Alumni

Alunos que se destacaram no Enade recebem bolsas de estudo para cursos de Pós-Graduação na Unesc

Alunos que se destacaram no Enade recebem bolsas de estudo para cursos de Pós-Graduação na Unesc
Entrega das Cartas de Créditos concedidas foi feita nesta quarta-feira (4/3) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Unesc entregou, nesta quarta-feira (4/3), duas Cartas de Crédito de bolsas de 100% em um dos cursos de Pós-Graduação da Instituição para acadêmicas que tiveram desempenho destaque no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2019. As acadêmicas Rafaela Cardoso Constantino, de Engenharia Civil, e Franciele Rabelo, de Biomedicina, receberam das mãos da reitora Luciane Bisognin Ceretta o documento que lhes garante a bolsa integral nos cursos que escolherem em suas determinadas áreas.

O encontro, realizado na Sala de Reuniões da reitoria, marcou o reconhecimento da Universidade pelo destaque dos alunos. Ao fazer a entrega das premiações a reitora da Unesc fez questão de agradecer as alunas, parabeniza-las e colocar a Instituição à disposição para a continuidade de suas jornadas. “Vocês já iniciaram a etapa profissional com um diferencial ao conquistarem esse destaque e tendo a oportunidade de levar os estudos adiante com as bolsas. Queremos que vocês tenham um caminho brilhante lá fora e não temos dúvidas de que isso irá acontecer, no entanto, as queremos aqui perto da Universidade, caminhando lado a lado conosco também”, destacou.

Rafaela, que cola grau em Engenharia Civil e comemora a conquista da graduação neste sábado (7/3), teve nesta quarta-feira mais um momento que, conforme ela, completa dias de muita emoção. Isso porque há menos de um mês Rafaela apresentou um trabalho desenvolvido enquanto acadêmica da Unesc no maior evento sobre qualidade em cerâmica do mundo, o Qualicer, em Castellón, na Espanha. “Tudo isso que está acontecendo é algo que até então eu não imaginava ser possível. São dias de muita realização”, comentou a aluna que pretende seguir a vida acadêmica por meio de um mestrado.

Foram contemplados também com as Cartas de Crédito os alunos Carolina Meinert Vitniski, do curso de Arquitetura e Urbanismo; Karolain da Silva Batú, de Farmácia; Leandro da Silva Garcia, também de Arquitetura e Urbanismo e Matheus Marquardt do curso de Medicina, sendo duas bolsas de 75% e duas de 50% de desconto nos cursos, respectivamente.

Os ganhadores foram escolhidos através de sorteio entre os acadêmicos que, entre os mais de 900 participantes, tiveram melhor desempenho no Exame. Os acadêmicos que não puderam participar do encontro para entrega oficial do documento poderão retirá-lo na Diretoria de Ensino de Graduação.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de março de 2020 às 19:14
Compartilhar Comente

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc
cerimônia de Colação de Grau Especial lotou Auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira (13/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao ter o grau de bacharel em Ciência da Computação outorgado pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, Ana Cleusia Saldanha dos Santos viu um filme passar em sua mente. Ela, que assim como dezenas de colegas saiu de Angola em busca da realização de um sonho no Brasil, teve um de seus mais profundos desejos realizados na noite desta quinta-feira (13/2)  na cerimônia de Colação de Grau Especial no Auditório Ruy Hülse.

A noite marcou a transformação de acadêmicos para bacharéis de mais de 70 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental  e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais. Os formandos da noite foram prestigiados por familiares e amigos que lotaram o espaço e vibraram com as suas conquistas.

O significado de receber o certificado que marca a conquista da graduação, para Ana, lhe remete a um sentimento que descreve como “gratidão sem limites”. A bacharel chegou ao Brasil em 2014 e, conforme ela, desde então encarou duras batalhas para realizar o sonho de formar-se na faculdade. “Foi uma luta muito, muito árdua. O fato de estar esse tempo todo longe de meus pais que ficaram em Angola e agora celebrar essa conquista sem eles corta meu coração, mas é tudo em busca de um sonho mesmo. Faltam palavras para descrever a emoção dessa conquista”, descreve.

Ao longo da graduação Ana participou ativamente de projetos de Extensão da Unesc e, com eles, ganhou uma bagagem profissional ainda mais extensa. “Trabalhei, além dos estágios em escolas da região, com o projeto Informática para a Terceira Idade. Essa experiência foi maravilhosa e me fez perceber o que eu quero daqui para frente, que é estar em sala de aula”, destaca a profissional que vê no feedback do aprendizado dos alunos a recompensa pelo bom trabalho.

Os projetos para o futuro, conforme Ana, são de compartilhar muito conhecimento, mas dessa vez no seu país de origem. “Pretendo ir em busca de uma oportunidade de cursar um mestrado para me capacitar ainda mais e depois voltar para a Angola para ensinar e ainda trabalhar em projetos de empreendedorismo e tecnologia”, planeja.

Confira um dos vídeos da Unesc TV, gravado ainda em 2018, que mostra a participação de Ana no projeto de Extensão:

Homenagem ao melhor desempenho do curso de Design

Durante a cerimônia de Colação de Grau Especial a diretora da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Maria Julita Volpato Gomes, representando o presidente da entidade empresarial, Moacir Dagostin, entregou um certificado de honra ao mérito parabenizando e reconhecendo a formanda Licéia Edileine Kleischmidt com o melhor desempenho acadêmico durante o curso de Design.

“A Acic é parceria do curso de Design da Unesc desde a sua implantação, inclusive com carta de recomendação. O curso é de extrema importância para toda a região uma vez que os profissionais desta área agregam maior valor aos produtos das empresas. Tivemos também a grata satisfação nesta noite de ter um profissional do nosso quadro de colaboradores da entidade entre os formandos”, destaca a diretora Maria Julita Volpato Gomes. “A entidade tem feito diversos movimentos para aproximar o setor produtivo com as instituições de ensino, um deles foi realizado no ano passado quando recebemos na nossa galeria de arte os trabalhos dos acadêmicos de design das entidades da cidade”, acrescenta.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 22:19
Compartilhar Comente

Sanitarista: profissional aliado à saúde da comunidade

Sanitarista: profissional aliado à saúde da comunidade
Mais imagens

Na semana em que se celebra o Dia do Sanitarista, conheça mais sobre a especialidade que atua diretamente com a  Saúde Coletiva e a formação que a Unesc oferece na área

Um profissional capacitado com conhecimento e experiência capazes de analisar de forma completa a saúde pública local, elencando ações prioritárias e propondo as melhores soluções e alternativas diante do cenário no qual está inserido. Esse é o Sanitarista, profissional de extrema importância em todos os níveis de serviços e que tem o dia 2 de janeiro como data na qual é celebrada sua função. 

Reconhecendo o inestimável poder de transformação de tal papel na sociedade, a Unesc, desde 2015, conta com o PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva). O Programa oferece o Mestrado Profissional na área, dividido em três linhas de pesquisa. 

O resultado diferenciado do trabalho do profissional Sanitarista, conforme a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, se dá por meio da competência para pesquisa e análise crítica nos temas da epidemiologia aplicada, a promoção da saúde, educação e gestão do trabalho, tudo isso de forma a melhorar o serviço de saúde coletiva oferecido à comunidade. 

De acordo com Cristiane, profissionais de diversas áreas, que desempenham ou tenham interesse em desempenhar atividades na área da saúde podem fazer o mestrado profissional, não se restringindo apenas aos profissionais com formação na área da saúde.

Resultados práticos 

Ao longo dos primeiros cinco anos de atividades, nos quais mais de 60 profissionais foram formados, os resultados dos estudos e trabalhos realizados pelo Programa já beneficiaram inúmeras pessoas. 

Conforme a coordenadora, os pesquisadores, docentes e egressos do PPGSCol vêm desenvolvendo uma série de atividades com impacto para a saúde coletiva da região Sul do estado. 

“Nossos docentes e egressos desempenham trabalhos tanto na gestão dos serviços de saúde quanto na assistência direta ao usuário do serviço de saúde. Desse modo as vivências, discussões e pesquisas realizadas durante o mestrado permitem ofertar cuidado mais qualificado ao usuário de saúde, implementação de novas estratégias de gestão, organização e reorganização de serviços de saúde”, destaca. 

Ainda de acordo com Cristiane, entre os assuntos que já foram temas de trabalhos realizados pelo PPGSCol estão a avaliação de recursos diagnósticos em odontologia, análise de demandas a partir das chamadas realizadas ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), segurança do paciente na atenção primária em saúde, panorama do casos de HIV, série de pesquisas e intervenções na área de saúde do trabalhador, entre outros. Tais estudos, conforme Cristiane, têm gerado evidências científicas a partir da realidade da saúde coletiva  da região Sul do estado de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa - AICOM UNESC

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de janeiro de 2020 às 14:10
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: http://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Acadêmicos têm contato com criação de retrato

Acadêmicos têm contato com criação de retrato
Artista Breno Stern produziu desenho no encontro realizado na Sala Edi Balod (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos da segunda fase do curso de Artes Visuais Licenciatura e da terceira fase de Artes Visuais Bacharelado tiveram contato especial com a produção de um retrato vivo na noite desta terça-feira (20/8) na Unesc. Eles acompanharam de perto a produção de uma obra pelas mãos do artista Breno Stern na Sala Edi Balod. Além de conhecer a história e as técnicas utilizadas pelo artista, os acadêmicos puderam ver de perto o tipo de material utilizado por Stern e tirar suas dúvidas sobre sua arte.

O interesse dos alunos ao longo da produção do retrato e no contato posterior com o artista, conforme a coordenadora da Sala Edi Balod da Unesc, Daniele Zacarão, demonstrou o resultado positivo da iniciativa. “O artista fez questão de apresentar os materiais que utiliza, falar sobre as técnicas e os papéis que prefere, além de questões como a durabilidade. Os alunos se mostraram interessados e com certeza aprenderam muito”, comentou.

Breno Stern repetirá a performance nesta quarta-feira (21/8) às 16h.

O artista

Breno Stern vive a arte há mais de 35 anos. Formado em Direito e egresso do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unesc, o artista plástico nascido em Porto Alegre já realizou mais de 85 exposições com obras inspiradas no próprio ser humano e suas atitudes.

Em seus desenhos de paisagens e retratos, Stern usa diferentes técnicas e materiais, entre eles, o carvão austríaco e tcheco, giz de cera japonês, pastel inglês, canetas belgas e papel Arche.

Mayara Cardoso e Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de agosto de 2019 às 21:20
Compartilhar Comente