Arte e Cultura

Cia de Dança Unesc promove debate sobre cultura, dança e saúde

Cia de Dança Unesc promove debate sobre cultura, dança e saúde
Evento virtual contou com apresentações de dança e participações especiais de convidadas ao debate (Foto: Reprodução) Mais imagens

Um bate-papo com direito a excelentes trocas de experiências e afetos. Assim foi o evento virtual protagonizado pela Cia de Dança Unesc, na noite desta quinta-feira (8/10). Por meio de transmissão no canal da Unesc TV, o grupo reuniu quatro profissionais com diferentes olhares sobre a dança para a discussão da temática “Cultura, dança e saúde: reflexões em tempos de pandemia”, no evento que ganhou o título de “Solos y Juntos”.

O evento da noite, apresentado pela jornalista Janine Limas e mediado pela professora da Cia de Dança, Viviane Candiotto, contou ainda com pitadas de arte ao vivo com apresentações de dançarinos da Cia no palco do Auditório Ruy Hülse, na Unesc, e transmitidas em vídeo no evento.

Trazendo suas visões acerca da dança sob o viés da Educação, da Cultura e até da Medicina, as convidadas Ritele Hernandes da Silva, Luciana Gomes Alves, Carmen Anita Hoffmann e Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, compartilharam vivências em torno da temática e puderam trocar ideias entre si.

A oportunidade para a diretora de Cultura, Extensão e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego, deixou o “gosto de quero mais”. “É sempre tão gostoso estar nesses ambientes, mesmo que de forma virtual, não tem como não se emocionar. A gente percebe que todo o trabalho desenvolvido é feito com muito amor então isso arrepia e faz um bem danado. Com certeza a gente sai daqui diferentes e melhores como seres humanos”, destacou.

O debate e as apresentações podem ser conferidos a qualquer tempo no link da transmissão no canal da Unesc TV no YouTube. 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de outubro de 2020 às 22:12
Compartilhar Comente

Estudantes do curso de Artes Visuais participam de experiência cultural mediada

Estudantes do curso de Artes Visuais participam de experiência cultural mediada
Oportunidade também aconteceu no formato online para aqueles que não puderam vir à Universidade (Fotos: Arte e Cultura Unesc) Mais imagens

Um dia para vivenciar a arte e se reencantar com obras expostas na Unesc. Assim foi a terça-feira (29/9) da turma da disciplina Arte Catarinense, do Curso de Artes Visuais da Universidade. Conduzidos pela Professora Daniele Zacarão, os estudantes visitaram à exposição Reminiscências Poéticas, de José Carlos da Rocha, em uma experiência acompanhada pela mediadora cultural Alice Meis, do Setor de Arte e Cultura da Instituição. Além da ida ao espaço físico, também foi realizada uma transmissão ao vivo, via google meet, com os demais alunos que não conseguem ir a aula presencial.

Conforme Daniele, as exposições de arte são importantes espaços de formação para o curso de Artes Visuais, um dos motivos para o momento especial. “Estávamos com saudades de ter um contato mais próximo com a produção dos artistas. Foi uma experiência revigorante. A mediação foi envolvente, atendendo o espaço físico e virtual. Todos puderam compartilhar suas percepções. Reminiscências Poéticas é um trabalho que nos toca, nos sensibiliza e nos transforma. As produções artísticas narram a experiência de crescer em uma cidade carbonífera. São reminiscências do artista que se misturam com as nossas próprias memórias. Lindo e inspirador”, evidenciou.  

Mediadora, Alice também deu destaque a oportunidade de vivenciar a arte em um contato mais próximo. “Foi encantador ver e ouvir dos alunos a felicidade de estarem de volta a Unesc e ao espaço expositivo.”, contou. A exposição está aberta para visitação até dia 24 de outubro no Espaço Cultural Unesc Toque de Arte, localizado no Bloco Administrativo. Também existe a possibilidade de mediação virtual, com agendamento prévio, e um material de suporte foi construído para que professores possam utilizar em suas aulas como o conteúdo educativo online:

·         Documento com informações da exposição, artista, obras, espaço cultural e sugestão de ação educativa

·         Vídeo do processo de montagem da exposição

·         Vídeo da exposição, com plano geral e detalhes das obras, depoimento do artista, mediadora cultural e coordenadora do Setor Arte e Cultura Unesc 

·         Vídeo da abertura da exposição e diálogo com o artista

Espaço Cultural Unesc Toque de Arte completa 20 anos

Reminiscências Poéticas é a exposição número 129 do Espaço. O trabalho  foi aprovada no edital número 076/2020, com a temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”, e pertence ao Projeto Exposições Temporárias do Espaço Cultural "Toque de Arte" Unesc, contemplado pelo edital Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura e Artes - Edição 2019, uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da FCC (Fundação Catarinense de Cultura). 

Toque de Arte tem como objetivo incentivar a produção e a difusão da cultura, oportunizando o intercâmbio de conhecimentos entre a Universidade e a comunidade e contribuindo para o Acervo Artístico e Cultural da Unesc. “O campus é sempre um convite a apreciação. Viver a Unesc também passa por frequentar as exposições do Espaço Cultural, que há vinte anos se propõe a diálogos com a cultura, a arte e o público”, frisou Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor Arte e Cultura.


Estas duas décadas de existência foram acompanhadas de manifestações artísticas como performance, música, dança e lançamento de livros.  “Nossa formação cultural tem a ver com o que acessamos cotidianamente e isso nos nutre esteticamente, ampliando nossa capacidade de reflexão e convívio social”, completou Amalhene.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de outubro de 2020 às 14:04
Compartilhar Comente