Arte e Cultura

Toque de Arte abre temporada de exposições

Toque de Arte abre temporada de exposições
Mais imagens

O Espaço Cultural Toque de Arte, da Unesc, abre a temporada de 2024 com a exposição “Versatilidades”, do artista Luis Fernando Siqueira, conhecido como L.S. Chibita. As obras ficarão expostas no Bloco Administrativo da Universidade até o dia 22 de abril.

Artista há pelo menos 30 anos, Chibita expõe no Toque de Arte pela segunda vez, porém é a primeira de forma individual. “A exposição anterior foi realizada junto a um coletivo”, cita.

Ele explica que “Versatilidades”é uma exposição eclética, em que ele mostra tudo o que faz, passando pelo abstrato; pinturas de paisagem; natureza morta; entre outros. “Esta exposição, que conta com 22 quadros, mostra que sou eclético”, conta.

“Para nós artistas é muito interessante ter este espaço na Unesc, pois eu tenho 30 anos de arte, e aqui podemos apresentar o nosso trabalho para aqueles que estão iniciando”, pontua.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, salienta que, ao visitar a exposição, percebeu a sensibilidade do artista por meio das obras. “Quando alguém decide estar conosco, nos toca. Ao circular aqui, vi que ele tem identidade e uma sensibilidade que nos toca, e a arte é isso: transcender o que todos fazem. Quando uma Universidade como a nossa tem este espaço de arte, ela quer dizer que é um lugar de todos e sendo um lugar de todos, precisamos entender que é um plural, diverso e que precisa encontrar guarida no coração das pessoas”, ressalta.

“Vivemos uma vida corrida, frenética, envolvidos com o digital e, muitas vezes, não paramos para olhar o que temos ao nosso lado. Quando olhamos para a arte, significa que não são simplesmente traços, mas sim inspiração, algo que não se faz ao acaso, é da observação, do olhar para dentro de si e para o outro”, acrescenta.

Calendário de exposições do Espaço Cultural Toque de Arte da Unesc 2024:

14/03 a 22/04: “Versatilidades”, de L.S. Chibita

25/04 a 20/05: “No íntimo da natureza: diálogos entre superfícies”, de Hilda Maziero

23/05 a 10/06: “Pequenas colunas de mulheres que não mais se permitem a ferida”, de Diomedes Niebuhr

13/06 a 30/07: “O mini monumental”, do coletivo “As Catarinas”

8/08 a 30/09: “Mostra de artistas criciumenses (Re)pensar: homem - vida - natureza”

32/10 a 4/11: “Minha infância & felizes humanos”, de Dudu Rodrigues

7/11 a 16/12: “Vida - viagem intergaláctica. Destino: alma”, de Ricardo do Rosário

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de março de 2024 às 15:23
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Exposição “Além da Superfície” fecha a temporada do Espaço Cultural Toque de Arte

Exposição “Além da Superfície” fecha a temporada do Espaço Cultural Toque de Arte
Mais imagens

Para fechar com chave de ouro o ano de 2023, o Espaço Cultural Unesc Toque de Arte recebe a exposição “Além da Superfície” do artista Marcos Dagostin, de Cocal do Sul. 

 Na mostra, Dagostin revela sutilmente o lado artístico, ao mostrar em cada arte e de forma sutilmente e delicada, o corpo da terra com a geografia que representa encantamento por meio dos  ciclos de vida que a natureza o inebria.

“Além da Superfície é uma exposição que costumo dizer que não está acima nem na linha do horizonte, mas  sim abaixo, no subsolo, onde faço as pesquisas da terra, das linhas curvas de questões mais profundas”, conta ele, revelando que, além de Cocal do Sul, sua terra natal, a pesquisa para a exposição também abrange regiões isoladas do Litoral Sul catarinense.

Na exposição, o artista, comovido com as paisagens das terras ancestrais, perpetua, por meio de um recorte do momento, trama com a suavidade dos tecidos que aquece, pedaços daquilo que o representa. 

Acadêmico da sexta fase de Artes Visuais da Unesc, Dagostin também já passou pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Produtos. “As Artes Visuais sempre foi a área das minhas pesquisas primordiais”, acrescenta o artista que expõe pela segunda vez no Espaço Toque de Arte. A primeira ocorreu em conjunto com o Coletivo de Artistas do Sul.

O Espaço Cultural Unesc ‘Toque de Arte’ é de responsabilidade do Setor de Arte e Cultural, por meio da meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex).

A coordenadora do setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, lembra que esta é a exposição de número 140 do Espaço Toque de Arte, que completou 23 anos. O Marcos já expôs junto ao Coletivo de Artistas do Sul e que bom que agora faz esta exposição de forma individual na sua Universidade, pois este é um local para o jovem artista, ou aqueles que não são jovens. É um espaço consolidado que se destina a apresentar artes nas mais diversas formas, formatos e intenções”, relata.

A exposição ‘Além da Superfície’, foi um projeto selecionado pelo Edital N° 338/2022, com curadoria do arquiteto gaúcho Felipe Helfer, permanecerá no espaço até o início de fevereiro de 2024.

“Em nome da Diretoria de Extensão e da Reitoria, damos as boas-vindas ao Marcos e parabenizamos pela linda exposição. Quem passar pelos corredores da Unesc irá olhar estas artes, pois são encantadoras, por passar suavidade, aspectos da natureza e ter este contato é importante no nosso dia a dia”, cita a assistente da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Geisiane Laurindo de Moraes. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de novembro de 2023 às 11:10
Compartilhar Comente

Coral Unesc está entre as atrações do 4º Festival de Canto e Coral de Gramado

Coral Unesc está entre as atrações do 4º Festival de Canto e Coral de Gramado
Mais imagens

O Coral Unesc está pronto para encantar o público durante o 4º Festival de Canto e Coral de Gramado, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de outubro, no Centro de Eventos Tomasini, na cidade gaúcha. Reconhecido como um dos mais destacados festivais de corais do Brasil, o evento promete trazer apresentações de grupos não apenas do Brasil, mas também do Uruguai e Chile, com entrada gratuita.

A programação do evento incluirá um total de 10 corais no primeiro dia, sete no segundo e oito no último dia, prometendo uma experiência musical rica e diversificada para todos os presentes.

Para a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, a participação do Coral Unesc é um testemunho do compromisso da Unesc com a cultura. “Estamos ansiosos para mais uma vez subir ao palco do Festival, onde poderemos compartilhar nossa paixão pela música e tocar os corações da plateia. Esperamos que as vozes do nosso coral sejam um instrumento de inspiração e que nossa música possa conectar pessoas de diferentes culturas e origens”, disse. 

Segundo o maestro do Coral Unesc, Joel de Oliveira, o Festival oferece ao público uma experiência verdadeiramente única ao apresentar uma variedade impressionante de estilos musicais coral, interpretados por grupos de diversas categorias, desde infantis até adultos. 

“A importância desse Festival transcende o palco, pois representa uma oportunidade valiosa para o crescimento técnico e cultural do Coral Unesc, permitindo a interação e avaliação do próprio trabalho, identificando áreas de sucesso e possíveis melhorias”, disse o maestro.

“Além disso, esta participação oferece a chance de expandir e divulgar os projetos de extensão da Unesc para além das fronteiras do estado. Vamos encerrar a noite mais especial do Festival, que é a de sábado, a partir das 20h. Seremos o sétimo grupo da noite”, complementa Oliveira.

Entre as canções interpretadas pelos músicos estarão os sucessos de “Disparada” de Jair Rodrigues, “Con Te Partiró” de Andrea Bocelli, “Berimbau” de Vinicius de Moraes e “Bohemian Rhapsody” do Queen.

“Esse encontro fortalece e reforça o compromisso de valorizar, a cada dia, a cultura que permeia todos os pilares de uma Instituição de ensino comunitária como a Unesc. Estamos profundamente gratos por essa oportunidade e desejamos a todos no evento muito sucesso e encantamento”, complementa Fernanda. A última participação do Coral na cidade gaúcha foi nos anos de 2017 e 2018.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2023 às 13:56
Compartilhar Comente

Talento e Cultura em Harmonia: Camerata Criciúma encanta acadêmicos

Talento e Cultura em Harmonia: Camerata Criciúma encanta acadêmicos
Mais imagens

A Camerata Criciúma foi a atração do espaço Quintas Culturais da Unesc na recepção aos estudantes, na noite de segunda-feira (31/07), na Universidade. A ação foi um presenteda Unilivros em comemoração aos 30 anos da loja na Universidade.

Iniciar o semestre ao som da Camerata Criciúma, conforme a coordenadora do Setor Arte e Cultura e do Museu da Infância da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, reforça o compromisso com a cultura e o olhar de apreciadores que a Unesc e a Unilivros sempre tiveram.  

“Acolher culturalmente a comunidade acadêmica tem sido uma prática institucional. Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Cultura e Arte seguem em sintonia por aqui, pois todos estamos em constante formação”, destacou Lenita.

“Pensei nisso como algo bacana para comemorar os 30 anos da loja. Trouxemos para o campus essa apresentação que une o antigo - a música erudita - com o novo, que é o rock. Esse caldo cultural que a camerata fez combinava muito com o retorno dos acadêmicos”, complementou o proprietário da Unilivros, Mauricio Geraldo, apaixonado por música clássica e rock.

Geraldo salientou ainda que a noite foi um verdadeiro espetáculo, combinando o talento dos músicos com o espírito de acolhimento da Universidade, representando uma forma única de valorizar a cultura e enriquecer a experiência dos acadêmicos. 

Fundação

Fundada em 2003, a Camerata Criciúma é uma orquestra composta por jovens talentosos, que brilham em diversos concertos e apresentações na cidade. Além de suas atuações memoráveis, o grupo também desempenha um importante papel social, oferecendo formação musical em instrumentos de cordas para adolescentes. 

Sob a condução habilidosa do maestro Josenir Cerqueira, a Camerata encanta e inspira a todos com sua paixão pela música e dedicação à arte.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de agosto de 2023 às 15:07
Compartilhar Comente