Setor de Avaliação Institucional

CPA realiza Seminário Anual

CPA realiza Seminário Anual
Encontro reuniu a comunidade acadêmica na tarde desta quinta-feira (5/12) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc) realizou, na tarde desta quinta-feira (5/12) a edição de 2019 da CPA (Comissão Permanente de Avaliação). O encontro contou com a presença de representantes de toda a comunidade acadêmica e foi aberto com as palavras do assessor institucional e ex-reitor, Edson Rodrigues, seguido da explanação do coordenador do Seai, Thiago Francisco.

Os dados apresentados no Seminário dizem respeito aos resultados da avaliação institucional interna desenvolvida pela CPA, ao longo do ano de 2018. Conforme Thiago, as informações levadas ao evento foram escolhidas em meio a centenas de dados do setor sob o critério de serem informações que podem servir como farol para determinadas situações encontradas. “Temos muitas informações importantes analisadas por meio das avaliações internas e, diante dessa infinidade de dados, buscamos alguns que fizessem mais sentido e fossem mais relevantes para a apresentação, servindo para nortear novos passos”, comentou.

De acordo com o coordenador, o esforço ao longo dos anos é para que cada vez mais a avaliação seja percebida como instrumento positivo e de governança na Instituição.

A partir dos próximos dias a comunidade acadêmica encontrará pelo campus o selo da CPA. “Será um selo com a mensagem ‘Você avaliou, a Unesc melhorou’. É uma ação estabelecida para que a comunidade acadêmica se aproprie também dos resultados das avaliações”, acrescentou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de dezembro de 2019 às 18:14
Compartilhar Comente

Professor da PUC fala sobre mudanças no Código de Processo Civil

Professor da PUC fala sobre mudanças no Código de Processo Civil
Palestra ocorre nesta terça-feira, às 19 horas, na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

“A Constitucionalização do Processo, o Processo do Trabalho e o Novo CPC: Impressões sobre a IN 39/2016, do TST”, é o tema da palestra desta terça-feira (7/6) para os estudantes do curso de Direito da Universidade. Para falar sobre o assunto atual, em função da mudança do Código de Processo Civil ocorrida em março deste ano, o CPJ (Centro de Práticas Jurídicas da Unesc) traz o professor doutor da PUC/RS, Gilberto Stürmer. A palestra ocorre, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Universidade, e os interessados devem se inscrever no CPJ.

Sturmer é doutor em Direito pela UFSC, advogado e parecerista. Sócio do escritório Stürmer, Corrêa da Silva, Jaeger & Spindler dos Santos Advogados, com sede em Porto Alegre, é membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul e da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Ele coordena o curso de especialização em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da Faculdade de Direito da PUC/RS e é professor titular de Direito do Trabalho nos cursos de graduação, especialização, Mestrado e Doutorado da mesma Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de junho de 2016 às 19:59
Compartilhar Comente

Direitos Humanos e democracia são abordados em Semana Acadêmica

Direitos Humanos e democracia são abordados em Semana Acadêmica
Evento comemora os 20 anos do curso de Direito da Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um espaço para o diálogo, intercâmbio de ideias, reflexões e debates sobre Direitos Humanos e democracia. Assim será a 20ª Semana Acadêmica e a 6ª Jornada Científica de Direito da Unesc. O evento comemora os 20 anos do curso e traz palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos e de extensão, de segunda a quarta-feira (12 a 14/9). As atividades iniciam na manhã de segunda-feira, e a abertura oficial da Semana ocorre às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, com lançamento de livros de professores do curso e a palestra “Judicialização da Política Pública”, com a professora doutora Mônia Clarissa Hennig Leal, da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul).

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mônia é mestre e graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul e coordenadora adjunta e professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc.

Aberta à participação de professores, alunos e profissionais da área, a Semana e a Jornada debaterão assuntos dentro da temática “Os desafios dos Direitos Humanos e da Democracia no século 21”, em minicursos como “Inovações no CPC”, “Feminismo e Direito”, “Sistema Prisional e o Estado de Coisas Inconstitucionais”, “Direito Internacional”, “Infância, Gênero e Violência”, “Comunicação, Direito e Arte” e “Possibilidades do Facebook no mundo do Trabalho”.

Além disso, a programação ainda conta com as palestras: “A Constituição Horizontal”, com o professor doutor de Direito Político da Faculdade de Direito da Universidade Católica de La Plata, Alejandro Medici; “A Universalidade do Saber Jurídico: Relações do Direito com outros Ramos do Conhecimento”, com o professor doutor do Curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá no Espírito Santo, João Baptista Herkenhoff ; “Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio no Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos”, com a professora doutora do Mestrado e Doutorado em Direito da PUC/Paraná, Danielle Anne Pamplona e “Direitos Humanos e Imigração: Nenhum Ser Humano é Ilegal!”, com a professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande, Raquel Fabiana Lopes Sparemberger.

As inscrições para os minicursos devem ser feitas na coordenação do curso de Direito da Unesc. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2647.

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de setembro de 2016 às 20:14
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica comemora 20 anos do curso de Direito

Semana Acadêmica comemora 20 anos do curso de Direito
Direitos Humanos e democracia debatidos em palestras e minicursos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

"Judicialização da Política Pública” foi o tema abordado na noite desta segunda-feira (12/9), pela professora doutora Mônia Clarissa Hennig Leal, da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), na abertura da 20ª Semana Acadêmica e a 6ª Jornada Científica de Direito da Unesc. Em sua fala, Mônia demonstrou como o Supremo Tribunal Federal e as decisões do judiciário brasileiro têm sido expostas ao grande público e feito parte das conversas do cotidiano da população. “O judiciário é “pop”. Está na boca do povo. Inclusive há pesquisas que investigam os impactos dessa exposição nas decisões tomadas”, comentou.

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mônia é mestre e graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul e coordenadora adjunta e professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc.

Antes da palestra, que marcou a abertura da Semana Acadêmica, houve o lançamento de livros de professores do curso de Direito da Universidade: “Governança Corporativa Eficiente”, de Yduan de Oliveira May; “Ensaio sobre o Estado de Direito Ambiental: Conceito, mecanismo e desafio”, de Daniel Preve, Maurício Savino Filó e Yduan de Oliveira May e “Direito Empresarial”, de Yduan de Oliveira May e Luiz Eduardo Conti.

Durante o evento, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, salientou a oportunidade que a Semana Acadêmica dá para agregar conhecimentos importantes para a formação dos futuros bacharéis em Direito. Já o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, convidou os estudantes a ocuparem os diversos espaços em pesquisa e extensão oferecidos pela Universidade e a não deixarem de ser atuantes também em sala de aula, questionando e participando.

O assessor Acadêmico de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Reginaldo Vieira; o procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; o coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho; o presidente do CA de Direito, Pedro Hilário; e a participante do Nuped (Núcleo de Pesquisa em Estado, Política e Direito), Tainara Becker; também participaram da abertura do evento.

A Semana Acadêmica e a Jornada comemoram os 20 anos do curso com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos e de extensão até esta quarta-feira (14/9). Abertas à participação de professores, alunos e profissionais da área, os eventos abordam assuntos dentro da temática “Os desafios dos Direitos Humanos e da Democracia no século 21”, em minicursos como “Inovações no CPC”, “Feminismo e Direito”, “Sistema Prisional e o Estado de Coisas Inconstitucionais”, “Direito Internacional”, “Infância, Gênero e Violência”, “Comunicação, Direito e Arte” e “Possibilidades do Facebook no mundo do Trabalho”.

Apresentação de trabalhos

Nesta terça-feira (13/9), quatro projetos de extensão desenvolvidos por estudantes e professores do curso de Direito, com participação de outros cursos da Instituição foram socializados durante a Semana Acadêmica. “A universidade se faz no dia-a-dia com o tripé do ensino, da pesquisa e da extensão, mas a Unesc como universidade comunitária, sem dúvida, mostra seu rosto mais humano é na extensão, que propicia estar com as comunidades, entidades e instituições e trocar saberes e experiências”, diz a professora Janete Triches, coordenadora do Pedic, programa organizador do evento de apresentação dos trabalhos.

Projetos apresentados:

“Direitos Humanos nas Escolas: construindo cidadania no Território Paulo Freire”, das professoras Fernanda Lima e Renise Zaniboni executado pelos bolsistas Arthur Messias e Renilda de Oliveira;

“Prevenção e Erradicação da Síndrome da Alienação Parental”, das professoras Sheila Saleh e Renise Zaniboni executado pelos bolsistas Anderson Tomaz e Elisangela Rosa;

“Amora: capacitando mulheres em Direitos Humanos”, das professoras Mônica de Camargo Cortina e Janete Triches, executado pelas bolsistas Camila Michels e Maiara Leandro (Psicologia);

“Empreendedorismo Social e Apoio à Regularização Legal para Captação de Recursos da Casa Guido de Criciúma/SC”, dos professores Melissa Watanabe e Michel Alisson da Silva, realizado pelas bolsistas Bruna Casagrande de Oliveira e Samara Schardosim (Administração).

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de setembro de 2016 às 22:39
Compartilhar Comente

Professor da Unesc compartilha experiências no Mato Grosso do Sul

Professor da Unesc compartilha experiências no Mato Grosso do Sul
Gustavo Borges ministrou uma palestra sobre as novidades no Código de Processo civil Mais imagens

Um professor da Unesc socializou seus conhecimentos com os alunos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), no Mato Grosso do Sul. Em visita, o professor de Direito da Unesc Gustavo Borges falou sobre o panorama das novidades no novo CPC (Código de Processo civil). Encontro ocorreu na sexta-feira (2/12).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

05 de dezembro de 2016 às 11:57
Compartilhar Comente