Arte e Cultura

Exposição na Unesc traz memórias esquecidas dos 140 anos de Criciúma

Exposição na Unesc traz memórias esquecidas dos 140 anos de Criciúma
Obras são da artista Lilian Barbon (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A história de Criciúma segue sendo contada na Unesc, e desta vez com elementos esquecidos na memória da região. A mão de obra feminina no trabalho carbonífero, a degradação do meio ambiente, a desapropriação de famílias e muitos outros fragmentos da trajetória municipal foram as inspirações da artista Lilian Barbon para criar a exposição fotográfica “Memórias Subterrâneas”.

O trabalho é o terceiro capítulo do projeto Exposições Temporárias, do Espaço Cultural Toque de Arte, contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). As obras já estão disponíveis para visitação no Espaço Cultural “Toque de Arte”, localizado no Bloco Administrativo da Universidade desde terça-feira (3/11). A abertura oficial, com a presença da autora ocorre nesta sexta-feira (6/11), com transmissão ao vivo em YouTube.com/UnescTV.

Conforme a mediadora cultural do Setor de Arte e Cultura da Instituição, Alice Meis, o trabalho faz um importante resgate do que não foi visto ou não é lembrado desde as primeiras décadas de Criciúma. “Memórias Subterrâneas compartilha por meio de fotografias um suspiro, uma reflexão sobre os anônimos e os silenciados”, destaca.

O projeto Exposições Temporárias também marca a comemoração dos 20 anos do espaço Cultural Toque de Arte. Esta é a criação número 130 a ser instalado no local. A organização da proposta foi realizada pela coordenadora do Setor Arte e Cultura Amalhene Baesso Reddig; pelos curadores Ana Zavadil e Daniele Zacarão, e pela mediadora Alice Meis.

Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas

O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019. Após ser selecionada pela iniciativa, a Unesc disponibilizou o edital número 076/2020, com a temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”, oportunizando aos artistas a participação.

O espaço Cultural Toque de Arte abre as portas da Universidade para artistas nacionais e internacionais, recebendo exposições coletivas e individuais dos diversos gêneros da arte. O acervo artístico da Instituição, organizado pelo Setor de Arte e Cultura, tem 243 peças, e é construído por meio de doações externas e obras deixadas como uma contribuição por cada artista expositor.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de novembro de 2020 às 14:17
Compartilhar Comente

Unesc presente no Encontro da Rede Estadual de Museus

Unesc presente no Encontro da Rede Estadual de Museus
Evento foi realizado durante a última segunda e terça-feira, 10 e 11 (Fotos: divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada no 2º Encontro da Rede Estadual de Museus, promovido em paralelo ao Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler 2020 em Florianópolis. A participação do Museu da Infância foi marcada pela comunicação “Museu da Infância Unesc: Desdobramentos e Ações”. O evento foi realizado durante a última segunda e terça-feira, 10 e 11.

A socialização de experiências feita pelos representantes da Universidade apresentou a estrutura museológica e ações educativas promovidas na Instituição, além de destacar projetos que serão executados em 2020: Plano Museológico do Museu da Infância, aprovado no Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, e o Núcleo Expositivo: Infâncias e Culturas Escolares, aprovado no Edital Cultura Criciúma.

Para a coordenadora do Setor Arte e Cultura e do Museu da Infância na Unesc, Amalhene Baesso Reddig, foi uma importante capacitação para qualificar a atuação do setor. “A oportunidade de dialogar com profissionais que atuam em museus de todo o Brasil foi muito relevante. Em encontros como estes ocorrem muitas trocas de informações sobre trabalhos realizados e realizamos conexões valiosas com equipes de importantes museus”, frisou.

O evento foi realizado pelo Centro de Artes da UDESC (Ceart) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Em destaque no encontro, os presentes participaram de uma palestra com Mila Chiovatto, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca em São Paulo.

O Museu da Infância da Unesc

“O Museu é um lugar sem paredes, é gratuito e livre para todos os públicos. Um lugar onde a memória e a infância são valorizadas e compartilhadas”, conta Amalhene. Para vivenciar este espaço, basta realizar um agendamento no e-mail (museudainfancia@unesc.net ou telefone (48) 3431 – 4517.

O setor é ligado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade. Também estiveram presentes em Florianópolis representando a Unesc a assistente do e Setor Arte e Cultura mestranda da Instituição, Alice da Silva Meis; a acadêmica intercambista argentina do curso de Design, Camila Eliana Villasuso, e a acadêmica de Pedagogia Miriã Brigido Procópio.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 19:17
Compartilhar Comente

Unesc recebe palestra sobre Cultura Popular de Santa Catarina

Unesc recebe palestra sobre Cultura Popular de Santa Catarina
Evento é gratuito e oferecido pelo Setor de Arte e Cultura (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade receberá na próxima quinta-feira (29/11) a palestra “Cultura Popular em Santa Catarina” ministrada pela aluna do curso de bacharelado em Arte Visuais da Unesc, Cátia Sirlene Gonçalves Hahn. A palestra abordará as relações culturais existentes no estado e o projeto Boi de Mamão na Comunidade, realizado pela Unesc. O evento será oferecido pelo setor do Setor de Arte e Cultura da Unesc e ocorrerá às 17h30 na sala 4 do Bloco Z.

De acordo com o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, o evento tem o objetivo de ampliar os diálogos entre os saberes e fazeres da cultura popular de Santa Catarina. “A palestra traz o conhecimento popular para a academia, e a academia traz o conhecimento científico, o que é muito significativo para a comunidade e para a cultura”, comenta.

Intercâmbio Cultural

Cátia também é presidente da Casa da Fraternidade, de Araranguá, que, como a Unesc, é um Ponto de Cultura. Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvem e articulam atividades em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva. “Isso faz um intercâmbio ‘Ponto a Ponto’, ou seja, um uma troca de experiências e relações entre os pontos de culturas, essa relação é muito importante”, acrescenta Flor.

Boi de Mamão na Comunidade

O projeto Boi de Mamão na Comunidade é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura e tem por objetivo realizar a oficina de Boi de Mamão em duas escolas públicas de Criciúma. Atualmente a ação é desenvolvida nas Escolas Heriberto Hülse, no bairro Próspera, e Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz, e busca fomentar a cultura açoriana, por meio de conceitos de personagens, cantorias e diálogos entre as linguagens musical, teatral, literária e visual.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de novembro de 2018 às 16:21
Compartilhar Comente

Unesc celebra a história de Criciúma e é destaque na 30ª Festa das Etnias

Unesc celebra a história de Criciúma e é destaque na 30ª Festa das Etnias
Espaço da Universidade tem mais de cem metros quadrados e reúne arte, história, cultura e informação (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um espaço para resgatar a cultura, celebrar a história de Criciúma e compartilhar conhecimentos na 30ª Festa das Etnias. Assim a Unesc está celebrando a diversidade na colonização do município. Em mais de cem metros quadrados a Universidade reuniu atrações artísticas, históricas, culturais e informativas, além de uma homenagem especial entregue na abertura do evento, terça-feira (11/9), pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a todas as sete culturas que colonizaram o Sul de Santa Catarina. O estande da Instituição está disponível para visitação até domingo (16/9), último dia de evento, no pavilhão de exposições José Ijair Conti, em Criciúma.

Em 50 anos de história a Unesc contribuiu diretamente para o desenvolvimento da região. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a Instituição se fez presentes nas comunidades. “A Unesc ao completar cinco décadas de história neste ano, não poderia deixar de ser parceira desta celebração tão importante para a cultura local. Estas etnias representam nossas origens e a parceria que aqui estabelecemos é um dos grandes orgulhos da nossa Universidade. O trabalho realizado em cada edição me encanta”, destacou Luciane.


Unesc na Festa das Etnias

No espaço da Universidade, o público vai ter a oportunidade de conversar com uma equipe de professores, alunos e funcionários, conhecer os cursos e serviços oferecidos na Instituição, como Colégio Unesc; o Instituto de Idiomas; o Setor de Pós-Graduação; o Cedoc (Centro de Documentação e Memória da Unesc), e a Farmácia Solidária, que está disponibilizando uma caixa coletora de medicamentos para doações.

Destaques

Com grande destaque no evento, ainda no espaço da Universidade, está presente o Setor de Arte e Cultura, reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, com seu Boi de Mamão e o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, que apresenta um grande acervo de animais taxidermizados, um trabalho reconhecido nacionalmente em atividades educativas com crianças de escolas da região, o mascote Pintado e uma réplica do filhote de Tiranossauro Rex, que interage diretamente com o público. 

A coordenadora do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, convida os visitantes a conferirem o espaço da Unesc e destaca surpresas encontradas no local. “Tenho certeza que quem passar pelo estande vai se surpreender. São inúmeras atrações que encantam e divertem interativamente com o conhecimento”, ressalta Morgana.
Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o objetivo da Unesc é contribuir para o sucesso do evento. “É um momento de comemorar nossa história. A Festa já é tradição na cidade e a participação da Unesc está dando brilho ao evento”, destaca Fernanda.

Conheça o evento

Comemorando 30 anos em 2018, a Festa das Etnias ocorre de 11 a 16 de setembro e está reunindo mais de 70 mil pessoas no Centro de Eventos José Ijair Conti. Com 15 mil metros de cultura, gastronomia, arte, música e outras atrações, o evento está contando a história das sete etnias que deram início a Criciúma e região.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de setembro de 2018 às 18:19
Compartilhar Comente

Folclore e teatro são atrações do Quintas Culturais

Folclore e teatro são atrações do Quintas Culturais
Escolas da região também irão se apresentar no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

Folclore, teatro e cantigas são as principais atrações do Quintas Culturais desta semana na Universidade. A Praça do Estudante será palco para apresentações do Boi de Mamão da Unesc, da Escola Estadual Governador Heriberto Hülse (de Criciúma) e da Escola Municipal Ana Regis Arante (de Santa Rosa do Sul). Os alunos e a comunidade também irão conhecer o Boi de Mamão da Universidade, que desde 1993 não realiza apresentações.O evento inicia às 18h30.

Confira a programação:

18h30 - Exposição dos Personagens do Boi de Mamão da Unesc
20h30 - Boi de Mamão da Escola Heriberto Hülse
20h50 – Boi de Mamão da Unesc
21h - Boi de Mamão da Escola Ana Regis Arante

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

03 de dezembro de 2015 às 16:15
Compartilhar Comente