Engenharia Química

Cronograma de Apresentações de TCC 2018/2

Por: Sani Serafim Pereira 29 de novembro de 2018 às 16:13
Compartilhar Comente

Visita Técnica IBG Gases

Visita Técnica IBG Gases
Mais imagens

No dia 10 de novembro de 2018, acadêmicos do curso de Engenharia Química da Unesc realizaram visita técnica na IBG - Indústria Brasileira de Gases, unidade de Forquilhinha, Santa Catarina. A visita foi realizada pelos alunos da quarta fase que estão cursando a disciplina de Processos Industriais, coordenada pelo professor Emerson Colonetti.

A IBG oferece ampla variedade de gases medicinais, gases industriais, gases especiais e misturas de gases. É uma empresa de capital eletrointensivo, sendo a única com capital 100% nacional no setor de gases do ar. Na unidade de Forquilhinha a IBG produz O2, N2 e Argônio.

Durante a visita os acadêmicos tiveram a oportunidade de observar o processo em operação, podendo fazer a conexão entre os conceitos teóricos vistos no curso e a aplicação prática. 

Por: Sani Serafim Pereira 29 de novembro de 2018 às 16:08
Compartilhar Comente

Mais de 200 mil vagas de trabalho no setor químico brasileiro

Mais de 200 mil vagas de trabalho no setor químico brasileiro
Alunos do curso utilizam laboratórios modernos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Até 2020 o setor químico pode abrir mais de 200 mil vagas para profissionais como engenheiros. Os dados são da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química). Um dos segmentos mais aquecidos deve ser o petroquímico, que se expandirá em alguns anos devido, principalmente, à descoberta do Pré-Sal.

Mas o setor petroquímico é apenas uma das possibilidades de atuação deste profissional. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Química da Unesc, Michael Peterson, este engenheiro pode atuar no campo da pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos, em empresas de projetos de engenharia, em treinamentos e com ensino, e em biotecnologia.

Peterson afirma que o engenheiro químico é um profissional capaz de trabalhar com processos químicos industriais, desde a caracterização das matérias-primas até a fabricação do produto final.

O coordenador conta que o curso de Engenharia Química da Unesc está estruturado para que o profissional formado seja generalista, ou seja, com o aprendizado de todas as operações unitárias e também as disciplinas de reatores químicos. “É possível que este profissional atue em várias áreas do conhecimento, inclusive com a possibilidade de interação com os laboratórios situados no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), da Unesc, para desenvolver novos produtos ou processos ou até abra uma empresa”, comenta.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 15 de maio de 2013 às 09:30
Compartilhar Comente