Engenharia Química

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Estudantes de Engenharia Química realizam visita técnica à fábrica da Coca-Cola

Estudantes de Engenharia Química realizam visita técnica à fábrica da Coca-Cola
Grupo conheceu a Fábrica da Felicidade, no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos do curso de Engenharia Química da Unesc realizaram duas visitas técnicas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (7/6), quando conheceram a Fertipar, indústria de fertilizantes e a Fábrica da Felicidade da Coca-Cola.

A visita foi organizada pelo presidente do Centro Acadêmico do curso, Davi Vieira, em parceria com o curso de Engenharia Química, e coordenada pela professora Maria Alice Prado Cechinel.

A Fertipar Piratini atende o território nacional com a produção de fertilizantes e no local, os alunos puderam ver todos os processos de mistura dos minérios e insumos.

Na fábrica da Coca-Cola, os estudantes visualizaram os processos e a logística do local. No interior da unidade, há um espaço exclusivo para visitantes, com telões e balcões que simulam bares e ilustrações contando a história da marca mundial.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de junho de 2018 às 17:03
Compartilhar Comente

Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Química visitam Fiema 2018

Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Química visitam Fiema 2018
Estudantes visitaram Feira e empresas no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação) Mais imagens

Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Química visitaram a Fiema Brasil (Feira de Negócios e Tecnologia em Resíduos, Águas, Efluentes e Energia), e a Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves e a Codeca (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul) para aprender sobre novas tecnologias que estão chegando no Brasil, como por exemplo, o Sistema de Tratamento de Efluentes que não produz lodo e não produz cheiro. A saída de campo ocorreu na última semana e os acadêmicos conheceram ainda novas tecnologias em compostagem.

Na Feira também foi possível analisar o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, a exemplo de um carro da montadora BYD que é 100% elétrico e o único do Brasil, de tanques de reservatórios de águas, tanques de fibra de vidro e outros tipos de tanques.

Na Codeca, os engenheiros fizeram uma palestra e disponibilizaram um vídeo com dados da empresa e a área de atuação dos engenheiros ambientais e sanitaristas na empresa. Já na Vinícola Aurora, os acadêmicos da Unesc conheceram o processo produtivo dos vinhos, desde a escolha das uvas até os produtos finais: vinho e conhaque. Também foi apresentado um vídeo, em que os colaboradores da vinícola explanaram sobre a empresa, dando ênfase que passou de geração em geração. A Vinícola Aurora é a maior do Brasil e uma das maiores da América Latina.

“Conseguimos adquirir um grande conhecimento, já que visualizamos na prática o que vimos em teoria. Foi muito gratificante conhecer novas tecnologias e ver fisicamente o que víamos dentro de sala de aula”, afirma o presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, Eduardo Fernandes Martinello.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de abril de 2018 às 11:54
Compartilhar Comente

2º Concurso Engenheiro Cervejeiro do CREA-SC, inscrições vão de 12 a 29 de março

2º Concurso Engenheiro Cervejeiro do CREA-SC, inscrições vão de 12 a 29 de março
Mais imagens

O CREA-SC lançou o edital do 2º Concurso Engenheiro Cervejeiro, competição destinada à escolha da melhor cerveja produzida por estudantes dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Agronomia das universidades catarinenses, cadastrados no Conselho.

O Curso de Engenharia Química da Unesc participará com a atuação de acadêmicos orientados pelos professores da área de bebidas, professor Antônio Cleber Gonçalves Júnior e Emerson Colonetti.

Ano passado, na Primeira Edição, o Curso de Engenharia Química da Unesc foi representado no Concurso Engenheiro Cervejeiro,  pelos estudantes Afonso Bonga Machado e Suellen Marinella Pereira Onguene. Orientados pelo professor Antônio Cleber Gonçalves Júnior eles criaram uma cerveja no estilo English Brown Porter, muito popular no Reino Unido, de cor âmbar escuro, com notas de café e chocolate que chegou ao final da competição. Os acadêmicos da Unesc ficaram em quarto lugar.

O objetivo do Concurso é promover e incentivar o ensino e a pesquisa na área de processo de fabricação de cervejas. Além da cerveja, os alunos deverão elaborar um relatório técnico com todas as etapas do processo de produção para avaliação da Comissão Organizadora. A coordenação é da Câmara Especializada de Engenharia Química do CREA-SC. 

Fonte: Crea SC

Link:http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=noticias-detalhe&id=4713

Por: Sani Serafim Pereira 07 de março de 2018 às 19:30
Compartilhar Comente

Engenheiros entram no mundo do Marketing em aula inaugural

Engenheiros entram no mundo do Marketing em aula inaugural
Conhecimento pode trazer grandes oportunidades na carreira (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Ir além da produção e pensar em estratégias de marketing pode ser o diferencial necessário para alavancar a carreira em meio a concorrência viva do mercado das Engenharias. O assunto foi tema de encontro na Unesc, na noite desta segunda-feira (5/3). Os futuros engenheiros químicos da Unesc participaram da aula inaugural do curso e tiveram um momento para refletir sobre ferramentas que podem auxiliar na busca de resultados positivos no dia a dia de trabalho.

Com o tema “Marketing para Engenheiro”, o palestrante Jackson Cittadin, levou até os alunos formas diferentes de introduzir o marketing, na carreira como gestor, empreendedor, e até mesmo na vida pessoal. “Você conhece o seu público? Para quem você vende? São perguntas como essas que irão te orientar a desenvolver uma produção de sucesso. É preciso primeiro conhecer o segmento. Você não pode usar peças muito caras em um produto que tem como público alvo pessoas sem um alto poder aquisitivo”, comentou.

O coordenador do curso, Maicon Cargnin, ressaltou a importância do marketing no planejamento de empresas, na organização, no processo de produção. “Chamar a atenção do cliente, saber apresentar o seu produto, são questões que devem ser avaliadas. Os alunos costumam viver essas experiências já no mercado. A ideia é que eles conheçam a importância do Marketing ainda na graduação”, comentou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 05 de março de 2018 às 21:58
Compartilhar Comente

[CONVITE] - Aula Inaugural Curso de Engenharia Química Unesc

[CONVITE] - Aula Inaugural Curso de Engenharia Química Unesc
Mais imagens
Por: Sani Serafim Pereira 01 de março de 2018 às 19:26
Compartilhar Comente