Setor de Avaliação Institucional

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Professor fala sobre Enade e Sinaes em eventos estaduais

Professor fala sobre Enade e Sinaes em eventos estaduais
Thiago Francisco falou sobre o Enade e o Sinaes (Foto: Divulgação) Mais imagens

O professor dos cursos de Administração e coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco foi o palestrante principal da quarta edição do Encontro Catarinense de Cursos Superiores de Administração e Tecnológicos, que teve como o ponto principal as discussões sobre o Enade (Exame Nacional do Desempenho de Estudantes), suas relações com os novos instrumentos de avaliação, e as perspectiva para os cursos da área da gestão.

Também participaram do evento, no último sábado (14/4) o professor dos cursos de Administração da Unesc Abel Correa de Souza, e do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos Igor Drudi, que ministrou uma oficina sobre questões relacionadas ao processo de inovação nos currículos dos cursos.

Já na última sexta-feira (13/4), Thiago falou sobre “O Sinaes e sua concepção sistêmica: Uma visão dos paradigmas avaliativos e regulatórios”, no campus de Lages do IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), em evento para aproximadamente 100 professores que  participaram do debate sobre a contribuição e o papel da CPA (Comissão Própria de Avaliação) no processo de avaliação institucional. O evento foi uma iniciativa do Programa de Formação Continuada do IFSC.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de abril de 2018 às 11:54
Compartilhar Comente

Professor da Unesc é palestrante em evento para coordenadores de cursos da área de Gestão

Professor da Unesc é palestrante em evento para coordenadores de cursos da área de Gestão
Thiago Francisco estará no Encontro Catarinense em 14 de abril (Foto: Arquivo) Mais imagens

O coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc) Thiago Francisco será um dos palestrantes no 4º Encontro Catarinense de Cursos Superiores de Administração e Tecnólogos, que ocorre sábado (14/4), em Florianópolis. O professor da Universidade é docente do curso de Administração e vai abordar em sua fala o Enade, a Avaliação Institucional e as formas pelas quais estes elementos podem contribuir com a inovação e com a profissionalização na gestão dos cursos de graduação em Administração.

O moderador da palestra será o professor doutor da Udesc Mario César Barreto de Moraes, que atualmente representa a área das Ciências Sociais Aplicadas na Conaes/MEC (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Segundo Thiago, o encontro de sábado é a primeira etapa de um conjunto de eventos itinerantes que ocorre em todas as mesorregiões do Estado em 2018. “O evento é o ponto principal do Encontro, que também contará com um conjunto de oficinas que vão tratar dos desafios atuais enfrentados pelos coordenadores de curso na área da gestão”, afirma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de abril de 2018 às 13:53
Compartilhar Comente

Estudante e professor, ainda dá tempo de participar da avaliação interna

Estudante e professor, ainda dá tempo de participar da avaliação interna
Contribuições de acadêmicos ajudam na reflexão sobre as atividades (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os acadêmicos e professores da Unesc ainda podem participar da avaliação interna do segundo semestre de 2017. O processo permite coletar contribuições de estudantes sobre suas atividades, por intermédio de uma auto avaliação, e também sobre as atividades dos professores. Além disso, estudantes e professores podem colaborar também com a avaliação de aspectos estruturais, que fortalecem a dinâmica dos projetos pedagógicos da Universidade.

O coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc, Thiago Francisco, afirma que este momento é uma forma de ampliar as possibilidades de discussões sobre as ações indutoras da qualidade no âmbito dos cursos e da Instituição. “Participar é uma forma de demonstrar um genuíno sentimento de pertença à Universidade e também é uma forma de colaborar com o planejamento pedagógico da Unesc, que se materializa na Formação Continuada”.

O prazo para a participação se estende até o dia 15 de dezembro.

E então? Vamos ajudar a Universidade a melhorar ainda mais? Só clicar no link

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 08 de dezembro de 2017 às 14:17
Compartilhar Comente

Unesc recebe mais um reconhecimento de qualidade do MEC

Unesc recebe mais um reconhecimento de qualidade do MEC
Universidade está em segundo no Índice Geral de Cursos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc teve a sua qualidade reconhecida mais uma vez. Segundo o IGC (Índice Geral de Cursos) 2016 – publicado em novembro de 2017 – ela é a segunda melhor Instituição entre as Universidades Comunitárias de Santa Catarina. O IGC é um indicador de qualidade que avalia as IES (Instituições de Ensino Superior) de todo o Brasil. Os dados são levantados anualmente e consolidados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é uma autarquia vinculada ao MEC (Ministério da Educação) e levam em consideração aspectos como nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e conceitos dos mestrados e doutorados.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Indianara Becker, analisa que o resultado do IGC é fruto do compromisso da Universidade com a excelência acadêmica e com a missão institucional. “O Índice reflete questões relacionadas à qualidade do corpo docente, do ensino, da pesquisa e pós-graduação, da infraestrutura de apoio e do valor agregado na formação dos nossos acadêmicos. É sem dúvidas um indicador importante para reflexão e definição de ações institucionais”.

Como é formado o IGC

O Índice Geral de Cursos publicado neste mês foi calculado a partir dos seguintes elementos:

Nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos de graduação avaliados no triênio 2014-2015-2016;
Número de matrículas nos cursos de graduação (estudantes cursando ou formandos no ano de referência do CPC);
Conceitos dos cursos de mestrado e doutorado atribuídos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na avaliação, com resultados válidos em 31 de dezembro de 2016;
Número de matrículas nos cursos de mestrado e doutorado (estudantes matriculados e titulados em 2016), conforme base de dados encaminhada pela Capes ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 30 de novembro de 2017 às 16:02
Compartilhar Comente

Unesc recebe estudantes de graduação do Sul do Estado para prova do Enade

Unesc recebe estudantes de graduação do Sul do Estado para prova do Enade
Exame movimentou alunos e professores neste domingo (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O domingo (26/11) está sendo movimentado no meio acadêmico brasileiro. Mais de 530 mil estudantes do Ensino Superior realizam o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2017. A Unesc foi escolhida para a realização da prova e o campus recebeu alunos de graduação de todo o Sul do Estado, que tiveram o apoio dos professores antes e depois da prova. O exame ocorreu nos Blocos T e R1 e teve início às 13h30.

De acordo com o coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco, a prova ocorre todos os anos e a cada três, repete a avaliação de um grupo de cursos. Em 2017, estão participam do exame estudantes das áreas de Engenharia e de Licenciatura. “O ciclo atual é o que tem o maior número de alunos sendo avaliados. Só da Unesc, são 743 acadêmicos”, comenta.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Indianara Becker, explica que o Enade é realizado pelos estudantes que já completaram 80% do curso superior ou com previsão de concluir até meados do próximo ano. “O Enade é uma das avaliações que compõe o Conceito de Curso e que considera o desempenho dos alunos”.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, salienta que o Enade é um dos processos fundamentais da vida acadêmica. "Nossos alunos apresentaram-se motivados e muito comprometidos. Nossa expectativa é de ótimos resultados. O índice de presença também foi muito positivo. Nossos coordenadores e professores desenvolveram um excelente trabalho durante todo o ano na sensibilização dos acadêmicos", afirma Luciane. 

Em 2017 os cursos avaliados foram os seguintes:

Bacharelado


Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Agrimensura
Engenharia de Materiais
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Engenharia Química

Bacharelado ou Licenciatura


Ciência da Computação
Ciências Biológicas
Física
Geografia
História
Letras – Português
Matemática

Licenciatura


Artes Visuais
Educação Física
Letras - Português e Espanhol
Letras - Português e Inglês
Pedagogia

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2017 às 15:17
Compartilhar Comente