Colégio Unesc

Alunos em campo para a última maratona do Enem 2021

Alunos em campo para a última maratona do Enem 2021
Segundo domingo de provas será de foco voltado à matemática e ciência da natureza e suas tecnologias (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os estudantes do Terceirão do Colégio Unesc Patrícia Pereira Pagani e Cauã Cabral estão entre os milhões de candidatos que encararam, neste domingo (28/11), a segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Empolgados, os dois estiveram no estande preparado pelo Colégio para recepcionar os estudantes com água, lanche e incentivo pré-provas, que neste dia serão focadas em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática

Cauã pretende usar o desempenho no Enem para conquistar uma vaga no curso de Medicina na Unesc. Já Patrícia, quer garantir um bom resultado para acessar bolsa na graduação em Pedagogia, também na Universidade. “Mal posso esperar para iniciar o curso”, disse, animada Patrícia.

Para Cauã, apesar de as temáticas deste segundo dia de provas terem maior grau de relevância para a nova geral do Exame, graças à Teoria de Resposta ao Item (TRI), a expectativa é de que seja mais tranquilo. “Não exige tanta leitura das questões e o tempo dedicado à redação, como no primeiro dia, porém, sabemos que essas questões valem mais e sentimos um frio na barriga”, comentou antes de entrar na sala.

Na próxima sexta-feira (3/12) os dois garantirão mais um passo com a formatura do Terceirão, mas, a depender da preparação do Colégio, da vontade e do empenho dos alunos, esse será o fechamento de um ciclo e o início de outro ainda mais brilhante junto da Unesc. “Ficamos muito felizes por acompanhá-los ao longo desses desafios e saber que é aqui na nossa Universidade que eles escolheram continuar suas vidas acadêmicas”, comenta a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Mainara Figueiredo Cascaes que, assim como a diretora Giselle dos Passos Vieira, também esteve no QG do Colégio recepcionando os alunos.

Preparados para as provas

Professora de Química do Colégio Unesc, Michele Coral Dutra esteve com os alunos nos momentos pré-prova neste domingo e procurou transmitir confiança aos candidatos. Conforme ela, foram realizados cinco encontros no projeto Prepara Enem, aberto também à comunidade em geral, no qual foi possível revisar alguns conteúdos e relembrar temáticas que costumam fazer parte do Exame. “Procuramos transmitir confiança de que eles estão bem preparados e acalmá-los, pois é sempre um momento no qual ficam tensos, já que se trata de algo importante para a vida acadêmica”, comenta.

Sentindo o “clima” do Exame

Eduardo Rodrigues Valcarenghi ainda está na Primeira Série do Ensino Médio e foi um dos alunos da turma que optou por já realizar a prova do Enem. Conforme ele, que se diz entusiasta de alguns assuntos, é importante ter contato com as questões da prova e se propor a responder as perguntas de nível mais avançado, para que esteja cada vez mais preparado até o Terceiro Ano. “No primeiro dia de prova já senti que entrei cedo demais na sala. Eu nunca tinha participado de algo assim e foi importante também para eu viver na pele as regras de quando iniciar, como me organizar com o tempo e tantos outros detalhes que fazem a diferença”, compartilhou.

Os blocos nos quais foram aplicadas as provas do Enem neste domingo fecharam às 13h. O prazo final para realização do Exame é às 18h30.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de novembro de 2021 às 21:29
Compartilhar Comente

Proerd: da sala de aula à prevenção no Colégio Unesc

Proerd: da sala de aula à prevenção no Colégio Unesc
Formatura dos alunos do 5º ano coroou um trabalho de conscientização que envolveu estudantes e a Polícia Militar (Fotos: Daniela Savi/AgeCom) Mais imagens

Um projeto que conscientiza, previne e transforma vidas, levando informações e habilidades necessárias para se viver socialmente de maneira saudável, sem drogas e violência. Esse é o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), executado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e que alcançou mais uma turma: os alunos do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Unesc. A cerimônia de formatura ocorreu na tarde desta sexta-feira (26/11), também último dia de aula na instituição, e contou com a presença do policial instrutor do programa, Igor Miguel de Macedo, e de professores.
 
Por conta da pandemia, a formatura com todos os participantes e que enchia o ginásio de esportes não vem sendo realizada. Porém, para não deixar passar a data em branco, a equipe do programa preparou uma maneira alternativa de assinalar a conclusão e garantir a entrega do certificado aos participantes.


Isabela Corrêa Bonfante foi uma das estudantes que fez parte dessa edição do Proerd. Após apanhar o certificado, confirmou o quanto a experiência foi relevante. “Aprendi muito sobre bullying, a evitar drogas. Gostei muito de ter participado e foi uma experiência muito boa. Vou aplicar tudo o que aprendi na minha vida”, comentou.


A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, também deixou um recado para os alunos e enfatizou que um projeto que alia educação e prevenção à violência, demonstra que as boas escolhas, nos tornam cidadãos de bem. “O papel da polícia não é só combater crime. Quando temos parceiros assim que abordam não só conteúdos, mas a cidadania, isso ajuda cada vez mais na transformação. Esse é o caminho da educação. Que vocês escolham sempre o melhor caminho”, salientou. 


Resultados


Capacitar o estudante a viver de maneira saudável, sem drogas e violência é o grande objetivo do projeto, que retomou as suas atividades neste ano, depois de um período suspenso por conta da pandemia de Covid-19. Foram realizados 10 encontros ao longo do segundo semestre no Colégio Unesc.
 
“Falamos muito mais assuntos, do que só sobre drogas, abordamos também sobre a violência, o bullying, como se comunicar, o respeito aos pais e aos colegas”, comentou o policial. 
Somente neste segundo semestre estão sendo atendidos 920 alunos divididos em 35 turmas.


Durante a cerimônia, os alunos, acompanhados da coordenadora Wânia Inácio Ramos e da professora Sandra Tramontin, cantaram a canção do programa e ainda dançaram. “Que o respeito seja mantido em nossas vidas e que vocês possam, todos os dias, lembrar e praticar”, salientou a professora Wânia.


Proerd


O programa consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a PMSC, a escola e a família, tendo como missão ensinar aos estudantes, habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 17:30
Compartilhar Comente

A confiança dos alunos do Colégio Unesc no Enem

A confiança dos alunos do Colégio Unesc no Enem
Uma estrutura foi montada na entrada da Universidade para receber e orientar os estudantes / Fotos: Décio Batista / AgeCom Mais imagens

O campus da Unesc esteve movimentado neste domingo (21/11). As dependências da Universidade foram utilizadas para receber 3.157 alunos aptos a prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Cerca de 40 estudantes do ensino médio do Colégio Unesc marcaram presença no primeiro dia das provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Redação.

Entre os participantes pelo Colégio Unesc estão alunos das primeiras e segundas séries do ensino médio que aproveitam a oportunidade para adquirir experiências para quando completarem o Terceirão. É o caso da aluna do segundo ano, Suyanne Rodrigues, que se inscreveu neste ano para treinar e testar seus conhecimentos. “Eu estou fazendo a prova como 'treineira' para saber como é. Espero que seja uma boa experiência para o ano que vem”, avaliou.

A aluna do Terceirão do Colégio Unesc, Caroline Fleck, pretende cursar Medicina em uma Universidade federal. “Espero que hoje, no dia do Enem, a gente faça uma boa prova e represente muito bem o Colégio”, comentou. Já o seu companheiro de classe, Nando Casagrande Monteiro, disse estar ansioso, mas preparado para o exame. “Vou fazer essa prova porque eu estudei o ano inteiro, fiz cursinho e me sinto apto para fazer esses exames. Espero que consiga passar tranquilamente pelas questões”, explicou.

Outro aluno do terceirão do Colégio Unesc, Kauan Costa, disse estar muito feliz por terminar o ensino médio e pela oportunidade de prestar o Enem. "Estou contente e bem preparado para as provas, fazer essa redação e prova de humanas  e linguagens. Estou bem confiante para tirar um notão”, disse.

No mesmo astral, a aluna Maria Eduarda de Medeiros disse estar tranquila e espera obter boas notas. “Quero cursar Engenharia Química e espero ir muito bem no Enem, para poder conquistar a minha vaga”, enfatizou.

A mãe do aluno Nando, Carla Casagrande Monteiro, mencionou a expectativa de um bom desempenho do seu filho no Enem. “Este é um momento único, e a primeira prova que ele vai fazer após terminar o Ensino Médio. O que eu disse para ele é que a formação dele, aqui na Unesc, foi muito boa, muito rica, e ele está muito preparado para fazer as provas. Agora é hora de mostrar o conhecimento adquirido”, destacou.

Para a professora do Prepara Enem e de Língua Portuguesa e Produção Textual do Colégio Unesc, Katiana Possamai,  é grande a expectativa em relação ao desempenho dos alunos na redação, como em todos os anos. "Vamos torcer para que nossos alunos saiam da melhor forma possível e que saibam diante de qualquer tema, desenvolver um bom texto dentro da estrutura dissertativo-argumentativa solicitado pela prova”, avaliou.

Segundo a coordenadora de ensino do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, o apoio aos alunos que prestam o Enem é muito importante para tranquilizá-los neste momento de tensão. “Temos cerca de 40 alunos prestando os exames, um momento que significa muitos aos nossos alunos. É a oportunidade de mostrar seus conhecimentos, inclusive ter a chance de entrar em uma Universidade com bolsa. Nossas expectativas são muito boas, todos se prepararam ao longo do ano. Temos alunos e alunas da primeira, segunda e terceira série participando do Enem. Sendo que os estudantes da primeira e segunda série são nossos 'treineiros' e o  pessoal do Terceirão está bem tranquilo, e tem todo o nosso apoio para irem bem nessas provas”, enfatizou.

O segundo dia do Enem está marcado para o próximo domingo, 28, no mesmo horário deste domingo. Na próxima rodada de provas, serão aplicadas as 45 questões de Matemática e suas tecnologias e mais 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Neste ano, 3.109.762 estudantes se inscreveram para os exames. Em Santa Catarina são 75.707 inscritos.

Para que serve o Enem

Os candidatos poderão utilizar a nota do Enem para se candidatar ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para as Universidades públicas. Nas particulares, a nota serve para pleitear o financiamento estudantil do Fies e as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em Portugal, diversas instituições universitárias aceitam a nota como critério para entrada em seus cursos de graduação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 14:56
Compartilhar Comente

Poetiz[arte] é cultura pura com os alunos do Colégio Unesc

Poetiz[arte] é cultura pura com os alunos do Colégio Unesc
Os muitos talentos do Colégio Unesc se revezaram em bonitas apresentações / Fotos: Décio Batista / AgeCom Mais imagens

Os professores da área de linguagens do Colégio Unesc, junto aos alunos da primeira série do Ensino Médio, conduziram na tarde desta quarta-feira (24/11) um momento de reencontros e de aproximações entre arte, música e literatura. Na oportunidade, os estudantes mostraram os seus talentos artísticos no primeiro Sarau “Poetiz[arte]: as manifestações como um espelho de Sí”, por meio de apresentações musicais e de balé clássico, declamação de poemas e exposições de trabalhos artísticos autorais.

Segundo os professores Gabriel Valga, de Artes, Beatris Pizoni de Freitas, de Literatura, Marina Coelho, de Produção Textual e Vivian Miranda Cypriano, de Língua Portuguesa, o objetivo desta ação interdisciplinar foi o de realizar um evento que, além de unir os componentes curriculares, também configurasse um momento de contemplação e de expressão para os alunos.

Conforme declara o professor Gabriel “Provocamos, neste grande encontro, a reflexão dos nossos alunos sobre o retorno à presencialidade, ao convívio com os colegas e com a escola. É, para além de tudo, uma oportunidade de trocar calor humano e afeto. Isso, com tamanha certeza, a Arte e a Literatura conseguem afagar com maestria.”, explicou.

A música foi uma das principais atrações do “Poetiz[arte]”. A dupla formada pelos alunos Juan Santin Leal, na guitarra, e Ethan Douglas Gouvêa Zanatta Mota, no vocal, trouxe para o evento clássicos do rock nacional.

Juan, aluno do nono ano II, conta que o sarau é muito importante para o estímulo à arte. “É uma oportunidade de mostrar o talento de cada um. A arte também é um instrumento de resistência”, disse. O vocalista e aluno da primeira série I, Ethan, foi na mesma linha e acrescentou que “estes eventos realizados no colégio acabam revelando muitos talentos, e a arte é ideal para isto. Gostei da oportunidade e espero que no ano que vem tenha muitos iguais a este”, avaliou.

A estudante e bailarina da primeira série I, Fernanda da Luz Zilli, realizou uma apresentação solo mostrando o seu talento na ponta dos pés. Seu sonho é ser uma bailarina profissional. “Considero muito importante ter eventos como o sarau de hoje. É uma grande oportunidade para todos: para mim que quero ir em busca do meu sonho, bem como para os que se apresentaram. Que eles possam realizar seus desejos, seja através da arte ou por outros caminhos”, falou.

As alunas da primeira série I, Ana Júlia Pierini Medeiros, Estér Schulter Serafim e Maria Laura Silvério Meurer, declamaram o poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu. O aluno da primeira série II, Gabriel Oliveira Eillemann, apresentou o poema “Pontinho de Vista”, de Pedro Bandeira. Já o estudante Eliel Borges Santana recitou “Poeminha do Contra” de Mário Quintana.

Para encerrar o evento com chave de ouro, os alunos das duas primeiras séries colheram e trocaram mensagens da árvore do Jardim da Gratidão, que estava repleta de frutos das reflexões estudantis produzidas durante o ano.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 13:56
Compartilhar Comente

Livro com reflexão racial é lançado para alunos do Colégio Unesc

Livro com reflexão racial é lançado para alunos do Colégio Unesc
Maria Laura foi uma das alunas que garantiu o seu exemplar e fez foto com os autores / Fotos: Daniela Savi / AgeCom Mais imagens

Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc tiveram uma tarde especial nesta segunda-feira (23/11). Eles participaram da contação de histórias e do lançamento do livro “Laís: Feridas Abertas”. O encontro fez parte da programação da IX Semana da Consciência Negra e foi realizado no Auditório Ruy Hulse, na Universidade. A ação foi organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), juntamente com a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc.

A história em quadrinhos aborda o tema da formação dos estereótipos raciais nas crianças e foi contada pelas funcionárias da Biblioteca Central Professor Eurico Back, Maristela Constante e Andréia Vicente Antonio, por meio de slides. Enquanto elas apresentavam, as crianças estavam com olhares vidrados. Muito atentas. Na plateia se encontravam o autor, Marcello Zapelini, e o editor Reginaldo Arraes, do Estúdio Tanuki.

“O livro é o contato pelo olhar da Laís, uma menina branca, que tem uma amiga negra na escola e tenta entender porque a tratam de maneira diferente”, disse Arraes. “Queremos mostrar que as crianças não nascem preconceituosas, elas aprendem com as nossas atitudes. Todos somos iguais. Vale a pena a reflexão. É importante para as crianças, para os pais, para a escola”, comentou Zapelini.

A coordenadora no Neabi, professora Normélia Ondina Lalau de Farias, destacou a energia das crianças e a importância do debate com a escola. “Criança é isso, ela transmite o mais puro sentimento”, apontou. A coordenadora da Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Janaína Damásio Vitório, também salientou o papel do compartilhamento de informações.

“Vocês têm papel fundamental. Gostaria muito que hoje, ao chegarem em casa, que mencionassem essa história da Laís, que faz parte de uma luta. Vocês estão aprendendo dentro do colégio o que é defender uma luta antirracista. Estou muito feliz em estarmos em uma instituição que promove esse debate com as crianças”, enfatizou.

A coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Wânia Ramos, também sublinhou a importância da reflexão. “Eles ouviram atentamente a história e esse debate será refletido em sala de aula que é fundamental”, comentou.

Autógrafos

A pequena Maria Laura Mendes de Oliveira garantiu o seu exemplar ao final da contação de histórias. Ela ainda aproveitou e pediu autógrafos. O livro custa R$ 25.

Na quinta-feira (25/11), finalizando a programação alusiva à Semana da Consciência Negra, o Neabi e a Secretaria de Diversidades protagonizam ainda uma atividade com estudantes do Colégio Cedup Abílio Paulo, sobre memórias da Trajetória do Professor Vilson Lalau e sua contribuição à escola.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de novembro de 2021 às 09:30
Compartilhar Comente