Setor de Avaliação Institucional

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Estudante e professor, ainda dá tempo de participar da avaliação interna

Estudante e professor, ainda dá tempo de participar da avaliação interna
Contribuições de acadêmicos ajudam na reflexão sobre as atividades (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os acadêmicos e professores da Unesc ainda podem participar da avaliação interna do segundo semestre de 2017. O processo permite coletar contribuições de estudantes sobre suas atividades, por intermédio de uma auto avaliação, e também sobre as atividades dos professores. Além disso, estudantes e professores podem colaborar também com a avaliação de aspectos estruturais, que fortalecem a dinâmica dos projetos pedagógicos da Universidade.

O coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc, Thiago Francisco, afirma que este momento é uma forma de ampliar as possibilidades de discussões sobre as ações indutoras da qualidade no âmbito dos cursos e da Instituição. “Participar é uma forma de demonstrar um genuíno sentimento de pertença à Universidade e também é uma forma de colaborar com o planejamento pedagógico da Unesc, que se materializa na Formação Continuada”.

O prazo para a participação se estende até o dia 15 de dezembro.

E então? Vamos ajudar a Universidade a melhorar ainda mais? Só clicar no link

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 08 de dezembro de 2017 às 14:17
Compartilhar Comente

Unesc recebe mais um reconhecimento de qualidade do MEC

Unesc recebe mais um reconhecimento de qualidade do MEC
Universidade está em segundo no Índice Geral de Cursos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc teve a sua qualidade reconhecida mais uma vez. Segundo o IGC (Índice Geral de Cursos) 2016 – publicado em novembro de 2017 – ela é a segunda melhor Instituição entre as Universidades Comunitárias de Santa Catarina. O IGC é um indicador de qualidade que avalia as IES (Instituições de Ensino Superior) de todo o Brasil. Os dados são levantados anualmente e consolidados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é uma autarquia vinculada ao MEC (Ministério da Educação) e levam em consideração aspectos como nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e conceitos dos mestrados e doutorados.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Indianara Becker, analisa que o resultado do IGC é fruto do compromisso da Universidade com a excelência acadêmica e com a missão institucional. “O Índice reflete questões relacionadas à qualidade do corpo docente, do ensino, da pesquisa e pós-graduação, da infraestrutura de apoio e do valor agregado na formação dos nossos acadêmicos. É sem dúvidas um indicador importante para reflexão e definição de ações institucionais”.

Como é formado o IGC

O Índice Geral de Cursos publicado neste mês foi calculado a partir dos seguintes elementos:

Nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos de graduação avaliados no triênio 2014-2015-2016;
Número de matrículas nos cursos de graduação (estudantes cursando ou formandos no ano de referência do CPC);
Conceitos dos cursos de mestrado e doutorado atribuídos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na avaliação, com resultados válidos em 31 de dezembro de 2016;
Número de matrículas nos cursos de mestrado e doutorado (estudantes matriculados e titulados em 2016), conforme base de dados encaminhada pela Capes ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 30 de novembro de 2017 às 16:02
Compartilhar Comente

Unesc recebe estudantes de graduação do Sul do Estado para prova do Enade

Unesc recebe estudantes de graduação do Sul do Estado para prova do Enade
Exame movimentou alunos e professores neste domingo (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O domingo (26/11) está sendo movimentado no meio acadêmico brasileiro. Mais de 530 mil estudantes do Ensino Superior realizam o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2017. A Unesc foi escolhida para a realização da prova e o campus recebeu alunos de graduação de todo o Sul do Estado, que tiveram o apoio dos professores antes e depois da prova. O exame ocorreu nos Blocos T e R1 e teve início às 13h30.

De acordo com o coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco, a prova ocorre todos os anos e a cada três, repete a avaliação de um grupo de cursos. Em 2017, estão participam do exame estudantes das áreas de Engenharia e de Licenciatura. “O ciclo atual é o que tem o maior número de alunos sendo avaliados. Só da Unesc, são 743 acadêmicos”, comenta.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Indianara Becker, explica que o Enade é realizado pelos estudantes que já completaram 80% do curso superior ou com previsão de concluir até meados do próximo ano. “O Enade é uma das avaliações que compõe o Conceito de Curso e que considera o desempenho dos alunos”.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, salienta que o Enade é um dos processos fundamentais da vida acadêmica. "Nossos alunos apresentaram-se motivados e muito comprometidos. Nossa expectativa é de ótimos resultados. O índice de presença também foi muito positivo. Nossos coordenadores e professores desenvolveram um excelente trabalho durante todo o ano na sensibilização dos acadêmicos", afirma Luciane. 

Em 2017 os cursos avaliados foram os seguintes:

Bacharelado


Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Agrimensura
Engenharia de Materiais
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Engenharia Química

Bacharelado ou Licenciatura


Ciência da Computação
Ciências Biológicas
Física
Geografia
História
Letras – Português
Matemática

Licenciatura


Artes Visuais
Educação Física
Letras - Português e Espanhol
Letras - Português e Inglês
Pedagogia

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2017 às 15:17
Compartilhar Comente

Professor coordena trabalhos relacionados ao Enade 2017

Professor coordena trabalhos relacionados ao Enade 2017
Encontro ocorreu na Unidavi, em Rio do Sul (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um professor da Unesc compartilhou seus conhecimentos e experiências coordenando cerca de 50 docentes que compõem a comissão gestora das atividades para o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2017. A troca de conhecimento, ministrada pelo coordenador do Setor de Avaliação Institucional da Universidade e docente do curso de Administração, Thiago Francisco, ocorreu sábado (26/8), na Unidavi (Universidade do Alto Vale do Itajaí), em Rio do Sul.

O objetivo do encontro foi colocar em pauta as informações, estratégias e modelos de boas práticas relacionados à gestão do CPC (Conceito Preliminar de Curso).

Durante o evento, o professor da Unesc destacou a importância de se compreender a integração do Enade com o CPC, tendo neste último elemento um dos eixos estruturantes do Projeto Pedagógico. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de Imprensa 29 de agosto de 2017 às 15:07
Compartilhar Comente (1)

Unesc representada na Agência Internacional de Acreditação de Universidades

Unesc representada na Agência Internacional de Acreditação de Universidades
Professor Thiago Francisco foi indicado para fazer parte do grupo (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc faz parte do grupo de instituições com representação na Agência Internacional de Acreditação de Universidades (Education Quality Accreditation Angecy – Equua). Esta semana, o coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) e professor dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Universidade, Thiago Francisco, recebeu a indicação para integrar o corpo de avaliadores da agência. A primeira capacitação ocorre em novembro, no México, momento em que os novos indicados serão introduzidos nos princípios da Equua para acreditação de cursos e instituições nas Américas e na Europa.

A indicação de Francisco foi feita pela Angrad (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração) como parte das ações para aprimorar a internacionalização no âmbito dos cursos de Administração.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 28 de julho de 2017 às 18:03
Compartilhar Comente