Alumni

Estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária trocam experiências com egressos

Estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária trocam experiências com egressos
Atividade fez parte da 14ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

As comemorações do aniversário de 20 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc iniciaram na manhã desta quarta-feira (5/6) com conhecimentos e trocas de experiências. A mesa redonda, com o tema “Desafios e oportunidades do engenheiro ambiental e sanitarista no mundo contemporâneo", reuniu egressos da Universidade com atuação de destaque para dialogar com os estudantes e apresentar a realidade da área.

“O dia 5 de junho é uma data especial. Hoje comemoramos o Dia do Meio Ambiente e iniciamos uma programação especial em homenagem ao curso. Para o primeiro encontro, reunimos engenheiros ambientais de diferentes áreas para compartilhar momentos vividos na profissão e apresentar as ricas oportunidades que se apresentaram em suas trajetórias”, destaca a coordenadora do curso, Paula Tramontim Pavei.

O encontro contou com a presença do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da UniversidadeCarlyle Torres Bezerra de Menezes, que foi o primeiro coordenador e um dos idealizadores do curso. Para ele, a troca de informações entre egressos e acadêmicos é um momento importante e que se valoriza diante de uma data especial como os 20 anos.

Palestrantes

  • Luiz Henrique da Silva – experiência na área de gestão ambiental, tratamento de efluentes e rejeitos de mineração do carvão.
  • Patrícia Darolt da Costa – Mestre em Ciências Ambientais, atua no desenvolvimento de gestão e controle de licenças e condicionantes ambientais. É empreendedora, tesoureira na ACEAMB (Associação Catarinense de Engenharia Ambiental) e inspetora do Crea SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina).
  • Émilin Casagrande de Souza – Vicência nas áreas de saneamento ambiental, gestão ambiental, resíduos sólidos, modelagem matemática de rompimento de barragens e geoprocessamento. Também é consultora e trabalha com licença ambiental e modelagem hidrológica.
  • Lara Possamai Wesler – Engenheira ambiental no Ima (Instituto do Meio Ambiente).
  • Monique Demarch – Com experiência em negócios de impacto, participou via web conferencia e abordou a engenharia e suas interdisciplinaridades.

O curso

Com momentos que marcaram a história da Unesc, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária foi criado em 1998 para suprir a necessidade de profissionais com expertise, em uma região de grande exploração do meio ambiente. “O engenheiro ambiental e sanitarista tem uma outra visão sobre o espaço que ocupa. Ele é um profissional que não pensa apenas em si, mas se preocupa com a natureza, com as pessoas e com a qualidade de vida na comunidade”, afirma Paula.

Até o segundo semestre de 2018, mais de 470 profissionais da área foram formados na Universidade, sendo 11 vindos de outros países. Em sua trajetória, mais de 500 trabalhos de pesquisa e de extensão na comunidade já passaram pelas mãos de estudantes do curso, em temas como recuperação de áreas degradadas, planos de saneamentos, estudos de impacto ambiental e monitoramentos.

Segundo a coordenadora, a Engenharia Ambiental e Sanitária também foi pioneira na criação da primeira empresa júnior federada da Instituição, a Eco Júnior. “A inovação, o engajamento, o espirito de equipe, os aprendizados, a solidariedade, as amizades e as novas histórias são o que nos motivam para os próximos 20 anos”, ressalta.

A atividade proposta nesta quarta-feira fez parte da programação da 14ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos. A coordenadora adjunta, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffman, e o presidente do Centro Acadêmico, Eduardo Martinello, também estiveram presentes.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de junho de 2019 às 11:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário