Setor de Avaliação Institucional

Relatório de autoavaliação destaca programas de pós-graduação e extensão da Unesc

Relatório de autoavaliação destaca programas de pós-graduação e extensão da Unesc
Resultados foram apresentados em seminário nesta sexta-feira (Fotos: Lorraine Amorim) Mais imagens

Gestores, professores, técnicos-administrativos e alunos da Unesc participaram do 4º Seminário de Avaliação Institucional na tarde desta sexta-feira (24/4). Durante o encontro, foram apresentados os destaques e desafios das políticas acadêmicas, presentes no Relatório de Autoavaliação da Universidade enviado ao MEC (Ministério da Educação) este ano.

O documento inclui indicadores relacionados à Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Atendimento aos Estudantes e Egressos e às Políticas de Pessoal da Instituição nos anos de 2013 e 2014, obtidos através de pesquisas com toda a comunidade acadêmica.

De acordo com a coordenadora do Seai (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc, Neide Inês Ghellere De Luca, o processo de autoavaliação é uma forma de identificar as deficiências e fortalecer os pontos positivos da Universidade. “Ela permite que os setores se conheçam, enxergando as suas potencialidades e fragilidades, além de possibilitar que os alunos tenham acesso aos nossos resultados de qualidade. Com isso, é possível planejar ações de melhoria em todas as áreas”, comenta.

Um dos destaques da avaliação foi a Política de Pós-Graduação da Unesc, que deu um salto de qualidade com a participação dos alunos em grupos de pesquisa, além de ter obtido média 9 no desempenho de docentes. Outro dado positivo foi o reconhecimento do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) com nota 6 pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o que coloca a pós da Unesc em destaque nacional.

As Políticas de Extensão também chamaram atenção no relatório, através dos projetos aplicados por alunos e professores nas comunidades. Segundo a pesquisa, 90% dos entrevistados consideram que a Unesc estimula a participação nas ações de extensão, como o projeto Território Paulo Freire. Um dos desafios para a área em 2015 é fortalecer a aproximação da Instituição com a comunidade e ampliar a área de atuação dos projetos.

Segundo o reitor Gildo Volpato, essa socialização é importante para planejar ações para o futuro da Universidade. “Os resultados servem para motivar o nosso trabalho e nos mobilizar para melhorar ainda mais os indicadores. A cada objetivo alcançado vamos estabelecer novos ideais, sempre juntos fazendo melhor e mais pela instituição”, afirma.

Autoavaliação

A Autoavaliação é uma das exigências do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), realizada todos os anos. Todo o trabalho de organização e divulgação do Relatório foi conduzido pela CPA (Comissão Própria de Avaliação).
 

Fonte: Secom

Por: Lorraine Amorim Correa 24 de abril de 2015 às 19:39
Compartilhar Comente