Colégio Unesc

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Visita do SENAI no Colégio Unesc - customização de camisetas no Terceirão


Na manhã de hoje 30/010/2017 o Curso Superior Tecnologia em Design de Moda - SENAI - Criciúma esteve presente na turma do terceiro ano do Colégio Unesc, uma parceria entre as instituições. Estiveram presentes os professores do curso Superior  Design de Moda: Roger Arend e  Jadsnara Lunardi Brognara.
O objetivo da visita foi a realização de uma oficina de customização de camisetas, realizado em parceria com as professoras de Línguas Estrangeiras Marianela (Língua Espanhola) e Carina Fernandes de Andrade de Freitas (Língua Inglesa). A atividade teve com propósito a pintura de frases, escritas em línguas estrangeiras, nas camisetas. 
Foi uma excelente manhã de aprendizado e diversão!
 

Postado por: Daiani Colombo Ferreira 30 de outubro de 2017 às 16:43
Compartilhar Comente

Visita de estudos a PUC/RS - 1ª série/EM

Os alunos da 1ª série do EM, juntamente com o Professor Lucas M. Carvalho da disciplina de Geografia, foram a PUC - RS,  em uma saída de estudos.
Os alunos puderam observar diversos assuntos das áreas de conhecimento, o que os levou a um aprendizado ainda mais significativo, saindo da sala de aula contemplando outros espaços.
Na disciplina de Geografia os alunos farão maquetes e apresentarão para as turmas do fundamental e médio.
Nesse sentido, observamos onquanto é importante a integração aluno, professor e novas oportunidades de estudos.

Postado por: Daiani Colombo Ferreira 30 de outubro de 2017 às 16:40
Compartilhar Comente

Café filosófico no Aguaí Santuário Ecológico

Os Cafés Filosóficos procuram proporcionar uma pequena pausa para pensar e discutir temas do universo filosófico recorrendo às competências e atitudes cultivadas na filosofia sistemática e pondo-as à disposição dos participantes que, dessa forma, são convidados a melhorar a forma como pensam e articulam os seus raciocínios com a ajuda do grupo e, por vezes, do moderador.
Nos dias 19 e 21 de setembro de 2017, tivemos no Colégio UNESC a realização do I Café filosófico. Participaram os alunos do 1., 2. e 3. anos do Ensino Médio. Mas para que o evento tivesse sucesso, houve primeiramente uma grande preparação.
Primeiramente foi exposto pelo professor de filosofia e sociologia Vanderlei da Silva Mendes a proposta e o tema geral do café: A função da escola na formação do cidadão. Em seguida foram apresentados temas específicos no quadro para serem norteadores da pesquisa e num segundo momento, de debate. Posteriormente os alunos foram para a sala de informática onde pesquisaram sobre os seguintes temas: 1. A função social da escola, 2. Escola e disciplina, 3. Escola sem partido, 4. Escola e as novas tecnologias, 5. A violência na escola, 6. A relação da escola com a família. 
Após a realização de pesquisa prévia, e bem embasados, os alunos participaram do debate no Café filosófico, cada turma em respectiva data e horário. Puderam apresentar suas pesquisas, confrontar suas ideias, e elaborar certo posicionamento sobre os diversos temas.
Numa próxima etapa do projeto cada turma deverá elaborar um trabalho que será apresentado numa saída de campo e posteriormente exposto no colégio como resultado das discussões, como por exemplo, um painel, mural, um vídeo, dentre outras sugestões.
O Café filosófico teve como intuito fazer uma reflexão sobre a escola em esfera global pra pensarmos nossa escola em ambiente local. Que Colégio Unesc queremos ser? Qual nossa identidade? Como nós alunos podemos contribuir sendo protagonistas do processo? 
Foram estipulamos os seguintes objetivos para esse Café Filosófico:
- Pesquisar sobre a função social da escola na modernidade;
- Pesquisar sobre o papel da escola na formação do cidadão;
- Refletir sobre o papel da família e sua contribuição na educação dos filhos;
- Debater sobre questões atuais como a Escola sem partido e a Violência na escola;
- Contextualizar a disciplina no espaço escolar;
- Refletir sobre a escola atual e a escola que queremos;
- Relacionar as novas tecnologias com a escola;
Como encerramento do projeto, tivemos uma saída de campo no dia 20 de outubro. Os alunos foram até o Aguaí Santuário Ecológico, em Siderópolis, onde numa agradável manhã de sexta-feira apresentaram os seus trabalhos e houve um debate com as três turmas do Ensino Médio.
Após o debate degustaram um delicioso café num momento de integração entre os alunos e professores. Em seguida foi realizada uma trilha pela reserva conduzida pelo monitor local. Foram vivenciados momentos de descontração, integração, colaboração e respeito mútuo, zelo e cuidado com a natureza e com os animais.
Pudemos concluir que um dos papeis da filosofia foi levar os estudantes a refletirem de maneira crítica sobre questões diversas que envolvem a escola na sociedade moderna, ouvindo e respeitando o outro em suas diversidades, seu jeito de pensar e de agir. Todos somos diferentes, e as nossas diferenças nos completam fazendo parte da identidade do Colégio UNESC.

Professor Vanderlei da Silva Mendes

Postado por: Daiani Colombo Ferreira 30 de outubro de 2017 às 16:37
Compartilhar Comente

Colégio Unesc no UNESC em Dança

No último sábado (21 de outubro), os alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental do Colégio UNESC, abrilhantaram ainda mais o UNESC em Dança, realizado no auditório Ruy Hulse – UNESC/Criciúma. Apresentando as coreografias “O conhecimento move o mundo” e “Aventureiros do Saber”, os alunos tiveram a oportunidade de participar do maior evento de dança do sul catarinense. Com muita alegria e entusiasmo, as coreografias mostraram o que nosso Colégio tem de melhor: nossos queridos alunos. As crianças gostaram muito da participação e se mostraram muito felizes com a experiência. A ação também se estabelece como um momento de comemoração em relação aos 25 anos da escola. Agradecemos imensamente as crianças pelo empenho, aos professores pelo auxílio e aos pais pelo apoio. Ano que vem tem mais!

Profa. Bruna Carolini De Bona

Postado por: Daiani Colombo Ferreira 30 de outubro de 2017 às 16:33
Compartilhar Comente

“12 horas sem tecnologia”... porque isso é possível sim!

Sabemos que o  momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Por isso os alunos do 7º ano do Colégio Unesc vivenciaram o fechamento do projeto “12 horas sem tecnologias” nessa sexta-feira, 20/10, das 7h30 às 19h30 no OIKOS - Lar de Encontros. Acreditamos que a brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Nos dias de hoje as tecnologias estão quase que ao “comando” do dia- dia dos nossos alunos/filhos e passam (muitas vezes) desapercibidas todas as formas que temos de nos comunicar e compartilhar momentos “inesquecívesis” com o outro. Iniciou-se o projeto comparando brinquedos e brincadeiras de antigamente com as atuais e chegamos a conclussão que o mais importante é o “nós” e não o “eu”. Foi um trimestre de grandes aprendizados, assim como de grandes vínculos entre colegas e amigos.
Professora Marianela Marana Vieyto –Língua Espanhola 
Professor Márcio Justo – Educação Física
Professora Wânia Inácio da Silva Ramos - História

Postado por: Daiani Colombo Ferreira 30 de outubro de 2017 às 16:28
Compartilhar Comente