Setor de Avaliação Institucional

Venha participar do Seminário de Avaliação Institucional

Venha participar do Seminário de Avaliação Institucional
A sua opinião é importante para fortalecer a Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um espaço para conhecer, analisar e debater os resultados do processo da avaliação da Universidade. Este é o objetivo do 6º Seminário de Avaliação Institucional, que ocorre na Unesc nesta terça-feira (20/6), às 15 horas, no Auditório Edson Rodrigues. O encontro, organizado e conduzido pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) em parceria com o SEAI (Setor de Avaliação Institucional), fortalece o processo como uma ferramenta essencial para articular estratégias de desenvolvimento institucional.

Gestores, professores, colaboradores e estudantes da Unesc têm papel essencial no debate. “A participação de todos é importante pois contribui para o fortalecimento da cultura de avaliação na Universidade.  É um momento de discutir o processo, ouvir os segmentos e absorver informações que possam melhorar o processo avaliativo e os seus instrumentos. É, também, um momento para que possamos reafirmar nosso compromisso de promover a segurança necessária à todos, naquilo que se refere a questões vinculadas a avaliação”, comentou o coordenador do SEAI, Thiago Francisco.

O encontro tem como tema central a “Avaliação como indutora da qualidade”. O evento será conduzido a partir da apresentação de um diagnóstico efetuado desde 2016, compilando as informações, ações, destaques e desafios provenientes das avaliações internas e externas. Apresentaremos uma visão geral dos 126 avanços que surgiram, junto com uma visão geral de um diagnóstico das políticas acadêmicas que foi o eixo avaliado no ano de 2016.

Também será apresentada uma visão geral dos resultados das avaliações externas (realizadas pelo MEC) e dos resultados do Conceito Preliminar de Curso, proveniente da participação dos cursos no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 19 de junho de 2017 às 21:42
Compartilhar Comente

Estudantes, professores e colaboradores se reúnem para debater a avaliação institucional

Estudantes, professores e colaboradores se reúnem para debater a avaliação institucional
Encontro ocorreu no Auditório Edson Rodrigues (Foto: Divulgação) Mais imagens

Gestores, professores, colaboradores e estudantes da Unesc se reuniram na tarde desta terça-feira (20/6) para conhecer, analisar e debater os resultados do processo da avaliação da Universidade. O 6º Seminário de Avaliação Institucional, organizado e conduzido pela CPA (Comissão Própria de Avaliação), em parceria com o SEAI (Setor de Avaliação Institucional), tem o intuito de fortalecer o processo como ferramenta essencial para estratégias de desenvolvimento institucional.

O encontro teve como tema central a “Avaliação como indutora da qualidade”, e foi conduzido a partir da apresentação de um diagnóstico efetuado desde 2016, compilando as informações, ações, destaques e desafios provenientes das avaliações internas e externas. “Apresentamos uma visão geral dos 126 avanços que surgiram, junto com uma visão geral de um diagnóstico das políticas acadêmicas que foi o eixo avaliado no ano de 201”, comentou o coordenador do SEAI, Thiago Francisco.

Também foi apresentado aos presentes uma visão geral dos resultados das avaliações externas (realizadas pelo MEC) e dos resultados do Conceito Preliminar de Curso, proveniente da participação dos cursos no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 20 de junho de 2017 às 16:53
Compartilhar Comente

Estudante, a Unesc quer a sua opinião

Estudante, a Unesc quer a sua opinião
Alunos têm até 8 de julho para participar da Avaliação de Ensino (Foto: Arquivo) Mais imagens

Hei aluno de graduação da Unesc! Sabia que a Universidade tá contando com você? Isso mesmo. Ela quer saber a sua opinião para poder melhorar ainda mais a sua qualidade. Você pode ajudar participando até 8 de julho da Avaliação do Ensino de Graduação. Ela é simples e prática. Pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) você pode falar sobre o desempenho do professor e o seu como acadêmico. E isso tudo vai ser analisado e usado para trazer benefícios para você e seus colegas.

Do professor, é preciso analisar pontos como domínio e apresentação do conteúdo e relacionamento, além de dar sugestões para ele. Da sua atuação como acadêmico, terá um espaço para fazer uma reflexão e também avaliar o seu comprometimento e contribuição para a aprendizagem.

O Diogo Goulart Estevam é aluno da sexta fase de Administração e presidente do CA (Centro Acadêmico) dos cursos de Administração e de Comércio Exterior, e já participou da pesquisa, porque para ele, a avaliação é muito importante para todos os lados. “O ideal é que os alunos recebam o resultado da pesquisa e enxerguem as melhorias trazidas depois dela”, comenta.

O coordenador do Seai (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco, conta que uma das demandas que mais apareceram no trabalho de diagnóstico, foi sobre a importância de discutir a avaliação com os estudantes.

“Conversamos com os coordenadores para levantar novas indicações para melhorias do processo e explicitar nosso plano para 2017, que tinha o objetivo de aprimorar o uso dos resultados e aproximar os alunos de todo o processo. Criamos então um evento com o apoio do DCE, que ocorreu em duas edições: uma coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, que discutiu a função de todos os setores ligados à Pró-Reitoria e outra coordenado pelo Seai que tratou da avaliação e de seus resultados e teve a participação dos CAs”, explica o coordenador do Seai.

E o que foi discutido nesses encontros colaboraram para que novos eventos fossem programados para as próximas semanas, desta vez, divididos por UNAs (Unidades Acadêmicas).

E então, bora ajudar a melhorar ainda mais a sua Universidade? É só clicar aqui 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de junho de 2017 às 14:24
Compartilhar Comente

Unesc participa do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação

Unesc participa do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação
Thiago Francisco falou sobre o Enade (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve presente no ForGrad (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação), realizado esta semana na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. O coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco, fez uma palestra nesta terça-feira (13/6) sobre “Enade e suas implicações didáticas, pedagógicas e de gestão”. Durante sua fala, o professor destacou a importância de se observar os indicadores de avaliação, que são sustentados pelo Enade, como um instrumento de governança. O ForGrad foi direcionado para Pró-Reitores de Graduação de universidades públicas, privadas e Institutos Federais da região Norte do Brasil.

O tema central do evento foi a relação “Avaliação – Regulação – Supervisão” da Educação Superior e contou também com a presença do professor da UFSC e um dos idealizadores do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior),  Dilvo Ristoff, do professor da Universidade de Brasília e membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Mauro Rabelo.

Ao final do evento, foi lavrada a “Carta de Rio Branco”, com indicações sobre a temática para todos os Pró-Reitores de Graduação do Brasil que são membros do Fórum.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de junho de 2017 às 20:05
Compartilhar Comente

MEC renova reconhecimento de cursos da Universidade

MEC renova reconhecimento de cursos da Universidade
Estrutura física da Instituição foi um dos pontos analisados (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc recebeu mais uma excelente notícia relacionada às atividades de ensino. Na última semana, o MEC (Ministério da Educação) divulgou no Diário Oficial da União a renovação do reconhecimento de 21 cursos da Universidade. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas e é um ato obrigatório e previsto na Lei do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Neste processo, a Instituição recebe avaliadores do MEC que verificam pontos como a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a estrutura física.

Os cursos da Universidade que tiveram a renovação do reconhecimento pelo MEC foram: Administração, Artes Visuais (Licenciatura), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Gestão Comercial (presencial), Gestão em Processos Gerenciais, História, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Secretariado Executivo e Tecnologia em Design de Moda.

Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, a renovação do reconhecimento dos cursos é resultado dos esforços feitos por toda a comunidade acadêmica em favor da Universidade. “Mais uma vez a Unesc passa pela avaliação do MEC e mostra que é uma Instituição com qualidade no ensino e na formação dos futuros profissionais. Esse aval do Ministério da Educação dá ainda mais segurança aos nossos estudantes e para a comunidade que a Unesc está inserida”, comenta Volpato.

Reconhecimento legitima qualidade

O coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc, Thiago Francisco, afirma que o reconhecimento é importante porque legitima a qualidade do curso a partir dos critérios estabelecidos pelo MEC para cursos de graduação. “É neste momento em que se identifica o sucesso ou insucesso do curso em sua trajetória inicial (no ato da formação da primeira turma), com base em elementos estabelecidos nos instrumentos de avaliação e em padrões decisórios firmados pelos órgãos reguladores, mais especificamente a Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior)”, explica.

O reconhecimento é feito a partir da solicitação da própria instituição e à medida que um curso cumpre um determinado percentual de sua matriz curricular, ele deve solicitar este processo. “Grande parte das avaliações que recebemos em 2016 se referem ao processo de renovação de reconhecimento que, em nosso caso, foi motivado pela migração para o Sistema Federal, a partir da adesão ao Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior) em 2012. Os princípios de qualidade são os mesmos e os padrões decisórios semelhantes, mas há fundamentos que, em nosso caso, são distintos”, comenta o coordenador do SEAI.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2017 às 13:59
Compartilhar Comente