AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Jornada Acadêmica celebra os 20 anos do curso de Enfermagem da Unesc

Jornada Acadêmica celebra os 20 anos do curso de Enfermagem da Unesc
Enfermeira por formação a deputada participou ainda de debate em torno da profissão (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A força da categoria de Enfermagem foi celebrada na noite desta segunda-feira (16/05) na Unesc. O Auditório Ruy Hülse esteve lotado nesta data para a abertura da 20ª Semana Científica do curso de Enfermagem Unesc, que segue a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem e 13º Encontro de Egressos do curso de Enfermagem da Unesc. A noite foi marcada por homenagens e troca de experiências de profissionais referência na região. 

Grande convidada da noite, a deputada federal Carmen Zanotto, além de compartilhar experiências profissionais enquanto enfermeira e seus pontos de vista sobre o papel da profissão no enfrentamento da pandemia de Covid-19, recebeu homenagem da Universidade em agradecimento ao repasse de R$ 2,5 milhões para investimento nas clínicas na área da saúde e qualificação dos profissionais em educação na saúde. “Nós temos certeza de que as Clínicas qualificam os recursos humanos que formamos aqui e, acima de tudo, dão muita vazão ao nosso Sistema Único de Saúde. Lá no mês de abril de 2021 a reitora me procurou explicando a importância desse investimento e o que ele poderia trazer para a comunidade, sendo, assim, uma satisfação de poder fazer essa destinação”, salientou.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, desde o tempo em que lutavam pelos serviços de saúde de seus municípios de atuação, Criciúma e Lages, conhece o perfil de Carmem de coragem e determinação em prol das suas bandeiras.  “Tens aqui uma legião de seguidores que te admiram, respeitam, contam contigo e têm muitas expectativas de tudo o que faz, não só pela enfermagem, mas por Santa Catarina e pelo Brasil. Registramos aqui com esse singelo momento nossa enorme gratidão”, destacou ao entregar uma placa de homenagem à deputada.

Mais tarde, ao final do debate, a homenageada foi a própria reitora, que recebeu, das mãos da representante dos acadêmicos, a aluna Gabriela Minhos, um presente e, principalmente, uma notícia que a emocionou. “Tu fazes parte do nosso curso, da nossa Universidade, construiu a saúde pública do nosso Município e do nosso Estado, faz hoje da Unesc essa Universidade baseada em ética, compromisso, política, gestão e muito amor, uma grande inspiração de onde nós queremos chegar”, destacou de forma inicial.

Complementando a fala, Gabriela anunciou ainda que a estrutura do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem que está em construção já tem o nome com o qual será chamado. “Ele levará o nome Centro Acadêmico Luciane Bisognin Ceretta com muito orgulho”, acrescentou, surpreendendo e emocionando a reitora.

A noite de troca de experiências foi abrilhantada ainda com as participações no painel da primeira coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, Maria Tereza Leopardi, e a representante do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren) doutora Helga Bresciane.

O evento completo com importantes pontuações sob os pontos de vistas de cada uma das painelistas pode ser acessado no canal da Unesc TV no Youtube:

Confira a programação para os próximos dias de evento:

Terça-feira (17/05)

 13h30 às 17h – Roda de conversa “A enfermagem pelo mundo; a experiência frente ao contexto pós-pandêmico”, com egressos do curso de enfermagem da UNESC e conferencistas enfermeiros com vivências internacionais.

19h às 21h – Sala Temática II

Quarta-feira (18/05)

13h30 às 17h – Apresentação de trabalhos científicos

19h às 21h – Conferência com o tema “A enfermagem no contexto da pandemia pela covid-19: geração de conhecimento em enfermagem e a translação nas políticas públicas, na pesquisa e nas práticas em enfermagem pós-pandêmica e seus desafios e lutas” com a presidente da ABEN, Sonia Alcioli. A mediadora será a professora Fabiane Ferraz.

21h às 21h30 – Encerramento

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de maio de 2022 às 09:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário