Setor de Avaliação Institucional

Professor da PUC fala sobre mudanças no Código de Processo Civil

Professor da PUC fala sobre mudanças no Código de Processo Civil
Palestra ocorre nesta terça-feira, às 19 horas, na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

“A Constitucionalização do Processo, o Processo do Trabalho e o Novo CPC: Impressões sobre a IN 39/2016, do TST”, é o tema da palestra desta terça-feira (7/6) para os estudantes do curso de Direito da Universidade. Para falar sobre o assunto atual, em função da mudança do Código de Processo Civil ocorrida em março deste ano, o CPJ (Centro de Práticas Jurídicas da Unesc) traz o professor doutor da PUC/RS, Gilberto Stürmer. A palestra ocorre, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Universidade, e os interessados devem se inscrever no CPJ.

Sturmer é doutor em Direito pela UFSC, advogado e parecerista. Sócio do escritório Stürmer, Corrêa da Silva, Jaeger & Spindler dos Santos Advogados, com sede em Porto Alegre, é membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul e da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Ele coordena o curso de especialização em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da Faculdade de Direito da PUC/RS e é professor titular de Direito do Trabalho nos cursos de graduação, especialização, Mestrado e Doutorado da mesma Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de junho de 2016 às 19:59
Compartilhar Comente

Direitos Humanos e democracia são abordados em Semana Acadêmica

Direitos Humanos e democracia são abordados em Semana Acadêmica
Evento comemora os 20 anos do curso de Direito da Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um espaço para o diálogo, intercâmbio de ideias, reflexões e debates sobre Direitos Humanos e democracia. Assim será a 20ª Semana Acadêmica e a 6ª Jornada Científica de Direito da Unesc. O evento comemora os 20 anos do curso e traz palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos e de extensão, de segunda a quarta-feira (12 a 14/9). As atividades iniciam na manhã de segunda-feira, e a abertura oficial da Semana ocorre às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, com lançamento de livros de professores do curso e a palestra “Judicialização da Política Pública”, com a professora doutora Mônia Clarissa Hennig Leal, da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul).

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mônia é mestre e graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul e coordenadora adjunta e professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc.

Aberta à participação de professores, alunos e profissionais da área, a Semana e a Jornada debaterão assuntos dentro da temática “Os desafios dos Direitos Humanos e da Democracia no século 21”, em minicursos como “Inovações no CPC”, “Feminismo e Direito”, “Sistema Prisional e o Estado de Coisas Inconstitucionais”, “Direito Internacional”, “Infância, Gênero e Violência”, “Comunicação, Direito e Arte” e “Possibilidades do Facebook no mundo do Trabalho”.

Além disso, a programação ainda conta com as palestras: “A Constituição Horizontal”, com o professor doutor de Direito Político da Faculdade de Direito da Universidade Católica de La Plata, Alejandro Medici; “A Universalidade do Saber Jurídico: Relações do Direito com outros Ramos do Conhecimento”, com o professor doutor do Curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá no Espírito Santo, João Baptista Herkenhoff ; “Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio no Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos”, com a professora doutora do Mestrado e Doutorado em Direito da PUC/Paraná, Danielle Anne Pamplona e “Direitos Humanos e Imigração: Nenhum Ser Humano é Ilegal!”, com a professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande, Raquel Fabiana Lopes Sparemberger.

As inscrições para os minicursos devem ser feitas na coordenação do curso de Direito da Unesc. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2647.

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de setembro de 2016 às 20:14
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica comemora 20 anos do curso de Direito

Semana Acadêmica comemora 20 anos do curso de Direito
Direitos Humanos e democracia debatidos em palestras e minicursos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

"Judicialização da Política Pública” foi o tema abordado na noite desta segunda-feira (12/9), pela professora doutora Mônia Clarissa Hennig Leal, da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), na abertura da 20ª Semana Acadêmica e a 6ª Jornada Científica de Direito da Unesc. Em sua fala, Mônia demonstrou como o Supremo Tribunal Federal e as decisões do judiciário brasileiro têm sido expostas ao grande público e feito parte das conversas do cotidiano da população. “O judiciário é “pop”. Está na boca do povo. Inclusive há pesquisas que investigam os impactos dessa exposição nas decisões tomadas”, comentou.

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mônia é mestre e graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul e coordenadora adjunta e professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc.

Antes da palestra, que marcou a abertura da Semana Acadêmica, houve o lançamento de livros de professores do curso de Direito da Universidade: “Governança Corporativa Eficiente”, de Yduan de Oliveira May; “Ensaio sobre o Estado de Direito Ambiental: Conceito, mecanismo e desafio”, de Daniel Preve, Maurício Savino Filó e Yduan de Oliveira May e “Direito Empresarial”, de Yduan de Oliveira May e Luiz Eduardo Conti.

Durante o evento, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, salientou a oportunidade que a Semana Acadêmica dá para agregar conhecimentos importantes para a formação dos futuros bacharéis em Direito. Já o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, convidou os estudantes a ocuparem os diversos espaços em pesquisa e extensão oferecidos pela Universidade e a não deixarem de ser atuantes também em sala de aula, questionando e participando.

O assessor Acadêmico de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Reginaldo Vieira; o procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; o coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho; o presidente do CA de Direito, Pedro Hilário; e a participante do Nuped (Núcleo de Pesquisa em Estado, Política e Direito), Tainara Becker; também participaram da abertura do evento.

A Semana Acadêmica e a Jornada comemoram os 20 anos do curso com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos e de extensão até esta quarta-feira (14/9). Abertas à participação de professores, alunos e profissionais da área, os eventos abordam assuntos dentro da temática “Os desafios dos Direitos Humanos e da Democracia no século 21”, em minicursos como “Inovações no CPC”, “Feminismo e Direito”, “Sistema Prisional e o Estado de Coisas Inconstitucionais”, “Direito Internacional”, “Infância, Gênero e Violência”, “Comunicação, Direito e Arte” e “Possibilidades do Facebook no mundo do Trabalho”.

Apresentação de trabalhos

Nesta terça-feira (13/9), quatro projetos de extensão desenvolvidos por estudantes e professores do curso de Direito, com participação de outros cursos da Instituição foram socializados durante a Semana Acadêmica. “A universidade se faz no dia-a-dia com o tripé do ensino, da pesquisa e da extensão, mas a Unesc como universidade comunitária, sem dúvida, mostra seu rosto mais humano é na extensão, que propicia estar com as comunidades, entidades e instituições e trocar saberes e experiências”, diz a professora Janete Triches, coordenadora do Pedic, programa organizador do evento de apresentação dos trabalhos.

Projetos apresentados:

“Direitos Humanos nas Escolas: construindo cidadania no Território Paulo Freire”, das professoras Fernanda Lima e Renise Zaniboni executado pelos bolsistas Arthur Messias e Renilda de Oliveira;

“Prevenção e Erradicação da Síndrome da Alienação Parental”, das professoras Sheila Saleh e Renise Zaniboni executado pelos bolsistas Anderson Tomaz e Elisangela Rosa;

“Amora: capacitando mulheres em Direitos Humanos”, das professoras Mônica de Camargo Cortina e Janete Triches, executado pelas bolsistas Camila Michels e Maiara Leandro (Psicologia);

“Empreendedorismo Social e Apoio à Regularização Legal para Captação de Recursos da Casa Guido de Criciúma/SC”, dos professores Melissa Watanabe e Michel Alisson da Silva, realizado pelas bolsistas Bruna Casagrande de Oliveira e Samara Schardosim (Administração).

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de setembro de 2016 às 22:39
Compartilhar Comente

Colaboradores dão nome ao Bloco da Reitoria

Colaboradores dão nome ao Bloco da Reitoria
Cerimônia de inauguração do espaço ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Bloco da Reitoria da Unesc, inaugurado nesta terça-feira (30/8), imortalizou o Ângelo, o Gladir, a Normelia, o Narbal, o Franco e o João, colaboradores que há pelo menos 16 anos ajudam a Universidade a crescer e se desenvolver. A solenidade reuniu, no espaço que fica ao lado da Biblioteca Professor Eurico Back, professores e funcionários da Unesc, amigos e familiares dos homenageados.

Em seu terceiro pavimento, com 967 metros quadrados, o bloco abriga: recepção, gabinete do reitor, assessoria, secretaria e sala de reuniões da Reitoria; Pró-Reitorias: Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Administração e Finanças; Planejamento Institucional, SEAI (Setor de Avaliação Institucional), Procuradoria Jurídica; e vai abrigar a secretaria e Sala dos Conselhos.

Há anos a Unesc vem homenageando pessoas que têm um período longo como colaboradores da Instituição. Os professores Ângelo Natal Périco, Gladir da Silva Cabral e Normelia Ondina Lalau de Farias e os funcionários Narbal Teixeira da Rosa, Franco Espíndola de Bom e João de Oliveira Fernandes estão na Universidade entre 16 e 22 anos.

“Nós vivemos em rede. Se alguém não cumpre a sua parte, ela vai para baixo e se alguém faz além, para cima. A Unesc só está onde está hoje, porque todos trabalham juntos. E vocês que hoje vão ter os nomes eternizados, são responsáveis também por tudo isso. É um orgulho muito grande poder prestar essa homenagem e fazer com que todos saibam que cada um de vocês passou por aqui fez a diferença e deixou seu carinho, seu trabalho, sua dedicação para uma universidade que é da comunidade”, afirmou o reitor Gildo Volpato.

Nórmélia falou em nome dos professores homenageados e afirmou que o reconhecimento é motivo de orgulho. “Estamos muito felizes com esta homenagem e em fazermos parte da família Unesc, que recebe a todos, independente de credo, de cor e de condições financeiras. Um lugar que dá oportunidades para as pessoas e que com isso possibilita que elas mostram a que vieram”, comentou. Já Franco, que falou pelos funcionários, agradeceu a homenagem e desejou que todos pudessem seguir fazendo parte da Instituição. “Através da Unesc alcançamos objetivos que nem nós sabíamos que era possível”.

Durante a solenidade, o professor homenageado Gladir da Silva Cabral apresentou uma música composta por ele para a ocasião e que falava sobre ciência e como o espaço para o desenvolvimento dela é humano e possibilita encontros. “Encontrei na Unesc um espaço de trabalho que me faz feliz. Agradeço a todos os colegas dos cursos, aos alunos, por me ajudarem a estar aqui”.

Participaram da solenidade as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; e os diretores de UNA (Unidade Acadêmica), HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back; SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, e CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e o presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2016 às 20:02
Compartilhar Comente

Coordenadores de curso participam de Formação Continuada

Coordenadores de curso participam de Formação Continuada
Assuntos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão foram abordados (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os coordenadores de cursos de graduação e pós da Unesc já estão se preparando para receber os estudantes no dia 22 de fevereiro. Na tarde desta quinta-feira (11/2), eles se reuniram com a Reitoria para abordar assuntos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão durante a Formação Continuada. “Estamos em rede, formamos uma teia. Todos são responsáveis e importantes para a Universidade”, afirmou o reitor Gildo Volpato, que fez a acolhida aos participantes.

“A coordenação dos cursos de graduação frente aos novos desafios da gestão no contexto dos processos avaliativos” foi o tema central da Formação Continuada, e dentro dele, outros quatro foram trabalhados. A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, falou sobre “A formação continuada dos docentes e seu impacto nos resultados das avaliações dos cursos” e sobre o edital de Inovação.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, abordou “ Desafios e perspectivas da pesquisa e da extensão para 2016”. A pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, falou sobre “As formas de financiamento estudantil, informes sobre as matrículas e captação de alunos”. Já o coordenador da SEAI (Setor de Avaliação Institucional), Thiago Almino Francisco, abordou “ O processo de avaliação externa: sensibilização, importância e a possibilidade da implantação do instrumento de avaliação dos PPCs (radar)”.

Formação Continuada para professores


De 15 a 17 de fevereiro é a vez dos professores participarem da Formação Continuada, que abordará temas como “Educação Inclusiva nos Cursos de Graduação”, “Questões de Gênero na Educação Superior”, “Docência e Tutoria na Educação a Distância” e “Introdução às Metodologias de Aprendizagem Inovadoras”.

A abertura da Formação Continuada ocorre no dia 15 de fevereiro, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com a conferência “Metodologias de Ensino e a Formação da Autonomia do Estudante”, com o professor doutor da Universidade Federal de São Carlos, Antonio Fernando Gouvêa da Silva. 

A Formação Continuada é promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unesc, com as Unidades Acadêmicas e o Núcleo de Pedagogia Universitária

Inscrições e programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de fevereiro de 2016 às 16:33
Compartilhar Comente