Setor de Avaliação Institucional

Resultados da avaliação interna serão compartilhados

Resultados da avaliação interna serão compartilhados
Mais imagens

Professores, alunos e funcionários da Universidade vão participar no dia 17 de outubro, às 15 horas, na sala 1 do Bloco O, do Seminário anual da CPA (Comissão Própria de Avaliação). Durante o encontro, a equipe do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) apresentará os resultados da avaliação institucional interna desenvolvida pela CPA ao longo do ano de 2017 e realizará a entrega de um relatório para a Reitoria da Universidade.

Por: Milena Spilere Nandi 11 de outubro de 2018 às 10:52
Compartilhar Comente

Professor fala sobre Enade e Sinaes em eventos estaduais

Professor fala sobre Enade e Sinaes em eventos estaduais
Thiago Francisco falou sobre o Enade e o Sinaes (Foto: Divulgação) Mais imagens

O professor dos cursos de Administração e coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco foi o palestrante principal da quarta edição do Encontro Catarinense de Cursos Superiores de Administração e Tecnológicos, que teve como o ponto principal as discussões sobre o Enade (Exame Nacional do Desempenho de Estudantes), suas relações com os novos instrumentos de avaliação, e as perspectiva para os cursos da área da gestão.

Também participaram do evento, no último sábado (14/4) o professor dos cursos de Administração da Unesc Abel Correa de Souza, e do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos Igor Drudi, que ministrou uma oficina sobre questões relacionadas ao processo de inovação nos currículos dos cursos.

Já na última sexta-feira (13/4), Thiago falou sobre “O Sinaes e sua concepção sistêmica: Uma visão dos paradigmas avaliativos e regulatórios”, no campus de Lages do IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), em evento para aproximadamente 100 professores que  participaram do debate sobre a contribuição e o papel da CPA (Comissão Própria de Avaliação) no processo de avaliação institucional. O evento foi uma iniciativa do Programa de Formação Continuada do IFSC.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de abril de 2018 às 11:54
Compartilhar Comente

Professor da Unesc é palestrante em evento para coordenadores de cursos da área de Gestão

Professor da Unesc é palestrante em evento para coordenadores de cursos da área de Gestão
Thiago Francisco estará no Encontro Catarinense em 14 de abril (Foto: Arquivo) Mais imagens

O coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc) Thiago Francisco será um dos palestrantes no 4º Encontro Catarinense de Cursos Superiores de Administração e Tecnólogos, que ocorre sábado (14/4), em Florianópolis. O professor da Universidade é docente do curso de Administração e vai abordar em sua fala o Enade, a Avaliação Institucional e as formas pelas quais estes elementos podem contribuir com a inovação e com a profissionalização na gestão dos cursos de graduação em Administração.

O moderador da palestra será o professor doutor da Udesc Mario César Barreto de Moraes, que atualmente representa a área das Ciências Sociais Aplicadas na Conaes/MEC (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Segundo Thiago, o encontro de sábado é a primeira etapa de um conjunto de eventos itinerantes que ocorre em todas as mesorregiões do Estado em 2018. “O evento é o ponto principal do Encontro, que também contará com um conjunto de oficinas que vão tratar dos desafios atuais enfrentados pelos coordenadores de curso na área da gestão”, afirma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de abril de 2018 às 13:53
Compartilhar Comente

Estudante e professor, ainda dá tempo de participar da avaliação interna

Estudante e professor, ainda dá tempo de participar da avaliação interna
Contribuições de acadêmicos ajudam na reflexão sobre as atividades (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os acadêmicos e professores da Unesc ainda podem participar da avaliação interna do segundo semestre de 2017. O processo permite coletar contribuições de estudantes sobre suas atividades, por intermédio de uma auto avaliação, e também sobre as atividades dos professores. Além disso, estudantes e professores podem colaborar também com a avaliação de aspectos estruturais, que fortalecem a dinâmica dos projetos pedagógicos da Universidade.

O coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc, Thiago Francisco, afirma que este momento é uma forma de ampliar as possibilidades de discussões sobre as ações indutoras da qualidade no âmbito dos cursos e da Instituição. “Participar é uma forma de demonstrar um genuíno sentimento de pertença à Universidade e também é uma forma de colaborar com o planejamento pedagógico da Unesc, que se materializa na Formação Continuada”.

O prazo para a participação se estende até o dia 15 de dezembro.

E então? Vamos ajudar a Universidade a melhorar ainda mais? Só clicar no link

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 08 de dezembro de 2017 às 14:17
Compartilhar Comente

Unesc recebe mais um reconhecimento de qualidade do MEC

Unesc recebe mais um reconhecimento de qualidade do MEC
Universidade está em segundo no Índice Geral de Cursos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc teve a sua qualidade reconhecida mais uma vez. Segundo o IGC (Índice Geral de Cursos) 2016 – publicado em novembro de 2017 – ela é a segunda melhor Instituição entre as Universidades Comunitárias de Santa Catarina. O IGC é um indicador de qualidade que avalia as IES (Instituições de Ensino Superior) de todo o Brasil. Os dados são levantados anualmente e consolidados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é uma autarquia vinculada ao MEC (Ministério da Educação) e levam em consideração aspectos como nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e conceitos dos mestrados e doutorados.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Indianara Becker, analisa que o resultado do IGC é fruto do compromisso da Universidade com a excelência acadêmica e com a missão institucional. “O Índice reflete questões relacionadas à qualidade do corpo docente, do ensino, da pesquisa e pós-graduação, da infraestrutura de apoio e do valor agregado na formação dos nossos acadêmicos. É sem dúvidas um indicador importante para reflexão e definição de ações institucionais”.

Como é formado o IGC

O Índice Geral de Cursos publicado neste mês foi calculado a partir dos seguintes elementos:

Nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos de graduação avaliados no triênio 2014-2015-2016;
Número de matrículas nos cursos de graduação (estudantes cursando ou formandos no ano de referência do CPC);
Conceitos dos cursos de mestrado e doutorado atribuídos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na avaliação, com resultados válidos em 31 de dezembro de 2016;
Número de matrículas nos cursos de mestrado e doutorado (estudantes matriculados e titulados em 2016), conforme base de dados encaminhada pela Capes ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 30 de novembro de 2017 às 16:02
Compartilhar Comente