Engenharia Química

Fotos 10 Anos Engenharia Química - 25/10/2017 - Restaurante Romagna Nova Neneza - SC

Neste ano de 2017 o Curso de Engenharia Química consolidou 10 anos de sua criação.
Para comomorar foi realizada uma  Confraternização no dia 25/10/2017, no Restaurante Romagna em Nova Veneza.
Na ocasião o curso ganhou dos Reitores duas placas, uma de 10 anos e outra de Reconhecimento do MEC pelo curso ter tirado a nota máxima que foi 5.
Outro fator em destaque no evento foi sobre a classificação do Curso, que pelo Ranking da Folha é o 2º melhor do Estado e 1º colocado de Universidade não pública.
No evento teve a participação de Egressos, alunos, professores, membros do Crea e CRQ e homenagens para a secretaria, professores e patrocinadores apoiadres do evento.

 

Por: Sani Serafim Pereira 27 de outubro de 2017 às 16:26
Compartilhar Comente

Acadêmicos visitam uma das maiores feiras de tecnologia em resíduos, águas e efluentes - FIEMA e a Vinícola Aurora em Bento Gonçalves - RS

No dia 05 de Abril de 2016 o Centro acadêmico e a CONEQ - Empresa Júnior do curso promoveram uma Visita Técnica em Bento Gonçalves na Vinícola Aurora e na FIEMA - Feira de negócios e tecnologia em resíduos, águas e efluentes. A ocasião oportunizou aos acadêmicos o acesso dos processos de produção da Vinícola Aurora que é considerada hoje a maior do Brasil no ramo.  A Aurora mantém um departamento de pesquisa que é, na verdade, uma pequena unidade de vinificação. Nesse setor, os técnicos realizam testes anuais com enzimas e leveduras utilizadas na safra à procura de novos resultados. No período da tarde os acadêmicos visitaram a FIEMA e puderam ter contato com tudo que há de inovador nas áreas de resíduos e tratamentos e efluentes. A visita foi conduzida pelo professor do Curso Antônio Cleber Gonçalvez Júnior que explanou com detalhes os processos atendendo as dúvidas dos acadêmicos.

O Curso de Engenharia Química parabeniza a todos os envolvidos.

Por: Sani Serafim Pereira 06 de abril de 2016 às 16:47
Compartilhar Comente

Acadêmicos realizam visita técnica nas Empresas Fafen e Repar em Aracuária no Estado do Paraná

No dia 30 de Março de 2016 os acadêmicos visitaram as empresas Fafen e Repar no município de Araucária no Paraná. A visita técnica foi para alunos matriculados nas disciplinas de Operações Unitárias I, Operações Unitárias II e Tópicos em Engenharia  do Petróleo, ministradas pelo professor Luiz Rodeval Alexandre.

No primeiro momento os acadêmicos visitaram a  FAFEN  que é uma unidade de operações unitárias em fertilizantes Nitrogenados e acessaram os seguintes departamentos:

*Unidade de produção de uréia;

*Unidade de produção de amônia;

*Processo Claus para produção de enxofre elementar;

*Gaseificação do resíduo RASF em leito de arraste com tecnologia Shell e Lurgi e também a produção do etanol.

No segundo período os acadêmicos visitaram a REPAR , Refinaria localizada no município de Araucária, no estado de Paraná que pertence à Petrobras.A REPAR possui capacidade de processamento de 33 mil m³ de petróleo por dia.Os acadêmicos percorreram todo o parque fabril que oportunizou a visualizarem os processos de Refino do petróleo, desde separação, conversão e ao tratamento.

Por: Sani Serafim Pereira 05 de abril de 2016 às 20:47
Compartilhar Comente

Acadêmicos da disciplina de Processos Industriais visitam a Empresa CYSY Cálcario de conchas

Acadêmicos da disciplina de Processos Industriais visitam a Empresa CYSY Cálcario de conchas
Mais imagens

No dia 19 de Março os acadêmicos da disciplina de Processos Industriais tiveram a oportunidade de visitarem o parque fabril da Empresa Cisy localizada em Içara.Na ocasião os acadêmicos conheceram os processos de fabricação e o portifólio de produtos que a empresa fornece. Cabe salientar que a Cysy Mineração é uma empresa que destacou-se no cenário catarinense pelas tecnologias de visão inovadora em explorar e beneficiar conchas calcárias, consolidando produtos exclusivos para o mercado agropecuário.Atualmente a empresa produz fertilizantes e rações derivados de conchas marinhas.

 

Por: Sani Serafim Pereira 31 de março de 2016 às 20:18
Compartilhar Comente

Engenharia Química representado no 13º Congresso Brasileiro de Polímeros

Engenharia Química representado no 13º Congresso Brasileiro de Polímeros
Projeto foi apresentado no maior evento do gênero na América Latina (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participou nesta semana do 13º Congresso Brasileiro de Polímeros, em Natal, Rio Grande do Norte, com o projeto de pesquisa desenvolvido por alunos do mestrado do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais) e do curso de Engenharia Química. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, ocorreu de domingo a quinta-feira (18 a 22/10).

O coordenador de Engenharia Química, Michael Peterson, apresentou o projeto “Estudos de Sistemas de Polimerização em Miniemulsão de Nanocápsulas Poliméricas de Extratos Naturais”, que é resultado de uma parceria com Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina ), com a participação de acadêmicos pesquisadores e professores, no LabRep (Laboratório de Reatores e Processos Industriais), do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de outubro de 2015 às 16:56
Compartilhar Comente