Engenharia Química

Acadêmicos da Disciplina de Processos Industriais visitam a IBG Gases em Forquilhinha

No dia 02 de Setembro de 2017 acadêmicos do Curso de Engenharia Química visitaram a IBG gases em Forquilhiinha Santa Catarina.

A IBG gases é uma empresa de capital 100% nacional. É uma empresa eletrointensiva e de capital intensivo. A IBG atua na produção, comércio e distribuição de gases industriais, medicinais e científicos em estado líquido e gasoso. Além disso, faz locação e instalação de equipamentos para acondicionamento, estocagem e aplicação de seus produtos. A unidade de Forquilhinha produz Oxigênio, Nitrogênio, Argônio e está sendo ampliada para produção de CO2 a partir de gás natura

A Visita foi para alunos matriculados na disciplina de Processos Industriais e coordenada pelos professores Emerson Colonetti e Ketner Bendo.

 

Por: Sani Serafim Pereira 05 de setembro de 2017 às 14:42
Compartilhar Comente

Acadêmicos realizam visita técnica no Grupo O Boticário

Acadêmicos realizam visita técnica no Grupo O Boticário
Mais imagens

No dia 07 de junho de 2017 acadêmicos do Curso de Engenharia Química visitam a fábrica de cosméticos do grupo O Boticário, em São José dos Pinhais no Paraná.

Uma das maiores franquias do País, O Boticário é reconhecida no mercado por seus principais produtos que são fragrâncias, cremes e produtos para maquiagem.

A Visita foi organizada pela empresa junior do curso CONEQ - Consultoria em Engenharia Química e acompanhadas pelas professora Juliana Pavei e Michele Coral Dutra.

A Coordenação do Curso Parabeniza a todos os envolvidos.

Por: Curso de Engenharia Química 09 de junho de 2017 às 18:56
Compartilhar Comente (1)

Presidente do Grupo BNC faz palestra para curso de Engenharia Química

Presidente do Grupo BNC faz palestra para curso de Engenharia Química
Arão Bibe estará nesta sexta-feira na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

O presidente do Grupo BNC, Arão Bibe, estará na Unesc nesta sexta-feira (29/4) para falar com estudantes e professores do curso de Engenharia Química sobre “Criatividade e Inovação dentro da Engenharia”. A palestra ocorre às 19h15, no Auditório Ruy Hülse.

O Grupo BNC, com sede em São Paulo, atua no ramo de serviços de consultoria gerencial e está entre os maiores do Brasil na área. Entre os trabalhos realizados, está a gestão e fiscalização de obras como as da Petrobras.

Além de presidente do Grupo BNC, Bibe é agente autônomo de investimentos da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), membro do IBGC (Brazilian Institute of Corporative Governance) e da Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Política e Estratégia).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de abril de 2016 às 18:32
Compartilhar Comente

Engenhando o Saber: profissionais e alunos debatem a Engenharia Química

Engenhando o Saber: profissionais e alunos debatem a Engenharia Química
Roda de discussão abordará perspectivas e visão da carreira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Profissionais renomados nos ramos industrial e de empreendedorismo em Engenharia Química estarão nesta quinta-feira (28/4) na Unesc, para uma roda de discussão durante o Engenhando o Saber. O evento ocorre, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, e é aberto ao público em geral. Em pauta, a área de atuação de cada um dos convidados, suas perspectivas e visões para o futuro da profissão de engenheiro químico.

O Engenhando o Saber é uma realização da Empresa Júnior CONEQ – Consultoria em Engenharia Química, em parceria com a coordenação do curso de Engenharia Química da Unesc e com o Centro Acadêmico do curso.

Conheça os profissionais da roda de discussão:


Nivaldo Cabral – Vice-presidente do CRQ, com graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutorado em Catálise Heterogênea pela Universidade de Glasgow, no Reino Unido;

Oscar Rubem Montedo – Engenheiro químico, professor e pesquisador da Unesc;

Edimilson Zanatta – Vice-presidente da ACIC e da Farbem Tintas;

André de Marti – Engenheiro responsável pela fabricação de resinas na Farben;

Sílvia Hilário de Sá – Engenheira química e gerente dos recursos humanos da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de abril de 2016 às 16:17
Compartilhar Comente

Nanotecnologia é tema de abertura da 8ª Semana Técnica de Engenharia Química

Nanotecnologia é tema de abertura da 8ª Semana Técnica de Engenharia Química
Gabriel de Freitas Nunes revelou possibilidades de mercado na área (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

 Entre os maiores responsáveis por doenças nos seres vivos estão as bactérias. E como combatê-las? A palestra de abertura da 8ª Semana Técnica do Curso de Engenharia Química da Unesc, realizada hoje (27/10), apresentou uma forma de combater as bactérias através da nanotecnologia. O palestrante Gabriel de Freitas Nunes é sócio da TNS, empresa que atua no mercado com nanopartículas de prata que podem ser utilizadas como antimicrobiana na composição de diversos materiais.  A Semana Técnica ocorre até quinta-feira (30/10), sempre no Auditório Ruy Hülse.

“A nanotecnologia tem um mercado de trabalho promissor. Na TNS, por exemplo, nós atuamos no ramo de tintas, veterinário, pets, casa e lar, hospitalar, entre outros. Além disso, há a previsão de crescimento em 255% da utilização de agentes antimicrobianos em empresas para 2015”, comenta Nunes.

Durante a Semana ainda estão previstas palestras e minicursos com temas que vão da produção de cerveja ao ramo cerâmico. Outro diferencial do evento será a teleconferência com Adam Victor, presidente da TransGas, empresa global de energia com sede em Nova York, que tem negociado com o governo de Santa Catarina para se instalar no Estado.

“A teleconferência será realizada por meio do Skype durante o minicurso ‘Carboquímica: Possibilidades para a região sul catarinense’. O objetivo é que a empresa possa levar aos presentes informações sobre as possibilidades de utilização do carvão”, comenta o coordenador do curso de Engenharia Química, Michael Peterson.

Confira como se inscrever e a programação completa

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima - mayralima@unesc.net 27 de outubro de 2014 às 22:20
Compartilhar Comente (1)