Engenharia Química

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: https://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Aula Operações Unitárias I

asasasa

Por: Sani Serafim Pereira 06 de junho de 2019 às 19:15
Compartilhar Comente

Acadêmicos Realizam Atividade Prática na Disciplina de Operações Unitárias II

Nesta última segunda - feira, dia 20 de Agosto de 2018 os alunos da Disciplina de Operações Unitárias tiveram a oportunidade de realizar a Atividade prática de Determinação de Leito Fluidizado.

Na disciplina de Operações Unitárias II entre os tópicos que são abordados encontra-se o dimensionamento de leitos fluidizados. A fluidização é um termo que é usado para uma operação em que sólidos particulados são suspensos por uma corrente ascendente de um fluido. Quando ocorre equilíbrio entre as diversas forças que atuam sobre a partícula  o leito passa a comportar-se como um fluido, principalmente às suas propriedades de escoamento, adquirindo um comportamento de um líquido. O Experimento foi orientado e acompanhado pelo professor Elídio Angioletto.

No laboratório em grupos se busca caracterizar para materiais com diferentes densidades, tamanho de partículas e esfericidades e quantidade de massa,  diversos parâmetros como: altura mínima de fluidização;  diferença de pressão entre a entrada e a saída do leito fluidizado, velocidade mínima do fluído para que ocorra a fluidização do material. Balanços de massa e de energia podem ser estabelecidos.

A seguir são mostrados os registros fotográficos de parte da aula no Laboratório de Valoração de Resíduos.

A disciplina é Ministrada pelo Professor Dr. Elidio Angioleto nas segundas-feiras.

Por: Sani Serafim Pereira 24 de agosto de 2018 às 14:31
Compartilhar Comente

Unesc empossa novos coordenadores e adjuntos de cursos

Unesc empossa novos coordenadores e adjuntos de cursos
Vitor Netto - Aicom Mais imagens

Evento contou com a participação de docentes, colaboradores e acadêmicos da Universidade (Fotos: Vitor Netto)

 

Professores, colaboradores e a comunidade acadêmica conhecerem na tarde desta quarta-feira (15/8) os novos coordenadores e adjuntos dos cursos de Enfermagem, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Fisioterapia, Matemática, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Jogos Digitais da Unesc. A reitora, Luciane Ceretta, também aproveitou o momento festivo para empossar o novo gerente do DPI (Departamento de Projetos e Infraestrutura) da Universidade.

De acordo com a reitora, a coordenação dos cursos precisa de atitude e pró-atividade. “A Universidade continua na busca pela excelência acadêmica e todas as pessoas que passaram por aqui ajudaram a construir os 50 anos da Unesc. Nós estamos aqui prontos para apoiá-lo em tudo o que for preciso nesta nova gestão universitária”, enfatiza.

O vice-reitor, Daniel Preve, destaca o trabalho que os novos coordenadores deveram desempenhar. “Este é um momento de novas ideias, de reinventar-se e vocês podem contar conosco para que nossos cursos tenham sempre mais excelência”, respalda.

Departamento de Projetos e Infraestrutura

O coordenador do curso de Engenharia Civil da Unesc, Márcio Vito, também foi empossado como gestor do Departamento de Projetos e Infraestrutura. O órgão tem como objetivo promover e planejar as melhorias da infraestrutura dentro do campus da Universidade.

Além da reitoria e do vice-reitor, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Toreti, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas, o gerente do Escritório de Inovação, Evânio Nicoleit, o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande, e o procurador jurídico, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, também participaram do evento.

Conheça os empossados:

Departamento de Projetos e Infraestrutura

- Gestor: Márcio Vito

Enfermagem

- Coordenador: Ioná Vieira Bez Birolo

- Adjunto: Valdemira Santina Dagostin

Engenharia de Materiais

- Coordenadora: Ângela Beatriz Coelho Arnt

Engenharia Química

- Coordenadora: Maria Alice Prado Cechinel

- Adjunto: Michael Peterson

Fisioterapia

- Coordenadora: Ariete Inês Minetto

- Adjunto: Eduardo Ghisi Victor

Matemática

- Coordenadora: Elisa Neto Zanette

- Adjunta: Ledina Lentz Zanette

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

- Coordenador: Volmar Madeira

Tecnologia em Processos Gerenciais

- Coordenador: Volmar Madeira

Tecnologia em Jogos Digitais

- Coordenadora: Ana Cláudia Garcia Barbosa

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de agosto de 2018 às 19:05
Compartilhar Comente