Gestão Comercial

Estudantes da Unesc vão potencializar a agricultura familiar de Içara

Começou mais uma edição do Desafio Empresarial da Unesc. A ação, que compõe a Semana Acadêmica dos cursos de graduação em Gestão, este semestre traz um foco diferenciado. Por meio de atividades desenvolvidas durante toda a semana, alunos e professores vão potencializar o agronegócio familiar do município de Içara. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento de microempresários agricultores do município, e junto com eles, aprimorar o conhecimento dos estudantes por meio da prática.

A semana começou com uma palestra motivacional, ministrada pela coach Leticia Zanini. Com o tema “Você faz a diferença”, Letícia conversou com os alunos sobre ações cotidianas que podem contribuir para o desenvolvimento intrapessoal de cada um. Dentre os assuntos debatidos estava a “autogestão”, que segundo Letícia, está presente no dia a dia daqueles que chegam mais rápido em seus objetivos

“Pesquisas mostram que pessoas com excelente performance gastam 50% do seu tempo em autogestão. Sem ter a consciência daquilo que estamos fazendo é impossível fazer a diferença. Muitos passam seus duas no piloto automático, replicando a realidade. Mas para ter uma direção é necessário responder para si mesmo perguntas como “Quem eu sou?”, “Quem eu quero ser?”, e as respostas não podem ser vagas, elas devem ser profundas”, comentou Letícia.

Desafio Empresarial

Para cumprir as metas do desafio os alunos são reunidos em empresas acadêmicas. Eles precisam, ao longo da semana, desenvolver uma série de atividades empresariais, que culminam em um evento de comercialização de produtos, que ocorre no sábado (28/10), em Içara.

“A agricultura familiar é uma área nova de empreendimento. Essa é uma forma de os alunos perceberem as possibilidades de entrada no mercado de trabalho. Realizar uma ação empreendedora direcionada aos agricultores, e outras atividades econômicas associadas do município de Içara, com aplicação prática de conteúdos apreendidos em sala de aula é o principal objetivo do desafio”, comentou o coordenador dos cursos de Gestão Financeira, Tecnologia em Processos Gerenciais e Recursos Humanos, Volmar Madeira.

Participaram da ação 120 alunos e 20 professores envolvidos dos cursos de Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos.  A abertura também contou com a presenta do pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, Thiago Fabris, da coordenadora do curso de Gestão Comercial, Michele Domingos e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Içara, Paulo Brígido.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Coordenação dos Cursos de Gestão 24 de outubro de 2017 às 14:00
Compartilhar Comente

Cursos e programas recebem novos gestores

Cursos e programas recebem novos gestores
Posse ocorreu na tarde desta quarta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Os cursos de Psicologia, Gestão Comercial (presencial), Teatro, e o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), receberam novos gestores na tarde desta quarta-feira (9/8).

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, parabenizou os professores pelo novo desafio e ressaltou a importância de fortalecer a Universidade ainda mais. “Ser gestor é abrir mão dos seus interesses para o bem maior. Conto com vocês para essa nova caminhada, juntos poderemos seguir neste rumo de uma Unesc de excelência”, comentou.

O vice-reitor, Daniel Preve, também fortaleceu a importância do trabalho em conjunto e agradeceu os professores que auxiliaram na construção e no engrandecimento dos cursos e do programa.

Tomaram posse:

Curso de Psicologia
Coordenadora: Karin Martins Gomes
Coordenadora Adjunta: Graziela Amboni

Curso de Gestão Comercial - Modalidade Presencial
Coordenadora: Michele Domingos Schneider
Coordenadora Adjunta: Elenice Padoin Juliani Engel

Curso de Teatro
Coordenadora: Katiuscia Angelica Micaela de Oliveira

PPGDS
Coordenadora: Melissa Watanabe
Coordenador Adjunto: João Henrique Zanelatto

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de agosto de 2017 às 21:22
Compartilhar Comente

Professores da Unesc participam de Congresso Internacional sobre Ensino a Distância

Professores da Unesc participam de Congresso Internacional sobre Ensino a Distância
(Fotos: Divulgação) Mais imagens

"O Contínuo Desafio de Aumentar a Qualidade na Educação da Distância". Esse foi o tema do Congresso Internacional da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), que ocorre até sexta-feira (23/9) em São Paulo. Do encontro, participam professores da Unesc, com apresentações de trabalhos.

O trabalho intitulado “Os Desafios da Docência e Tutoria na Educação a Distância no Olhar do Professor”, foi apresentado nesta quarta-feira (21/9). São autores os professores ​Volmar Madeira​, Michele Domingos Schneider​, Nara Cristine Thomé Palácios Cechella ​e ​Elisa Netto Zanette.

O artigo tratou do relato de experiência na docência e tutoria na disciplina de matemática financeira no curso de Tecnologia em Gestão Comercial, na modalidade a distância.

Também estiveram no encontro, os professores ​Ricardo Deibler Zambrano Junior e Jucelia da Silva Abel.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Josiane Da Rosa Silva 28 de setembro de 2016 às 15:42
Compartilhar Comente

Coordenadores de Psicologia e de Tecnologia em Gestão Comercial são empossados

Coordenadores de Psicologia e de Tecnologia em Gestão Comercial são empossados
Portarias foram entregues pela Reitoria na tarde de hoje (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

 A Reitoria empossou, na tarde de hoje (1/8), as novas coordenadoras e coordenadoras adjuntas dos cursos de Psicologia e Tecnologia em Gestão Comercial – presencial. As professoras Graziela Amboni e Denise Neurenberg estarão à frente do curso de Psicologia pelo segundo mandato consecutivo, como coordenadora e adjunta, respectivamente. Já as professoras Elenice Padoin e Michele Schneider tomaram posse, respectivamente, como coordenadora e adjunta do curso de Tecnologia em Gestão Comercial – presencial. A gestão ocorrerá de agosto de 2014 a julho de 2017.

“Desejamos sucesso e nos colocamos à disposição para o que vocês precisarem. É com o trabalho coletivo que conseguimos melhorar cada vez mais”, afirma o reitor Gildo Volpato. Participaram da posse a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Soratto, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, a coordenadora de Extensão da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Milla Ferreira e o ex-coordenador de Tecnologia em Gestão Comercial, Volmar Madeira e o ex-coordenador adjunto do curso, Ricardo Pieri. 

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 01 de agosto de 2014 às 16:57
Compartilhar Comente

Cursos de Tecnologia da Unesc promovem Bazar da Sustentabilidade

Cursos de Tecnologia da Unesc promovem Bazar da Sustentabilidade
Milena Spilere Nandi Mais imagens
A costureira Antonia Rosa Albano, de Forquilhinha, aproveitou a manhã de sábado para comprar roupas para a família com um preço bem acessível. Com o marido, ela foi até a Escola João Frasseto, no Bairro Santa Luzia, em Criciúma, onde ocorreu, das 8h às 13h, o Bazar da Sustentabilidade. O evento, realizado pelos alunos dos cursos de Tecnologia da Unesc, marcou o final da 9ª Semana Acadêmica de Desafio Empresarial. “Ouvi sobre o evento no rádio e decidi vir. Gostei bastante das peças e comprei algumas que irei customizar e outras, usar para tirar o modelo”, contou.

Cerca de 400 estudantes dos cursos de Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Marketing, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira passaram a última semana organizando o evento, sob a coordenação de professores da Universidade. Eles participaram de palestras e oficinas para a preparação do evento, que ocorreu durante a 3ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

A coordenadora dos ccursos de Tecnologia em Gestão Marketing, Recursos Humanos e Processos Gerenciais, Elenice Juliani Engel, explica que os alunos foram responsáveis por toda a organização do bazar. Segundo ela, eles se dividiram em quatro equipes, e montaram “empresas”. “Eles tiveram que criar nome, logomarca, fazer o planejamento de divulgação, arrecadar as roupas, calçados, livros, CDs, DVDs, acessórios, bijuterias, brinquedos e objetos de decoração para colocar a venda e montar um desfile com as peças. Eles também são responsáveis pelo fluxo de caixa da empresa”, explicou.

As mercadorias (fruto de doações de empresas da região e dos próprios estudantes) vendidas variavam de R$ 1,99 a R$ 15. Do valor arrecadado com a venda das mercadorias, 60% será doado para a Escola João Frasseto. O restante será usado nas despesas com a organização do evento e customização das peças. As mercadorias que não foram vendidas serão doadas para o Bairro da Juventude.

Cursos da área da Saúde prestaram atendimento à comunidade

Além da venda dos produtos o Bazar ofereceu diversos serviços para a comunidade. Os alunos do Instituto Micromix fizeram corte de cabelo e escova, massoterapia, sobrancelha, unha e maquiagem.

Alunos e professores dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Farmácia realizaram cálculo de IMC e orientações nutricionais, tipagem sanguínea e orientações sobre uso de contraceptivos orais e aferição de pressão arterial.Ainda hoje (27/10), alunos e professores do curso de Farmácia estiveram no Shopping Della, em Criciúma, das 9 às 14h, dando orientações sobre o teste do pezinho e a sua importância para a prevenção de doenças. A ação foi organizada pela UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 27 de outubro de 2012 às 15:42
Compartilhar Comente