Alumni

Curso de Ciências Contábeis abre 3º Salão de Iniciação Científica

Curso de Ciências Contábeis abre 3º Salão de Iniciação Científica
Evento envolve acadêmicos da primeira fase no primeiro contato com a pesquisa acadêmica (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os alunos da primeira fase do curso de Ciências Contábeis tiveram uma grande experiência na noite desta terça-feira (25/6). Eles participaram do 3º Salão de Iniciação Científica do curso, evento que promove a apresentação de pôsteres de trabalhos científicos realizados pelos acadêmicos em duplas ou trios. Esse é o primeiro contato da turma com a pesquisa científica e visa introduzir o universo da pesquisa de forma prática para aproximá-la dos acadêmicos já no início da graduação. O evento é coordenado pela professora Ana Paula Silva dos Santos e contou com a participação de egressos do curso e uma colega doutoranda visitante para realizar a avaliação dos trabalhos.

Ver a concretização da terceira edição do Salão de Iniciação Científica, para a coordenadora do curso, Milla Lucia Ferreira Guimarães, é um grande orgulho. Conforme Milla, o evento marca uma nova diretriz que o curso vem tomando. “É um novo olhar no sentido de ir além das pesquisas. Esse projeto envolve ensino, pesquisa e extensão que lhes dá uma grande experiência, que levarão por toda a graduação. Além de todo o aprendizado teórico, vocês foram para as empresas, estudaram, conheceram pessoas e isso já é mais um ponto positivo, pois é um grande networking”, destacou.

Líder do Necon (Núcleo de Estudos Contábeis) e representando também o Negeo (Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional), a professora Andréia Cittadin aproveitou a oportunidade de participar da abertura do evento para destacar a importância da introdução na área acadêmica. “Esse contato inicial já pode despertar o interesse para que vocês escolham essa área de atuação. A pesquisa é mais uma forma de atuar na profissão. Ela é muito importante porque contribui com o que já existe na teoria, mas também tem relevância prática para trazer novos mecanismos, novas formas de controle que se possa aplicar lá no dia a dia”, salientou aos acadêmicos.

Estar diante de trabalhos tão ricos, para a professora e assessora pedagógica Andreia Rabelo Marcelino, que representou a reitoria da Unesc, foi uma grata surpresa. “Desde o momento que cheguei fiquei olhando os trabalhos e me deliciando com aquilo que encontrei. Pesquisas interessantes. E apenas depois a professora Ana Paula me disse que são de primeira fase. Isso é muito valioso. Um professor disponibilizar a sua aula para incentivar aos alunos no ensino, na pesquisa e na extensão, é formidável. Os acadêmicos nem imaginam a grande oportunidade que receberam com essa abertura”, completou.

Idealizadora da ação, Ana Paula parabenizou a dedicação de todos os alunos ao trabalho e garantiu que o significado de todo o esforço será melhor entendido ao longo do curso. “Vocês ainda não têm a ideia do que estão fazendo, mas quando chegarem nas últimas fases verão que o que fizeram aqui foi, sim, algo muito bom e grande. Nosso objetivo principal foi desmistificar aquele medo do que é a ciência, mostrando que é simples, mas precisa de dedicação e isso vocês tiveram”, pontuou a professora.

Após a abertura oficial, os grupos fizeram as apresentações dos banners aos avaliadores e aos demais visitantes.


Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de junho de 2019 às 21:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito