Engenharia Química

Novos arquitetos, designers e engenheiros celebram conquista da graduação

Novos arquitetos, designers e engenheiros celebram conquista da graduação
Cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso ocorreu na noite deste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“O ano de 2020, especialmente a noite de hoje, ficará eternizado na trajetória de cada um de vocês que estão concretizando um sonho. Tenho certeza de que vocês são vencedores e não chegaram aqui sozinhos. Essa conquista também é da família e dos amigos que estão aqui hoje e estiveram ao seu lado”. As palavras foram ditas na noite deste sábado (7/3) pelo professor da Unesc, Evânio Nicoleit, paraninfo dos 84 graduandos dos cursos da área de Ciências, Engenharias e Tecnologias da Unesc, que receberam o certificado de conclusão do ensino superior, durante colação de grau festiva.

As palavras do professor fizeram todo o sentido para os familiares dos graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design – ênfase em Projeto de Produtos, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química que participaram da solenidade.

Pessoas como Mirela Galli Fereira, que não conteve as lágrimas no momento em que abraçou a filha, Renata, após receber o canudo do curso de Arquitetura e Urbanismo. “É o primeiro filho que se forma e a vitória é da família inteira. Estivemos ao lado dela dando forças enquanto ela se dedicava aos estudos. Vimos as noites em claro e o quanto ela abdicou de momentos de diversão para focar na formação dela”, comenta a mãe orgulhosa. "É um dia muito especial. Nunca vou esquecer isso tudo", complementa Renata enquanto enxuga as lágrimas.

Emocionado também estava o coordenador adjunto do curso de Engenharia Civil, Márcio Vito, que teve a oportunidade de entregar o canudo ao filho, Bruno. “Além de estar muito feliz pelos meus alunos, pelos quais tenho um carinho muito grande, estou aqui hoje também vivenciando a conquista do meu filho”, comenta.

A cerimônia foi presidida pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, que lembrou que os 84 recém-formados fazem parte de uma pequena parte da população brasileira que possui curso superior, 14%. “Vocês são pedras raras em fase de lapidação. São diferenciados e desejo que aproveitem com sabedoria tudo o que aprenderam no meio acadêmico. Vocês são parte da Unesc, uma universidade comprometida com a comunidade e por isso, não esqueçam que como profissionais, vocês também têm um importante papel social. Parabéns por esta conquista e sejam muito felizes. A Unesc estará sempre de braços abertos para cada um de vocês!”, afirmou.  

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de março de 2020 às 23:11
Compartilhar Comente

Um olhar diferente para o outro

Um olhar diferente para o outro
Com as aulas de Kelvin, Nadir, que perdeu a visão há mais de 40 anos, aprendeu a se comunicar por aplicativo de mensagens (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O egresso do curso de Engenharia Química da Unesc, Kelvin Goularte dos Santos, de Araranguá, teve um olhar diferente ao próximo. Percebendo a possibilidade de auxiliar a aposentada Nadir Luctemberg Mota, que perdeu a visão há mais de 40 anos, a se comunicar de uma maneira diferente, buscou alternativas para ensiná-la a utilizar o smartphone e aplicativo de mensagem. O resultado desta iniciativa foi uma relação de amizade e aprendizado mútuo. E uma Nadir que conversa diariamente com a família e com os amigos pelo WhatsApp.

No mês que iria completar 21 anos, Nadir perdeu a visão em decorrência de um descolamento de retina e um glaucoma. Na época estava casada há três anos e tinha um filho de um ano e oito meses. “Quando perdi a visão o meu mundo desabou. Foi muito difícil. Cuidava da casa e de meus filhos sem a ajuda de estranhos. Meu marido faleceu poucos anos depois de eu ter ficado cega. Ele me apoiou e me incentivou a ser independente e a não ter medo de fazer nada”, comenta Nadir. “Fui aprendendo aos poucos, mas as coisas ainda não são pensadas para facilitar a vida das pessoas com deficiência”.



Nadir que também é de Araranguá e hoje mora sozinha, conta que teve ao longo da vida a compreensão e a ajuda dos seus três filhos. Ela se diverte cuidando de um dos seus cinco netos – e atualmente, conversando pelo WhatsApp também. “Todo dia aprendo algo novo e sei que tenho que estar preparada para aprender sempre mais”.

Por ter essa sede de aprendizado, ela aceitou a proposta do egresso de Engenharia Química da Unesc para participar de aulas de como utilizar o smartphone. E surpreendeu a todos quando encaminhou os primeiros áudios. “Eu nunca tinha mexido em um aparelho como esses, mas com bastante calma o Kelvin me ensinou. Mesmo que eu demore para conseguir fazer o que quero, eu não desisto”, afirma Nadir.

Kelvin já conhecia Nadir e pensou em fazer algo para facilitar a comunicação dela com a família. “Comecei a pesquisar algum produto específico ou função no celular que pudesse ajudar a pessoas como a dona Nadir. Descobri a função do talkback (um software leitor de telas de celular), estudei, aprendi a usar e depois passei para ela”.

O engenheiro químico passou as lições de como desbloquear o celular e os comandos que Nadir deveria usar e ela treinava e mandava áudio de suas dificuldades pelo WhatsApp para Kelvin auxiliá-la. “Eu conheço a tecnologia, mas a dona Nadir nunca havia usado um celular como esse. Mas ela tem muita vontade de aprender e só impulsionei o potencial dela. Me imaginei na pele dela para poder ensinar. Fechava os olhos, mexia no celular e ia percebendo a dificuldade que ela teria”, conta Kelvin. “A gente fica muito preso à rotina e sair um pouco dela para ajudar outra pessoa é bem gratificante”.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de março de 2020 às 11:31
Compartilhar Comente