Colégio Unesc

Colégio Unesc recebe Menção Especial da CDL de Criciúma

Colégio Unesc recebe Menção Especial da CDL de Criciúma
Normelia recebeu certificado das mãos de Zalmir e Márcio (Foto: Alfa Comunicação) Mais imagens

O Colégio Unesc foi uma das entidades a receber nesta quinta-feira uma Menção Especial da CDL de Criciúma pela participação na Campanha Compartilhe Gentileza. A Menção foi entregue à coordenadora do Colégio, Normelia Ondina Lalau de Farias, pelo presidente da CDL, Zalmir Antônio Casagrande. O evento teve a participação de parceiros da campanha e autoridades, como o prefeito Márcio Búrigo, que também participou da entrega da homenagem.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 27 de novembro de 2014 às 17:39
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para bolsas do Colégio Unesc

Inscrições abertas para bolsas do Colégio Unesc
Para concorrer as bolsas é preciso se inscrever até 28 de novembro (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Colégio Unesc está com inscrições abertas para bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) para o ano letivo de 2015. As bolsas integrais serão concedidas para estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para estudantes que tenham renda familiar per capita de até três salários mínimos.

As inscrições para concorrer às bolsas vão até 28 de novembro, das 9h30 às 21 horas, na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no Bloco do Estudante, no campus da Unesc. Estão disponíveis 83 bolsas, sendo 55 integrais e 28 parciais, para o ensino Fundamental e Médio.

O resultado será divulgado dia 12 de dezembro. Os estudantes aprovados deverão realizar matrícula nos dias 15 a 16 de dezembro, na Secretaria do Colégio, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2530.

Confira mais informações sobre as bolsas

Colégio Unesc

Escola com estrutura e professores de universidade, com aulas extracurriculares e escolinhas esportivas. Este é o Colégio Unesc, que possibilita por meio de dessas ações, desenvolver o crescimento dos estudantes dentro de uma perspectiva ampla, permitindo que eles descubram ainda cedo qual a área que mais se identificam.

Para preparar os estudantes para o ENEM, o Colégio proporciona um cursinho ao longo do ano e um curso preparatório para os vestibulares no final do ano, com foco nos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Com o intuito de garantir atenção e aprendizado de qualidade, as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental têm, no máximo, 25 alunos, e do 6º ao 9º, 35 alunos.

A escola também oferece o programa (Com)Vivendo na Escola, que realiza atividades em horário estendido para os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com aulas do currículo base, pela tarde, e oficina de cerâmica, Espaço Gourmet e Cantinho Verde (plantio e colheita de verduras e legumes), pela manhã.

O programa está aberto para alunos do Colégio Unesc e filhos ou irmãos de professores, funcionários e alunos da Universidade – podendo ser aluno de outra escola no período vespertino. Os alunos estarão sempre acompanhados de professores ou estagiários do Colégio durante o período em que estiverem na Instituição, inclusive no horário do almoço – a ser realizado em um restaurante dentro da Universidade.

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 24 de novembro de 2014 às 08:35
Compartilhar Comente

Ações culturais lembram Dia da Consciência Negra

Ações culturais lembram Dia da Consciência Negra
Alunos cantaram e recitaram poesia (Fotos: Milena Nandi/Lorraine Amorim) Mais imagens

O Dia da Consciência Negra, comemorado hoje (20/11), foi marcado, na Unesc, por várias atividades para o resgate da cultura negra. De Oficina de Tranças Afro a leitura de poesia, alunos da Unesc vindos de países africanos como a Angola, mostraram suas tradições.

Durante a tarde, a estudante do curso de Administração, Luisa Pereira, e a de Ciência da Computação, Edera Barreto, ensinaram os alunos do Colégio Unesc a fazerem trancinhas, durante uma oficina. Os alunos ainda fizeram trabalhos de pintura e confecção de máscaras baseadas na cultura afro e histórias com base no livro “A menina do laço de fita”. O material do Colégio se juntou ao feito por crianças de outras escolas em uma mostra no hall do Bloco XXI-A.

À noite, o projeto Quintas Culturais trouxe para a chegada de professores e estudantes ao campus, música e poesia feita por estudantes estrangeiros. O acadêmico de Ciência da Computação, Dorivaldo Correia Manuel, cantou e tocou músicas brasileiras e angolanas. Já Celso Mavo declamou o poema “Monangambé”, de Antonio Jacinto, e uma poesia de própria autoria. Cláudio Zongo, aluno de Engenharia Mecânica, também apresentou poemas próprios.

“Nós andamos de mãos dadas com nossos irmãos angolanos e nossa cultura. É importante compartilharmos ela com nossos colegas da Universidade”, comenta Manuel de Almeida, secretário da Assac (Associação de Alunos Angolanos de Criciúma).

Durante o Quintas Culturais, a coordenadora do núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias da Unesc, Janaína Vitório, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo núcleo, que faz parte do Programa de Educação Inclusiva da Universidade.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 20 de novembro de 2014 às 20:53
Compartilhar Comente

Últimos dias de matrículas para o Colégio Unesc

Últimos dias de matrículas para o Colégio Unesc
Escola utiliza estrutura da Universidade em suas atividades (Foto: Arquivo) Mais imagens

As matrículas para o ano letivo de 2015 no Colégio Unesc encerram nesta terça-feira (11/11). O Colégio disponibiliza estrutura e professores de universidade, com aulas extracurriculares e escolinhas esportivas, além de oferecer o programa (Com)Vivendo na Escola, que realiza atividades em horário estendido para os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Os interessados devem ir à secretaria da escola, no Bloco T da Universidade, das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30. Para efetuar a matrícula é preciso apresentar atestado de frequência e fotocópia da certidão de nascimento do aluno, além de RG e CPF do responsável. As aulas do Colégio iniciam em 9 de fevereiro.

Segundo a coordenadora geral do Colégio, Normélia Lalau de Farias, o aluno tem à disposição laboratórios, Biblioteca e o Complexo Esportivo da Universidade, além de aulas com professores que atuam nos cursos da Unesc. “Esse contato possibilita que os estudantes cresçam dentro de uma perspectiva que permite descobrir ainda cedo qual a área que eles mais se identificam”, comenta.

Para preparar os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, o Colégio oferece um cursinho para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ao longo do ano e um curso preparatório para os vestibulares no final do ano. Com o intuito de garantir atenção e aprendizado de qualidade, as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental têm, no máximo, 25 alunos, e do 6º ao 9º, 35 alunos.

(Com)Vivendo na Escola


O programa (Com)Vivendo na Escola permite que os alunos fiquem durante a manhã e tarde nas dependências da instituição, com aulas do currículo base, pela tarde, e oficina de cerâmica, Espaço Gourmet e Cantinho Verde (plantio e colheita de verduras e legumes), pela manhã.

O Programa está aberto para alunos do Colégio Unesc e filhos ou irmãos de professores, funcionários e alunos da Universidade – podendo ser aluno de outra escola no período vespertino. Os alunos estarão sempre acompanhados de professores ou estagiários do Colégio durante o período em que estiverem na Instituição, inclusive no horário do almoço – a ser realizado em um restaurante dentro da Universidade.

Alunos do Colégio Unesc permanecerão na escola das 8 às 18 horas. Já estudantes de outras instituições realizarão atividades das 8 às 12 horas.

Mais informações pelo telefone (48) 3431-2530.

Edital de matrícula

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima - mayralima@unesc.net 09 de novembro de 2014 às 09:00
Compartilhar Comente

Discussões na Unesc poderão redesenhar o futuro da pós-graduação brasileira

Discutir, analisar e refletir a pós-graduação brasileira, sobretudo na área de Ciências da Saúde, com o objetivo de planejar o futuro dos programas de mestrado e doutorado nesta área. O 8º Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde terá como meta discutir os desafios da pós-graduação brasileira para a próxima década. E estes debates ocorrerão em Criciúma/SC, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), de 17 a 19 novembro.

“Este evento poderá gerar um redesenho da trajetória seguida pelos programas, assim como fomentará discussões importantes sobre o futuro da pós-graduação brasileira, dos mestrados e doutorados na área de Ciências da Saúde”, explica a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta. Ela destaca que, embora o evento seja de uma área específica do conhecimento, os debates compreenderão todas as áreas. “Assuntos como ética na pesquisa e o Plano Nacional da Pós-Graduação serão discutidos no evento”, lembra.

Presidente da Capes estará na abertura

A abertura do evento terá a presença do presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Almeida Guimarães, falando sobre “Os desafios da Pós-Graduação Brasileira para a Próxima Década”, com enfoque na internacionalização. Além do reitor da Unesc, Gildo Volpato, abordando “O Modelo de Universidade Comunitária e a Pesquisa”.

Unesc será espaço de discussões nacionais

Além de conferências, capacitações e mesas-redondas, a Unesc vai receber reuniões com coordenadores de diferentes áreas da Capes, transformando Criciúma no centro nacional de discussão sobre o futuro da pós-graduação no Brasil.

O evento é organizado pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), com o apoio da Propex (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão) da Unesc.

Reconhecimento nacional

O Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde da Unesc é reconhecido nacionalmente. O PPGCS está em uma seleta lista de PPGs com nota 6, (o máximo é 7). Apenas sete programas possuem conceito 6, sendo seis de universidades estaduais ou federais e apenas a Unesc como Universidade Comunitária. A Unesc é a única instituição de Santa Catarina, além da UFSC, que tem um programa conceito 6.

Inscrições para ouvintes até 10/11 (clique aqui, confira a programação e participe)
 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 06 de novembro de 2014 às 14:39
Compartilhar Comente