Engenharia Química

Unesc Profissões: acadêmicos abrem as portas da Universidade

Unesc Profissões: acadêmicos abrem as portas da Universidade
Bruna visitou a Universidade em 2013 e hoje é acadêmica de Farmácia (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

“Bem-vindos a Unesc”. Quem está visitando o campus nesta quarta e quinta-feira (7/11 a 8/11) está sendo acolhido por quem recentemente esteve no Ensino Médio e sabe a importância do momento de escolha. Eles são estudantes como a Bruna Salvan, acadêmica da 9ª fase de Farmácia, que com um sorriso no rosto não esconde a satisfação de poder contribuir na Unesc Profissões. “É gratificante fazer parte deste momento. Aqui muitos encontrarão a área do conhecimento que se identificam e iniciarão sua trajetória”, conta a acadêmica.

Como Bruna, mais de 350 estudantes de graduação da Universidade estão recepcionando, tirando dúvidas e contando aos visitantes um pouco sobre a vida acadêmica. “É uma experiência diferente e muito prazerosa. Tentamos passar um pouco da paixão que temos pela Universidade e pela graduação, despertamos a curiosidade deles e, ao mesmo tempo, relembramos o porquê escolhemos estar aqui”, destaca o acadêmico da 6ª fase de Engenharia Química, Igor Studzinski.

Ao todo, durante os dois dias de evento, os acadêmicos da Unesc terão recebidos mais de 4 mil estudantes de Ensino Médio em uma viagem pelo conhecimento nas áreas da saúde, ciências sociais aplicadas, educação, tecnologias e engenharias.

Para o membro da comissão organizadora, Ricardo Michels, a contribuição dos acadêmicos está sendo indispensável para o sucesso do evento. “Eles fizeram o contato sincero entre Universidade e quem passou pelo local. Estão sendo dois dias de muito trabalho e dedicação para que a Unesc Profissões superasse as expectativas, e assim estão fazendo”, afirma Michels.

Uma viagem

Nesta edição, a Unesc Profissões leva seus visitantes em uma viagem que abre as portas do campus para os estudantes do Ensino Médio. Os estandes, com experiências químicas, atividades interativas, projetos tecnológicos e outras diversas atrações abordaram de forma dinâmica as possibilidades para o futuro profissional.

Além dos espaços dentro do Ginásio, os desafios levam os visitantes para além de um contato com a vida acadêmica. “Por áreas do conhecimento, eles são colocados em situações reais do dia a dia profissional. Assim, podem se identificar e ter certeza de suas aptidões e paixões”, conta Michels.

A Unesc Profissões é aberta ao público e ocorre até às 22 horas desta sexta-feira.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de novembro de 2018 às 15:14
Compartilhar Comente

Cerveja produzida no curso de Engenharia Química da Unesc é destaque em competição estadual

Cerveja produzida no curso de Engenharia Química da Unesc é destaque em competição estadual
Concurso foi promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes de Engenharia Química da Unesc pesquisaram, formularam e produziram uma cerveja que foi destaque no concurso Engenheiro Cervejeiro. A bebida foi produzida em sala de aula pelas acadêmicas Nikelli Rabelo e Tuanny Medeiros, com a orientação do professor Emerson Colonetti. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (3/8) e a cerveja produzida na Universidade ficou com o 6º lugar das mais de trinta inscritas.

Durante o processo de formulação do produto, no primeiro semestre de 2018, os criadores escolheram o estilo Blonde Ale, que segundo Colonetti é simples de ser produzido e fácil de beber.

O professor também explica que a produção da cerveja em sala de aula agrega ao ensino de qualidade da Unesc. “O processo de produção envolve vários conceitos da Engenharia Química. Outro fator importante de ser destacado é que a Universidade está localizada em uma região em que a indústria de cervejas está crescendo rapidamente. Estamos formando profissionais para atuar neste mercado também”, afirma o professor.

O concurso foi promovido pelo Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) e a premiação foi realizada em sessão plenária na sede do Conselho, com participação de representantes dos engenheiros de todas as regiões de Santa Catarina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 07 de agosto de 2018 às 17:44
Compartilhar Comente

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho
Mais de 250 estudantes recebem os diplomas de conclusão de curso nesta semana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Eles entraram na Unesc como calouros e em uma noite especial receberam seu Diploma acadêmico. A cerimônia de coleção de grau, promovida no auditório Ruy Hülse, nas noites destas quarta e quinta-feira (7/2 e 8/2), recompensou os anos de estudos, a dedicação e o empenho dos quase 180 formandos deste semestre. Os aluos concluíram o curso superior na Unesc e receberam seus diplomas em solenidade de colação especial realizada pela Universidade.

Os formandos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, Comercio Exterior, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Educação física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnologia em moda e Tecnologia em Jogos Digitais foram reunidos nas primeiras filas do auditório para o pronunciamento do juramento, oficializados pelo vice-reitor, Daniel Preve. “Recebo vossos juramentos e outorgo o grau de graduação. Podeis exercer a profissão”, legitimou o professor.

Esforço e reconhecimento

O destaque das cerimônias foi a estudante do curso de Design, Larissa Peterle. Ela descobriu a profissão ao longo dos anos na Universidade e nesta noite foi reconhecida com a maior média acadêmica dentre os estudantes de Design e recebeu o certificado de honra ao mérito. “Uma grata surpresa. Em meio ao nervosismo pararam a cerimônia e chamaram meu nome, foi um susto. No fim o susto virou felicidade”, conta a acadêmica, que recebeu a placa das mãos do presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim.

Durante a solenidade, acompanhada por um auditório lotado, os canudos foram entregues pelos coordenadores e professores dos cursos presentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de fevereiro de 2018 às 20:01
Compartilhar Comente

Homenagem ao Dia do Professor

Homenagem ao Dia do Professor
Mais imagens
Por: Sani Serafim Pereira 11 de outubro de 2016 às 21:36
Compartilhar Comente

Equipes se preparam para a semifinal do Intercursos de Futebol Suíço Unesc/DCE

Equipes se preparam para a semifinal do Intercursos de Futebol Suíço Unesc/DCE
Disputas ocorrem no sábado, a partir das 14 horas (Foto: Arquivo) Mais imagens

As equipes que chegaram às semifinais do Campeonato Intercursos de Futebol Suíço da Unesc/DCE vão se enfrentar neste sábado (20/6) na Universidade. Os times Educação Física (Bacharelado) e Educação Física (4ª fase) jogam às 14 horas. A outra disputa, que define os finalistas, ocorre às 15 horas, entre Ciências Contábeis e Engenharia Química. Os jogos ocorrem nos Campos de Futebol Suíço da Unesc.

Nas últimas partidas, que definiram os participantes das semifinais, a equipe Educação Física (Bacharelado) venceu por 4 a 0 a Engenharia Mecânica. Já o time Ciências Contábeis se classificou após a vitória de 2 a 1 sobre a Engenharia de Produção (Mochilas F.C).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de junho de 2015 às 16:48
Compartilhar Comente