Arte e Cultura

Exposição [entre] casas está aberta a visitação

Exposição [entre] casas está aberta a visitação
Obras das egressas do Curso de Artes Visuais - Bacharelado, Alice Meis e Andressa Gomes podem ser visitadas de forma presencial ou virtual (Fotos: Matheus Reis) Mais imagens

As percepções artísticas das egressas do Curso de Artes Visuais Bacharelado da Unesc, Alice Meis e Andressa Gomes, foram transformadas na Exposição [entre] casas. Exposto na Sala Edi Balod, no Bloco Administrativo da Universidade, o trabalho das egressas foi aprovado pela Lei de Incentivo e Emergência Cultural Aldir Blanc, mediado pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

A abertura oficial da mostra foi realizada de forma virtual, via Google Meet, na noite de quinta-feira (25/2) e prestigiada por professores, acadêmicos, colegas das artistas e lideranças regionais do setor cultural. A visitação da exposição pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h até o dia 5 de abril. Os interessados em realizar as visitas com mediação devem agenda-las pelo e-mail @salaedibalod@unesc.net.

Na próxima segunda-feira (1/3), as responsáveis pelo projeto irão disponibilizar gratuitamente links de vídeos com a montagem e a exposição, a abertura, fotos do projeto, textos com informações sobre as artistas e também um material educativo. “Isso irá servir de suporte para professores utilizarem com seus alunos, ou pais com seus filhos, possibilitando ampliação de repertório artístico e cultural”, afirmou a artista visual Alice Meis. Os professores e pais interessados podem acompanhar o Instagram: @inventáriodememorias para ter acesso ao material.

Memórias de infância

As artistas visuais se juntaram para o projeto por terem ideias e interesses em comum. Segundo Alice, as obras expostas abordam as temáticas da memória e o vazio, e os objetos que compõem a exposição relembram as memórias das casas onde cresceram. “A exposição traz à tona as nossas raízes, nossas memórias de infância”, declarou Andressa.

Confira aqui mais registros da exposição e seu lançamento

Com informações de Fundação Cultura de Criciúma

Mayara Cardoso – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de fevereiro de 2021 às 14:35
Compartilhar Comente

Setor de Arte e Cultura alinha parceria que une grafite ao Boi de Mamão

Setor de Arte e Cultura alinha parceria que une grafite ao Boi de Mamão
Artista urbano Ricardo Bernardo esteve na Universidade apresentando sua proposta de pesquisa “Boi de Pano” (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Setor Arte e Cultura da Unesc recebeu, nesta quarta-feira (24/2), o artista urbano Ricardo Bernardo (Herok), que apresentou sua proposta de pesquisa “Boi de Pano”. O Projeto propõe realizar grafite com base das imagens do acervo institucional Boi de Mamão Fucri/Unesc, em uma das paredes da Universidade.

“Já venho pintando desenhos com forma de retalhos de pano, como chitão por exemplo, e pensei grafitar o Boi de Mamão da Unesc que hoje é referência na região se referindo à difusão cultural e formação, além de ser Ponto de Cultura, ligado à Rede Cultura Viva”, destacou Herok.

Para Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, essa será mais uma obra especial para o acervo. “Ano passado a Unesc assinou a Carta de Anuência para o artista uma Carta de Anuência, liberando espaço para fazer uma obra de grafite com Herok. Este movimento ampliará o acervo artístico-cultural da Universidade, que atualmente conta com mais de 200 obras”, finaliza.

O Projeto Boi de Pano foi contemplado pelo Edital da Fundação Cultural de Criciúma n° 002/2020 – Edital de Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2021 às 15:02
Compartilhar Comente

Artistas de Criciúma devem se inscrever em edição especial do projeto Quintas Culturais

Artistas de Criciúma devem se inscrever em edição especial do projeto Quintas Culturais
No total serão dez apresentações contempladas por edital da Fundação Cultural de Criciúma (Foto: Arquivo) Mais imagens

Estão abertas as inscrições para artistas criciumenses participarem do “Quintas Culturais – Edição Especial”. A proposta, idealizada pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, foi contemplada pelo Edital da Fundação Cultural de Criciúma n° 002/2020 – Edital de Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020). O objetivo é realizar dez apresentações, mediante pagamento de cachê cultural aos artistas selecionados nas linguagens da dança, música, teatro e/ou artes visuais.

As apresentações culturais selecionadas acontecerão no período de 18 de março a 15 de abril, das 18h às 19h20, no Ponto de Cultura Unesc, Palco do Quintas Culturais, e serão transmitidas pela página no Instagram @culturaunesc.

Conforme a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, está entre as metas da Unesc e do próprio setor aprovar projetos em editais de fomento externo, trabalho que faz parte da missão e das políticas de cultura da Universidade. “Preocupados em garantir que parte dos recursos sejam repassados aos artistas da região, acreditamos que estamos investindo no fortalecimento da produção cultural, dando visibilidade aos artistas e reinvestindo recursos na economia local”, destaca Amalhene.

De acordo com o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, poderão participar do Quintas Culturais artistas criciumenses não contemplados pelo Edital Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc do município de Criciúma, na modalidade individual, dupla ou grupo desde que respeitando as medidas de segurança no período de pandemia.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de março de 2021, no site do Quintas Culturais Unesc unesc.net/portal/quintas-culturais. Cada artista poderá inscrever até duas propostas, com tempo de quarenta minutos. 

Mais detalhes sobre a proposta podem ser conferidos no Regulamento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2021 às 18:05
Compartilhar Comente (2)