Engenharia Química

Curso de Engenharia Química inicia 12ª Semana Acadêmica

Curso de Engenharia Química inicia 12ª Semana Acadêmica
Programação foi aberta com palestra “Startups que mudam o Mundo” (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

A 12ª Edição da Semana Acadêmica da Engenharia Química da Unesc foi iniciada na noite desta segunda-feira (10/9) com a palestra proferida pelo professor Silon Junior Procath da Silva sobre o tema “Startups que mudam o Mundo”. O evento foi realizado no Auditório Rui Hülse e serviu como pontapé inicial para uma semana inteira de programação especial organizada pela coordenação do curso com o apoio do Centro Acadêmico Empresa Júnior e Atlética do curso.

O cerimonial da noite foi aberto pela coordenadora do curso professora Maria Alice Prado Cechinel e contou ainda com a participação do diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, que salientou a importância da Semana Acadêmica e da escolha das temáticas para as atividades. “Vocês estão de parabéns. É muito bom levantar assuntos que saiam além do óbvio, daquilo que o aluno já imagina sobre a área de atuação. Assim vamos construindo a história do curso, que é tão importante e que é reconhecido com excelência pelo MEC que aponta conceito cinco”, comentou.

Em sua fala, o palestrante fez questão de destacar o potencial de uma startup criada em qualquer lugar do mundo. “A boa notícia é que vocês, aqui em Criciúma, ou eu, lá no Rio Grande do Sul, somos capazes de criar uma empresa capaz de competir com os mais avançados países. A má notícia é que, da mesma forma, eles também podem competir aqui conosco e, portanto, precisaremos estar sempre em inovação para garantir a posição de destaque”, salientou.

Trazendo exemplos de ideias que se tornaram negócios milionários e listando os principais conceitos específicos desse tipo de empresa, Silon procurou aproximar o universo das startups dos alunos e incentivá-los a acreditar que podem fazer a diferença.

A 12ª da Semana Acadêmica segue com intensa programação de minicursos, visitas técnicas, mesa redonda, ação social e gincana de integração. O cronograma das atividades pode ser acessado aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de setembro de 2018 às 21:39
Compartilhar Comente

De 10 a 15 de Setembro Ocorre a XII Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Química

De 10 a 15 de Setembro Ocorre a XII Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Química
Mais imagens

Entre os dias 10 e 15 de Setembro de 2018, ocorrerá a XII Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Química da Unesc.

Como ocorre em todos os anos, os acadêmicos são contemplados com diversas atividades, como: Palestras, Visitas Técnicas , Minicursos e Roda de Conversa com Mesa redonda com Profissionais da Indústria Química.

 

Por: Sani Serafim Pereira 05 de setembro de 2018 às 15:49
Compartilhar Comente

I Semana Acadêmica da Unacet e X Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Química contempla grandes resultados

De 25 a 29 de Abril ocorreu a I Semana Acadêmica da Unidade acadêmica UNACET e junto foi consolidou-se a X Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Química.Foram várias atividades na instituição entre minicursos palestras e visitas técnicas com a atuação constante da participação de acadêmicos e professores.A Edição deste ano contou novamente com o Centro Academico forte e também com a Empresa Júnior (CONEQ)  que trouxe um evento novo com o nome "Engenhando o Saber" cujo objetivo era a integração de profissionais, professores e  academicos.Na sexta-feira dia 29 de Abril de 2016 os academicos foram contemplados com uma ótima palestra com o presidente do grupo NBC Arão Bibe, onde contou sua história de vida e inicio de carreira.

No Sábado os academicos realizaram uma ação beneficente no Asilo Festauer com a entrega de alimentos arrecadados nas inscrições dos minicursos.A ação foi promovida com a pelo Centro Academico do Curso de Engenharia Química e Centro Academico do Curso de Engenharia de produção,a Coordenação e a Empresa Junior.

O Curso de Engenharia Química Parabeniza a todos os envolvidos no Evento que mais uma vez obteve feedback muito positivo.

 

Mais informações: UE

Por: Sani Serafim Pereira 26 de abril de 2016 às 21:30
Compartilhar Comente

IX SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

De 13 a 18 de Abril de 2015, foi consolidada a IX Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Química. A tradição é seguida desde 2007, ano que o curso foi fundado. O evento deste ano trouxe palestrantes de diversas áreas como: gestão de águas, operações unitárias, biotecnologia, simulações de processos. Foram ministrados os seguintes mini-cursos para aperfeiçoamento: Processos de Produção de Cerveja, Excel Avançado, Calculadora HP Básico e Calculadora HP Avançado. Essa edição também teve uma visita técnica a Cervejaria Saint Bier que é referência na região. A IX Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Química de 2015 teve grande êxito da participação dos acadêmicos, com atividades de níveis elevados no cenário da indústria o que muito contribui para o intelecto profissional de todos os envolvidos. Cabe ressaltar a atuação e empenho do Centro Acadêmico e o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia Química pela realização desse evento.

Por: Sani Serafim Pereira 20 de abril de 2015 às 19:30
Compartilhar Comente

Perícia Criminal fecha o último dia da VII SETEQ.

No último dia da VII SETEQ, o Perito Criminal Bioquímico, Rubens Vieira Nascimento, fez uma introdução sobre perícia criminal. O palestrante demonstrou aos acadêmicos diversas situações que ocorrem no local em que atua, sendo ele no Instituto de Análises Forenses (IAF) do Instituto Geral de Perícias (IGP) de SC, que tem como área de atuação a Química Forense com foco na Identificação de Drogas. Por: Karoline Inácio 21 de outubro de 2013 às 14:20
Compartilhar Comente