Setor de Avaliação Institucional

Colaboradores dão nome ao Bloco da Reitoria

Colaboradores dão nome ao Bloco da Reitoria
Cerimônia de inauguração do espaço ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Bloco da Reitoria da Unesc, inaugurado nesta terça-feira (30/8), imortalizou o Ângelo, o Gladir, a Normelia, o Narbal, o Franco e o João, colaboradores que há pelo menos 16 anos ajudam a Universidade a crescer e se desenvolver. A solenidade reuniu, no espaço que fica ao lado da Biblioteca Professor Eurico Back, professores e funcionários da Unesc, amigos e familiares dos homenageados.

Em seu terceiro pavimento, com 967 metros quadrados, o bloco abriga: recepção, gabinete do reitor, assessoria, secretaria e sala de reuniões da Reitoria; Pró-Reitorias: Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Administração e Finanças; Planejamento Institucional, SEAI (Setor de Avaliação Institucional), Procuradoria Jurídica; e vai abrigar a secretaria e Sala dos Conselhos.

Há anos a Unesc vem homenageando pessoas que têm um período longo como colaboradores da Instituição. Os professores Ângelo Natal Périco, Gladir da Silva Cabral e Normelia Ondina Lalau de Farias e os funcionários Narbal Teixeira da Rosa, Franco Espíndola de Bom e João de Oliveira Fernandes estão na Universidade entre 16 e 22 anos.

“Nós vivemos em rede. Se alguém não cumpre a sua parte, ela vai para baixo e se alguém faz além, para cima. A Unesc só está onde está hoje, porque todos trabalham juntos. E vocês que hoje vão ter os nomes eternizados, são responsáveis também por tudo isso. É um orgulho muito grande poder prestar essa homenagem e fazer com que todos saibam que cada um de vocês passou por aqui fez a diferença e deixou seu carinho, seu trabalho, sua dedicação para uma universidade que é da comunidade”, afirmou o reitor Gildo Volpato.

Nórmélia falou em nome dos professores homenageados e afirmou que o reconhecimento é motivo de orgulho. “Estamos muito felizes com esta homenagem e em fazermos parte da família Unesc, que recebe a todos, independente de credo, de cor e de condições financeiras. Um lugar que dá oportunidades para as pessoas e que com isso possibilita que elas mostram a que vieram”, comentou. Já Franco, que falou pelos funcionários, agradeceu a homenagem e desejou que todos pudessem seguir fazendo parte da Instituição. “Através da Unesc alcançamos objetivos que nem nós sabíamos que era possível”.

Durante a solenidade, o professor homenageado Gladir da Silva Cabral apresentou uma música composta por ele para a ocasião e que falava sobre ciência e como o espaço para o desenvolvimento dela é humano e possibilita encontros. “Encontrei na Unesc um espaço de trabalho que me faz feliz. Agradeço a todos os colegas dos cursos, aos alunos, por me ajudarem a estar aqui”.

Participaram da solenidade as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; e os diretores de UNA (Unidade Acadêmica), HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back; SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, e CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e o presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2016 às 20:02
Compartilhar Comente

Coordenadores de curso participam de Formação Continuada

Coordenadores de curso participam de Formação Continuada
Assuntos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão foram abordados (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os coordenadores de cursos de graduação e pós da Unesc já estão se preparando para receber os estudantes no dia 22 de fevereiro. Na tarde desta quinta-feira (11/2), eles se reuniram com a Reitoria para abordar assuntos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão durante a Formação Continuada. “Estamos em rede, formamos uma teia. Todos são responsáveis e importantes para a Universidade”, afirmou o reitor Gildo Volpato, que fez a acolhida aos participantes.

“A coordenação dos cursos de graduação frente aos novos desafios da gestão no contexto dos processos avaliativos” foi o tema central da Formação Continuada, e dentro dele, outros quatro foram trabalhados. A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, falou sobre “A formação continuada dos docentes e seu impacto nos resultados das avaliações dos cursos” e sobre o edital de Inovação.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, abordou “ Desafios e perspectivas da pesquisa e da extensão para 2016”. A pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, falou sobre “As formas de financiamento estudantil, informes sobre as matrículas e captação de alunos”. Já o coordenador da SEAI (Setor de Avaliação Institucional), Thiago Almino Francisco, abordou “ O processo de avaliação externa: sensibilização, importância e a possibilidade da implantação do instrumento de avaliação dos PPCs (radar)”.

Formação Continuada para professores


De 15 a 17 de fevereiro é a vez dos professores participarem da Formação Continuada, que abordará temas como “Educação Inclusiva nos Cursos de Graduação”, “Questões de Gênero na Educação Superior”, “Docência e Tutoria na Educação a Distância” e “Introdução às Metodologias de Aprendizagem Inovadoras”.

A abertura da Formação Continuada ocorre no dia 15 de fevereiro, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com a conferência “Metodologias de Ensino e a Formação da Autonomia do Estudante”, com o professor doutor da Universidade Federal de São Carlos, Antonio Fernando Gouvêa da Silva. 

A Formação Continuada é promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unesc, com as Unidades Acadêmicas e o Núcleo de Pedagogia Universitária

Inscrições e programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de fevereiro de 2016 às 16:33
Compartilhar Comente

Unesc recebe estudantes de graduação do Sul do Estado para prova do Enade

Unesc recebe estudantes de graduação do Sul do Estado para prova do Enade
Exame movimentou alunos e professores neste domingo (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O domingo (26/11) está sendo movimentado no meio acadêmico brasileiro. Mais de 530 mil estudantes do Ensino Superior realizam o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2017. A Unesc foi escolhida para a realização da prova e o campus recebeu alunos de graduação de todo o Sul do Estado, que tiveram o apoio dos professores antes e depois da prova. O exame ocorreu nos Blocos T e R1 e teve início às 13h30.

De acordo com o coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco, a prova ocorre todos os anos e a cada três, repete a avaliação de um grupo de cursos. Em 2017, estão participam do exame estudantes das áreas de Engenharia e de Licenciatura. “O ciclo atual é o que tem o maior número de alunos sendo avaliados. Só da Unesc, são 743 acadêmicos”, comenta.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Indianara Becker, explica que o Enade é realizado pelos estudantes que já completaram 80% do curso superior ou com previsão de concluir até meados do próximo ano. “O Enade é uma das avaliações que compõe o Conceito de Curso e que considera o desempenho dos alunos”.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, salienta que o Enade é um dos processos fundamentais da vida acadêmica. "Nossos alunos apresentaram-se motivados e muito comprometidos. Nossa expectativa é de ótimos resultados. O índice de presença também foi muito positivo. Nossos coordenadores e professores desenvolveram um excelente trabalho durante todo o ano na sensibilização dos acadêmicos", afirma Luciane. 

Em 2017 os cursos avaliados foram os seguintes:

Bacharelado


Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Agrimensura
Engenharia de Materiais
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Engenharia Química

Bacharelado ou Licenciatura


Ciência da Computação
Ciências Biológicas
Física
Geografia
História
Letras – Português
Matemática

Licenciatura


Artes Visuais
Educação Física
Letras - Português e Espanhol
Letras - Português e Inglês
Pedagogia

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2017 às 15:17
Compartilhar Comente

Estudante, a Unesc quer a sua opinião

Estudante, a Unesc quer a sua opinião
Alunos têm até 8 de julho para participar da Avaliação de Ensino (Foto: Arquivo) Mais imagens

Hei aluno de graduação da Unesc! Sabia que a Universidade tá contando com você? Isso mesmo. Ela quer saber a sua opinião para poder melhorar ainda mais a sua qualidade. Você pode ajudar participando até 8 de julho da Avaliação do Ensino de Graduação. Ela é simples e prática. Pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) você pode falar sobre o desempenho do professor e o seu como acadêmico. E isso tudo vai ser analisado e usado para trazer benefícios para você e seus colegas.

Do professor, é preciso analisar pontos como domínio e apresentação do conteúdo e relacionamento, além de dar sugestões para ele. Da sua atuação como acadêmico, terá um espaço para fazer uma reflexão e também avaliar o seu comprometimento e contribuição para a aprendizagem.

O Diogo Goulart Estevam é aluno da sexta fase de Administração e presidente do CA (Centro Acadêmico) dos cursos de Administração e de Comércio Exterior, e já participou da pesquisa, porque para ele, a avaliação é muito importante para todos os lados. “O ideal é que os alunos recebam o resultado da pesquisa e enxerguem as melhorias trazidas depois dela”, comenta.

O coordenador do Seai (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco, conta que uma das demandas que mais apareceram no trabalho de diagnóstico, foi sobre a importância de discutir a avaliação com os estudantes.

“Conversamos com os coordenadores para levantar novas indicações para melhorias do processo e explicitar nosso plano para 2017, que tinha o objetivo de aprimorar o uso dos resultados e aproximar os alunos de todo o processo. Criamos então um evento com o apoio do DCE, que ocorreu em duas edições: uma coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, que discutiu a função de todos os setores ligados à Pró-Reitoria e outra coordenado pelo Seai que tratou da avaliação e de seus resultados e teve a participação dos CAs”, explica o coordenador do Seai.

E o que foi discutido nesses encontros colaboraram para que novos eventos fossem programados para as próximas semanas, desta vez, divididos por UNAs (Unidades Acadêmicas).

E então, bora ajudar a melhorar ainda mais a sua Universidade? É só clicar aqui 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de junho de 2017 às 14:24
Compartilhar Comente

MEC renova reconhecimento de cursos da Universidade

MEC renova reconhecimento de cursos da Universidade
Estrutura física da Instituição foi um dos pontos analisados (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc recebeu mais uma excelente notícia relacionada às atividades de ensino. Na última semana, o MEC (Ministério da Educação) divulgou no Diário Oficial da União a renovação do reconhecimento de 21 cursos da Universidade. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas e é um ato obrigatório e previsto na Lei do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Neste processo, a Instituição recebe avaliadores do MEC que verificam pontos como a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a estrutura física.

Os cursos da Universidade que tiveram a renovação do reconhecimento pelo MEC foram: Administração, Artes Visuais (Licenciatura), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Gestão Comercial (presencial), Gestão em Processos Gerenciais, História, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Secretariado Executivo e Tecnologia em Design de Moda.

Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, a renovação do reconhecimento dos cursos é resultado dos esforços feitos por toda a comunidade acadêmica em favor da Universidade. “Mais uma vez a Unesc passa pela avaliação do MEC e mostra que é uma Instituição com qualidade no ensino e na formação dos futuros profissionais. Esse aval do Ministério da Educação dá ainda mais segurança aos nossos estudantes e para a comunidade que a Unesc está inserida”, comenta Volpato.

Reconhecimento legitima qualidade

O coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc, Thiago Francisco, afirma que o reconhecimento é importante porque legitima a qualidade do curso a partir dos critérios estabelecidos pelo MEC para cursos de graduação. “É neste momento em que se identifica o sucesso ou insucesso do curso em sua trajetória inicial (no ato da formação da primeira turma), com base em elementos estabelecidos nos instrumentos de avaliação e em padrões decisórios firmados pelos órgãos reguladores, mais especificamente a Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior)”, explica.

O reconhecimento é feito a partir da solicitação da própria instituição e à medida que um curso cumpre um determinado percentual de sua matriz curricular, ele deve solicitar este processo. “Grande parte das avaliações que recebemos em 2016 se referem ao processo de renovação de reconhecimento que, em nosso caso, foi motivado pela migração para o Sistema Federal, a partir da adesão ao Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior) em 2012. Os princípios de qualidade são os mesmos e os padrões decisórios semelhantes, mas há fundamentos que, em nosso caso, são distintos”, comenta o coordenador do SEAI.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2017 às 13:59
Compartilhar Comente