Colégio Unesc

“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc

“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc
Obra é resultado de 26 anos de escrita do professor Sansone Pereira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Ao entrar no Auditório Ruy Hülse, no campus da Unesc, o público já percebeu que a noite desta sexta-feira (31/3) seria diferente. Recepcionadas por alunos do curso de Pedagogia, as pessoas ganharam um bilhete com a poesia do professor e pesquisador da Universidade, Sansone Pereira. Isso era o início do lançamento do livro “Surpreender-se”, lançado em um evento que misturou diversas manifestações artísticas.

A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. Segundo Pereira, o livro traz uma linguagem simples e de fácil compreensão. “Esse contato direto é uma forma de contribuir para o resgate da subjetividade, do pensar poeticamente, de ser lírico”, comenta.

O lançamento do livro teve a presença de familiares de Pereira e acadêmicos, além de professores da Unesc que foram ou são alunos do autor ou colegas de trabalho. “Minha autoria poética não é minha. Assim como os poetas, as pessoas com as quais eu me relacionei e me relaciono são inspiração”.

Programação cultural


O encontro contou com o “Teatrando”, projeto do curso de Pedagogia da Unesc, coordenado pela professora Gislene Camargo. A intervenção cênica foi desenvolvida por estudantes que entregaram bilhetes com poesias de Sansone Pereira ao público.

Já os estudantes da terceira e da quinta fase do curso de Artes Visuais da Unesc, sob a direção da professora Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira, fizeram um recital com poesias de Pereira.

A Cia de Dança Unesc apresentou a coreografia “Entre los dos un Tango”, interpretada pelos bailarinos e professores Anderson Cristiano e Viviane Candiotto. Houve ainda uma exposição de desenhos dos alunos do Colégio Unesc, orientados pelo professor Luan Grassi Aléssio.

O cantor Fernando Pereira escolheu e musicou três poesias de Sansone Pereira, seu tio avô. Além dele, o canto também ficou por conta do Musical Unesc. O Sarau Unesc também esteve presente, com as músicas e canções populares apresentadas pelos professores Richarles Carvalho e Zeca Virtuoso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de março de 2017 às 21:36
Compartilhar Comente

Unesc presente em mais uma edição do Câmara Mirim

Unesc presente em mais uma edição do Câmara Mirim
Cerca de 23 escolas vão participar do projeto (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do Colégio Unesc vão participar mais uma vez do projeto Câmara Mirim. Cerca de 23 escolas da rede municipal, estadual e particular se inscreveram na ação. O vereador Aldinei Potelecki, responsável pelo projeto este ano, ressaltou a importância da aproximação das crianças com o Poder Legislativo. “Esse trabalho é uma forma de aproximar ainda mais a Câmara das crianças, dos adolescentes, dos pais, da comunidade e, consequentemente, fazer com que conheçam como funciona a Casa”, enfatizou.

O registro das candidaturas ocorrem até o dia 20 de março. Juliana Cechinel, funcionária efetiva do Legislativo e coordenadora do projeto, mencionou a importância de os eleitos trazerem propostas para serem debatidas, como requerimentos e indicações, que serão levadas ao Executivo. Tribunas livres com entidades também serão realizadas.

Saiba mais

O objetivo do programa, que é destinado aos alunos do 5º ao 8º anos do Ensino do Município de Criciúma, é promover a interação entre a Câmara Municipal de Criciúma e o estabelecimento de ensino, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania.

Mais informações no site camaracriciuma.sc.gov.br.

*Com colaboração da jornalista Daniela Savi – Câmara de Vereadores

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de março de 2017 às 21:14
Compartilhar Comente

Entre rapidamente no mercado de trabalho com os cursos técnicos da Unesc

Entre rapidamente no mercado de trabalho com os cursos técnicos da Unesc
Matrículas ocorrem até o dia 17 de março (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Aulas focadas e práticas, com o intuito de profissionalizar o aluno para o mercado de trabalho. São os cursos técnicos, que segundo uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), insere cerca de 70% dos seus formandos logo no primeiro ano após a conclusão de curso. E a Unesc oferece mais de mil vagas em 11 modalidades diferentes.

A coordenadora dos cursos Técnicos da Unesc, Normélia Lalau de Farias, comentou que emprego tem, mas o mercado exige mão de obra qualificada. “Existem vagas no mercado de trabalho, o que não se tem é a pessoa qualificada. Para isso, os cursos técnicos são uma ótima alternativa, principalmente para aqueles que buscam uma profissão”, comentou.

Estudantes do Colégio Unesc têm desconto

As vagas para os cursos são concomitantes e subsequentes, sendo que os concomitantes são destinados aqueles que estejam matriculados no 2º ano do Ensino Médio e os subsequentes para os portadores de diploma do ensino médio.

Na modalidade subsequente estão disponíveis vagas para os cursos: Técnico em Informática para a Internet, Técnico em Móveis, Técnico de Podologia, Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos e Técnico em Segurança do Trabalho.

Já na modalidade concomitantes estão disponíveis vagas nos cursos: Técnico em Design de Interiores Técnico em Informática para a Internet. Para estes cursos, os estudantes do Colégio Unesc têm desconto.

As matrículas ocorrem de até o dia 17 de março, na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmcio), das 9h30 às 11h30, das 14h às 17 horas e das 19h30 às 21 horas.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 13 de março de 2017 às 14:44
Compartilhar Comente