AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

De 29 de setembro a 1º de outubro de 2010.

De 29 de setembro a 1º de outubro de 2010.
Mais imagens

Anais

Já estão disponíveis os Anais do V Sulcomp (ISBN 978-85-88390-65-2).
Clique aqui para acessar.

 

Ir direto para Apresentação, Programação, Instruções de Submissão, Chamada de Trabalhos, Sessão Oral, Sessão Poster, Submissão de Trabalhos, Inscrição, Contato, Organização, Edições Anteriores, IV Workshop de Trabalhos Acadêmicos, I Workshop de Inteligência Computacional Aplicada

Apresentação

O SulComp 2010 é um evento promovido pelo Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) de Criciúma / SC, com apoio da Sociedade Brasileira de Computação - SBC. O evento tem como objetivos promover a colaboração acadêmica entre as diferentes universidades, buscando a disseminação do conhecimento e experiências relacionadas as diversas áreas computacionais, além de permitir a integração da comunidade sul catarinense de pesquisadores, profissionais, alunos e empresas que atuam na área.
O SULCOMP vem atendendo e expandindo seus objetivos e seu público ao longo desses anos de evento, apresentando maior abrangência. Por isso em 2008, na sua quarta edição, passou a ser denominado *Congresso Sul Brasileiro de Computação* e a ser realizado bianualmente. A quinta edição do Congresso Sul Brasileiro de Computação será realizada de 29 de setembro a 1º; de outubro de 2010 no Auditório Ruy Hülse da Universidade do Extremo Sul Catarinense. O SulComp 2010 contará com várias atividades, dentre as quais destacam-se: Palestras, Sessão Oral, Sessão Pôster e IV Workshop de Trabalhos Acadêmicos.

Coordenação Geral: Ana Cláudia Garcia Barbosa, M.Sc.

Programação

Local: Auditório Ruy Hülse
Programação geral

 

Instruções para submissão final dos trabalhos aprovados

Sessão Oral

Nessa categoria os autores deverão submeter um artigo completo com no mínimo 6 e no máximo 10 páginas (incluindo resumo, abstract, palavras chave, introdução, desenvolvimento, resultados obtidos, conclusões, figuras e referências), ser escrito em português e em formato .DOC. Certifique-se de que o arquivo possa ser lido e impresso corretamente pelo "Microsoft Word" antes de enviá-lo. Para a versão final do artigo aprovado, o artigo completo enviado ";deve" conter informações que identifiquem os autores, e a instituição a qual está relacionado. A apresentação oral por um dos autores é obrigatória. O formato aceito segue as normas adaptadas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
sbc_template_com_autores.doc
sbc_template_com_autores.pdf

Sessão Pôster

Na sessão pôster serão aceitos artigos na forma de resumo estendido que deve conter no mínimo 1 e no máximo 2 páginas (incluindo resumo, abstract, palavras chave, introdução, desenvolvimento, conclusões, figuras e referências), ser escrito em português e em formato .DOC. Certifique-se de que o arquivo possa ser lido e impresso corretamente pelo "Microsoft Word" antes de enviá-lo. Para a versão final do artigo aprovado, o artigo completo enviado ";deve" conter informações que identifiquem os autores, e a instituição a qual está relacionado. A apresentação é realizada por meio da exposição de um pôster no formato 90 x 120 cm, sendo obrigatória a apresentação por pelo menos um dos autores. O formato aceito segue as normas adaptadas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC):
sbc_template_com_autores.doc
sbc_template_com_autores.pdf

Submissão

A submissão da versão final dos trabalhos aprovados no SulComp 2010 será exclusivamente eletrônica por meio do Journal and Event Management System (JEMS) da Sociedade Brasileira de Computação.
A formatação do texto deve seguir as normas presentes nas Instruções para submissão final dos trabalhos aprovados.

Observações

  • Na versão final do trabalho aprovado, o artigo enviado deve conter informações que identifiquem os autores, e a instituição a qual está relacionado. Somente serão aceitos arquivos no formato .doc, portanto, não faça submissões de arquivos .pdf ou .rtf, pois serão rejeitados pelo sistema. Somente serão aceitas submissões eletrônicas enviadas por meio do JEMS Logo, submissões enviadas por e-mail não serão consideradas.
  • Artigos submetidos e aceitos no SulComp 2010 deverão ser apresentados por um dos seus autores. Assim, pelo menos um dos autores do artigo deve se inscrever no evento até 15 de agosto de 2010, e submeter a versão final do artigo pelo sistema do JEMS até 02 de agosto de 2010 com as alterações solicitadas pelos revisores e identificação dos autores, caso contrário, o trabalho não será publicado nos anais do Congresso Sul Brasileiro de Computação.

 

  • Cada inscrição dá direito a publicação de 1 (um) artigo, logo 2 (dois) ou mais artigos devem possuir 2 (duas) ou mais inscrições associadas.
  • Orientações para artigos aceitos na categoria ";Pôster"
    • Os pôsteres devem ter 120 cm de altura e 90 cm de largura.
    • O tamanho da letra deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros. Sugere-se que seja usada letra de fácil leitura, tipo Arial, tamanho: 30.
    • Sugere-se também que os textos sejam curtos, em espaço duplo, utilizando-se tabelas e gráficos sempre que possível.
  • Orientações para artigos aceitos na categoria ";Apresentação Oral"
    • Na data a ser definida para apresentação do trabalho, pelo menos um dos autores deverá comparecer à partir das 16:30 horas em local destinado no hall do auditório Ruy Hülse.

O tempo máximo para a apresentação de cada artigo na sessão Oral é de 20 minutos, sendo 15 minutos para a apresentação e 5 minutos adicionais para perguntas do público. O autor poderá usufruir dos recursos de datashow e retro-projetor.

Chamada de Trabalhos

-Prazo final de submissão: 31/05/2010 - Prorrogada para 30/06/2010.
-Notificação de aceite: 15/07/2010 - Prorrogada para 26/07/2010.
-Envio da versão final: 02/08/2010

A temática do SulComp 2010 compreende:

  • Arquitetura de Computadores
  • Banco de Dados
  • Computação Gráfica
  • Computação Móvel
  • Engenharia de Software
  • Hipermídia e Multimídia
  • Informática em Saúde
  • Informática na Educação
  • Inteligência Artificial
  • Redes de Computadores
  • Segurança de Dados e Criptografia
  • Sistemas de Alto Desempenho
  • Sistemas de Informação

Considerando esta temática, porém não estando limitada à mesma, o SulComp 2010 consiste das seguintes atividades para as quais autores são convidados a submeterem trabalhos originais, demonstrando os resultados de suas atividades de pesquisa científica e tecnológica: Sessão Oral e Sessão Pôster.

Sessão Oral

Destina-se a pesquisas concluídas. Nessa categoria os autores deverão submeter um artigo completo com no mínimo 6 e no máximo 10 páginas (incluindo resumo, palavras chave, introdução, desenvolvimento, resultados obtidos, conclusões, figuras e referências), ser escrito em português e em formato PDF. Certifique-se de que o arquivo possa ser lido e impresso corretamente pelo "Acrobat Reader" antes de enviá-lo. Na fase de avaliação, o artigo completo enviado não deve conter informações que identifiquem os autores, nem a instituição a qual está relacionado. Na versão final do artigo aprovado, o artigo enviado deve conter informações que identifiquem os autores, e a instituição a qual está relacionado. No caso da aprovação do artigo, a apresentação oral por um dos autores é obrigatória. O formato aceito segue as normas adaptadas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Sbc template .pdf
Sbc template .doc

Sessão Pôster

Constitui uma oportunidade para pesquisadores e profissionais apresentarem pesquisas em andamento, ou que já apresentem resultados parciais. Na sessão pôster serão aceitos artigos na forma de resumo estendido que deve conter no mínimo 1 e no máximo 2 páginas (incluindo resumo, palavras chave, introdução, desenvolvimento, conclusões, figuras e referências), ser escrito em português e em formato PDF. Certifique-se de que o arquivo possa ser lido e impresso corretamente pelo "Acrobat Reader" antes de enviá-lo. Na fase de avaliação, o artigo enviado não deve conter informações que identifiquem os autores, nem a instituição a qual está relacionado. Na versão final do artigo aprovado, o artigo enviado deve conter informações que identifiquem os autores, e a instituição a qual está relacionado. No caso da aprovação do artigo, a apresentação é realizada por meio da exposição de um pôster no formato 90 x 120 cm, sendo obrigatória a apresentação por pelo menos um dos autores. O formato aceito segue as normas adaptadas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC):

Sbc template .pdf
Sbc template .doc

Submissão

A submissão de trabalhos ao SulComp 2010 será exclusivamente eletrônica por meio do Journal and Event Management System (JEMS) da Sociedade Brasileira de Computação.
Para submissão selecione o link: Em breve!
A formatação do texto deve seguir as normas presentes na Chamada de Trabalhos. A submissão dos trabalhos é realizada em três etapas que compreende:
1.Registro dos Autores;
2.Registro do Trabalho;
3.Envio do Artigo.

1. Registro dos Autores
Os autores devem ter uma conta no JEMS para para poder submeter o trabalho. Lembre que o seu JEMS ID e sua senha são válidos para todas as conferências que você já participou ou submeteu artigos, devendo apenas atualizar o seu perfil. Autores que estão utilizando o JEMS pela primeira vez devem realizar o seu registro no site . Todos os autores do trabalho devem estar cadastrados no JEMS (note que somente um registro dos autores é necessário para submeter um ou mais trabalhos). Depois do cadastro como autor, os dados de login serão enviados para o endereço do seu e-mail informado durante o processo. Estes dados serão utilizados para acessar o JEMS. O prazo final para registro dos autores é 30 de junho de 2010 até às 23 horas e 30 minutos BRST.

2. Registro do Trabalho

Para submissão ao SulComp 2010, os autores têm que registrar o seu trabalho (clique no botão Submit Paper no no JEMS. Nesta etapa realizada diretamente no JEMS deve-se informar o nome dos autores, o título do artigo, o tópico (Temática do Evento) e a categoria a que pertence (Sessão Oral, ou Sessão Pôster). O JEMS atribui um ID para cada submissão, que é enviado por e-mail para o autor contato do trabalho. O prazo final para registro do trabalho é 30 de junho de 2010 até às 23 horas e 30 minutos BRST.

3. Envio do Arquivo do Artigo (Upload)
Esta etapa pode ser realizada juntamente com a etapa de Registro do Trabalho. O prazo final para envio do artigo é 30 de junho de 2010até às 23 horas e 55 minutos BRST.
Informações Importantes:
Na fase de avaliação dos trabalhos, a versão do arquivo a ser submetida não deverá conter dados de identificação dos autores, devendo seu texto iniciar pelo título e resumo do trabalho conforme modelo disponível na Chamada de Trabalhos.
Na versão final do artigo aprovado, o artigo enviado deve conter informações que identifiquem os autores, e a instituição a qual está relacionado. Somente serão aceitos arquivos no formato .pdf, portanto, não faça submissões de arquivos .doc ou .rtf, pois serão rejeitados pelo sistema. Somente serão aceitas submissões eletrônicas enviadas por meio do JEMS. Logo, submissões enviadas por e-mail não serão consideradas.
Cada artigo será revisado por, no mínimo, dois avaliadores da área do trabalho (temática).
Artigos submetidos e aceitos no SulComp 2010 deverão ser apresentados por um dos seus autores. Assim, pelo menos um dos autores do artigo deve se inscrever no evento até 15 de agosto de 2010, e submeter a versão final do artigo pelo sistema JEMS até a data estipulada na chamada de trabalhos com as alterações solicitadas pelos revisores e identificação dos autores, caso contrário, o trabalho não será publicado nos anais do Congresso Sul Brasileiro de Computação.
Cada inscrição dá direito a publicação de 1 (um) artigo, logo 2 (dois) ou mais artigos devem possuir 2 (duas) ou mais inscrições associadas.

Inscrição

1. Inscrição

 

Categoria Até 23/09/2010 Após 23/09/2010
Acadêmico da UNESC R$ 25,00 R$ 40,00
Professor da UNESC R$ 50,00 R$ 80,00
Acadêmico outra IES R$ 50,00 R$ 80,00
Profissionais R$ 80,00 R$ 100,00
Professor outra IES R$ 80,00 R$ 100,00

2. Período

- Inscrições de ouvintes: até a data do evento
- Inscrições com desconto: até 23/09/2010
Obs. Para inscrição de trabalhos utilize o link Submissão de Trabalhos no menu ao lado.

3. Sistema para inscrição

Faça aqui sua inscrição

 

IV Workshop de Trabalhos Acadêmicos

Somente para alunos da UNESC

Apresentação
Estudantes de graduação do curso de Ciência da Computação da UNESC são incentivados a submeter trabalhos de disciplinas, já concluídos ou em andamento, para serem avaliados para apresentação no IV Workshop de Trabalhos Acadêmicos do Congresso Sul Brasileiro de Computação. No IV Workshop de Trabalhos Acadêmicos serão aceitos resumos estruturados com no máximo 300 palavras (incluindo introdução, objetivo, metodologia, resultados, e conclusão), ser escrito em português e em formato PDF. Certifique-se de que o arquivo possa ser lido e impresso corretamente pelo "Acrobat Reader" antes de enviá-lo. No caso da aprovação do trabalho, a apresentação é realizada por meio da exposição de um pôster no formato 90 x 120 cm, sendo obrigatória a apresentação por pelo menos um dos autores.

Resumos
Os resumos dos trabalhos deverão ser formatados com as seguintes especificações e conforme o modelo

Formas de apresentação:
-Todos os trabalhos selecionados serão apresentados sob a forma de Pôster e ficarão à mostra durante o período do evento.
-Formatação do resumo: Arial, 10 pts, modo justificado, espaçamento simples entre linhas.
-Número máximo de palavras: 300.
-Título: em negrito e letras maiúsculas.
-Autores: o nome dos autores deve ser seguido pela identificação do Laboratório/Departamento, Instituição e Estado onde o trabalho foi realizado. Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, o autor deve padronizar seu nome e sobrenome em todos os resumos em que for autor ou co-autor.
-O resumo deverá ser enviado em formato.doc, anexado ao formulário eletrônico.
-O resumo deve expor os objetivos do estudo, descrevendo sucintamente os métodos utilizados, resultados e conclusões obtidas. Abreviações e referências devem ser evitadas.
-O resumo deverá ser conciso. Não poderá conter gráficos, figuras, fotos, tabelas ou referências bibliográficas. Ao final, indicar as fontes financiadoras, se houver.
-Descrever o resumo, atendendo a seguinte estrutura: Introdução; Objetivo; Metodologia; Resultados; Conclusões.
-O resumo deverá ser apresentado em português.
-Todos os trabalhos selecionados serão apresentados sob a forma de Pôster e ficarão à mostra durante o dia do evento.

Formato do Pôster Exposto
-Os pôsteres devem ter 120 cm de altura e 90 cm de largura.
-O tamanho da letra deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros. Sugere-se que seja usada letra de fácil leitura, tipo Arial, tamanho: 30.
Sugere-se também que os textos sejam curtos, em espaço duplo, utilizando-se tabelas e gráficos sempre que possível.

Prazos
Prazo final de submissão: 30/06/2010
Notificação de aceite: 30/07/2010
Envio da versão final: 15/08/2010

Submissão de trabalhos
A submissão de trabalhos ao IV Workshop do SulComp será exclusivamente eletrônica por meio do JEMS.

Informações Importantes
-Somente serão aceitos arquivos no formato .pdf, portanto, não faça submissões de arquivos .doc ou .rtf, pois serão rejeitados pelo sistema.
-Somente serão aceitas submissões eletrônicas enviadas por meio do JEMS logo, submissões enviadas por e-mail não serão consideradas.
-Cada artigo será revisado por, no mínimo, dois avaliadores da área do trabalho (temática).
-Artigos submetidos e aceitos no IV Workshop deverão ser apresentados por um dos seus autores. Assim, pelo menos um dos autores do artigo deve se inscrever no evento até 15 de setembro de 2009, e submeter a versão final do artigo pelo JEMS até a data estipulada na chamada de trabalhos com as alterações solicitadas pelos revisores, caso contrário, o trabalho não será publicado nos anais do Congresso Sul Brasileiro de Computação.

Contato

Coordenação do SulComp 2010
Profa. MSc. Ana Claudia Garcia Barbosa
E-mail: sulcomp@unesc.net

Coordenação do IV Workshop de Trabalhos Acadêmicos
Profa. Doutoranda Priscyla Waleska T. A. Simões
revisorsulcomp@unesc.net

Organização

Curso de Ciência da Computação
Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias (UNACET)
Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Grupo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada

Coordenação Geral
Profa. Ana Cláudia Garcia Barbosa, MSc. (agb@unesc.net)

Coordenação da Comissão Científica
Profa. Doutoranda Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões (pri@unesc.net)

Coordenação do IV Workshop de Trabalhos Acadêmicos

Profa. Doutoranda Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões (pri@unesc.net)

Coordenação do I Workshop de Inteligência Computacional Aplicada
Prof. MSc. Paulo João Martins
Profa. Doutoranda Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões
Profa. Doutoranda Merisandra Côrtes de Mattos

Apoio à Organização
Margarete Dagostim (dcc@unesc.net)
Jean Carlos Pandini (revisorsulcomp@unesc.net)
Paulo João Martins (pjm@unesc.net)

Comissão Científica – SulComp
Adriano Velasque Werhli , Doutor (FURG)
Alex Sandro Roschildt Pinto, Mestre (UFSC)
Alexandre Cardoso, Doutor (UFU)
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos, Doutor (UFPE)
Altair Olivo Santin, Doutora (PUCPR)
Ana Marilza Pernas Fleischmann, Mestre (UFPel)
Anita Maria da Rocha Fernandes, Doutora (UNIVALI)
Antonio Cândido Faleiros, Doutor (UFABC)
Antonio Carlos Sobieranski, Mestre (UFSC)
Augusto José Venâncio Neto, PhD (UFG)
Carlos Amaral Holbig, Doutor (UPF)
Carlos Michel Betemps, Mestre (UNIPAMPA)
Célio Andrade de Santana Júnior, Mestre (FIBAM)
Cristian Cechinel, Mestre (UNIPAMPA)
Cristiana Bentes, Doutora (UERJ)
Deborah Ribeiro Carvalho, Doutora (UTP)
Denis Lima do Rosário, Mestre (UFSC)
Diana Francisca Adamatti, Doutora (FURG)
Eduardo Cerqueira, PhD (UFPA)
Fabiane Barreto Vavassori Benitti, Doutora (UNIVALI)
Fernanda Maria Ribeiro de Alencar, Doutora (UFPE)
Fernando Nazareno Nascimento Farias, Mestre (UFPA)
Gabriel Pereira da Silva, Doutor (UFRJ)
Gloria Millaray Curilem Saldías, Doutora (UFRO)
Gustavo Rossi, Doutor (UNLP Argentinha)
Helcio Wagner da Silva, Doutor (UFERSA)
João Carlos Damasceno Lima, Mestre (UFSM)
João da Silva Dias, Doutor (Positivo)
José Gonçalo dos Santos, Doutor (UNIEURO)
Julio Cesar Nievola, PhD (PUCPR)
Leandro Coser, Mestre (UFSC)
Leonardo Augusto Casillo, Mestre (UFERSA)
Leonardo Ramos Emmendorfer, Doutor (FURG)
Leonardo Bidese de Pinho, Doutor (UNIPAMPA)
Lucimar Maria Fossatti de Carvalho, Doutora (UPF)
Marcelo Cohen, PhD (PUCRS)
Marcos Augusto Hochuli Shmeil, PhD (PUCPR)
Maria do Carmo Duarte Freitas, Dra (UFPR)
Mauro Roisenberg, Doutor (UFSC)
Mehran Misaghi, Doutor (SOCIESC - IST)
Michelle Silva Wangham, Doutora (UNIVALI)
Nuno Gonçalves Rodrigues, Mestre (IPB)
Otavio André Chase, Mestre (UFPA)
Paulino Wagner Palheta Viana, Mestre (FUCAPI)
Paulo Eduardo Ambrósio, Doutor (UESC)
Reginaldo da Nóbrega Tavares, Mestre (UNIPAMPA)
Renata Galante, Doutora (UFRGS)
Renato Corrêa Vieira, Mestre (UNISUAM)
Ricardo de Oliveira Portes, Mestre (SERPRO)
Rudimar Luís Scaranto Dazzi, Doutor (UNIVALI)
Sergio Takeo Kofuji, Doutor (USP)
Solange Capaverde, Doutora (UFSM)
Tiago de Holanda Cunha Nobrega, Mestre (UFSC)
Vagner de Brito Nascimento, Mestre (UFPA)
Viviana Cocco Mariani, Doutora (PUCPR)
Wilson Castello Branco Neto, Doutor (UNIPLAC)


Comissão Científica - I Workshop de Inteligência Computacional Aplicada

Alex Sandro Roschildt Pinto, Mestre (UFSC)
Anita Fernandes, Doutora (UNIVALI)
Cristian Cechinel, Mestre (UNIPAMPA)
Deborah Ribeiro Carvalho, Doutora (UTP)
Diana Francisca Adamatti, Doutora (FURG)
Dibio Leandro Borges, PhD (UNB)
Edilson Reis Rodrigues Kato, Doutor (UFSCar)
Helena de Medeiros Caseli, Doutora (UFSCar)
Jose Gonçalo dos Santos, Doutor (UNIEURO)
Julio Cesar Nievola, PhD (PUCPR)
Marcos Augusto Hochuli Shmeil, PhD (PUCPR)
Mauro Roisenberg, Doutor (UFSC)
Paulo Eduardo Ambrósio, Doutor (UESC)
Rudimar Luís Scaranto Dazzi, Doutor (UNIVALI)


Comissão Científica - IV Workshop de Trabalhos Acadêmicos

Ana Cláudia Garcia Barbosa, Mestre
Christine Vieira Scarpato, Mestre
Evânio Ramos Nicoleit, Mestre
Fabricio Giordani, Especialista
Fábio Bif Goularte, Especialista
Gustavo Bisognin, Mestre
Kristian Madeira, Mestre
Leila Laís Gonçalves, Mestre
Luciano Antunes, Especialista
Merisandra Côrtes de Mattos, Doutoranda
Paracelso de Oliveira Caldas, Mestre
Paulo João Martins, Mestre
Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões, Doutoranda
Rogério Antônio Casagrande, Mestre

Avaliadores Sulcomp

Eventos Anteriores

IV SulComp - 2008
III Sulcomp - 2007
II Sulcomp - 2006
I Sulcomp - 2005

I Workshop de Inteligência Computacional Aplicada

O Workshop de Inteligência Computacional Aplicada (WICA) é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada do Curso de Ciência da Computação da Unesc. O WICA objetiva a exemplificação de aplicações que envolvam inteligência computacional, apresentado modelos e teorias, ferramentas inteligentes de suporte à decisão, engenharia e gestão do conhecimento. O público alvo do workshop é composto por estudantes de graduação e pós-graduação. Será em conjunto com o SulComp 2010 (http://www.unesc.net/sulcomp), nos dias 29 a 1º; de outubro de 2010.

Os tópicos de interesse para o WICA incluem, porém não se limitam as áreas de:

 

  • Computação evolucionária e outros modelos bio-inspirados
  • Data mining
  • Ferramentas inteligentes de suporte à decisão
  • Gestão do Conhecimento
  • Ontologias
  • Sistemas de entretenimento inteligente
  • Tecnologia de agentes inteligentes e sistemas multiagentes

 

As aplicações de interesse para o WICA incluem, porém não se limitam as listadas a seguir:

  • Inteligência computacional aplicada à Saúde
  • Inteligência computacional aplicada à Educação
  • Inteligência computacional aplicada ao Governo eletrônico
  • Inteligência computacional aplicada ao Meio ambiente
  • Inteligência computacional aplicada à Educação
  • Inteligência computacional aplicada as Redes de computadores e/ou Telecomunicações

Submissão de Artigos e Instruções de Formatação

Convida-se a submeter contribuições sobre trabalhos em andamento ou concluídos que abordem aplicações em inteligência computacional aplicada. Os artigos deverão ser elaborados na forma de resumo estendido que deve conter no mínimo 1 e no máximo 2 páginas (incluindo resumo, palavras chave, introdução, desenvolvimento, conclusões, figuras e referências), ser escrito em português e em formato PDF.

Certifique-se de que o arquivo possa ser lido e impresso corretamente pelo "Acrobat Reader" antes de enviá-lo. Na fase de avaliação, o artigo enviado não deve conter informações que identifiquem os autores, nem a instituição a qual está relacionado.

A submissão de trabalhos ao WICA 2010 será exclusivamente eletrônica por meio do Journal and Event Management System (JEMS) (https://submissoes.sbc.org.br/wica2010) da Sociedade Brasileira de Computação. O formato aceito segue as normas adaptadas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC):

Sbc template .pdf
(https://www.unesc.net/portal/resources/65/arquivos/sbc_template_sulcomp_pdf.pdf )

Sbc template .doc
(https://www.unesc.net/portal/resources/65/arquivos/sbc_template_sulcomp_doc.doc)

Na versão final do artigo aprovado, o artigo enviado deve conter informações que identifiquem os autores, e a instituição a qual está relacionado.

No caso da aprovação do artigo, a apresentação é realizada por meio da exposição de um pôster no formato 90 x 120 cm, sendo obrigatória a apresentação por pelo menos um dos autores. O formato aceito segue as normas adaptadas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Prazos

Prazo final de submissão: 15/08/2010
Notificação de aceite: 01/09/2010
Envio da versão final: 06/09/2010

Comissão Organizadora do WICA

Profa. Merisandra Côrtes de Mattos, Doutoranda.
Prof. Paulo João Martins, MSc.
Profa. Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões, Doutoranda.

29 de setembro a 01 de outubro de 2010
Compartilhar