Setor de Avaliação Institucional

Avaliação Institucional: a busca pela excelência na Universidade

Avaliação Institucional: a busca pela excelência na Universidade
Processo envolve acadêmicos, funcionários e professores (Foto: Arquivo) Mais imagens

É hora de contribuir com a Avaliação Institucional da Unesc, um mecanismo interno pensado para garantir a excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária. O processo, executado pelo Seai (Setor de Avaliação Institucional), iniciou suas ações na última quinta-feira (7/11). A proposta segue até o dia 6 de dezembro, com a participação ativa de alunos, professores e funcionários da Universidade.

O professor e coordenador do Seai, Thiago Francisco, explica que a Avaliação é realizada em conformidade com o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Em todo o Brasil, instituições de ensino realizam atividades de monitoramento para qualificação de suas ações. “A proposta, por meio de práticas internas, é a busca continua de melhorias. Como resultado, é possível reconhecer potencialidades e desafios dentro das políticas de ensino, da missão e do planejamento institucional”, explica.

A reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, avalia a iniciativa como de grande importância para a Unesc e uma contribuição valorosa para a gestão. “A voz ativa daqueles que diariamente consolidam a grandiosidade da Universidade é de fundamental importância. Ao fim dos processos, será possível assegurar a assertividade no planejamento institucional e nas ações de qualificação do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirma.

Para concluir os objetivos da Avaliação, toda a comunidade acadêmica é envolvida. Até a primeira semana de dezembro, os professores, funcionários e acadêmicos terão papel importante na concretização dos resultados. “A participação é fundamental para nos oferecer subsídios para o desenvolvimento de melhorias, por meio de estratégias para a expansão da Unesc e para a consolidação de sua identidade de Universidade Comunitária”, destaca a reitora.

Clique aqui para responder ao questionário no site: unesc.net/avaliacao

A construção da cultura de avaliação


A soma de todos os esforços em prol da excelência na Universidade, segundo Francisco, é a concretização de uma cultura de avaliação, que garante o cumprimento de práticas de responsabilidade social e assertividade nas ações da Instituição. “É uma maneira de se escutar a comunidade interna. Assim, é possível fomentar melhorias e estar sempre em constante evolução”, frisa.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de novembro de 2019 às 14:40
Compartilhar Comente

Últimos dias para contribuir com a Avaliação Institucional

Últimos dias para contribuir com a Avaliação Institucional
Processo é realizado até o dia 6 de dezembro (Foto: Arquivo) Mais imagens

Promover ensino, pesquisa, extensão e gestão de qualidade é um desafio diário e requer planejamento e profissionais comprometidos, tanto com a Universidade quanto com a comunidade. A Avaliação Institucional, construída por professores, estudantes e funcionários permite projetar a Unesc do futuro e propor ações para atender com excelência as demandas internas e da região. Para atender os objetivos deste processo, a comunidade interna esteve engajada e paralelamente participou do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), espaço de construção colaborativa. Ainda é possível contribuir até o dia 6 de dezembro. Basta clicar aqui. unesc.net/avaliacao.

Dentro da Universidade, o processo é executado pelo Seai (Setor de Avaliação Institucional) e regulamentado pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). A proposta, desenvolvida em todo o Brasil, é que instituições de ensino realizem atividades de monitoramento para elevar a qualidade de sua atuação.

O professor e coordenador do Seai, Thiago Francisco, explica que na Unesc a Avaliação é realizada por meio de práticas internas, que evidenciam potencialidades dentro das políticas de ensino, da missão e do planejamento institucional. “A avaliação se consolida como um instrumento de governança para instituições de ensino superior. Desde de sua implantação, em 2004, percebemos um aumento de publicações referente a processos auto avaliativos e um número maior de profissionais envolvidos ao processo, que visa expansão e consolidação. Este mecanismo gera dados indicadores, que oportunizam desenvolver de forma mais completa suas ações”, explica.



A reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, também dá destaque à importância deste movimento e convida a comunidade acadêmica a colaborar.

Veja o passo a passo de como realizar a Avaliação Institcional:


O Plano de Desenvolvimento Institucional


O PDI é uma iniciativa da Reitoria da Universidade, executada pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional). Iniciado de 2018, promove diálogos sobre o futuro da Universidade, com um planejamento a ser traçado até 2023. Na primeira etapa, mais de mil pontos foram elencados. Na segunda, 26 eixos temáticos foram selecionados e propostos para debate e fomento de ideias.

partir dos 26 eixos, 12 foram consolidados e foram trabalhados:

• Políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação;
• Internacionalização, meio ambiente e valores humanos;
• Extensão;
• Avaliação institucional;
• Inovação;
• Responsabilidade social;
• Gestão;
• Infraestrutura;
• Sustentabilidade financeira;
• Captação de recursos;
• Políticas de atenção ao estudante;
• Educação inclusiva.

Com os eixos definidos, seus objetivos e metas, a Unesc passa a elaborar as ações e prazos para que eles sejam atingidos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de novembro de 2019 às 16:18
Compartilhar Comente