Engenharia Química

Acadêmicos Realizam Atividade Prática na Disciplina de Operações Unitárias II

Nesta última segunda - feira, dia 20 de Agosto de 2018 os alunos da Disciplina de Operações Unitárias tiveram a oportunidade de realizar a Atividade prática de Determinação de Leito Fluidizado.

Na disciplina de Operações Unitárias II entre os tópicos que são abordados encontra-se o dimensionamento de leitos fluidizados. A fluidização é um termo que é usado para uma operação em que sólidos particulados são suspensos por uma corrente ascendente de um fluido. Quando ocorre equilíbrio entre as diversas forças que atuam sobre a partícula  o leito passa a comportar-se como um fluido, principalmente às suas propriedades de escoamento, adquirindo um comportamento de um líquido. O Experimento foi orientado e acompanhado pelo professor Elídio Angioletto.

No laboratório em grupos se busca caracterizar para materiais com diferentes densidades, tamanho de partículas e esfericidades e quantidade de massa,  diversos parâmetros como: altura mínima de fluidização;  diferença de pressão entre a entrada e a saída do leito fluidizado, velocidade mínima do fluído para que ocorra a fluidização do material. Balanços de massa e de energia podem ser estabelecidos.

A seguir são mostrados os registros fotográficos de parte da aula no Laboratório de Valoração de Resíduos.

A disciplina é Ministrada pelo Professor Dr. Elidio Angioleto nas segundas-feiras.

Por: Sani Serafim Pereira 24 de agosto de 2018 às 14:31
Compartilhar Comente

Projeto de alunos da Unesc propõe produção de enxofre a partir de pirita para o uso na agricultura

Projeto de alunos da Unesc propõe produção de enxofre a partir de pirita para o uso na agricultura
Acadêmicos apresentaram estudo para as Empresas Rio Deserto (Foto: Vanessa Nórdio) Mais imagens

Utilizar um rejeito da indústria carbonífera para conseguir enxofre para a produção de fertilizantes agrícolas. Esta foi a ideia que um grupo de alunos do curso de Engenharia Química da Unesc apresentou como uma solução para uma mineradora do Sul do Estado agregar valor ao resíduo. O projeto foi fruto de um desafio feito em sala de aula aos acadêmicos que após estudos, ensaios e pesquisa, apresentaram para as Empresas Rio Deserto, que avaliam a possibilidade de utilização da ideia.

O projeto foi desenvolvido no primeiro semestre de 2018 com a orientação do professor Michael Peterson na disciplina de Projetos II aos alunos da décima fase de Engenharia Química. Após quatro meses de trabalho, os estudos foram concluídos e apresentados pelos acadêmicos. “Foi uma atividade que aliou teoria e prática e teve início com uma vontade dos alunos. Eles foram amadurecendo a ideia ao longo da disciplina e agregaram no desenvolvimento dele, conceitos debatidos em sala de aula”, comenta o professor.

Obtenção de enxofre a partir da pirita” foi produzido dentro das normas e regulamentos ambientais e teve a coorientação dos professores Rosimeri Venâncio Redivo (Engenharia Química) e Edson Firmino (Administração). Conforme Peterson, ao longo do trabalho os alunos utilizaram conceitos aprendidos como processos de operações unitárias, balanço de massa e energia, além de gerenciamento das matérias primas, contabilidade de custos e viabilidade financeira do projeto.

O projeto foi desenvolvido por dez alunos, entre eles, Kelvin Goularte. Segundo ele, o professor sugeriu a empresa pelo investimento em pesquisa e desenvolvimento que tem apresentado e fez a “ponte” entre a Universidade e a Rio Deserto, por meio da professora e engenheira química Rosimeri. “Ela propôs o tema e desenvolvemos o projeto em três fases: proposta técnica, onde definimos a rota química do projeto e fizemos a análise de mercado; o dimensionamento dos equipamentos e a análise financeira”, conta o estudante de Engenharia Química.

A equipe solicitou orçamentos com empresas da região e buscou rotas técnicas alternativas na literatura; fez ensaios no Laboratório de Valorização de Resíduos do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e consultou trabalhos publicados em artigos científicos para comprovar a rota técnica escolhida. “Na teoria, as vantagens do projeto são: dois anos para o payback, baixo custo fixo de funcionamento, baixo custo de matéria prima, sem contar as vantagens para o meio ambiente com o reaproveitamento do rejeito piritoso”, explica.

Feedback positivo

A apresentação nas Empresas Rio Deserto foi acompanhada pelos profissionais da área ambiental e de novos produtos da mineradora, a engenheira química/mineral Rosimeri Venâncio Redivo, as engenheiras químicas Sabrina Tavares e Bruna Mattiola Scursel, o engenheiro ambiental João Hector Lopes Zanette e o analista agrônomo Claudemir Junior.

Rosimeri explica que, durante todo o semestre, os alunos estudaram as várias rotas de separação e a viabilidade econômica, chegando ao projeto conceitual de alcance do enxofre elementar a partir da pirita, obtendo-se em paralelo o cloreto férrico e o minério de ferro. “A pesquisa foi muito interessante. Ficamos surpresos com a ideia e com o quanto os alunos se dedicaram. Com certeza, esse projeto conceitual será avaliado internamente e utilizado em futuras pesquisas”, afirma. Segundo ela, a experiência foi tão promissora que novos temas de estudo já são pensados para os próximos semestres.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 24 de agosto de 2018 às 14:15
Compartilhar Comente

Unesc empossa novos coordenadores e adjuntos de cursos

Unesc empossa novos coordenadores e adjuntos de cursos
Vitor Netto - Aicom Mais imagens

Evento contou com a participação de docentes, colaboradores e acadêmicos da Universidade (Fotos: Vitor Netto)

 

Professores, colaboradores e a comunidade acadêmica conhecerem na tarde desta quarta-feira (15/8) os novos coordenadores e adjuntos dos cursos de Enfermagem, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Fisioterapia, Matemática, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Jogos Digitais da Unesc. A reitora, Luciane Ceretta, também aproveitou o momento festivo para empossar o novo gerente do DPI (Departamento de Projetos e Infraestrutura) da Universidade.

De acordo com a reitora, a coordenação dos cursos precisa de atitude e pró-atividade. “A Universidade continua na busca pela excelência acadêmica e todas as pessoas que passaram por aqui ajudaram a construir os 50 anos da Unesc. Nós estamos aqui prontos para apoiá-lo em tudo o que for preciso nesta nova gestão universitária”, enfatiza.

O vice-reitor, Daniel Preve, destaca o trabalho que os novos coordenadores deveram desempenhar. “Este é um momento de novas ideias, de reinventar-se e vocês podem contar conosco para que nossos cursos tenham sempre mais excelência”, respalda.

Departamento de Projetos e Infraestrutura

O coordenador do curso de Engenharia Civil da Unesc, Márcio Vito, também foi empossado como gestor do Departamento de Projetos e Infraestrutura. O órgão tem como objetivo promover e planejar as melhorias da infraestrutura dentro do campus da Universidade.

Além da reitoria e do vice-reitor, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Toreti, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas, o gerente do Escritório de Inovação, Evânio Nicoleit, o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande, e o procurador jurídico, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, também participaram do evento.

Conheça os empossados:

Departamento de Projetos e Infraestrutura

- Gestor: Márcio Vito

Enfermagem

- Coordenador: Ioná Vieira Bez Birolo

- Adjunto: Valdemira Santina Dagostin

Engenharia de Materiais

- Coordenadora: Ângela Beatriz Coelho Arnt

Engenharia Química

- Coordenadora: Maria Alice Prado Cechinel

- Adjunto: Michael Peterson

Fisioterapia

- Coordenadora: Ariete Inês Minetto

- Adjunto: Eduardo Ghisi Victor

Matemática

- Coordenadora: Elisa Neto Zanette

- Adjunta: Ledina Lentz Zanette

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

- Coordenador: Volmar Madeira

Tecnologia em Processos Gerenciais

- Coordenador: Volmar Madeira

Tecnologia em Jogos Digitais

- Coordenadora: Ana Cláudia Garcia Barbosa

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de agosto de 2018 às 19:05
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de conquistas

Noite marca celebração de conquistas
Colação de grau especial em gabinete reuniu 92 graduandos, familiares e amigos (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (10/8) mais 92 profissionais entraram para a lista de egressos da Unesc. Em emocionante cerimônia no Auditório Ruy Hülse, a Universidade formou acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais.

Na colação de grau especial em gabinete os graduandos viveram momentos especiais com direito a beca, capelo e certificado entregues um a um no palco. A cada nome chamado foi possível observar olhos marejados na plateia, lotada de familiares e amigos cheios de orgulho pelas conquistas dos graduandos.

Em seu discurso, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, responsável pela condução da cerimônia, destacou a alegria de celebrar tantas conquistas. “Vivemos hoje a celebração de vitórias. Vitórias de cada um de vocês, assim como de seus pais, professores e também da Universidade, que mais uma vez proporcionou o ensino de excelência”, comentou.

Conforme a diretora, com a responsabilidade de cada um a partir de agora atuando como profissionais nas áreas escolhidas, os formandos devem lembrar que a ética, em todos os setores, está além da formação técnica. “Vocês têm o conhecimento e a instrução da Universidade para atuarem, mas o êxito em suas profissões será alcançado apenas com dedicação e comprometimento com a profissão e tudo o que ela envolve e da atitude diante desses conhecimentos. Tenham empatia e principalmente muito amor a cada ação realizada”, completou.

Sonho realizado

Entre os acadêmicos que agora estão formados pela Universidade está a jovem Mariana Lopes Acordi, de 26 anos. Ela foi a única mulher formada na noite desta sexta-feira no curso de Tecnologia em Jogos Digitais. Com seu espaço devidamente conquistado, Mariana afirma que foi natural a convivência com os colegas da turma e que se sente muito feliz em celebrar essa conquista.

Conforme Mariana, a escolha do curso se deu pelo gosto pelos jogos desde muito pequena. “Isso sempre fez parte da minha vida e quando conheci o curso não tive dúvidas de que queria me qualificar nessa área”, comentou. A jovem ainda não trabalha no ramo, mas já desenvolve projetos por conta própria e pretende ainda colocar em prática tudo o que aprendeu na Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de agosto de 2018 às 21:28
Compartilhar Comente

Unesc discute mestrado em parceria com instituto politécnico de Portugal

Unesc discute mestrado em parceria com instituto politécnico de Portugal
Possibilidade que envolve atenção especial à internacionalização foi discutida e alinhavada em visita especial do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em 20 dias de missão de trabalho em Portugal o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, realizou intenso trabalho de aproximação da universidade com instituições de ensino do país visitado. Entre as principais conquistas do professor ao longo dos contatos esteve o encaminhamento para a abertura de um mestrado em conjunto entre a Unesc e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). A missão faz parte de trabalho voltado à internacionalização com a intenção de abrir portas para mobilidade acadêmica, cursos em conjunto, interação em empresas e incubadoras e discussão de novos projetos.

Conforme o diretor, a aproximação inicial se deu por conta da orientação de um aluno de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com participação da Unesc. “É um egresso da Unesc que fez mestrado conosco e que acompanho também nesse doutorado. Com ele, pude conhecer o instituto, fazer as orientações do projeto e ainda identificar a oportunidade de um mestrado em conjunto, ideia que foi muito bem recebida”, explica.

Montedo chegou há poucos dias da missão e aguarda os encaminhamentos das conversas realizadas na viagem para tornar realidade as propostas delineadas. “Eles ficaram de nos mandar o projeto do mestrado para análises da nossa universidade. Pelas conversas realizadas, a intenção é de que seja estabelecido um cronograma com um semestre de aula na Unesc, um semestre no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, outro para a parte prática e os seis meses finais para defesa da dissertação também aqui”, afirma.

Colaboração técnico-científica

Durante o período em Portugal o diretor formalizou também a assinatura de um convênio com Universidade de Aveiro (UA). Trata-se de um amplo projeto de colaboração técnico-científica que já vinha sendo discutido há aproximadamente um ano e foi oficializado com a presença do professor na universidade com o contrato já em mãos.

Novos contatos

Além dos já encaminhados projetos com as universidades de Viana do Castelo e Aveiro, o professor Oscar Montedo realizou contato ainda com o Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra. Ele foi recebido por dois investigadores do Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais da instituição, que se mostraram interessados em estabelecer acordos de cooperação estratégicos com a Unesc.

De acordo com Montedo, o principal foco da conversa foi voltado à possibilidade de projetos com a Itec-In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios). “Poderemos atuar com a ligação de empresas daqui que queiram fazer negócios com organizações de Portugal a partir de interesses conjuntos. Assim poderemos auxiliar nesse processo que deve ser benéfico para todos os lados”, comenta.

Recepção de Câmara de Vereadores

Em sua passagem por Portugal o diretor Oscar Montedo foi recebido ainda pela Câmara de Vereadores da cidade de Condeixa-a-Nova. Na oportunidade, o representante da Unesc participou de ato solene e conversas com o objetivo de estabelecer futuros acordos institucionais de cooperação estratégica e avaliar potenciais oportunidades e sinergias comerciais, especialmente relacionados à cerâmica e ao potencial do Sul de Santa Catarina no setor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de agosto de 2018 às 16:39
Compartilhar Comente