Setor de Avaliação Institucional

Comissão Própria de Avaliação da Unesc articula preparativos para o 9º Seminário Anual

Comissão Própria de Avaliação da Unesc articula preparativos para o 9º Seminário Anual
Evento será realizado na terça-feira (8/12), a partir das 17 horas (Fotos: Arquivo Unesc) Mais imagens

Em constante busca pelo desenvolvimento institucional, a Unesc promove, na terça-feira (8/12), o 9º Seminário Anual da CPA (Comissão Própria de Avaliação). Para a execução de um evento pontual e assertivo, a equipe da Comissão esteve reunida, na quinta-feira (3/12), para rever e discutir os elementos que serão apresentados.

Na oportunidade, conforme o coordenador do Setor de Avaliação Institucional e da CPA, professor Thiago Francisco, foram trabalhados os dados a serem publicizados, provenientes do último ciclo avaliativo previsto e com ênfase nas políticas acadêmicas da Universidade. Para o gestor, foi um momento de discussões importantes. “Não há dúvidas que temos políticas acadêmicas relevantes e consolidadas, e isso é resultado da integração entre as Diretorias no contexto da Pró-reitora Acadêmica”, enaltece.

O Seminário tem como base os relatórios parciais dos setores envolvidos, de acordo com os eixos exigidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

No encontro, que contou com a participação da maioria dos membros da Comissão, a estrutura da apresentação também foi discutida e validada por todos os membros, que destacaram a importância da avaliação institucional como mecanismo de auxílio às decisões institucionais. “Tem sido um mecanismo importante de escuta nestes tempos de excepcionalidade. O Seminário será um momento importante de reflexão sobre o processo”, pontuou.

Também estiveram presentes na reunião os professores Ângela Piccinini, Guiomar da Rosa Bortot e Jeferson Luís de Azeredo. Além deles, participaram os colaboradores Anne Marie Scoss, Clarita Maria Torquato, Marlete Borges Cechella e Carla Casagrande Monteiro. A comunidade externa foi representada por Maria Julita Volpato Gomes.

Participaram também Julia Gonçalves e Bruna Posnik, colaboradoras do Setor de Avaliação Institucional. O Seminário ocorre de forma remota a partir das 17 horas. O evento poderá ser acessado pelo link: meet.google.com/cfd-kjbf-nnu

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de dezembro de 2020 às 15:14
Compartilhar Comente

Professor da Unesc participa do “IES Papo Nosso”

Professor da Unesc participa do “IES Papo Nosso”
Iniciativa reuni lideranças institucionais de Universidade de todo o Brasil (Imagem: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

O professor e membro da gestão institucional da Unesc, professor Thiago Francisco, participou do “IES Papo Nosso”, uma iniciativa com foco em conversas práticas sobre o contexto do ensino superior. Na Universidade, o docente é assessor pedagógico da área das Ciências Sociais Aplicadas e coordena o Setor de Avaliação Institucional (SEAI) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). O evento foi virtual ocorreu na noite da última quarta-feira (25/11).

Na oportunidade, o assunto foi relacionado às tendências e perspectivas para o (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) Enade 2021 a partir dos resultados do ciclo de 2019. O evento foi idealizado pela professora Maria Helena Kruger e teve participação dos professores Marcos Silva, pró-reitor de Planejamento da Universidade Cesumar (UNICESUMAR); Marcus Vinicius Gava, diretor do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU); Suzana Macedo, representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INPE), e Vladmir Bernoldi, especialista em regulação no ensino superior.

Para Francisco, essa foi uma oportunidade de ampliar discussões sobre um ponto fundamental para a governança de instituições de ensino e de cursos de graduação no Brasil. “O Enade é um dos indicadores mais consistentes do ponto de vista pedagógico que temos no país. Contudo, seus potenciais ainda são pouco explorados nesta perspectiva. No ciclo de 2019, percebemos muitos desafios a serem superados, e que se potencializarão devido a pandemia. Os dados dizem muitas coisas”, evidenciou.

O evento foi acompanhado por mais de 100 profissionais, via YouTube, e proporcionou um conjunto de debates considerados por Francisco como importantes. A próxima edição do evento está agendada para o mês de dezembro, com participação de profissionais que atuam nas Comissões Próprias de Avaliação.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2020 às 17:25
Compartilhar Comente

Professor da Unesc coordena nova linha de pesquisa de Programa de Pós-Graduação da UFSC

Professor da Unesc coordena nova linha de pesquisa de Programa de Pós-Graduação da UFSC
Thiago Francisco será coordenador da linha “Avaliação, Regulação e Governança Acadêmica” (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc terá um de seus professores à frente da nova linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). O assessor Pedagógico da área das Ciências Sociais Aplicadas, coordenador do Setor de Avaliação Institucional e da Comissão Própria de Avaliação da Unesc, Thiago Francisco, irá coordenar a linha “Avaliação, Regulação e Governança Acadêmica”, que tem como objetivo congregar as melhores práticas de gestão acadêmica provenientes dos resultados da avaliação e das conexões com a regulação, além de proporcionar o compartilhamento de experiências nacionais e internacionais a respeito do tema.

O convite ao professor da Unesc foi feito pelo diretor geral do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da UFSC, Pedro Antônio de Melo.

Para Thiago, que também é coordenador adjunto dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Unesc, essa é uma oportunidade de ampliar as relações com pesquisadores brasileiros e estrangeiros que tratam do assunto. “O tema proposto para a linha é relevante no atual contexto, sobretudo em função das tendências nacionais e internacionais relativas a ele. Além disso, será uma linha que congregará acadêmicos de diversas universidades brasileiras e estrangeiras, e uma oportunidade para criar redes produtivas relacionadas à linha de pesquisa”, salienta.

Início oficial dos trabalhos

A atividade de Thiago à frente da linha de pesquisa do PPGAU da UFSC ocorrerá nesta quarta-feira (11/11), às 15 horas, com a palestra “Desafios e perspectivas históricas da regulação no ensino superior brasileiro”. De forma remota, o professor da Unesc irá dialogar com mestrandos e doutorandos que discutem o tema.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de novembro de 2020 às 13:18
Compartilhar Comente

CPA realiza Seminário Anual

CPA realiza Seminário Anual
Encontro reuniu a comunidade acadêmica na tarde desta quinta-feira (5/12) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc) realizou, na tarde desta quinta-feira (5/12) a edição de 2019 da CPA (Comissão Permanente de Avaliação). O encontro contou com a presença de representantes de toda a comunidade acadêmica e foi aberto com as palavras do assessor institucional e ex-reitor, Edson Rodrigues, seguido da explanação do coordenador do Seai, Thiago Francisco.

Os dados apresentados no Seminário dizem respeito aos resultados da avaliação institucional interna desenvolvida pela CPA, ao longo do ano de 2018. Conforme Thiago, as informações levadas ao evento foram escolhidas em meio a centenas de dados do setor sob o critério de serem informações que podem servir como farol para determinadas situações encontradas. “Temos muitas informações importantes analisadas por meio das avaliações internas e, diante dessa infinidade de dados, buscamos alguns que fizessem mais sentido e fossem mais relevantes para a apresentação, servindo para nortear novos passos”, comentou.

De acordo com o coordenador, o esforço ao longo dos anos é para que cada vez mais a avaliação seja percebida como instrumento positivo e de governança na Instituição.

A partir dos próximos dias a comunidade acadêmica encontrará pelo campus o selo da CPA. “Será um selo com a mensagem ‘Você avaliou, a Unesc melhorou’. É uma ação estabelecida para que a comunidade acadêmica se aproprie também dos resultados das avaliações”, acrescentou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de dezembro de 2019 às 18:14
Compartilhar Comente

Professor da PUC fala sobre mudanças no Código de Processo Civil

Professor da PUC fala sobre mudanças no Código de Processo Civil
Palestra ocorre nesta terça-feira, às 19 horas, na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

“A Constitucionalização do Processo, o Processo do Trabalho e o Novo CPC: Impressões sobre a IN 39/2016, do TST”, é o tema da palestra desta terça-feira (7/6) para os estudantes do curso de Direito da Universidade. Para falar sobre o assunto atual, em função da mudança do Código de Processo Civil ocorrida em março deste ano, o CPJ (Centro de Práticas Jurídicas da Unesc) traz o professor doutor da PUC/RS, Gilberto Stürmer. A palestra ocorre, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Universidade, e os interessados devem se inscrever no CPJ.

Sturmer é doutor em Direito pela UFSC, advogado e parecerista. Sócio do escritório Stürmer, Corrêa da Silva, Jaeger & Spindler dos Santos Advogados, com sede em Porto Alegre, é membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul e da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Ele coordena o curso de especialização em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da Faculdade de Direito da PUC/RS e é professor titular de Direito do Trabalho nos cursos de graduação, especialização, Mestrado e Doutorado da mesma Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de junho de 2016 às 19:59
Compartilhar Comente