AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Dia da Consciência Negra: celebração dos direitos e conscientização para o futuro

Dia da Consciência Negra: celebração dos direitos e conscientização para o futuro
Unesc traz programação especial na próxima semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

No próximo dia 20 de novembro, é celebrado em todo o país o dia da Consciência Negra. A data remete ao ano 1695, pois faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, importante personagem na história brasileira e que foi símbolo de luta e resistência contra a escravidão no Brasil. Mesmo após mais de 300 anos da morte de Zumbi e no ano em que se completa 130 anos da Lei Áurea, a falta de representatividade, discriminação, preconceito e desigualdade estão diariamente presentes na nossa sociedade. Para combater isso, a Unesc inicia na próxima semana a 6ª Semana da Consciência Negra, com uma programação especial em defesa da causa.

O tema principal da edição deste ano é “Re - existir, Epistemologias, Lutas: As políticas antirracistas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08”. A primeira afirma que “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira”. Já a segunda, tem o mesmo caráter, porém inclui o ensino sobre questões indígenas. Além disso, neste ano comemora-se 130 anos da Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil.

“Com esta temática, buscamos dialogar sobre coisas boas que, no decorrer de todos esses anos, nós adquirimos, as nossas conquistas e nosso trabalho na luta pelos nossos direitos”, explica a membro do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias), Janaína Damásio Vitório. Outro ponto que entra em pauta na Semana, é a conscientização. “Mas além de celebrar essas conquistas, temos que conscientizar as pessoas que convivem conosco mostrando o nosso lado, mostrando o nosso ponto de vista”, acrescenta.

Programação extensa

A programação inicia na segunda-feira (19/11), às 19h no Auditório Ruy Hülse, com uma roda de conversa sobre as Leis 10.639/03 e 11. 645/08, com a professora e Especialista, Maria Estela Costa da Silva, a professora e Especialista, Livia da Silva, e a professora e Mestra, Lucy Cristina Ostetto.

Na terça-feira (20/11), dia da Consciência, a programação inicia no período da manhã, no Auditório Edson Rodrigues, com o debate “Racismo x Injúria Racial e Violência x Juventude Negra”. Para esse encontro, o evento conta com a participação do advogado Remerson Luiz Vicência, da Bacharel em Direito, Arizá Costa, e da professora e Especialista, Cíntia Santos.

No período da tarde de terça-feira, ocorre na quadra poliesportiva, com os alunos do Colégio Unesc, as oficinas de Hip-Hop, com o grupo Hip Hop Ponto Crucial, de Capoeira, com o grupo de Capoeira Beribazu.

Na quinta-feira (22/11), às 19h, ocorre no Bloco R1 sala 15, um TED com os Afroempreendedores de Criciúma e região no curso de Administração Unesc. Ele será ministrado pela professora e Especialista, Cristiane Dias, e pelo professor e Especialista, Ivan Ribeiro, com as participações do AFROEM (Rede Sul Catarinense de Afroempreendedorismo Sul Catarinense) e do ACR (Anarquistas Contra o Racismo).

No dia 27 de novembro, às 18h30, ocorre na praça do Estudante uma apresentação do Grupo Artístico e Cultural Afro-brasileiro Et. Op. Já. às 19h, ocorre no Auditório Edson Rodrigues, a palestra e o lançamento do livro Lei Áurea: Abolição Inacabada, de autoria do professore e Mestre, Marcos Canetta Rufino.

Toda a programação é organizada pelo NEAB em parceria com a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, do Setor de Arte e Cultura, do Compirc (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), do Coletivo Chega de Racismo, do PEMEDER (Programa Municipal para Educação Étnico- Racial) e do MUNMVI (Organização Não Governamental de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicência).

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 15 de novembro de 2018 às 18:42
Compartilhar Comente

Curso de Pós-Graduação Especialização em Poéticas Visuais abre Exposição Quimera

Curso de Pós-Graduação Especialização em Poéticas Visuais abre Exposição Quimera
Obras ficarão expostas por todo o campus por 30 dias (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Visando a disseminação da arte e da cultura no campus, a primeira turma do curso de Pós-Graduação Especialização em Poéticas Visuais da Unesc abriu oficialmente na noite desta quarta-feira (14/11) a Exposição Quimera. Realizado por meio da disciplina de Laboratório de Instalações, ministrada pela professora Odete Calderan, o trabalho conta com a participação de 11 alunos e se transformou em uma gama de trabalhos espalhados por todo o campus. A abertura oficial da Exposição foi realizada na Biblioteca Professor Eurico Back, um dos pontos em que ficará disponível para visitação durante 30 dias.

Conforme o aluno do curso de Pós-Graduação, Maurício Bittencourt, o início do projeto se deu na discussão entre as peculiaridades das Intervenções e das Instalações, termos muito próximos e constantemente utilizados dentro da área artística. “A partir disso as ideias avançaram e cada aluno buscou ir além do básico, trabalhando questões espaciais, e assim a exposição foi se formando justamente como uma Quimera”, explicou.

De acordo com a aluna Rafaela Riper, também integrante da turma e dos artistas participantes, após as obras prontas foi possível ver questões pessoais de cada um em seus trabalhos. “Características e questionamentos de cada um se envolveram nas questões artísticas e formaram esse resultado que tem o objetivo de conversar com o público e justamente por isso foi espalhado por toda a Universidade, para expandir esses conceitos de obras e exposições intocáveis”, completou.

A abertura da exposição contou com a presença da turma do segundo ano do Ensino Médico da Escola De Educação Básica Julieta T. Goncalves, da localidade de São Bento Baixo, em Nova Veneza.

Participantes

Os artistas que fazem parte da exposição são: Luana Gonzales Bassa, Franciele Dagostim Daleffe, Maurício Bittencourt, Rafaela Riper, Marcos Keller, Juliano Bueno, Ana Carolini, Paula Borges, Cristina Américo, Bruna Ribeiro, Matheus Abel e Marcos Santos.

Visitação

Um mapa de todas as produções e seus locais de exposição ficará na Biblioteca para que os visitantes possam visualizar onde estão cada um dos trabalhos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de novembro de 2018 às 22:00
Compartilhar Comente

Unesc sedia seminário sobre Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro

Unesc sedia seminário sobre Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro
Evento será realizado na segunda-feira (19/11) no Auditório Edson Rodrigues (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Auditório Edson Rodrigues, na Unesc, recebe na próxima segunda-feira (19/11), o Seminário “Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro”. O evento aberto ao público ocorrerá das 13h30 às 17h e terá como foco a discussão de soluções para tratamento adequado aos resíduos sólidos urbanos no contexto do Brasil. A atividade é promovida pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, por meio do projeto Coleta Seletiva Solidária, com apoio da FUNDAI (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara).

O Seminário contará com três atividades em sua programação, sendo a primeira delas a palestra “Rotas Tecnológicas em Tratamento de Resíduos Sólidos”, com o professor doutor Geraldo Antônio Reichert. O segundo momento terá como tema a “Compostagem: Desafios da valorização regional da fração orgânica dos resíduos urbanos e industriais”, sob direção do professor mestre Marco Aurélio Salvaro de Souza. Por fim o evento contará ainda com uma Roda de Conversa com o tema “Situação regional e perspectivas de cenários futuros”.

Conforme o professor Mário Ricardo Guadagnin, a atividade reunirá participantes de outras fundações municipais de Meio Ambiente da região. “Eles estarão juntos para discutir o contexto da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com a participação e inclusão social produtiva de catadoras e catadores”, destacou.

Entre as questões a serem discutidas no encontro, de acordo com o professor, estão quais soluções tecnológicas são mais adequadas para a nossa realidade e quais os arranjos tecnológicos são necessários para assegurar a inclusão social produtiva de catadoras e catadores organizados em associações e cooperativas que efetivamente consolidem a coleta seletiva de materiais recicláveis ampliando a cadeia de reciclagem, por exemplo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de novembro de 2018 às 21:00
Compartilhar Comente

Espaço Cultural da Unesc está com inscrições abertas para 2019

Espaço Cultural da Unesc está com inscrições abertas para 2019
Artistas que tenham interesse em trazer suas exposições à Universidade devem inscrever seus trabalhos até 12 de fevereiro de 2019 (Foto: Arquivo Aicom) Mais imagens

O Espaço Cultural Toque de Arte da Unesc está com as inscrições abertas para formar sua agenda de exposições para 2019. O local é destinado à realização de exposições temporárias de produções artísticas, nas diferentes linguagens das artes visuais, possibilitando também apresentações musicais, danças, performances, lançamentos de livros e outros com a intenção de valorizar as mais diversas expressões artísticas.

Podem participar da seleção, organizada pelo Setor de Arte e Cultura da Universidade, artistas com idade igual ou superior a 18 anos, residentes no Estado de Santa Catarina, exceto os que já aprovaram projetos no Edital nos últimos três anos. Os trabalhos podem ser inscritos até 12 de fevereiro de 2019.

As avaliações serão feitas por três julgadores selecionados pelo Setor, considerando os critérios de contemporaneidade do projeto; contribuição do projeto para desdobramentos de ensino, pesquisa e extensão da Unesc; clareza da proposta e adequação da proposta ao espaço disponibilizado.

O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no site da Unesc no dia 25 de fevereiro. Também, na página da Instituição está disponível o edital completo para a inscrição.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de novembro de 2018 às 17:41
Compartilhar Comente

Colaboradores têm a oportunidade de escolher seus representantes da CIPA

Colaboradores têm a oportunidade de escolher seus representantes da CIPA
Eleições ocorrem na próxima semana em toda a Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Na próxima semana, funcionários e professores da Unesc terão de 19 a 21 de novembro para escolher seus próximos representantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). No período da manhã, as urnas abrem às 8h30 e fecham às 12h. Já no período da tarde e noite, os colaboradores têm da 13h30 às 19h30 para efetuar seu voto.

As urnas eletrônicas estarão dispostas em três locais de votação. No Hall do Bloco Administrativo, no Hall do Bloco S e na Recepção do IParque (Parque Científico e Tecnológico), sendo está a última uma urna Itinerante.

O objetivo da CIPA é apontar as necessidades e amenizar os riscos existentes em relação às condições de trabalho dos funcionários. Os eleitos ficarão um ano no cargo, com direito a uma reeleição.

VItor Netto - Assessoria de Imprensa, Comuinicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 14 de novembro de 2018 às 17:13
Compartilhar Comente