente aceitaram repassar o que sabem”, colocou Ana.

Para a professora, a interação é importante por auxiliar no desenvolvimento das crianças. “O processo pedagógico torna-se ainda mais significativo para os alunos”, ressaltou.

Ensino leve e com resultados

A pedagoga Daiane Rodrigues Rezende Bubbo e o engenheiro de Energia Patrick Nikson Bubbo, conduziram a palestra. Eles são pais de Patrick Nikson Bubbo Júnior, colega de classe de Nicole. Foram convidados pela professora das crianças pelo conhecimento técnico do tema e também da capacidade de interagir com os pequenos.

Pensando na pouca idade das crianças, o casal criou uma apresentação lúdica e interativa. “A ideia era ensinar para crianças pequenas e, com este conhecimento, iniciar uma consciência ambiental neles”, explicou o engenheiro de Energia.

A palestra também contou com uma narrativa histórica sobre o surgimento do uso da energia elétrica e seu contexto histórico. Ao serem questionados sobre a origem da energia, os alunos responderam. “Do sol”, disse um dos colegas de Nicole. “Da tomada”, acrescentou outro, empolgado.

O ensinamento veio com o auxílio de uma apresentação leve, desenhos para colorir, maquetes e plaquinhas verdes e vermelhas representando energias renováveis e não renováveis, respectivamente. “Como é um assunto complexo, acabamos inserindo estas atividades diferentes”, acrescentou Daiane.

E deu certo. Prova disso é a resposta de Nicole. “Eu gostei de tudo, mas gostei muito do ventilador gigante que cria energia do vento e não polui o meio ambiente”, aprovou a menina, rindo. Ao final da palestra, uma revisão testou os conhecimentos dos alunos. “Energia renovável é melhor”, gritaram, em conjunto, as 21 crianças. 

Fagner Santos - Agência Novo Texto/Aicom Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 28 de março de 2019 às 18:37
Compartilhar Comente

Reitora recebe visita especial de alunos do Colégio Unesc

Reitora recebe visita especial de alunos do Colégio Unesc
Visita ocorreu na tarde desta quarta-feira no gabinete da reitora da Universidade (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu uma visita especial em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (13/3). Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc visitaram a reitora e entregaram a ela uma carta especial.

Para Luciane, a visita alegrou a tarde dos membros da reitoria. “Fico muito feliz com a visita, pois os alunos trazem uma energia muito boa. Voltem sempre”, comentou Luciane. A diretora do Colégio Unesc, Marlene Pires, e a coordenadora pedagógica, Carina Freitas, participaram do encontro.

Os alunos ainda se apresentaram para a reitora e cantaram os parabéns a um colega que estava comemorando aniversário.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 13 de março de 2019 às 15:20
Compartilhar Comente (1)