Alumni

Acadêmicos têm contato com criação de retrato

Acadêmicos têm contato com criação de retrato
Artista Breno Stern produziu desenho no encontro realizado na Sala Edi Balod (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos da segunda fase do curso de Artes Visuais Licenciatura e da terceira fase de Artes Visuais Bacharelado tiveram contato especial com a produção de um retrato vivo na noite desta terça-feira (20/8) na Unesc. Eles acompanharam de perto a produção de uma obra pelas mãos do artista Breno Stern na Sala Edi Balod. Além de conhecer a história e as técnicas utilizadas pelo artista, os acadêmicos puderam ver de perto o tipo de material utilizado por Stern e tirar suas dúvidas sobre sua arte.

O interesse dos alunos ao longo da produção do retrato e no contato posterior com o artista, conforme a coordenadora da Sala Edi Balod da Unesc, Daniele Zacarão, demonstrou o resultado positivo da iniciativa. “O artista fez questão de apresentar os materiais que utiliza, falar sobre as técnicas e os papéis que prefere, além de questões como a durabilidade. Os alunos se mostraram interessados e com certeza aprenderam muito”, comentou.

Breno Stern repetirá a performance nesta quarta-feira (21/8) às 16h.

O artista

Breno Stern vive a arte há mais de 35 anos. Formado em Direito e egresso do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unesc, o artista plástico nascido em Porto Alegre já realizou mais de 85 exposições com obras inspiradas no próprio ser humano e suas atitudes.

Em seus desenhos de paisagens e retratos, Stern usa diferentes técnicas e materiais, entre eles, o carvão austríaco e tcheco, giz de cera japonês, pastel inglês, canetas belgas e papel Arche.

Mayara Cardoso e Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de agosto de 2019 às 21:20
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis abre 3º Salão de Iniciação Científica

Curso de Ciências Contábeis abre 3º Salão de Iniciação Científica
Evento envolve acadêmicos da primeira fase no primeiro contato com a pesquisa acadêmica (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os alunos da primeira fase do curso de Ciências Contábeis tiveram uma grande experiência na noite desta terça-feira (25/6). Eles participaram do 3º Salão de Iniciação Científica do curso, evento que promove a apresentação de pôsteres de trabalhos científicos realizados pelos acadêmicos em duplas ou trios. Esse é o primeiro contato da turma com a pesquisa científica e visa introduzir o universo da pesquisa de forma prática para aproximá-la dos acadêmicos já no início da graduação. O evento é coordenado pela professora Ana Paula Silva dos Santos e contou com a participação de egressos do curso e uma colega doutoranda visitante para realizar a avaliação dos trabalhos.

Ver a concretização da terceira edição do Salão de Iniciação Científica, para a coordenadora do curso, Milla Lucia Ferreira Guimarães, é um grande orgulho. Conforme Milla, o evento marca uma nova diretriz que o curso vem tomando. “É um novo olhar no sentido de ir além das pesquisas. Esse projeto envolve ensino, pesquisa e extensão que lhes dá uma grande experiência, que levarão por toda a graduação. Além de todo o aprendizado teórico, vocês foram para as empresas, estudaram, conheceram pessoas e isso já é mais um ponto positivo, pois é um grande networking”, destacou.

Líder do Necon (Núcleo de Estudos Contábeis) e representando também o Negeo (Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional), a professora Andréia Cittadin aproveitou a oportunidade de participar da abertura do evento para destacar a importância da introdução na área acadêmica. “Esse contato inicial já pode despertar o interesse para que vocês escolham essa área de atuação. A pesquisa é mais uma forma de atuar na profissão. Ela é muito importante porque contribui com o que já existe na teoria, mas também tem relevância prática para trazer novos mecanismos, novas formas de controle que se possa aplicar lá no dia a dia”, salientou aos acadêmicos.

Estar diante de trabalhos tão ricos, para a professora e assessora pedagógica Andreia Rabelo Marcelino, que representou a reitoria da Unesc, foi uma grata surpresa. “Desde o momento que cheguei fiquei olhando os trabalhos e me deliciando com aquilo que encontrei. Pesquisas interessantes. E apenas depois a professora Ana Paula me disse que são de primeira fase. Isso é muito valioso. Um professor disponibilizar a sua aula para incentivar aos alunos no ensino, na pesquisa e na extensão, é formidável. Os acadêmicos nem imaginam a grande oportunidade que receberam com essa abertura”, completou.

Idealizadora da ação, Ana Paula parabenizou a dedicação de todos os alunos ao trabalho e garantiu que o significado de todo o esforço será melhor entendido ao longo do curso. “Vocês ainda não têm a ideia do que estão fazendo, mas quando chegarem nas últimas fases verão que o que fizeram aqui foi, sim, algo muito bom e grande. Nosso objetivo principal foi desmistificar aquele medo do que é a ciência, mostrando que é simples, mas precisa de dedicação e isso vocês tiveram”, pontuou a professora.

Após a abertura oficial, os grupos fizeram as apresentações dos banners aos avaliadores e aos demais visitantes.


Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de junho de 2019 às 21:48
Compartilhar Comente

Unesc no startup show

Unesc no startup show
Mais imagens
Por: Jackson De Araujo Belloli 18 de junho de 2019 às 08:23
Compartilhar Comente

Estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária trocam experiências com egressos

Estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária trocam experiências com egressos
Atividade fez parte da 14ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

As comemorações do aniversário de 20 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc iniciaram na manhã desta quarta-feira (5/6) com conhecimentos e trocas de experiências. A mesa redonda, com o tema “Desafios e oportunidades do engenheiro ambiental e sanitarista no mundo contemporâneo", reuniu egressos da Universidade com atuação de destaque para dialogar com os estudantes e apresentar a realidade da área.

“O dia 5 de junho é uma data especial. Hoje comemoramos o Dia do Meio Ambiente e iniciamos uma programação especial em homenagem ao curso. Para o primeiro encontro, reunimos engenheiros ambientais de diferentes áreas para compartilhar momentos vividos na profissão e apresentar as ricas oportunidades que se apresentaram em suas trajetórias”, destaca a coordenadora do curso, Paula Tramontim Pavei.

O encontro contou com a presença do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da UniversidadeCarlyle Torres Bezerra de Menezes, que foi o primeiro coordenador e um dos idealizadores do curso. Para ele, a troca de informações entre egressos e acadêmicos é um momento importante e que se valoriza diante de uma data especial como os 20 anos.

Palestrantes

  • Luiz Henrique da Silva – experiência na área de gestão ambiental, tratamento de efluentes e rejeitos de mineração do carvão.
  • Patrícia Darolt da Costa – Mestre em Ciências Ambientais, atua no desenvolvimento de gestão e controle de licenças e condicionantes ambientais. É empreendedora, tesoureira na ACEAMB (Associação Catarinense de Engenharia Ambiental) e inspetora do Crea SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina).
  • Émilin Casagrande de Souza – Vicência nas áreas de saneamento ambiental, gestão ambiental, resíduos sólidos, modelagem matemática de rompimento de barragens e geoprocessamento. Também é consultora e trabalha com licença ambiental e modelagem hidrológica.
  • Lara Possamai Wesler – Engenheira ambiental no Ima (Instituto do Meio Ambiente).
  • Monique Demarch – Com experiência em negócios de impacto, participou via web conferencia e abordou a engenharia e suas interdisciplinaridades.

O curso

Com momentos que marcaram a história da Unesc, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária foi criado em 1998 para suprir a necessidade de profissionais com expertise, em uma região de grande exploração do meio ambiente. “O engenheiro ambiental e sanitarista tem uma outra visão sobre o espaço que ocupa. Ele é um profissional que não pensa apenas em si, mas se preocupa com a natureza, com as pessoas e com a qualidade de vida na comunidade”, afirma Paula.

Até o segundo semestre de 2018, mais de 470 profissionais da área foram formados na Universidade, sendo 11 vindos de outros países. Em sua trajetória, mais de 500 trabalhos de pesquisa e de extensão na comunidade já passaram pelas mãos de estudantes do curso, em temas como recuperação de áreas degradadas, planos de saneamentos, estudos de impacto ambiental e monitoramentos.

Segundo a coordenadora, a Engenharia Ambiental e Sanitária também foi pioneira na criação da primeira empresa júnior federada da Instituição, a Eco Júnior. “A inovação, o engajamento, o espirito de equipe, os aprendizados, a solidariedade, as amizades e as novas histórias são o que nos motivam para os próximos 20 anos”, ressalta.

A atividade proposta nesta quarta-feira fez parte da programação da 14ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos. A coordenadora adjunta, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffman, e o presidente do Centro Acadêmico, Eduardo Martinello, também estiveram presentes.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de junho de 2019 às 11:10
Compartilhar Comente