Arte e Cultura

Turmas do Ceja de Içara visitam exposição da Unesc

Turmas do Ceja de Içara visitam exposição da Unesc
Alunos participaram de Mediações Culturais na IV Coletiva de Artistas do Sul (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Duas turmas de alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Içara visitaram o campus da Unesc nesta semana para apreciação dos trabalhos da exposição do IV Coletiva de Artistas do Sul. Os estudantes, acompanhados dos professores de Artes, Marcos Santos e Jéssica Landin, foram recebidos pelos artistas Zé Ronconi e Angelica Neumaier, com quem conversaram sobre os trabalhos da exposição do IV Coletiva de Artistas do Sul.

Segundo a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a exposição foi prorrogada, tamanho sucesso da proposta. “Prorrogamos por mais três meses, destacando os trabalhos inseridos no âmbito do Patrimônio Cultural Catarinense. O desenvolvimento de projetos culturais da Unesc, subsidiados por leis de incentivo, acolhe autores regionais, que ao terem seus projetos aprovados em nossos editais são contemplados com recursos financeiros. Ampliar a formação cultural de acadêmicos, professores, colaboradores e da comunidade, a partir da articulação dos projetos culturais com o ensino, a pesquisa e a extensão tem sido nossa prática há 21 anos”, destaca.

Segundo a Professora do Curso de Artes Visuais que participa da proposta enquanto artista e mediadora, a experiência foi desafiadora. “Os trinta alunos visitantes mostraram muito interesse pelas obras. O encontro também foi enriquecedor para discutirmos com o grupo sobre o patrimônio material e imaterial da região. Todos ficaram curiosos, pois não conheciam ainda a Universidade, razão para registros de fotos, vídeos, selfies e muitas perguntas”, finaliza.

O Projeto 4ª Coletiva de Artistas do Sul é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura por meio do patrocínio de Bistek Supermercados, Giassi Supermercados, Anjo Tintas e Construtora Locks. A realização é da Unesc e do Governo Federal por intermédio da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de março de 2022 às 19:35
Compartilhar Comente

Unesc e Bistek Supermercados alinham ações culturais em parceria

Unesc e Bistek Supermercados alinham ações culturais em parceria
Encontro para organização de projetos ocorreu nesta quarta-feira (02/03) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Ações dos projetos de Lei de Incentivo à Cultura por meio de atividades como Coletiva de Artistas do Sul, Noite de Luz e Unesc em Dança foram assunto, nesta quarta-feira (02/03), em encontro entre a Unesc e representantes do Bistek Supermercados. A reunião, realizada na reitoria da Universidade, promoveu o alinhamento de parcerias em prol à cultura, analisando possibilidades de estratégias de marketing.

Segundo a Coordenadora do Setor Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig a visita foi recebida com gratidão. “É uma honra recebemos o Bistek Supermercados na Unesc, pensando em ampliar ações de marketing em projetos culturais da nossa Universidade. Estamos abertos para descentralizar ações por meio de apresentações artístico-culturais nas redes do supermercado na agenda dos projetos contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura”, destaca.

Para Luciane Goulart, contadora do Bistek Supermercados, o encontro também foi satisfatório. “Para nós da empresa Bistek Supermercados é gratificante caminhar junto com a Universidade em projetos voltados para comunidade. A ideia é ampliar essa parceria e estreitar relações de forma que o Bistek possa contribuir com demais projetos realizados pela Unesc”, salienta.

Wagner Ghislandi, Diretor de Marketing do Bistek Supermercados, também prestigiou o encontro e destacou o quão importante são os projetos culturais apoiados pela empresa. “O Bistek sempre participou ativamente dos projetos culturais. Nós ressaltamos a importância de estar próximo das comunidades nas quais possuímos lojas e acreditamos que há muitos benefícios para a sociedade quando é investido em cultura. Vamos continuar apoiando projetos como da Unesc”, garantiu.

Esposição em breve

A exposição do IV Coletiva de Artistas do Sul, está sendo finalizada nos próximos dias, aos interessados podem agendar mediação cultural pelo e-mail cultura@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431 2622. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura através do patrocínio de Bistek Supermercados, Giassi Supermercados, Anjo Tintas e Construtora Locks. A realização é da UNESC e do Governo Federal por intermédio da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de março de 2022 às 18:52
Compartilhar Comente

Tradições gaúchas são celebradas em evento na Unesc

Tradições gaúchas são celebradas em evento na Unesc
Fotos: Daniela Savi/Matheus Reis Mais imagens

Professores, funcionários e alunos da Unesc foram presenteados com erva-mate e celebraram a cultura gaúcha no campus. Esse foi o intuito da 4ª Mateada Universitária, que ocorreu nesta quarta-feira (13/10) no Bloco Administrativo. Dois egressos da Unesc são os grandes líderes e os responsáveis por marcar o dia gaúcho na Universidade. A ação contou com a distribuição de erva-mate e água quente aos participantes que puderam saborear um bom chimarrão.

A egressa Paula Martins de Oliveira conta que há muitos gaúchos no cotidiano da Unesc. Foi na licenciatura que Paula teve contato com Isadora Lemos, egressa de Pedagogia, que foi a idealizadora da primeira edição da Mateada. A empresa Tertúlia, que produz erva-mate, e o CTG Vale da Amizade são parceiros do evento. “É um momento de celebrar a cultura um pouco esquecida, além de manter vivas essas tradições dentro da Universidade", contou Paula, lembrando que, no ano passado, em virtude pandemia de Covid-19, o evento não pôde ser realizada.

Os organizadores concordam que a confraternização em torno de uma cuia de chimarrão é um momento sempre muito especial. “São momentos de compartilhamento, troca de ideias e de manter tradições. Quem não conhece, acaba virando amigo numa roda de chimarrão”, apontou Paula. Outro egresso da Unesc, Denis Moraes também esteve entre os que organizaram esta edição da Mateada.

Antonio Carlos Vicente, um dos apoiadores da Mateada, esteve a todo momento preparando chimarrão para quem passava pelo local onde foi possível levar uma porção de erva-mate. Ele deu a dica de como preparar o chimarrão da melhor forma. “O segredo é começar colocando água morna na cuia e, depois, adicionar a água quente, em temperatura entre 75 e 76 graus. Se começar com a água quente, queima a erva. Se seguir esses passos, vai garantir o bom gosto do chimarrão”, detalhou.

A 4ª Mateada Universitária é mais uma das atividades realizadas pelo grupo que trabalha na Campanha de Valorização Docente e uma promoção do Setor de Arte e Cultura da Universidade. Na noite desta quarta-feira aconteceram apresentações de danças, declamações e canções no Auditório Ruy Hulse, com transmissão do canal da Unesc TV no Youtube.

Mais informações: arte e cultura

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de outubro de 2021 às 21:52
Compartilhar Comente

Espaço Quintas Culturais Unesc inaugura espaço reformulado

Foi reinaugurado oficialmente nesta quinta-feira (22/7) o Espaço Quintas Culturais Unesc. Com instalação de iluminação, sonorização e projetor, o palco passa a oferecer estrutura ainda melhor para receber os artistas da região.

Para marcar a inauguração do espaço repaginado, durante o dia foram projetadas as lives dos dez artistas contemplados pelo Edital do Projeto Quintas Culturais - Edição Especial 2021.

O Setor Arte e Cultura da Unesc selecionou, em março, dez apresentações, divididas entre as linguagens da música, dança e artes visuais, para integrarem a programação, entre 41 propostas inscritas.

As apresentações culturais selecionadas aconteceram no período de 18 de março a 15 de abril, das 18h às 19h20, no palco do Quintas Culturais e no Auditório Ruy Hulse, transmitidas pelo Instagram @culturaunesc.

Essa edição do Quintas Culturais, foi idealizada pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, e contemplada pelo Edital da Fundação Cultural de Criciúma n° 002/2020 – Edital de Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020). Contou com o apoio da Fundação Cultural de Criciúma - FCC, do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (COMCCRI) e da Prefeitura Municipal de Criciúma.

Confira os participantes:

·         Banda Creedout (Música);

·         Banda Humaneasy (Música);

·         Bboy Marco Antônio (Dança);

·         Cainan e Claudson (Dança);

·         Grupo Cirandela (Música);

·         Grupo Dallas (Música);

·         Lara e Clarissa (Música);

·         Marcos Rosso Alves (Dança);

·         Milla e Paulo Roberto (Música);

·         Simone Milak (Artes Visuais).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2021 às 19:51
Compartilhar Comente

Jogo da Velha como prática de aprendizagem

Jogo da Velha como prática de aprendizagem
Museu da Infância da Unesc promoveu mediação e confecção do jogo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Por meio de jogos e brincadeiras também é possível aprender, e no Colégio Unesc, os alunos mergulham em um universo de possibilidades de aprendizagem, afinal, ele está inserido em uma das maiores universidades de Santa Catarina, com inúmeros estudos, experiências e pesquisas voltados ao ensino. Nesta semana, em mais uma oportunidade de interação, o Museu de Infância da Unesc promoveu uma mediação e confecção do Jogo da Velha com os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental.

A mediadora Aline Delavechia Rodrigues apresentou aos alunos uma breve fala sobre a origem do Jogo da Velha e suas regras. “Em um mundo totalmente digitalizado, as crianças perderam o hábito de praticar jogos de tabuleiro e outras brincadeiras tradicionais. Nesta atividade, eles puderam conhecer pessoalmente o Jogo da Velha, um dos jogos que faz parte do acervo do Museu da Infância da Unesc”, comentou.  

Além de conhecer a atividade, os alunos puderam confeccionar o próprio jogo, estimulando a criatividades de diferentes maneiras na utilização de retalhos de tecido, palito de picolé, tampinhas de garrafa pet e guache.

Para a professora Sinara Sombrio, a brincadeira não desenvolve apenas a criatividade. “Propomos essas atividades com os alunos para desenvolver raciocínio lógico, concentração e atenção, estimulando assim as crianças a se relacionarem entre si obedecendo as regras”, explicou.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2021 às 21:21
Compartilhar Comente