Setor de Avaliação Institucional

Aluno, você pode ajudar a Unesc a melhorar ainda mais

Aluno, você pode ajudar a Unesc a melhorar ainda mais
Basta participar da Avaliação do Ensino de Graduação (Foto: Arquivo) Mais imagens

Você que é aluno de graduação da Unesc precisa ficar atento. A Universidade quer saber a sua opinião para melhorar ainda mais a sua qualidade. Para ajudar, basta participar da Avaliação do Ensino de Graduação, que ocorre online até o dia 9 de dezembro. A participação ocorre por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e você pode falar sobre o desempenho do professor e o seu como acadêmico.

Do professor, é preciso analisar pontos como domínio e apresentação do conteúdo e relacionamento, além de dar sugestões para ele. Da sua atuação como acadêmico, terá um espaço para fazer uma reflexão e também avaliar o seu comprometimento e contribuição para a aprendizagem.

Segundo o coordenador do Seai (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco, os resultados servem de subsídios para a revisão do Planejamento Institucional e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. “A avaliação é um movimento que inclui a comunidade acadêmica nas discussões sobre os avanços e os desafios enfrentados pelas instituições de educação superior no Brasil”, comentou.

Thiago ressaltou ainda a importância de os alunos participarem. “Neste primeiro semestre a participação dos estudantes na Avaliação da Graduação atingiu os 60%, o que fortaleceu o processo e validou os resultados para tomada de decisão por parte dos gestores. Por vivenciarem diariamente os sucessos e desafios pedagógicos da educação superior, a participação dos envolvidos é essencial”, afirmou.

E você? Vai ajudar a Universidade a melhorar ainda mais? Então clique aqui https://webapp.unesc.net/avaliacao/

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 21 de novembro de 2017 às 21:10
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia de Produção prepara alunos para o Enade

Em 2017, o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) foi direcionado aos cursos das áreas das Engenharias e Licenciaturas. E buscando motivar e preparar os alunos para este momento tão relevante na vida acadêmica, o curso de Engenharia de Produção realizou um circuito de cinco encontros, que encerraram sexta-feira (24/11).

Os encontros foram caracterizados como aulas preparatórias, onde eram abordadas as diversas áreas do curso, como: física, cálculo, estatística, planejamento e controle da produção, custos e gestão da qualidade. Toda esta preparação teve seu início marcado com uma palestra com o coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc) Thiago Francisco, que esclareceu onde foi esclarecido aos acadêmicos o que é o Enade e a sua importância.

O encerramento contou com a palestra da chefe de gabinete da Reitoria Gisele Coelho Lopes, que motivou os acadêmicos falando sobre “Qual é o seu legado? A consciência social para uma carreira exitosa!”.

“Acredito que quando escolhemos uma profissão, seja ela qual for, temos um propósito nesta escolha. Isso significa que nossas escolhas se reverberam em grandes mudanças em nossas vidas. Na medida em que amadurecemos profissionalmente, conquistamos a consciência do nosso compromisso com as pessoas e organizações que dependem do nosso empenho, profissionalismo, responsabilidade e foco em resultados recíprocos. Acredito que esses jovens, enquanto formandos, estão em um estágio profissional de dúvidas, incertezas e insegurança frente ao mercado de trabalho, cada vez mais desafiador e competitivo”, afirmou a professora.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2017 às 16:26
Compartilhar Comente

Unesc recebe mais um reconhecimento de qualidade do MEC

Unesc recebe mais um reconhecimento de qualidade do MEC
Universidade está em segundo no Índice Geral de Cursos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc teve a sua qualidade reconhecida mais uma vez. Segundo o IGC (Índice Geral de Cursos) 2016 – publicado em novembro de 2017 – ela é a segunda melhor Instituição entre as Universidades Comunitárias de Santa Catarina. O IGC é um indicador de qualidade que avalia as IES (Instituições de Ensino Superior) de todo o Brasil. Os dados são levantados anualmente e consolidados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é uma autarquia vinculada ao MEC (Ministério da Educação) e levam em consideração aspectos como nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e conceitos dos mestrados e doutorados.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Indianara Becker, analisa que o resultado do IGC é fruto do compromisso da Universidade com a excelência acadêmica e com a missão institucional. “O Índice reflete questões relacionadas à qualidade do corpo docente, do ensino, da pesquisa e pós-graduação, da infraestrutura de apoio e do valor agregado na formação dos nossos acadêmicos. É sem dúvidas um indicador importante para reflexão e definição de ações institucionais”.

Como é formado o IGC

O Índice Geral de Cursos publicado neste mês foi calculado a partir dos seguintes elementos:

Nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos de graduação avaliados no triênio 2014-2015-2016;
Número de matrículas nos cursos de graduação (estudantes cursando ou formandos no ano de referência do CPC);
Conceitos dos cursos de mestrado e doutorado atribuídos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na avaliação, com resultados válidos em 31 de dezembro de 2016;
Número de matrículas nos cursos de mestrado e doutorado (estudantes matriculados e titulados em 2016), conforme base de dados encaminhada pela Capes ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 30 de novembro de 2017 às 16:02
Compartilhar Comente

Unesc recebe estudantes de graduação do Sul do Estado para prova do Enade

Unesc recebe estudantes de graduação do Sul do Estado para prova do Enade
Exame movimentou alunos e professores neste domingo (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O domingo (26/11) está sendo movimentado no meio acadêmico brasileiro. Mais de 530 mil estudantes do Ensino Superior realizam o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2017. A Unesc foi escolhida para a realização da prova e o campus recebeu alunos de graduação de todo o Sul do Estado, que tiveram o apoio dos professores antes e depois da prova. O exame ocorreu nos Blocos T e R1 e teve início às 13h30.

De acordo com o coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco, a prova ocorre todos os anos e a cada três, repete a avaliação de um grupo de cursos. Em 2017, estão participam do exame estudantes das áreas de Engenharia e de Licenciatura. “O ciclo atual é o que tem o maior número de alunos sendo avaliados. Só da Unesc, são 743 acadêmicos”, comenta.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Indianara Becker, explica que o Enade é realizado pelos estudantes que já completaram 80% do curso superior ou com previsão de concluir até meados do próximo ano. “O Enade é uma das avaliações que compõe o Conceito de Curso e que considera o desempenho dos alunos”.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, salienta que o Enade é um dos processos fundamentais da vida acadêmica. "Nossos alunos apresentaram-se motivados e muito comprometidos. Nossa expectativa é de ótimos resultados. O índice de presença também foi muito positivo. Nossos coordenadores e professores desenvolveram um excelente trabalho durante todo o ano na sensibilização dos acadêmicos", afirma Luciane. 

Em 2017 os cursos avaliados foram os seguintes:

Bacharelado


Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Agrimensura
Engenharia de Materiais
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Engenharia Química

Bacharelado ou Licenciatura


Ciência da Computação
Ciências Biológicas
Física
Geografia
História
Letras – Português
Matemática

Licenciatura


Artes Visuais
Educação Física
Letras - Português e Espanhol
Letras - Português e Inglês
Pedagogia

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2017 às 15:17
Compartilhar Comente