Arte e Cultura

Novos vídeos educativos são presentes do Museu de Zoologia da Unesc ao completar 18 anos

Novos vídeos educativos são presentes do Museu de Zoologia da Unesc ao completar 18 anos
Materiais foram elaborados pela equipe do Museu com foco na educação ambiental voltada em especial aos alunos do ensino fundamental (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc celebra em setembro de 2020 sua maioridade, 18 anos de trabalho contínuo em prol da educação ambiental na região. Para marcar a data a equipe do Museu lançará a partir de segunda-feira (28/9) uma série de vídeos educativos que poderão ser usados como uma importante ferramenta didática para alunos e professores do ensino fundamental. A coletânea inclui vídeos que abordam temas referentes as espécies em exposição do museu que compõe a biodiversidade da fauna de Mata Atlântica bem como ensinamentos sobre os impactos ambientais responsáveis pela redução da vida animal no planeta.

O trabalho de roteirização e elaboração das ideias, assim como a edição dos materiais, foi feito de forma completa pela equipe do Museu. Conforme a idealizadora e coordenadora do projeto, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, essa foi uma forma encontrada de levar os ensinamentos do Museu mesmo neste período no qual não é possível receber visitas das escolas no espaço da Universidade.

“Queremos alcançar essas crianças e dar suporte ao processo de ensinoaprendizagem, pois sabemos o quão importante é esse trabalho de educação ambiental nas escolas. Nos reinventamos para dar sequência ao trabalho, mesmo de forma diferente”, comenta.

O formato audiovisual, conforme Morgana, já faz parte da rotina das escolas nos dias de hoje, sendo já incluso como recurso didático e auxilio na aprendizagem. “Os professores utilizam material de apoio para inserção dos meios de comunicação em sala de aula e o vídeo é um aliado para tornar as tarefas mais agradáveis. Os materiais propostos serão usados como recurso para educar, interagir e contribuir para o aprendizado e o conhecimento de nossas crianças, num mundo de tantas transformações”, completa.

Uma das parcerias que faz parte do grande sucesso de visitas do Museu, considerado um dos mais visitados de Santa Catarina e com o maior acervo do Estado, se dá por meio da Polícia Militar Ambiental. Para o Capitão da Instituição, Fernando Magoga Condi, que acompanha de perto o trabalho na Unesc, essa é uma das formas mais efetivas de promover a educação ambiental. “Somos muito felizes por fazer parte dessa história. É um trabalho extremamente válido e que esperamos que perdure por muito tempo”, destacou.

Celebração sempre especial

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comemorar mais um ano de atividades do Museu de Zoologia da Unesc é sempre especial. “Com um trabalho tão excepcional desempenhado pela equipe do Museu, nada mais junto do que celebrar o aniversário entregando mais um grande serviço à comunidade. Somos apaixonados e orgulhosos por termos, na nossa Unesc, um acervo tão rico e comandado por profissionais capacitados e dispostos a multiplicar o conhecimento”, pontuou.

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski possui quatro núcleos expositivos: Ecossistema Marinho, Mata Atlântica, sendo um e Criciúma e um na Unesc Araranguá, e Vida Selvagem, todos estão abertos à visitação pública e gratuita.

Os vídeos serão publicados na Playlist do Museu no canal Unesc TV no YouTube. 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2020 às 17:07
Compartilhar Comente

Espaço Cultural Toque de Arte abre exposição “Reminiscências Poéticas”

Espaço Cultural Toque de Arte abre exposição “Reminiscências Poéticas”
Obras do artista José Carlos da Rocha ficarão em evidência no hall do Bloco Administrativo até 24 de outubro (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Foi aberta de forma oficial, na noite desta terça-feira (15/9), a 129ª exposição do Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”. Realizada por meio de transmissão virtual, a abertura da exposição “Reminiscências Poéticas”, do artista José Carlos da Rocha contou com um bate papo entre profissionais da área. As obras ficarão expostas na Instituição até o dia 24 de outubro e de forma virtual por tempo indeterminado.

Composta por imagens e objetos dispostos no hall do Bloco Administrativo da Universidade, a exposição foi aprovada no Edital N. 076/2020 com a temática: “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”. Ela pertence ao Projeto Exposições Temporárias do Espaço Cultural "Toque de Arte" UNESC contemplado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019.

A curadoria das obras expostas foi feita por Amalhene Baesso Reddig, Ana Zavadil e Daniele Zacarão, tendo como mediadora cultural a profissional Alice Meis. Além das curadoras, da mediadora e do artista responsável pelas obras, a mesa de honra da abertura virtual da exposição foi composta ainda pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

A oportunidade de estar entre os artistas que fazem parte da história do Espaço Cultural Toque de Arte, em especial no momento em que este celebra os 20 anos, para José, significa uma honra. Conforme ele, as obras retratam trechos da sua infância vivida em Criciúma. “Esse trabalho surgiu pelo desejo de voltar ao mundo das artes e resgatar minhas lembranças afetivas. Essa foi a maneira encontrada para me expressar e ressignificar esses momentos. É um prazer compartilhar esse processo artístico. Espero que apreciem sem moderação”, destacou na abertura realizada na noite desta terça-feira.

Além de permanecer exposta para contemplação de quem passar pelo campus da Unesc, a exposição poderá ser conferida também por meio de dois vídeos preparados pelo Setor de Arte e Cultura em parceria com a Unesc TV e disponíveis no YouTube no canal Cultura Unesc. O Setor preparou ainda materiais educativos para distribuição em escolas, já que não serão realizadas as tradicionais visitações das turmas à exposição diante da situação pandêmica.

Conforme Amalhene, todos precisaram se adaptar de forma urgente e o setor de Cultura não é diferente, pois precisou de um grande empenho para colocar em prática o projeto em formatos diferenciados. “Invertemos todo o processo para que isso fosse possível. Com todo o cuidado e com toda a expertise da TV Unesc levaremos a exposição para a casa das pessoas e chegaremos até as escolas para que muitas outras pessoas possam acessar a exposição incrível e radiante do José”, destacou a coordenadora do Setor de Arte e Cultura.

A abertura virtual da exposição, transmitida pela Unesc TV no YouTube, pode ser assistida aqui:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de setembro de 2020 às 21:05
Compartilhar Comente

Evento virtual marca recepção dos acadêmicos da Unesc para o segundo semestre

Evento virtual marca recepção dos acadêmicos da Unesc para o segundo semestre
Transmissão dinâmica contou com a audiência de mais de 11 mil pessoas no YouTube (Fotos: Leonardo Ferreira/ Mayara Cardoso) Mais imagens

O período de Volta às Aulas é sempre cheio de expectativas na Unesc. A vontade dos professores, dos colaboradores e da gestão é de voltar a encontrar os corredores cheios, a biblioteca e as cantinas movimentas, ver o contato entre colegas e mestres, o dinamismo e a agitação do campus. Desta vez, mais do que nunca, a saudade desse cenário é imensurável e o retorno teve características diferentes. Nesta quarta-feira (2/9), de forma excepcional, a retomada das atividades na Universidade foi mediada pela tecnologia, assim como as aulas ao longo dos últimos cinco meses, mas não com menos entusiasmo da Instituição, que tem nos alunos seu principal combustível.

Mesmo com o cenário ainda de alerta por conta da pandemia de Covid-19, a Universidade não mediu esforços para proporcionar um pontapé inicial especial para este segundo semestre. Ao invés de curtirem lounges, picolés e pipocas enquanto iniciavam o contato com os colegas, dessa vez os mais de 11 mil expectadores, acadêmicos, calouros e veteranos, puderam acompanhar um evento online, transmitido pela Unesc TV no YouTube, com direito ao reconhecimento do campus, diferentes apresentações artísticas, boas-vindas da reitoria e um panorama completo sobre o que lhes espera neste semestre.

A noite especial de boas-vindas, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, marcou o início de uma nova jornada, diferente, cheia de aprendizados e que mereceu uma recepção à altura. “Essa noite representa a acolhida aos nossos calouros que chegam a Universidade pela primeira vez, agora de forma diferente, mas não com menor significado. É uma acolhida também aos nossos queridos veteranos, que retornam à Unesc plenos na incrível capacidade de superação que tiveram e que, mesmo em momento desafiador, seguem em suas trajetórias formativas com muito êxito, reunindo diferentes aprendizados”, destacou na transmissão, acrescentando a acolhida ainda aos professores, parceiros que têm se reinventado a cada dia para oferecer a melhor experiência e acolhida aos estudantes.

Ao apresentar a Unesc, Luciane destacou aos mais de 11 mil expectadores da recepção online, a Instituição que, há mais de 52 anos, é pautada na formação de excelência e que tem como missão educar por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida. Para encarar o cenário importo pela pandemia, conforme a reitora, mais uma vez a Universidade se reinventa e se supera.

“Vencemos um primeiro semestre cheio de novidades e imposições da pandemia e estamos prontos para esse segundo momento com soluções ainda melhores. Organizamos um semestre pautado em três premissas: o cuidado com a vida por meio de protocolos de biossegurança muito bem elaborados, abrangentes e cuidadosos;  a excelência acadêmica ao desenvolvermos percursos formativos que compreendem as necessidades e as possibilidade, tanto dos alunos, quanto dos professores; e, por fim, a tecnologia para oferecer as melhores experiências formativas a todos vocês. Assim, seguimos plenos de que estamos oferecendo o melhor e certos de que juntos superaremos os tempos diferentes e nos fortaleceremos”, completou.

Novos formatos

O planejamento da Unesc para o início do semestre e posteriormente a retomada gradual das atividades no campus foram apresentados no evento pela pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, e pelo Diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que, ao vivo das salas de aula já equipadas, exemplificaram como serão as transmissões feitas aos alunos.

Conforme Indianara a Universidade está preparada para, a partir de avaliações, lapidações dos trabalhos já realizados ao longo dos últimos meses e formações continuadas com toda a equipe, iniciar o semestre já com algumas novidades. “Neste momento não podemos nos encontrar presencialmente e seguimos com as atividades de forma remota. O ambiente virtual de aprendizagem e a sala do Google Meet continuam sendo nosso ponto de encontro, mas a Universidade já pronta, com uma série de investimentos em biossegurança e tecnologia, para o retorno seguro assim que possível”, salientou.

A previsão do início gradual das atividades no campus, de acordo com Marcelo, é para o dia 21 de setembro, podendo sofrer alterações conforme a situação da pandemia na região. “A partir desta data teremos os professores ministrando suas aulas em ambiente universitário. Essa escolha se dá para que tenhamos uma experiência de presencialidade, na qual a mediação do professor em ambiente de sala de aula possa ser mais efetiva do ponto de vista de recursos estratégicos, como projetores, quadro, peças de laboratório, entre outras questões que vão propiciar uma experiência mais significativa e efetiva”, pontuou o diretor.

Ao longo da transmissão, que segue disponível no canal da Unesc TV no YouTube, os expectadores puderam acompanhar apresentações do Musical Unesc, da Cia de Dança e uma performance especial preparada pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, além da apresentação dos alunos Dairan e Ramon Selau, os Gêmeos Deejays, que encerraram a transmissão animando os expectadores com música para todos os gostos.

Apresentaram-se ainda aos veteranos e calouros a equipe completa da reitoria da Universidade, assim como lideranças do Diretório Central dos Estudantes (DCE), deixando suas mensagens de boas-vindas e o convite para que logo possam estar vivenciando juntos as oportunidades do campus.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de setembro de 2020 às 22:12
Compartilhar Comente