Arte e Cultura

Projeto Quintas Culturais recebe Grupo Dallas e dupla Milla e Paulo Roberto

Projeto Quintas Culturais recebe Grupo Dallas e dupla Milla e Paulo Roberto
Apresentações serão transmitidas pela página @culturaunesc no Instagram (Foto: Divulgação) Mais imagens

O final da tarde de quinta-feira será de arte e cultura na Unesc. Isso porque a partir das 17h40 serão iniciadas as apresentações do projeto Quintas Culturais – Edição Especial. Nesta quinta-feira (8/4), a Universidade receberá os músicos do Grupo Dallas e a dupla Mila e Paulo Roberto, selecionadas pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, que teve o projeto contemplado pelo Edital da Fundação Cultural de Criciúma n° 002/2020 – Edital de Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020).

Às 17h40 sobem ao palco os músicos Amaro Cardoso e Rosimeire Nascimento. Em seguida, às 18h20, Camila Teixeira e Paulo Roberto de Aguiar assumem o comando do projeto, que será transmitido ao vivo pela página @culturaunesc no Instagram.

Conforme a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, está entre as metas da Instituição e do próprio setor aprovar projetos em editais de fomento externo, trabalho que faz parte da missão e das políticas de cultura da Universidade. “Preocupados em garantir que parte dos recursos sejam repassados aos artistas da região, acreditamos que estamos investindo no fortalecimento da produção cultural, dando visibilidade aos artistas e reinvestindo recursos na economia local”, destaca Amalhene.

A proposta da equipe é levar a arte em diferentes formatos ao acesso de todos por meio da internet, modelo ainda mais importante já que as atividades presenciais no campus estão restritas.

Confira abaixo o repertório de cada uma das atrações:

Repertório Grupo Dallas – Horário: 17h40

Stand By Me - compositor Ben E. King (1961)

Hey Tonight - Creedence  Álbum Pendulum (1970)

Grupo Abba Dance Queen (1976)

Banda Eagles Hotel Califórnia (1976)

New York New York (1977)

Iolanda - Autor Pablo Milanes - Chico Buarque e Simone (1978)

Endless Love - Lionel Richie. Diana Ross (1981)

Simply The Best - Tina Tunner (1991)

Incancellabile - Laura Pausine (1996)

Imortality Celine Dion  - Bee Gees (1998)

Era uma Vez - Kell Smith (2017)

Repertório - Milla e Paulo Roberto – Horário: 18h20

New Rules - Dua Lipa

Bad Romance - Lady Gaga

Dance Monkey - Tones and I

Braba - Luisa Sonza

Seu Crime - Pabllo Vittar

Daddy Lessons - Beyoncé

7 Rings - Ariana Grande

Valerie - Amy Winehouse

The One That Got Away - Katy Perry

Physical - Dua Lipa

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de abril de 2021 às 17:12
Compartilhar Comente

Projeto Quintas Culturais da Unesc é aprovado no edital da Lei Emergencial Cultural Aldir Blanc de Criciúma

Projeto Quintas Culturais da Unesc é aprovado no edital da Lei Emergencial Cultural Aldir Blanc de Criciúma
Idealizada em meio a pandemia, proposta é incentivar artistas e contribuir para o enfrentamento à pandemia com arte e cultura (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

O tradicional projeto Quintas Culturais da Unesc foi aprovado no edital da Lei Emergencial Cultural Aldir Blanc de Criciúma, de 29 de junho de 2020. A iniciativa, vinculada ao Setor de Arte e Cultura, abre as portas da Universidade para artistas da região desde 2009, já tendo recebido mais de 300 apresentações. A lista dos contemplados foi divulgada na última semana pela FCC (Fundação Cultural de Criciúma).

O objetivo da Lei foi incentivar artistas, sem atividades devido a pandemia, com um recurso emergencial e, por consequência, colaborar para o enfrentamento da pandemia por meio da arte e da cultura. “É muito importante que a mobilização da área cultural não acabe, que continuemos lutando por políticas públicas para o setor. Cada município se organizou para receber os recursos federais e Criciúma teve mais de R$ 1 milhão para aplicar”, explicou a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita.

Com a aprovação, o espaço do Quintas Culturais será redesenhado. O palco localizado no hall dos blocos XXI receberá iluminação cênica, manutenção de equipamentos de sonorização e substituição do fundo do cenário, que terá a identidade visual do projeto cultural. Como contrapartida social, a proposta será a adaptação de uma rampa de acesso, para pessoas com mobilidade reduzida e pessoas em cadeiras de rodas, buscando uma maior democratização ao acesso de artistas.  “A proposta inclui também uma ação de difusão cultural, abrindo inscrições para artistas criciumenses nas linguagens da música, dança, teatro, poesia, performance, artes visuais e muito mais. A oportunidade será para os não contemplados pelo edital. A seleção dos dez participantes será via regulamento, propondo cachê cultural aos artistas locais”, explicou.

Para a professora da Unesc e integrante do comitê gestor da Lei Aldir Blanc em Criciúma, Daniele Zacarão, o resultado deste processo é fruto do trabalho a muitas mãos. “Realizado por voluntários e servidores públicos que não mediram esforços na reflexão, discussão, solidez e lisura deste processo. Esperamos que os aprendizados suscitados pela aplicação da Lei Aldir Blanc possam desenvolver a gestão cultural pública e privada, e também ampliar e aprimorar os mecanismos de incentivo. Afinal, cultura é um direito de todas as pessoas", pontuou.

Não foi preciso a aprovação no edital para que a arte e a cultura pulsassem na Unesc. Durante os momentos mais alarmantes da pandemia e do isolamento social, todas as quintas, foram propostas lives, incluindo esclarecimentos sobre a Lei Aldir Blanc, para que outros artistas pudessem se inscrever, e capacitação para a escrita de projetos em editais. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2020 às 13:56
Compartilhar Comente

Cia de Dança Unesc promove debate sobre cultura, dança e saúde

Cia de Dança Unesc promove debate sobre cultura, dança e saúde
Evento virtual contou com apresentações de dança e participações especiais de convidadas ao debate (Foto: Reprodução) Mais imagens

Um bate-papo com direito a excelentes trocas de experiências e afetos. Assim foi o evento virtual protagonizado pela Cia de Dança Unesc, na noite desta quinta-feira (8/10). Por meio de transmissão no canal da Unesc TV, o grupo reuniu quatro profissionais com diferentes olhares sobre a dança para a discussão da temática “Cultura, dança e saúde: reflexões em tempos de pandemia”, no evento que ganhou o título de “Solos y Juntos”.

O evento da noite, apresentado pela jornalista Janine Limas e mediado pela professora da Cia de Dança, Viviane Candiotto, contou ainda com pitadas de arte ao vivo com apresentações de dançarinos da Cia no palco do Auditório Ruy Hülse, na Unesc, e transmitidas em vídeo no evento.

Trazendo suas visões acerca da dança sob o viés da Educação, da Cultura e até da Medicina, as convidadas Ritele Hernandes da Silva, Luciana Gomes Alves, Carmen Anita Hoffmann e Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, compartilharam vivências em torno da temática e puderam trocar ideias entre si.

A oportunidade para a diretora de Cultura, Extensão e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego, deixou o “gosto de quero mais”. “É sempre tão gostoso estar nesses ambientes, mesmo que de forma virtual, não tem como não se emocionar. A gente percebe que todo o trabalho desenvolvido é feito com muito amor então isso arrepia e faz um bem danado. Com certeza a gente sai daqui diferentes e melhores como seres humanos”, destacou.

O debate e as apresentações podem ser conferidos a qualquer tempo no link da transmissão no canal da Unesc TV no YouTube. 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de outubro de 2020 às 22:12
Compartilhar Comente

Palco do Quintas Culturais recebe Manoela Cardoso da Cunha

Palco do Quintas Culturais recebe Manoela Cardoso da Cunha
Acadêmica do curso de Letras cantou músicas no estilo pop, MPB e gospel (Foto: Divulgação) Mais imagens

A atração da semana no palco do projeto Quintas Culturais, na Unesc, foi a acadêmica do curso de Letras Manoela Cardoso da Cunha. Nesta quinta-feira (4/7) ela encantou a comunidade acadêmica apresentando músicas no estilo pop, MPB e gospel.

Participe

O projeto Quintas Culturais é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculada a Diretoria de Extensão, Cultura e Ação Comunitária, com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural, trazendo todas as quintas-feiras apresentações artístico-cultural no campus da Universidade.

Para fazer parte desta experiência os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (48)3431-2622 / (48) 99644-1986 ou pelo e-mail: cultura@unesc.net.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de julho de 2019 às 15:58
Compartilhar Comente

Dia de música no palco do projeto Quintas Culturais

Dia de música no palco do projeto Quintas Culturais
Estudante de história, Humberto Lopez, apresentou seu trabalho de voz e violão (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores, funcionários e acadêmicos da Unesc foram recebidos com música nesta quinta-feira (11/4). O estudante de história Humberto Lopez, subiu ao palco do projeto Quintas Culturais com um repertório de sucessos nacionais e músicas de autoria própria.

O Quintas Culturais é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculada à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento cultural na Instituição trazendo, nas quintas-feiras, apresentações artístico-culturais no campus.

Para fazer parte da experiência, os interessados podem entrar em contato nos telefones (48) 3431-2649 e (48) 3434-2622 ou nos e-mails coral@unesc.net e cultura@unesc.net.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 12 de abril de 2019 às 13:57
Compartilhar Comente